Flex X JSF - Produtividade, aceitação, desenvolvimento, etc...?

Não estou falando que html não dá para fazer sistemas… apenas eu quiz dizer (Uma opinião pessoal) que HTML não é a melhor solução para sistemas.

Eu não consigo entender o por que as pessoas se matam em fazer funções em js… se matar em fazer css’s que sejam compativeis com browsers e etc…

e do JSF ninguem quer saber ???
é isso…

???

[quote=feltraco]

e do JSF ninguem quer saber ???
é isso…

???[/quote]

Eu to fora…como já disse anteriormente se fosse pra ecolher im ou outro seria FLEX. ou Dot.Net

Falando de um sistema em uma intranet, em uma Aplicação de médio porte modularizada chegaria lá a seus 400~500kb…

OHH isso é grande!!

Pode até ser, mas detalhe é só 400kb!! nada mais se trafega após o carregamento, e quando se faz a solicitação de um serviço,
só se trafega dados! e outra trafega dados por um protocolo que provê compactação e transferência binária, este o AMF3.
Aí você me diria que exite algo parecido com js, como o Jason, mas já te digo… já fez algum teste de velocidade e desenpenho com ele?

:arrow: http://ajaxian.com/archives/census-ria-data-loading-benchmarks

Até agora eu falei apenas do desenvolvimento e facilidades do Flex, não falei nada em “Frescuras” por falar nisso Flex tem frescuras?
Por favor não confuda Flash com Flex, posso fazer telas interativas e bonitas com Flex? mas em um ambiente comporativo… é desnecessário…

Falando de Visual então CSS… Quão produtivo é criar seu css no Braço? já viu o Editor visual do Flex para CSS?

[/quote]

Cara, você faz milagres? 400KB eu não consegui com Flex, a menos que eu faça uma telinha SUUUUUUUPER simples. Com 400KB eu consigo usando EXT JS. Possui uma “carinha” bonitinha. Carrega também uma só vez e o restante vem com AJAX. O que Flex difere disso? Quando solicito algo, preciso chamar a net e receber os dados que foram solicitados. Dá na mesma.
Os argumentos precisam ser bem melhores que esses pra me convencer. Como disse, precisa ter vários pontos de convergência pra dizer que Flex é superior.

Eu acho que você quis dizer que html não foi projetada para interfaces ricas certo?

Se for eu concordo com você, por isso não acho uma comparação entre Flex e JSF justa… não vejo JSF como uma tecnologia para desenvolvimento RIA.

+1

IMO, eles precisam é de Swing! :wink:

Falando futuramente acredito que a questão de tamanho dos arquivos não faram mta diferença…

Imagine um aplicativo em uma rede local (ambiente corporativo) 100/10 Mbps

carrega rapidão!!!

o Custo x Beneficio acho que compensa utilizar o Flex ainda…

cite ferramentas que facilitem para trabalhar com AJAX!!

Kra… não conseguir não é poder… você fez uso de padrões? otimizou? há muito tempo atraz fiz uma app grandinha só em Flex
-> Google Web Desktop
a primeira página não tem nada de otimizado, mas clique para abrir a aplicação, essa app não chegou a 450kb… e é grandinha…
E isso que nem conhecia alguns patterns para trabalhar com Flex…

Mas afinal… você quer fazer sites ou sistemas? por que não gosto de usar Flex para sistemas… logo nem que gere algo em torno de 3mb…

O que é 3mb em uma rede de 100mb?

Kra muito!!! aonde o Ajax roda? no seu Browser certo? o Flex roda em uma VM, que por sinal é muito poderosa o Flash Player… ali eu posso alocar
minhas telas e etc… diferente do html/Ajax… como você faria para carregar várias telas sem fazer requisicoes ao servidor transportando HTML e JS?

Para ter idéia do poder da VM… já viu como se comporta uma engine 3d nela? hj na versão 9 os kra fazem muita coisa interessante…
a 10 promete muito mais…

Com o Flex eu vou alocando conteúdo dinâmico em memória assim que for necessário… não mais,
Apenas trafego os dados… e estes objetos!!! não um monte de texto com html e js…

[quote=Quinger]Falando futuramente acredito que a questão de tamanho dos arquivos não faram mta diferença…

Imagine um aplicativo em uma rede local (ambiente corporativo) 100/10 Mbps

carrega rapidão!!!

o Custo x Beneficio acho que compensa utilizar o Flex ainda…

cite ferramentas que facilitem para trabalhar com AJAX!!

[/quote]

JQuery, Ext JS, Yahoo! UI, GWT, Dojo…
De todos, jQuery é super simples e Ext é o que possui uma série de componentes, assim como Dojo. Mas Ext é fácil de usar, aliás, muito fácil. Para ambiente corporativo, usaria esse, com certeza. O Flex precisa de IDE paga, se for fazer na unha, sou Ajax ++++.

Não necessáriamente…

Se você quer um auto-complete FREE procure por FlashDeveloper… é muito bom!

Mas se você quer para estudar baixe o Flex 2 -> http://www.flexregistration.com/

É de graça também…

desconheço JQuery (Jim Carrey), vou dar uma pesquisada!

não considero um problema a IDE ser paga, claro que para Programadores caseiros é foda pagar né, por isso tem a versão estudante. Mas para empresas acho que não é ruim pagar uma ferramenta que vai ajudar na produção… :?

[quote=rpffoz][quote]
Para ambiente corporativo, usaria esse, com certeza. O Flex precisa de IDE paga, se for fazer na unha, sou Ajax ++++.
[/quote]

Não necessáriamente…

Se você quer um auto-complete FREE procure por FlashDeveloper… é muito bom!

Mas se você quer para estudar baixe o Flex 2 -> http://www.flexregistration.com/

É de graça também…[/quote]

Ai que tá, num é auto-completar que faço com Ext, tenho datagrid com paginação, componentes de TExt Field, Upload e tudo mais. Integro o Ajax com o jQuery e já tá pronto. Como o Flex tem. A diferença é que Flex pode ter um ambiente visual de “arraste aqui” e Ext não.

Em ambiente corporativo, Flex num é pra estudo e portanto, bem pago, diga-se de passagem. É preciso mais argumentos para convencer quem decide a pagar na empresa, de quão é bom a ferramenta e no que inova sem ter algo similar. Como disse, ainda não me convenceu. Se me convencer, quem sabe eu também não convenço outros e logo o Flex fica largamente usado?

Abraços

Primeiramente não estou querendo convencer ninguém… pelo contrário estou querendo mostrar que existe coisa melhor doq html/js/css

[quote]Ai que tá, num é auto-completar que faço com Ext, tenho datagrid com paginação, componentes de TExt Field, Upload e tudo mais. Integro o Ajax com o jQuery e já tá pronto. Como o Flex tem. A diferença é que Flex pode ter um ambiente visual de "arraste aqui" e Ext não.
[/quote]

Você fala como se o Flex não ttivesse isso… kra tem sim!! e te digo que é melhor ainda…
Por exemplo… de todos os componentes que o SDK lhe fornece, você ainda não encontrou o que você quer…
aí você pode simplesmente dê uma rápida procurada no google (Tem zilhões de sites gringos que aderem a tecnologia… logo muitos componentes)
Sabe o seu .jar? o Flex tem o .swc… você baixa seu .swc e adiciona no classpath do Flex… Pronto! já tem o componente!

(Detalhe, esse componente é produzido orientado a objetos… se você tem um Objeto Roda, esse objeto é uma roda! e visualmente)

Dúvido que um Ambiente corporativo não pague cerca de U$ 250,00 e olha que já vem com o poderoso SKD de Charts!
[Link]

Kra, na verdade eu até já cansei de repetir as n vantagens que o Flex tem… Mas como eu digo, só de eu não programar compatibilidade entre browsers, e passar a programar em um ambiente onde é tudo orientado a objetos já é um grande fator que gera manutenabilidade, reusabilidade e etc…

Quer mais? uma vez tava inspirado aki no forum, e escrevi bastante coisa -> http://www.guj.com.br/posts/list/79912.java#425539

Por favor, volte e questione…

Abraços
\o/

Não disse que Flex não tem, disse que em bibliotecas JavaScript tb tem. A diferença está no, tem em um e tem no outro.

Você diz por desenvolvedor né? Eu tenho em JavaScript de graça.

Para quem não conhece bibliotecas JavaScript que existem por ai, até acho uma boa o Flex. Mas tem muitas bibliotecas que fazem o que o Flex faz. Dê uma olhada em Ext JS, e verá que ele não é “Orientado a gambiarras” como pode estar pensando. Como disse, se for pra dizer que X não tem o que Flex tem, desculpa, tem sim. Até o Dojo Framework já está implantando Charts. Agora, a menos que os gráficos em Flex sejam interativos a ponto de serem animados, não vejo por onde ele é ++ a ponto de substituir uma biblioteca JavaScript.
Ainda tem o detalhe de que, feito em JavaScript, minha biblioteca já está funcionando em qualquer servidor. Em Flex, vou precisar do JDK, não é?

Pode até ter kra, mas por exemplo, como você extende um kra desse? Quero que mudar um simples comportamento, oq vc faz?
meche em css? abre o .js e modifica?

Que isso kra, sou amante O.O (Salve DDD) extendo e sobrescrevo os métodos…

Kra, sim é por desenvolvedor, mais se é tão corporativo tem preços corporativos… mas… amigo, tudo tem seu preco!!
E vc? tem ide’s visuais para trabalhar com Ajax de graca?

Não necessáriamente preciso da IDE, baixo o SDK que é OpenSource, e trabalho em uma IDE Free como o FlashDeveloper que tem
um auto-complete muito bom!

Com isso eu tenho um ++, se eu quiser eu tenho uma poderosa IDE que facilite criar meus CSS visualmentes e minhas Telas também visualmente,
eu uso o Flex Builder.

Kra, fazer Charts estáticos blza, agora quando você quer algo mais online, do tipo: "se fosse esse valor como seria", "Gerar curvas de tendências", "Inserir e remover Ecalas", "Pad e Zoom" Enfim, fazer uma análise sobre os gráficos, desconheço algo que você possa usar desta forma…

[quote]
Ainda tem o detalhe de que, feito em JavaScript, minha biblioteca já está funcionando em qualquer servidor. Em Flex, vou precisar do JDK, não é? [/quote]

Não meu amigo, a única coisa que vou precisar para executar é da VM Flash Player, Isso que me dá portabilidade do meu código, me preocupo em desenvolver a tela, não em compatibilidade.

Kra… Existem muitas vantagens, um em destaque e gosto de me referenciar, é a tecnologia data-push, já ouviu falar?

Ex: Se eu tenho 30 pc clientes com uma lista de Clientes em Tela de Venda, se algum outro pc cliente atualizar a lista, na hora os 30 pc’s atualizam a lista de clientes cadastrados.
É uma implementação do Pattern Observer, como você faria isso no js? um timer de 15 em 15 segundos? ridiculo…

Gosto de dizer que o desenvolvimento é rápido, por que o Flex tem recursos que dão essas produtividades,
Por exemplo a annotation [Bindable]

No Flex declaro um objeto por exemplo CategoriaVO como Bindable,
E em textInput, eu faço ele ficar ouvindo essa variavel, ex ->


[Bindable]
private var categoria:CategoriaVO = new CategoriaVO();

...
<mx:TextInput text="categoria.getDsCategoria()" />

Toda vez que eu mudar o atributo categoria.dsCategoria, refletira automaticamente no meu objeto visual TextInput,
Isto é simples, mas imagine usar esse recurso do Bindable em outros problemas ??

Kra, existem outros argumentos, mas se não está interessado, não faz sentido ficar perdendo meu tempo aqui…

Abraços…

\o/

Se não estivesse interessado, não discutia, ignorava.
Primeiro, usando ou não Pattern, o Flex num faz a verificação do nada, faz? Há é, vai ver ele adivinha, se não verifica? Amigo, tem por traz verificação, senão, num funcionava. Não entendi essa “piada” com os n-segundos. As bibliotecas inclusive possuem métodos que fazem isso também, com apenas uma pequeno método.
Quanto ao fato de falar a respeito de OO, cara, primeiro, conheça a biblioteca, como eu estou conhecendo o Flex. Eu, pelo menos, tenho ele instalado e já fiz “algumas” coisas, pra sentir o negócio. Você, pelo visto, está falando sem conhecer. Olhe, avalie e depois veja quais são as reais vantagens e posta a diferença, já que diz que Flex é ++.
Outra coisa, estender uma biblioteca com desenvolvimento Orientado a objetos, como Ext ou Dojo, não é como está dizendo. Se fosse “lixo”, a Sun não usava, não concorda?
Quanto ao Chart, beleza, realmente é algo que não se tem, pelo menos por enquanto, com tudo que disse. Mas ainda assim, só isso não é vantagem.

Bom, acho que primeiro deve conhecer o Dojo Framework, jQuery e Ext JS, depois, dizer o que eles tem que o Flex faz melhor e mais produtivo. Eu não conheço a fundo o Flex, mas das bibliotecas que citei, conheço bem. E pelo que vi até agora no Flex, componentes X,Y e Z não fazem um “verão”. Quanto a IDE gráfica, o conhecido arrasta e pronto, ainda não é pra mim a maior vantagem.

[quote]Se não estivesse interessado, não discutia, ignorava.
Primeiro, usando ou não Pattern, o Flex num faz a verificação do nada, faz? Há é, vai ver ele adivinha, se não verifica? Amigo, tem por traz verificação, senão, num funcionava. Não entendi essa “piada” com os n-segundos. As bibliotecas inclusive possuem métodos que fazem isso também, com apenas uma pequeno método. [/quote]

Kra, de acordo com a especificação, o servidor mantém um UID do client, ao ser atualizado, dispara a atualização para os clientes…
Logo não tenho consumo de banda! a tecnologia é nova no mercado, e só é possivel pelo fato de ter um client “inteligente”.

Realmente não conheço as bibliotecas, mas eu dúvido por exemplo que eles resolveram o problema de pacotes do js, ficar dando imports em scripts js é um pouco que estranho, me lembra php…
Fora que meu, o O.O do JS é porco! parece um PHP querendo ser O.O… (Desculpas aos PHP’s Man’s)

No momento é interessante a mim, pesquisar tais bibliotecas, grato pela indicação…

Mas a questão é, O Flex não tem só vantagens visuais, também provê soluções de integração, como por exemplo, em uma simples aplicação Flex,
eu posso chamar um serviço WebServices com nem 3 linhas de códigos…

Mas, webservices não é lá essas coisas, o bacana do flex é trabalhar sobre o protocolo AMF3, este que provê compactação e tranferência binária,
com este modelo, eu não troco simples texto entre o cliente e o servidor, eu encapsulo Objetos!
Teóricamente, do servidor java envio um Objeto Java para o Flex, e no “meio do caminho” ele tranforma em um objeto Flex.

Isto é, programo o Flex como se fosse mais uma camada da minha arquitetura…

Fora que posso arquitetura meu código no Flex, visando reuso, manutenabilidade e etc…

Quero te mostrar que o Flex não apenas uma Biblioteca de componentes Visuais, mas sim um poderoso framework que facilita o desenvolvimento da camada de apresentação.

Quebre a barreira, e olhe por esse lado, analise os pontos citados, verá que com o Flex você terá muito a ganhar…

Abraços…

Claro, por isso estou aqui discutindo isso contigo. Quero ver além do básico que pude ter em contato. Nunca descarto nada. Mas, como já me disse várias coisas, vou analisar melhor :smiley: .

Abraços e agradeço a paciência

[quote]Claro, por isso estou aqui discutindo isso contigo. Quero ver além do básico que pude ter em contato. Nunca descarto nada. Mas, como já me disse várias coisas, vou analisar melhor .

Abraços e agradeço a paciência [/quote]

Que isso kra, o prazer é meu em mostrar a comunidade java algo que encontrei e achei muito bacana!

Abraços… qualquer coisa tamo ae!

=)

\o/

Sobre o título “Flex x JSF”, acredito que se tratando de frameworks RIA uma melhor comparação seria Flex x JavaFX.

Sobre o que foi discutido, concordo com o que o Rodrigo disse sobre Flex. Realmente, a cada dia me surpreendo mais com ele.

As pessoas que não conhecem o Flex temem que ele deve ser um novo Flash ou coisa do tipo. Na verdade não tem nada a ver. Como o Rodrigo disse ele é um poderoso framework para desenvolvimento de aplicações ricas.

Claro, ele herda coisas oriundas do Flash mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Sem contar q a Adobe é foda. Ela realmente sabe agir na hora certa. Já viram as “N” documentações que ela disponibiliza pra aprender a trabalhar com Flex? Já viram os aplicativos? Pô, o cara mesmo que não conheça, se ele der uma olhada no Flex Explorer ele consegue desenvolver alguma coisa:

Flex Explorer

Quer montar um css?

Flex Style Explorer

Sem contar que ela investe na tecnologia… Nego temia pelo fato de o Live Cycle DS ser gratuito pra máquinas com 1 processador somente… Ai surgiu a opção do GraniteDS. Logo a Adobe viu que se ela quer realmente difundir a tecnologia tem q não só contribuir, mas trabalhar de olho nas tendências (Open-Source)… Ela realmente tá unindo o melhor dos dois mundos… Ela sabe que se não tiver visão código aberto (disponibilizar ferramentas e frameworks free), não vai demorar muito pra surgir IDE’s e frameworks para desenvolver em Flex, afinal o SDK é free. Ela tem outras formas de ganhar dinheiro, como por exemplo, ela lançou o BlazeDS, que na verdade é o Live Cycle com menos funcionalidades. Se você quer mais funcionalidades que o Blaze te ofereçe, compre o Live Cycle.

Pesquisem também sobre o Adobe AIR que por sinal já está incluso no Flex Builder 3 Beta…

E aguardem por mais novidades ai… O Adobe Thermo vem por ai pra revolucionar…

O flex é muito bom para se escrever aplicações, porém para criar sites ricos em conteúdo o Silverlight é muito melhor. Tanto na versão 1.0 quando na futura 1.1.