Flex X JSF - Produtividade, aceitação, desenvolvimento, etc...?

Louds, acho que você não anda acompanhando os últimos releases da plataforma. O Flash já suporta HD há algum tempo , inclusive compatível com o formato HD 2.64 e a primeira atualização na linha dos produtos é o o Flash Media Streaming Server 3, que contemplará tais formatos.

Bom, o Photoshop é uma das ferramentas que citei e exporta tanto pra Fla quanto SWF, O MXML é muito fácil, não vejo dificuldade alguma, pelo contrário. Vem evoluindo muito também, suporta à CSS que antes não tinha, hoje você tem até ferramenta visual da adobe online para auxilá-lo na edição.

Acho que para o desenvolvimento tradicional você tem no Flash o Flash CS Profissional - http://www.adobe.com/products/flash/features/ , que realmente traz ao webdesign uma série de facilidades que o SilverLight só emprega ao Developer. A Adobe é uma empresa que vem de profissionais de mídia, assim como a mãe do Flash - Macromedia. Basta olhar a facilidade de enconding de vídeos, entre outras facilidades nos vídeos da ferramenta para ver que a Microsoft ainda vai ter muito trabalho pela frente.

Esse é o único ponto que concordo contigo, programar somente em ActionScript é um pé. Gostaria de poder fazer algo em Groovy ou Ruby de maneira mais tranquila. Entretanto a estrutura do Flex anda crescendo muito, com subprodutos como AMF3 e por aí vai … (BlazeDS, alguns opensources GraniteDS)…

Duas notícias sobre OpenSource e projeto HD de mídias - http://web2.commongate.com/tag/adobe

Mais uma sobre flex opensource -http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Flex:Open_Source

Sinceramente Louds, a única coisa que vejo como inovadora é o fato do SL permitir várias linguagens. Quanto à VM entregue ao Mozilla - Tamarin , é somente PARTE do projeto.

Provavelmente as técnicas de otimização não estão ali, preciso pesquisar mais sobre o assunto para fazer uma melhor consideração.

De qualquer maneira, o Flash vem evoluindo bastante e está cada vez mais rápido. Provavelmente em ambiente Windows a microsoft vai levar vantagem, entretanto outras plataformas como Mac, Linux, a adobe tende a ser a melhor opção.

[quote=djemacao]Me corrijam se estiver errado, mas desde quando a idéia é só transmitir qualidade de áudio e vídeo? Em um mundo em que a grande maioria ainda não usa banda larga (sei que muita gente olha pro próprio umbigo e pensa que todo mundo tem banda larga), não sei até onde é vantagem ter vídeos com alta definição.
O SL, até onde lembro, não funcionava até estes dias em outro sistema operacional q não fosse o Rwindows. Até onde vi, meu Ubuntu não consegue fazer o danado funcionar no Firefox, como deveria (vive com a doença da empresa que o criou, as vezes funciona e as vezes para do nada).
A Microsoft sempre coloca diversas linguagens como suporte a programação, mas o que importa mesmo é o suporte a browsers.
Em termos de mercado, se eu olhar qual devo aprender, SL será minha última opção, após Ajax (e seus inúmeros frameworks) e Flex.
[/quote]

Cara, não tenho culpa que tua conexão com a internet é lerda. Porém o mercado consumidor alvo tanto do Flash quanto do Silverlight é o Europeu e Japones. Os quais é muito comum ter mais de 10MBPS em casa.

Outra coisa, o SL funciona em Windows e OSX Intel. Pode ir lá verificar. No linux tem o Moonlight que ainda está em desenvolvimento. Mas já funciona com vários demos, como o de linhas aéreas.

[quote=louds][quote=djemacao]Me corrijam se estiver errado, mas desde quando a idéia é só transmitir qualidade de áudio e vídeo? Em um mundo em que a grande maioria ainda não usa banda larga (sei que muita gente olha pro próprio umbigo e pensa que todo mundo tem banda larga), não sei até onde é vantagem ter vídeos com alta definição.
O SL, até onde lembro, não funcionava até estes dias em outro sistema operacional q não fosse o Rwindows. Até onde vi, meu Ubuntu não consegue fazer o danado funcionar no Firefox, como deveria (vive com a doença da empresa que o criou, as vezes funciona e as vezes para do nada).
A Microsoft sempre coloca diversas linguagens como suporte a programação, mas o que importa mesmo é o suporte a browsers.
Em termos de mercado, se eu olhar qual devo aprender, SL será minha última opção, após Ajax (e seus inúmeros frameworks) e Flex.
[/quote]

Cara, não tenho culpa que tua conexão com a internet é lerda. Porém o mercado consumidor alvo tanto do Flash quanto do Silverlight é o Europeu e Japones. Os quais é muito comum ter mais de 10MBPS em casa.

Outra coisa, o SL funciona em Windows e OSX Intel. Pode ir lá verificar. No linux tem o Moonlight que ainda está em desenvolvimento. Mas já funciona com vários demos, como o de linhas aéreas.[/quote]

Rs, pq ficou bravinho? Mas não me refiro a minha. Eu tenho uma conexão com Speedy atualmente e vou migrar pro virtua, o que num difere da grande maioria da massa paulistana. Mas não estou focando no mercado europeu. Trabalho no Brasil e com clientes que usam seu sistema aqui. Como a empresa que trabalho presta serviços a empresas públicas, muitas usam Linux. Azaro da Mixocroft se ela num faz funcionar direito. Nisso, a Adobe tá na frente. Estar em desenvolvimento indica muitas coisas, uma delas é…vai sair quando?
Outra coisa é a conexão, nem tdo mundo usa banda larga e muitos que usam compartilham. Aqui, 10MB só pra um user é algo…pouco visto e provável.
Realidade amigo, respiro realidade. Se você quer apostar suas fichas no ainda vai desenvolver, blz. Mas pra mim SL ainda é um belo elefantinho branco com bolinhas cor de rosa (vistas pelos mesmos óculos de quem olha), que num me atrai.

Pessoal. Gostei muito do Flex. Andei dando uma olhada nele.
Segui o tutorial do nosso amigo do forum de flex, sobre Hibernate, Spring, Flex, BlazeDS, etc.
A única coisa que me deixou bastante incomodado foi a grande quantidade de XML, nesse caso por causa do Spring. (Urubatan, Annotation NELES!)
Diria que ultimamente, meu framework favorito é o VRaptor.
Alguém aí está usando VRaptor + Hibernate + Flex???
Acho que os “Components” do VRaptor cairiam como uma luva para serem chamados pelo FLEX.
Gostaria de saber de algum case, ou se alguém tem um link, exemplo, qualquer coisa que seja utilizando pelo menos o VRaptor 2 e o Flex.
Quanto às discussões, eu acho que cada caso é um caso.
Mas acredito que todo mundo tem argumento suficiente para este tópico não acabar nunca mais.

VIDA LONGA à liberdade de escolha. Quem quer programar em Java, Ruby, Lua, Python, que programe.
Quem tem dinheiro pra comprar ferramenta, que compre.
[color=red]E quem não tem o que fazer no carnaval, como EU, fica lendo o GUJ e estudando Java.[/color]

Um abraço a todos e bom carnaval.

Alguém aí sabe a diferença entre o Ext GWT (http://www.extjs.com/products/gxt/) e o GWT-Ext (http://gwt-ext.com/) ??

Obrigado galera