:roll:
Eu não consigo entender aqueles que, em nome de uma suposta “agilidade agressiva”, deixam de modelar seus sistemas… penso que é muito mais fácil, até para codificar mais rapidamente, ter tudo modelado… :roll:
[/quote]
Realmente, a documentação é uma segurança para a fábrica de software, pois quanto tudo é documentado, facilita-se muito a manutenção e a integração de novos componentes na equipe.
Quase todos os softwares que produzo sempre uso recursos da UML, ou um DER para o BD, essas coisas…
Agora, acho tmbém u JUDE bonzinho, já usei o ArgoUML, o RationalRose, o Enterprise Architecture, o Visual Paradigma, etc…, e até hoje não achei uma ferramenta BOA mesmo…, igual, eu uso muito o Enterprise Architecture e ele dá pau d mais…
uma boa ferramenta também é o ModelMaker, mas acho que só serve para a linguagem pascal/Delphi
abraço!
[quote=pcassiano]O JUDE sempre foi “meia-boca”. Feio e pouco funcional, apesar de free… não posso “cuspir no prato que (de vez em quando) comi”. Mas, qualquer outra ferramenta UML é melhor que ele…
[/quote]
Nah, o Posseidon sempre foi pior que o JUDE
Depois da primeira vez que usei o EnterpriseArchitect, nunca mais abri nem o Jude e nem o Poseidon.
Aliás, curioso que o declínio de UML é bem próximo do declínico de RUP, e inversamente proporcional a ascenção de Scrum.
http://www.google.com/insights/search/#q=rup&cmpt=q
http://www.google.com/insights/search/#q=scrum&cmpt=q
As poucas vezes que fui obrigado usar UML eu usei o EA, não tem como comparar com essas ferramentes gratuitas.
Quem deve ter uma boa opinião sobre essas ferramentas é o Yoshima, afinal ele usa bastante nos cursos dele e deve ter avaliado algumas ao decorrer dos anos.
[]s
[quote=Rafael Nunes]Depois da primeira vez que usei o EnterpriseArchitect, nunca mais abri nem o Jude e nem o Poseidon.
Aliás, curioso que o declínio de UML é bem próximo do declínico de RUP, e inversamente proporcional a ascenção de Scrum.
http://www.google.com/insights/search/#q=rup&cmpt=q
http://www.google.com/insights/search/#q=scrum&cmpt=q[/quote]
Rafael, qualquer coisa que se torna Mainstream há declínio nas buscas… Pode fazer um teste com Java, Extreme Programming e qualquer outra coisa que você vai ver o mesmo padrão… Eu tenho visto bastante que o nível das buscas é o nível de curiosidade das pessoas e não ha qualquer relação com o uso da tecnologia e a sua inovação…
Com relação a custo benefício nenhuma bate o EA.
Jude: ruim
Poseidon: pesado
Ferramentas da IBM: caras
Abraços…
[quote=rodrigoy]Com relação a custo benefício nenhuma bate o EA.
Jude: ruim
Poseidon: pesado
Ferramentas da IBM: caras
Abraços…[/quote]
Se as ferramentas da IBM fosse o mesmo preço da EA, voce ainda continuaria com EA ou partiria para IBM? Já ouvi dizer que as ferramentas da IBM não é lá essas coisas.
Duas ou três versões atrás o Rose era uma porcaria… usei por imposição da empresa em que estava alocado, pois se pudesse escolher, escolheria o EA… Não sei como estão as ferramentas da IBM hoje…
Também senti isso. Não tenho nada contra (boas) ferramentas comerciais; só gostaria de ver (boas) opções Open Source…
Já imaginou uma boa opção de ferramenta UML com o look’n’feel nativo do Gnome ou mesmo do Windows? “Sonho meu…” :roll:
Eu baixei o jude community ( agora astah ) estes dias. Não foi só o nome que mudou. A maioria dos recursos de exportação, geração de código, foi retirado. Ficando disponível apenas na versão PRO.
Sim, e as imagens que você exporta aparecem uma marca d’água, “astah community”.
Sim, e as imagens que você exporta aparecem uma marca d’água, “astah community”. [/quote]
Ruim é entregar isso ao cliente.
O Rose é uma ferramenta que deveria ser descontinuada em 2003… Ela não é UML 2.0, é ruim de lidar, é ruim para SCM, é pesada e etc… Dou um desconto pois o Rose é uma ferramenta de quase 20 anos…
[quote=rodrigoy]
O Rose é uma ferramenta que deveria ser descontinuada em 2003… Ela não é UML 2.0, é ruim de lidar, é ruim para SCM, é pesada e etc… Dou um desconto pois o Rose é uma ferramenta de quase 20 anos…[/quote]
Em 2006 eu usava o Rose num computador Dual Core, com 2 gigas de Ram e o negócio era muito lento. Fico imaginando como o pessoal conseguia usar o Rose com maquinas mais antigas…
[quote=Lucas Emanuel]
Se as ferramentas da IBM fosse o mesmo preço da EA, voce ainda continuaria com EA ou partiria para IBM? Já ouvi dizer que as ferramentas da IBM não é lá essas coisas.[/quote]
É uma questão de filosofia do produto. A IBM (ao menos no seu posicionamento com o Rhapsody, RSA, RSM) ainda vê a UML como BluePrints ou como Programming Language. UML as Sketch não é muito explorado pelos tool vendors de UML por razões óbvias, mas é uma miopia estúpida. Já o EA é uma ferramenta que depois que você se acostuma com ela fica fácil diagramar como rascunho, além da ferramenta ser bastante barata. UML não é o aspecto mais importante em nenhum projeto. Não há razão para gastar dinheiro com ferramentas caras de UML.
FYI:
As da IBM são pesadíssimas. Utilizam como base o eclipse, e vc não consegue usar um eclipse que esteja em sua máquina (embora o instalador dessa suíte ofereça essa opção).
Parece até uma conspiração, até o plugin UML do NetBeans que era muito bom tiraram…
Estou precisando da ferramenta Astah para fazer um projeto da faculdade. Como faço pra baixar, qual a melhor maneira de baixar a ferramenta?
agradeço,
Paulo Adriano
[quote=pauloadriano]Estou precisando da ferramenta Astah para fazer um projeto da faculdade. Como faço pra baixar, qual a melhor maneira de baixar a ferramenta?
agradeço,
Paulo Adriano[/quote]
Site da ferramenta?? http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html