End Of Life for JUDE/Community
We would like to promote discontinuation of downloading for JUDE/Community on December 31st, 2009. Please use our new edition, astah* community after 2010.
Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.
Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*
[quote=josenaldo]Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.
Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*[/quote]
Astah tem a versão Community como JUDE, limitado como JUDE tambem.
Parece que tem um prazo de uso da versão Community ou estou enganado?
[quote=Paulo Silveira]Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
http://bit.ly/5pcwj3
[/quote]
Seria isto um reflexo de todo aquele aparato Agile onde o UML não é tachado como um deus, mas sim como uma ferramenta complementar sem aquelas interações mirabolantes que fazem no UML ?
O JUDE sempre foi “meia-boca”. Feio e pouco funcional, apesar de free… não posso “cuspir no prato que (de vez em quando) comi”. Mas, qualquer outra ferramenta UML é melhor que ele…
Seria muito bom se existissem boas opções Open Source para modelagem UML… penso que parte da não-adoção da UML nas empresas se deve ao fato de as boas ferramentas serem incompletas e caras…
Vamos ver como será daqui pra frente…
concordo como pcassiano a respeito de ser meia-boca a ferramenta. Eu uso o ArgoUML e na epoca da faculdade cheguei a usar o JUDE, porem se a ferramenta deixa de existir hj, nao faria falta pelo menos no meu caso usando a versao community.
Discordo. O JUDE é, na minha opinião, a segunda menos pior ferramenta UML, perdendo só pro Violet UML. Mas eu, se for usar UML (o que é raro, só quando me obrigam mesmo), fico naquela mentalidade de usar a ferramenta só pracomunicação com quem quer porque quer usar. Então StarUML e VisualParadigm eu acho MUITO ruim. Violet além de ser simples, é muito bonita, construída em Java (1 jarzinho e pronto) e muito leve.
[quote=Paulo Silveira]Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
http://bit.ly/5pcwj3
[/quote]
Pela estatísica se vê que realmente as pessoas querem uma solução open source.
O StraUML cresceu em 3200% na busca (Eita!). Atualmente utilizo ele, porém enfrento uns bugs bem feios (Não sei se é porque estou usando o Win7 e Java 1.6.0_05. Mas a ferramenta é boa de usar.
Eu já acho UML indispensável no desenvolvimento de Software. Não o faço sem, nem em nome da agilidade agressiva.
só para constar o link, para quem quiser baixar novas versões do antigo JUDE, agora ASTAH(sendo a mesma coisa)
http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html
O StarUML é bom, suporta um modelo mais gerenciável e tal, mas tá abandonado. Uma pena. O Argo, pelo que eu sei também parou no tempo, ainda está em UML 1.x (muito pior que 2). O Jude tem uma qualidade dos gráficos boa pra imprimir (sem aqueles degradês que estão na moda), mas é mais uma ferramenta de “desenho” de UML do que de modelagem. Ficar só desenhando figurinhas é muito difícil pra quem pretende usar UML em projetos, a ferramenta tem que suportar modelos, alguma rastreabilidade, etc. Não dá pra fazer um uso continuado dessas ferramentas que só suportam arrastar as figurinhas. E essas deficiências continuam até em implementações mais jovens, como o módulo do Netbeans, por exemplo…
[quote=Lucas Emanuel]
…astah… [/quote]
“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português.
[quote=entanglement][quote=Lucas Emanuel]
…astah… [/quote]
“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português. [/quote]
Parece mesmo. E no Japão se usava muito o JUDE.
Eu não consigo entender aqueles que, em nome de uma suposta “agilidade agressiva”, deixam de modelar seus sistemas… penso que é muito mais fácil, até para codificar mais rapidamente, ter tudo modelado… :roll:
Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas…
Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas… [/quote]
Acho que o principal problema do UML é essa carência de ferramentas que trabalhem junto ao código. É improdutivo e cheio de retrabalho fazer tudo em figurinhas e depois fazer de novo no código. No começo, ajuda a entender o processo, mas no dia a dia o diagrama tende a ficar defasado em relação ao código-fonte.
O Jude (agora Astah) Community particularmente acho a melhor das gratuitas, mas mesmo assim é fraco. Comerciais, gosto do Enterprise Architect e do Together (Borland). Eles sincronizam com o código e você ganha agilidade.
Não conheço o Violet UML. Utilizei o Argo UML um tempo e substituí pelo Jude porque achei melhor. Hoje consegui convencer a diretoria a comprar o EA e rodar ele através do Wine.
Jude e maneiro!
Na verdade, o JUDE foi feito por uma empresa japonesa. Provavelmente daí o nome.
Parece que o Poseidon está crescendo bastante, a versão community dele é bem completo. Está na versão 8.1 (beta)
Quanto à ferramenta que integra com código realmente faz falta. Mas mesmo se não o tiver, penso que UML é um meio eficaz para documentar o software, com diversas diagramas.