Fim do JUDE Community

End Of Life for JUDE/Community
We would like to promote discontinuation of downloading for JUDE/Community on December 31st, 2009. Please use our new edition, astah* community after 2010.

Fonte: http://jude.change-vision.com/jude-web/index.html

:frowning:

Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.

Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*

[quote=josenaldo]Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.

Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*[/quote]

Astah tem a versão Community como JUDE, limitado como JUDE tambem.

Parece que tem um prazo de uso da versão Community ou estou enganado?

Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
http://bit.ly/5pcwj3

[quote=Paulo Silveira]Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
[/quote]

Seria isto um reflexo de todo aquele aparato Agile onde o UML não é tachado como um deus, mas sim como uma ferramenta complementar sem aquelas interações mirabolantes que fazem no UML ?

O JUDE sempre foi “meia-boca”. Feio e pouco funcional, apesar de free… não posso “cuspir no prato que (de vez em quando) comi”. Mas, qualquer outra ferramenta UML é melhor que ele…

Seria muito bom se existissem boas opções Open Source para modelagem UML… penso que parte da não-adoção da UML nas empresas se deve ao fato de as boas ferramentas serem incompletas e caras…

Vamos ver como será daqui pra frente…

concordo como pcassiano a respeito de ser meia-boca a ferramenta. Eu uso o ArgoUML e na epoca da faculdade cheguei a usar o JUDE, porem se a ferramenta deixa de existir hj, nao faria falta pelo menos no meu caso usando a versao community.

Discordo. O JUDE é, na minha opinião, a segunda menos pior ferramenta UML, perdendo só pro Violet UML. Mas eu, se for usar UML (o que é raro, só quando me obrigam mesmo), fico naquela mentalidade de usar a ferramenta só pracomunicação com quem quer porque quer usar. Então StarUML e VisualParadigm eu acho MUITO ruim. Violet além de ser simples, é muito bonita, construída em Java (1 jarzinho e pronto) e muito leve.

[quote=Paulo Silveira]Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
[/quote]

Pela estatísica se vê que realmente as pessoas querem uma solução open source.

O StraUML cresceu em 3200% na busca (Eita!). Atualmente utilizo ele, porém enfrento uns bugs bem feios (Não sei se é porque estou usando o Win7 e Java 1.6.0_05. Mas a ferramenta é boa de usar.

Eu já acho UML indispensável no desenvolvimento de Software. Não o faço sem, nem em nome da agilidade agressiva.

só para constar o link, para quem quiser baixar novas versões do antigo JUDE, agora ASTAH(sendo a mesma coisa)
http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html

O StarUML é bom, suporta um modelo mais gerenciável e tal, mas tá abandonado. Uma pena. O Argo, pelo que eu sei também parou no tempo, ainda está em UML 1.x (muito pior que 2). O Jude tem uma qualidade dos gráficos boa pra imprimir (sem aqueles degradês que estão na moda), mas é mais uma ferramenta de “desenho” de UML do que de modelagem. Ficar só desenhando figurinhas é muito difícil pra quem pretende usar UML em projetos, a ferramenta tem que suportar modelos, alguma rastreabilidade, etc. Não dá pra fazer um uso continuado dessas ferramentas que só suportam arrastar as figurinhas. E essas deficiências continuam até em implementações mais jovens, como o módulo do Netbeans, por exemplo…

[quote=Lucas Emanuel]
…astah… [/quote]

“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português.

[quote=entanglement][quote=Lucas Emanuel]
…astah… [/quote]

“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português. [/quote]

Parece mesmo. E no Japão se usava muito o JUDE.

Eu não consigo entender aqueles que, em nome de uma suposta “agilidade agressiva”, deixam de modelar seus sistemas… penso que é muito mais fácil, até para codificar mais rapidamente, ter tudo modelado… :roll:

Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas… :cry:

Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas… :cry: [/quote]

Acho que o principal problema do UML é essa carência de ferramentas que trabalhem junto ao código. É improdutivo e cheio de retrabalho fazer tudo em figurinhas e depois fazer de novo no código. No começo, ajuda a entender o processo, mas no dia a dia o diagrama tende a ficar defasado em relação ao código-fonte.

O Jude (agora Astah) Community particularmente acho a melhor das gratuitas, mas mesmo assim é fraco. Comerciais, gosto do Enterprise Architect e do Together (Borland). Eles sincronizam com o código e você ganha agilidade.

Não conheço o Violet UML. Utilizei o Argo UML um tempo e substituí pelo Jude porque achei melhor. Hoje consegui convencer a diretoria a comprar o EA e rodar ele através do Wine.

Jude e maneiro!

Na verdade, o JUDE foi feito por uma empresa japonesa. Provavelmente daí o nome.

Parece que o Poseidon está crescendo bastante, a versão community dele é bem completo. Está na versão 8.1 (beta)

Quanto à ferramenta que integra com código realmente faz falta. Mas mesmo se não o tiver, penso que UML é um meio eficaz para documentar o software, com diversas diagramas.