Fiascos tecnológicos de 2007

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2171051-EI4801,00.html

1. Microsoft Zune
O competidor direto do iPod, lançado pela Microsoft com a ajuda da Toshiba, pretendia fazer sombra ao mais do que popular tocador da Apple. Dotado de uma estética muito pior que a do produto da empresa da maçã, apoiava suas esperanças em sua conectividade sem fio Wi-Fi. Graças a ela, o aparelho era capaz de trocar arquivos com outros Zune.

Mas era incapaz de se conectar à Internet ou navegar por páginas web. Uma vantagem transformada em perda. Para que comprar um tocador que pode se comunicar com outros iguais, se não se conhece ninguém que tenha um? A intenção da Microsoft foi boa, mas - a Creative à parte - poucos se atreveram a competir com a Apple e saíram bem da parada.

2. iPhone
Como, o iPhone um fiasco? Mas ele vendeu como água. Sim, e provavelmente quando chegar ao Brasil será um sucesso também. Entretanto, não é um bom celular. Se você puder experimentar, verá suas limitações (que são muitas) e pensará que é melhor esperar pelo iPhone 2.0 - e fará certo.

O iPhone é um grande, enorme avanço no que diz respeito à interface táctil, com uma navegação fluida, divertida, rápida, um bom navegador de Internet, e um genial reprodutor multimídia. Ou seja, é um iPod Touch com celular.

E tudo que é bom no iPhone, encontramos no tocador iPod Touch com preço (tamanho e peso, também) que é aproximadamente a metade do que custa seu irmão “falante”, cujas funções de celular são, no mínimo, passíveis de melhoria.

3. Sony Playstation 3
Para a Sony, o PS3 está saindo muito, muito caro. Com as baixas sucessivas no preço (especialmente nos Estados Unidos), a batalha entre Blu-ray e HD DVD e poucos jogos que utilizem toda sua potência (que é muita, muita mesmo), o PlayStation 3 poderá seguir o destino de outros consoles muito avançados para o seu tempo.

O problema é um só: o preço. Sendo o console mais caro do mercado, e necessitando de uma tela preparada para receber vídeos de alta definição (Full HD) para se apreciar corretamente as enormes capacidades gráficas do console, o PS3 viu suas previsões de venda sendo cortadas semestre a semestre.

Parte da culpa é do fenômeno Nintendo Wii, que parece destinado a acabar uma vez passada a novidade, e o fato de que existe outro console (Xbox 360) que, quase pela metade do preço, oferece uma qualidade suficiente para o jogador médio, apesar de suas limitações (como não contar com um leitor HD DVD).

A Sony está longe de jogar a toalha, e futuras baixas de preço e a implantação de telas Full HD, junto com novas funções para o console (como a de sintonizador e gravador de TV digital terrestre), farão sem dúvida com que o PS3 suba ao posto mais alto do pódio dos consoles de nova geração. Mas a um preço astronômico para a Sony.

4. UMPC e Tablet PC
Estavam destinados a serem os substitutos dos portáteis em muitos âmbitos, buscando a portabilidade dos smartphones mas com a potência e a compatibilidade dos computadores portáteis. Entretanto, tanto os UMPC (Ultra Mobile Portable Computer) como os Tablet PC foram ignorados pelos compradores.

Como se costuma dizer, os híbridos têm um problema: em vez de ficarem com o que há de bom nos dois formatos que querem juntar, ficam com o que há de ruim. Assim, estes aparelhos sofrem com falta de potência, de autonomia e têm uma ergonomia bastante questionável.

E no futuro? À medida que as baterias fiquem menores, mais rápidas e ofereçam maior autonomia, certamente veremos portáteis mais velozes e menores, mas teremos que esperar mais um pouco.

5. Windows Vista
Diz-se do novo sistema operacional da Microsoft o que sempre é dito a cada novo SO da empresa de Bill Gates. “Melhor não comprá-lo até que chegue o primeiro Service Pack, ou o segundo.” O certo é que se tem falado muito mal do Vista mas quase ninguém lembra que o XP recebeu as mesmas acusações quando chegou ao mercado.

O problema é que o Vista prometia ser infalível, mas erros graves sem solução, mais ênfase nos “enfeites” do que no funcionamento do sistema operacional em si e um preço bastante alto fazem com que ele figure nesta lista de fiascos.

Que o Vista incorpore uma opção para “voltar ao sistema operacional anterior” já não anuncia nada de bom. É de se esperar, portanto, o primeiro Service Pach para averiguar “a verdadeira magnitude da tragédia”.

E vocês…o que acham?

Eu acho que a lista está bem coerente…

O iPhone realmente merece figurar bonito na lista. Muita fanfarrice…

E um treco que finalmente faz tudo isso e ainda por cima tem um telefone embutido eh um dos maiores fiascos tecnologicos de 2007!?

Caralho, eu quero um fiasco tecnologico desse na carteira de produtos da minha empresa.

E um treco que finalmente faz tudo isso e ainda por cima tem um telefone embutido eh um dos maiores fiascos tecnologicos de 2007!?

Caralho, eu quero um fiasco tecnologico desse na carteira de produtos da minha empresa.[/quote]

Tb acho. Não esperava Ply 3 e iPhone, mas li o nome do tópico e já pensei em Zune e Vista.

Nego ficou anos fazendo um marketing irritante para vc usar aparelhos com usabilidade tosca, wap, j2me, etc. ficaram anos dizendo que o mundo wireless era o novo oásis das oportunidades, blah, blah, blah, blah, blah, daí vem uma empresa e apresenta algo 1000 vezes mais simples, intuitivo, bonito, prazeroso e principalmente USÁVEL (usabilidade) e vc diz que foi fiasco? As ações da Apple dobraram desde o anúncio do Iphone…

É uma questão estritamente de resultado prático e concreto… Matar a cobra e mostrar o pau… Foi o que a Apple fez… Steve Jobs não gosta de Java, mas é o cara… :slight_smile:

É porque vc ainda não deu uma pausa no Mike Tyson’s Punch Out, foi dar uma checada no seu gmail, entrou no GUJ para ver os últimos posts, mandou um SMS para o sexo oposto, checou o tempo no seu destino, tudo isso em 5 minutos enquanto o avião se preparava para levantar vôo… Antes era assim?

E as funções de celular do Iphone são maravilhosas. Tem milhões de sacada de usabilidade… Tosco era um Treo que eu tive… (graças a Deus consegui vender rapidinho e escapar do prejú!)

Steve apavora. Acho que no ramo da informática é o cara mais inteligente, na minha opinião. Sergey Brin vem em segundo.

Então…

pelo que entendi do texto, o autor incluiu o iPhone entrou na lista por suas limitações como aparelho celular. Não tenho um então não posso falar com mais profundidade sobre isso, mas já ouvi muitas pessoas que tem reclamando disto, quem tem aqui poderia falar melhor sobre isso… Isso que vcs estão falando que o iPhone é muito louco e que vendeu pra caramba o autor do texto tbm falou. Vejam o motivo pq ele entrou na lista.

Mas agora, o que eu tenho e possa falar é um iPod. Ele é muito legal, tem um design interessante…mas…na minha modesta opinião…ele vende mais por causa do marketing e pq é chique ter um iPod do que pela qualidade/preço em si. Eu sei que muitos vão discordar mas é a minha opinião. Ele não vale o quanto custa…principalmente por aqui. Isso ao menos até a versão 5.5 que é a que eu tenho. Uma coisa insuportável é precisar do iTunes. Outra é a forma como ele armazena músicas…e por aí vai…

[]'s

[quote=lavh]Então…
…ele vende mais por causa do marketing e pq é chique ter um iPod do que pela qualidade/preço em si.
[]'s[/quote]

Uma vez ouvi Steve Jobs dizer que os computadores Apple sao como Ferraris, nao sao pra qq um ter… são para apreciadores…
Acho q isso sintetisa bem a maneira steve jobs de vender… é chique ter iPod pq a Apple te fez acreditar nisso :wink:
E da-lhe marketing… parabens pro jobs pq ele é um grande marketeiro… publicitário e sabe vender como ninguem… é por isso q a empresa é o que é… por isso eu digo pessoal nao adianta nada saber tudo de tecnologia se vc nao sabe vender seu peixe… vamo pensar nisso pessoal, pq há ai uma grande lição a ser aprendida… afinal todo mundo aqui vende tecnologia, correto? :wink:

[quote=andre2k2][quote=lavh]Então…
…ele vende mais por causa do marketing e pq é chique ter um iPod do que pela qualidade/preço em si.
[]'s[/quote]

Uma vez ouvi Steve Jobs dizer que os computadores Apple sao como Ferraris, nao sao pra qq um ter… são para apreciadores…
Acho q isso sintetisa bem a maneira steve jobs de vender… é chique ter iPod pq a Apple te fez acreditar nisso :wink:
E da-lhe marketing… parabens pro jobs pq ele é um grande marketeiro… publicitário e sabe vender como ninguem… é por isso q a empresa é o que é… por isso eu digo pessoal nao adianta nada saber tudo de tecnologia se vc nao sabe vender seu peixe… vamo pensar nisso pessoal, pq há ai uma grande lição a ser aprendida… afinal todo mundo aqui vende tecnologia, correto? ;)[/quote]

Eu concordo plenamente com você!

Mas só um detalhe. A apple voltou a ser forte por causa do iPod. Esse pensamento do tio Jobs fracassou durante muito tempo…tempos em que só design tinha Mac. Esse negócio de programador e pessoas de negócios ter Mac é recente…mas parabéns ao Jobs, que conseguiu fazer a Apple voltar a incomodar!

[quote=lavh]Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2171051-EI4801,00.html

1. Microsoft Zune

2. iPhone

3. Sony Playstation 3

4. UMPC e Tablet PC

5. Windows Vista
Diz-se do novo sistema operacional da Microsoft o que sempre é dito a cada novo SO da empresa de Bill Gates. “Melhor não comprá-lo até que chegue o primeiro Service Pack, ou o segundo.” O certo é que se tem falado muito mal do Vista mas quase ninguém lembra que o XP recebeu as mesmas acusações quando chegou ao mercado.

O problema é que o Vista prometia ser infalível, mas erros graves sem solução, mais ênfase nos “enfeites” do que no funcionamento do sistema operacional em si e um preço bastante alto fazem com que ele figure nesta lista de fiascos.

Que o Vista incorpore uma opção para “voltar ao sistema operacional anterior” já não anuncia nada de bom. É de se esperar, portanto, o primeiro Service Pach para averiguar “a verdadeira magnitude da tragédia”.
E vocês…o que acham?
Eu acho que a lista está bem coerente…
O iPhone realmente merece figurar bonito na lista. Muita fanfarrice…[/quote]

Bom, não vou falar dos outros pontos porque eu ñão os usei e bem que queria ter um iPhone, nem que seja para jogar paciência nele (hehehehe)

Com relação ao Vista, eu estou usando o Ultima de 64 bits e ele é bem superior ao XP em diversas aplicações. Tem dificuldades, sim, minha webcam não está na lista de hardware compativel e a Creative não pretende liberar uma versão nova do driver, mas como eu uso dual, continuo a utilizá-la com o linux.
Se o Windows for comparado com outros Unix ou derivados ele irá certamente ter pontos fortes e fracos… vai depender para o que você irá utilizá-lo.
A interface gráfica continua muito mais intuitiva que as opções linux e naturalmente inferiores ao do OSX.
A necessidade de um técnico para atualizações e configurações, inclusive na instalação de coisas obvias como uma impressora ele continua muito mais fácil que as opções do linux…
Agora se você pretende colocar ele na porta de entrada da sua empresa, para ser um firewall, um servidor web ou de banco de dados. Então muita boa sorte.
Até onde me recordo, com quase 20 anos de estrada, o servidor que conheci com maior uptime, rodava o freebsd.

Se tiver que eleger os “Fiascos” de 2007, eu lembraria da internet 2 que custa a sair do forno da RNP no Brasil, da nossa “malha aérea” e que tal a tão esperada televisão digital? Obvio que a última ainda está por ser explorada as suas possibilidades, mas vocês já viram algum lançamento ou atualização de tecnologia trazer tantas novidades que quase não mudou em nada a vida dos usuários (hehehe).

fw

Ps: quem me conhece sabe que não gosto da política da MS, mas não posso afirmar que o Vista é um dos fiascos de 2007…

Concordo plenamente quanto ao Vista,

Prometeram uma revolução. Novos recursos. Segurança. Estabilidade. Beleza. Desempenho.

Mas o q entregaram foi um montro lerdo e gordo, que apesar de bonitinho, não mostra quase nenhuma novidade. Aliás, pelo amor de Deus, será que alguém pode me dizer uma NOVIDADE do Vista? Algo que não existia nos outros sistemas?

Usei o Vista por 4 meses em meu trabalho. No início (3 primeiros dias), encanto. Mas à medida que o tempo foi passando, os problemas foram ocorrendo…

Migrei para um Ubuntu. Quandop preciso algo do Windows, uso o XP com maquina virtual. MAs isso estah se tornando cada vez mais raro.

Hoje sou um usuário muito feliz. ALELUIA! rsrsrsrs

Concordo… até sistemas que façam MAIS que o Vista (o próprio Ubuntu com Compiz Fusion dá um coro no sistema da Microsoft).

Sem querer criar flame,

mas mesmo no ubuntu com as variantes do Xgl, os icones e outros elementos são em sua maioria imagens raster, se vocês querem uma novidade leiam a respeito dos “icones vivos” do vista. Não estou dizendo que foi criado pela MS, só estou dizendo que o vista está melhor que o XP em algumas coisas… problemas de compatibilidade é fato.

Se alguém está acompanhando a especificação do CSS para o level 3, irão ver que a principal “mudança” é a inclusão do SVG… em mais alguns anos (2 ou 3), as tecnologias de apresentação de gráficos dos browses e desktop serão quase que exclusivamente vetoriais. O Vista está popularizando o uso de placas 3D, em uma velocidade muito maior que os vídeos do Xgl possam fazer no youtube (hehehe).

Quanto a distro, eu uso Slackware desde de 1995 e não vi nenhuma novidade que justifique valorizar tanto o linux para máquina desktop, vejamos alguns exemplo:
Photoshop, tem o gimp, mas ele ainda não pode ser considerado como ferramenta que substitua completamente o programa da adobe.
Corel, mesma a versão para linux da Corel é inferior a versão do windows.
Editor de texto, o Word é ainda superior ao OpenOffice e derivados.
Autocad, alguém conhece alguma ferramenta tão poderosa para linux?
Jogos, a maioria ainda não chegou no mundo linux, alias é mais fácil os fabricantes criarem versões para consoles do que para o Linux…

Senhores, o Linux é um ótimo SO, mas ainda não é o ideal para a grande massa. E o nível de conhecimento técnico exigido, mesmo para operações simples o deixa distante em usuabilidade quando comparado com os concorrentes da MS ou Apple.

Revolução a MS nunca fez, talvez a única que possamos atribuir ao Gates seja o fato dos programas hoje serem bens negociáveis, o restante são cópias, adaptações e propaganda.

Mas não adianta negar, o Vista é uma realidade, vejamos para quem vocês estarão trabalhando em um ou dois anos… aposto que seus clientes (a esmagadora maioria) estarão usando (ainda que não gostem) o Vista.

fw

Também acho que vai acontecer isso (dos clientes usarem Vista e tal). Mas veja a diferença de desempenho entre o Aero do Vista e o Ubuntu e Compiz. Ou melhor, não precisa sonhar tão alto… veja a diferença do Aero do Vista para o XGL do Slackware que você pode colocar (na verdade, não sei nem se existe mais XGL, ou se mudou pra Compiz). A diferença de desempenho é notada… Aqui o Aero fica violentamente lento (impossível de usar praticamente), mas o Compiz roda perfeitamente… tanto que uso o XP para 2 ou 3 jogos e trabalhos pra professores que usem o Windows e o resto só pra Ubuntu (único problema que tenho pra Ubuntu é que o som que sai pelo earphone fica muito baixo… não sei como resolver, porque o som das caixas do note saem perfeitamente).

Enfim, é só mais a minha humilde opinião.

[quote=saoj]Tosco era um Treo que eu tive… (graças a Deus consegui vender rapidinho e escapar do prejú!)[/quote]Ainda tenho o meu, quer comprar? é o 680 8(
quanto ao iPhone: fiasco ou não eu compraria se não fosse tão caro - aliás comprei o iPod touch de 16gb no mercado livre (1 barão) pra dar de presente pra minha mulher só pelo pouco que vi do iPhone.

Nunca me passou pela cabeça comprar um PS3 (esse foi fiasco mesmo, deram azar, concorrer com o WII é phoda)
Já me passou pela cabeça o Vista mas alguns amigos reclamaram tanto que desisti - minha mulher até comentou que leu não sei aonde que o maior concorrente do vista é o próprio XP. Esse a própria Micro$oft admitiu.

Incluiria nessa lista:

• o rebaixamento do Corinthians;
  • O Supla na MTV;
  • Acústico Zeca Pagodinho (fala sério!).

Sempre há essas guerras entre Linux vs. Microsoft vs. Apple. E eu li esse tópico inteiro agora logo depois que eu vi um post num blog que fala sobre a Microsoft Soviética ( http://www.roughlydrafted.com/2007/12/13/soviet-microsoft-how-resistance-to-free-markets-and-open-ideas-will-the-unravel-the-software-superpower/ ).

Entre as três eu prefiro (e uso) o Linux e qualquer coisa que seja aberto e/ou livre. Já cheguei a usar o Windows Vista, mas troquei pelo Fedora 8 porque o SO de Redmont é lerdo, tem problemas de compatibilidade com software antigo (já sofri isso na pele!), e seus efeitos visuais simplesmente cansam; de maneira que a única coisa que é melhor no Vista em relação ao XP é o joguinho FreeCell, que dá pra fazer ctrl-Z infinito.

Dieval Guizelini citou que o Linux não é ideal para a grande massa porque não há substituto para Photoshop, Corel, Editor de Texto, Autocad e Jogos. Mesmo que isso seja verdade, não sei se softwares gráficos são para a “grande massa”. Mesmo assim, conheço o Gimp para imagens, o Blender para manipulação 3D, Abiword, OpenOffice e Google Docs para editores de textos, e Tremulous como um grande jogo para Linux. Se isso satisfaz os “heavy users” eu não sei. Mas a grande massa, que almeja apenas navegar na internet e fazer documentos para trabalhos escolares ou profissionais, um computador com Linux (desde que venha empacotado com o micro na hora da compra, óbvio) pode sim ser ideal para suas necessidades.

Tem gente que gosta da Apple, mas eu não (já até vi um wallpaper com o Tux dentro da logomarca de maçã da Apple, o que pra mim é uma blasflêmia!). Tudo bem que muito do sucesso que ela conquistou foi por mérito. Mas imaginar o iTunes Music Store que se comunica apenas com o iTunes, que se comunica apenas com o iPod, me lembra a época do Windows 9x que vinha empacotado junto com o Internet Explorer para não haver outros browsers competidores.

Bem, é isso.

Voto no Iphone e PS3 como os maiores fiascos do ano.

Sobre os softwares graficos, observe que os softwares nao são da Microsoft.

Estamos falando apenas do Vista. Estes sofwtare funcionam muto bem no XP, e melhor que no Vista!

Sobre a galera usar Vista, a Microsoft está tentando de tudo para os fabricantes de PC já distribuirem com Vista, mas tem muita gente optando por Linux ou XP, sem falar do downgrade (primeira vez que vejo isso) para XP.

O vista, na verade é um grande elefante branco. Não cumpre o que promete. Força o usuário a pagar por uma máquina q ele não precisa. Tem sérios problemas de compatibilidade, estabilidade e desempenho.

Saí do Vista não só por defeitos dele, mas tb pq me encantei com o Ubuntu.

[quote=Dieval Guizelini]Sem querer criar flame,

mas mesmo no ubuntu com as variantes do Xgl, os icones e outros elementos são em sua maioria imagens raster, se vocês querem uma novidade leiam a respeito dos “icones vivos” do vista. Não estou dizendo que foi criado pela MS, só estou dizendo que o vista está melhor que o XP em algumas coisas… problemas de compatibilidade é fato.

Se alguém está acompanhando a especificação do CSS para o level 3, irão ver que a principal “mudança” é a inclusão do SVG… em mais alguns anos (2 ou 3), as tecnologias de apresentação de gráficos dos browses e desktop serão quase que exclusivamente vetoriais. O Vista está popularizando o uso de placas 3D, em uma velocidade muito maior que os vídeos do Xgl possam fazer no youtube (hehehe).

Quanto a distro, eu uso Slackware desde de 1995 e não vi nenhuma novidade que justifique valorizar tanto o linux para máquina desktop, vejamos alguns exemplo:
Photoshop, tem o gimp, mas ele ainda não pode ser considerado como ferramenta que substitua completamente o programa da adobe.
Corel, mesma a versão para linux da Corel é inferior a versão do windows.
Editor de texto, o Word é ainda superior ao OpenOffice e derivados.
Autocad, alguém conhece alguma ferramenta tão poderosa para linux?
Jogos, a maioria ainda não chegou no mundo linux, alias é mais fácil os fabricantes criarem versões para consoles do que para o Linux…

Senhores, o Linux é um ótimo SO, mas ainda não é o ideal para a grande massa. E o nível de conhecimento técnico exigido, mesmo para operações simples o deixa distante em usuabilidade quando comparado com os concorrentes da MS ou Apple.

Revolução a MS nunca fez, talvez a única que possamos atribuir ao Gates seja o fato dos programas hoje serem bens negociáveis, o restante são cópias, adaptações e propaganda.

Mas não adianta negar, o Vista é uma realidade, vejamos para quem vocês estarão trabalhando em um ou dois anos… aposto que seus clientes (a esmagadora maioria) estarão usando (ainda que não gostem) o Vista.

fw[/quote]

Agora achar que Vista é legal, pq está popularizando as placas 3D, isso só se viesse com uma de brinde …rss … Tosco, mal feito e precisa de muita máquina pra rodar o Air.

Na contra-mão está a Apple. O Leopard versão 10.5 precisa de menos máquina que seu antecessor - 10.4 .

Acho que a microsoft precisa de mais lições do tio Jobs.

Com relação ao IPhone : http://www.tech.co.uk/computing/internet-and-broadband/news/2007s-most-googled-gadget-is-the-iphone?articleid=1555223164

Como isso pode ser um fiasco ? Fiasco é aquele blackberry horrível , deus que me perdoe.

Você é louco… rsrsrs… é usado por executivos em todo o mundo, revolucionou a maneira de ler email corporativo e vendeu muito mais que o iphone. (;

Você é louco… rsrsrs… é usado por executivos em todo o mundo, revolucionou a maneira de ler email corporativo e vendeu muito mais que o iphone. (;[/quote]

Eu não sou louco, eles é que são, de usar esse treco horrível :-). PS: Executivo é meio moda, se o Warren começa a usar Tiddy YX todos começam a usar …rss