Feriado dos profissionais de informatica

Na próxima segunda-feira , dia 15 , é o feriado do profissional de informatica aqui no Rio de Janeiro .

Gostaria de parabenizar todos os profissionais e fazer uma pergunta :

Por determinação do sindicado sindpd temos o direito a uma folga que pode ser já nessa segunda-feira ou uma outra data acordada com o empregador . Gostaria de saber o que ficou resolvido com outros profissionais CLT de outras empresas pois na minha os empregadores dizem que o feriado não existe de modo que tivemos que provar que temos esse direito para poder ter uma folga .

Acho que o Brasil já tem feriados demais. Só falta agora toda categoria querer um feriado próprio.

Até onde eu sei, somente o Poder Executivo tem direito de decretar feriados. O sindicado pode apenas sugerir, mas cabe ao empregador acatar ou não.
O dia do professor é comumente acatado pelas faculdades (que aliás, é no mesmo dia, 15 de outubro).

Tem muita empresa que tem uma área de TI grande mas não adere ao sindicado de TI. Esse feriado significa nada para essas empresas. [=

[quote=ViniGodoy]Acho que o Brasil já tem feriados demais. Só falta agora toda categoria querer um feriado próprio.

Até onde eu sei, somente o Poder Executivo tem direito de decretar feriados. O sindicado pode apenas sugerir, mas cabe ao empregador acatar ou não.
O dia do professor é comumente acatado pelas faculdades (que aliás, é no mesmo dia, 15 de outubro).
[/quote]

O Feriado é resultado de um acordo entre sindicado e empregadores . O problema é que os empregadores assinam o acordo mas não cumprem .

Levantamento no site www.feriados.net contabiliza que o Brasil tem oito dias de feriado nacional; enquanto a Alemanha tem nove; os Estados Unidos, dez; a Espanha, 11; a Argentina, 13; Portugal, 14; e Japão, 16. Além de menos feriados que os demais países, o brasileiro tem carga de trabalho maior do que de trabalhadores de outros países. ?A carga de trabalho no Brasil é uma das mais elevadas no mundo. Nós temos uma jornada de 44 horas, que país civilizado nenhum do mundo tem praticado mais ?, destacou Evilásio Salvador, assessor de Política Fiscal e Orçamentária do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) .

O seu empregador assinou?

Nosso país está entre os países com maior número de dias de folga anuais:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI284737-16357,00-OS+PAISES+COM+MAIS+DIAS+DE+FOLGA.html

O número de feriados esse ano foi menor, pois muitos caíram no domingo, e não precisaram de decreto dessa vez.

Se você acha que seu empregador vai descumprir o acordo, denuncie no sindicato. Se houver algo cabível, ele poderá iniciar uma ação.

Ele está falando apenas de feriados nacionais. E que tal os feriados locais, como o dia da padroeira da sua cidade? E do seu estado?
Sem falar em feriados que alguns estados tiram, como o Dia da consciência negra. Faltou também falar dos pontos facultativos, comumente tirados por funcionários públicos (e que são mais 8 ).

Isso põe o Brasil praticamente no topo da lista dos países com maior número de feriados (ainda existem exceções, como o Japão).

Já a carga horária semanal, é bastante elevada mesmo. 44 horas semanais. Entretanto, esse regime não é o de todas as empresas de TI, e nem creio que seja da maioria.
Geralmente, 44 horas é aplicado apenas aos trabalhadores da indústria.

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI284737-16357,00-OS+PAISES+COM+MAIS+DIAS+DE+FOLGA.html

O número de feriados esse ano foi menor, pois muitos caíram no domingo, e não precisaram de decreto dessa vez.

O meu empregador irá cumprir o acordo . abri o topico apenas para ter uma ideia do que acontece em outras empresas e a minha conclusão é que o meu empregador esta de parabens pois nas outras empresas esse feriado não existe.

Se você acha que seu empregador vai descumprir o acordo, denuncie no sindicato. Se houver algo cabível, ele poderá iniciar uma ação.[/quote]

O meu empregador irá cumprir o acordo . abri o topico apenas para ter uma ideia do que acontece em outras empresas e a minha conclusão é que o meu empregador esta de parabens pois nas outras empresas esse feriado não existe.

Se você acha que seu empregador vai descumprir o acordo, denuncie no sindicato. Se houver algo cabível, ele poderá iniciar uma ação.[/quote][/quote]

Vini , você é empregador ?

Acho que trabalhamos muito mesmo pois em outros países alem de terem uma carga horária menor que a nossa e salarios maiores os impostos pagos voltam para as pessoas em forma de benefícios.
Alem disso as pessoas não tem que ficar 3 horas ou mais em engarrafamentos de ida e volta para casa.

Não.

[quote=misterzire]Acho que trabalhamos muito mesmo pois em outros países alem de terem uma carga horária menor que a nossa e salarios maiores os impostos pagos voltam para as pessoas em forma de benefícios.
Alem disso as pessoas não tem que ficar 3 horas ou mais em engarrafamentos de ida e volta para casa.[/quote]

Estou detectando um argumento de “aquilo está errado, por isso a minha atitude é justificável” aqui.
Não se justifica um problema (ou ação) com outro problema.

É o tipo de argumentação infantil de “se meu irmãozinho faz errado, eu posso fazer errado também.”.
Ou pior ainda é o argumento de “veja papai, sou tão coitadinho que preciso de colo”.

Se quer justificar um feriado no dia do profissional de TI, procure por argumentos que sejam realmente justificáveis.
Por exemplo, o fato de ser importante celebrar com a família, ou o fato do estresse da profissão justificar um dia de folga. É bom juntar dados comprovando que é mesmo uma das profissões mais estressantes e procure demonstrar que o prejuízo financeiro para as empresas não será tão significativo (e pode ser compensado pelo fato do profissional estar descansado). Também seria bom prever o que seria feito com empresas onde a TI é essencial, já que o feriado se aplicaria somente aos profissionais de TI, não aos demais colegas de trabalho.

E, se sua empresa realmente está descumprindo um acordo coletivo, denuncie no sindicato. Se houver alguma ação judicial cabível, eles terão que defender.
Só não adianta ficar de mimimi.

Não.

[quote=misterzire]Acho que trabalhamos muito mesmo pois em outros países alem de terem uma carga horária menor que a nossa e salarios maiores os impostos pagos voltam para as pessoas em forma de benefícios.
Alem disso as pessoas não tem que ficar 3 horas ou mais em engarrafamentos de ida e volta para casa.[/quote]

Estou detectando um argumento de “aquilo está errado, por isso a minha atitude é justificável” aqui.

É o tipo de argumentação infantil de “se meu irmãozinho faz errado, eu posso fazer errado também.”.
Ou pior ainda é o argumento de “veja papai, sou tão coitadinho que preciso de colo”.

Se quer justificar um feriado no dia do profissional de TI, procure por argumentos que sejam realmente justificáveis.
Por exemplo, o fato de ser importante celebrar com a família, ou o fato do estresse da profissão justificar um dia de folga. É bom juntar dados comprovando que é mesmo uma das profissões mais estressantes e procure demonstrar que o prejuízo financeiro para as empresas não será tão significativo (e pode ser compensado pelo fato do profissional estar descansado).

E, se sua empresa realmente está descumprindo um acordo coletivo, denuncie no sindicato. Se houver alguma ação judicial cabível, eles terão que defender.
Só não adianta ficar de mimimi.[/quote]

Vini , você é muito engraçado !

Minha opinião é que trabalhamos muito e fico feliz que o sindicato tenha conseguido esse acordo com os empregadores . Só abri o topico para ouvir opiniões de outras pessoas da area e divulgar um direito conquistado.

Não é pra isso que serve o guj ?

Parabens pelo nosso dia e bom trabalho !!!

Não.

Por exemplo, o fato de ser importante celebrar com a família, ou o fato do estresse da profissão justificar um dia de folga. É bom juntar dados comprovando que é mesmo uma das profissões mais estressantes e procure demonstrar que o prejuízo financeiro para as empresas não será tão significativo (e pode ser compensado pelo fato do profissional estar descansado).

Só não adianta ficar de mimimi.[/quote]+1

Só tem um detalhe é que aqui no RJ, basta a empresa pagar um cafezinho para o pessoal do sindicato que fica tudo bem. :lol: :lol: :lol:

[quote=misterzire]Vini , você é muito engraçado !

Minha opinião é que trabalhamos muito e fico feliz que o sindicato tenha conseguido esse acordo com os empregadores . Só abri o topico para ouvir opiniões de outras pessoas da area e divulgar um direito conquistado.

[/quote]

Exatamente. Você abriu o tópico para “ouvir opiniões de outras pessoas da área”.
E isso implica podemos emitir opiniões contrárias a sua, ou estou enganado?

Você também fez um questionamento:

No que respondi afirmando que o sindicato não tem poder para criar ou exigir feriados. Agora, as convenções coletivas sim, podem ser exigidas. Nesse caso, como já falei, denuncie no sindicato.

Detalhe, o acordo coletivo do Sinpd deixa claro que esse feriado é dado as empresas de informática:
http://sindpdrj.org.br/archives/4985

(…)“O Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores em empresas privadas de Informática

Sua empresa é de informática? Pois empresas que tenham profissionais de TI, mas não são de informática, não estão contadas na convenção.
O sindicato também não divulga a lista de quais empresas aderiram a essa convenção coletiva.

[quote=ViniGodoy][quote=misterzire]Vini , você é muito engraçado !

[/quote]

Exatamente. Você abriu o tópico para “ouvir opiniões de outras pessoas da área”.
E isso implica podemos emitir opiniões contrárias a sua, ou estou enganado?

Você também fez um questionamento:

No que respondi afirmando que o sindicato não tem poder para criar ou exigir feriados. Agora, as convenções coletivas sim, podem ser exigidas. Nesse caso, como já falei, denuncie no sindicato.[/quote]

A ideia do topico é apenas saber quem vai folgar nesse feriado e se o pessoal das outras empresas estão informadas disso .
Obrigado pela sua opinião . Valeu por ter participado .

Ele está falando apenas de feriados nacionais. E que tal os feriados locais, como o dia da padroeira da sua cidade? E do seu estado?
Sem falar em feriados que alguns estados tiram, como o Dia da consciência negra. Faltou também falar dos pontos facultativos, comumente tirados por funcionários públicos (e que são mais 8 ).

Isso põe o Brasil praticamente no topo da lista dos países com maior número de feriados (ainda existem exceções, como o Japão).

Já a carga horária semanal, é bastante elevada mesmo. 44 horas semanais. Entretanto, esse regime não é o de todas as empresas de TI, e nem creio que seja da maioria.
Geralmente, 44 horas é aplicado apenas aos trabalhadores da indústria.[/quote]

Aqui em Minas a praxe é 44 horas semanais. O sindicato está tentando firmar por acordo coletivo 40 horas.

[quote=ViniGodoy]Detalhe, o acordo coletivo do Sinpd deixa claro que esse feriado é dado as empresas de informática:
http://sindpdrj.org.br/archives/4985

(…)“O Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores em empresas privadas de Informática

Sua empresa é de informática? Pois empresas que tenham profissionais de TI, mas não são de informática, não estão contadas na convenção.
O sindicato também não divulga a lista de quais empresas aderiram a essa convenção coletiva.[/quote]

A empresa que eu trabalho é de informatica.

++

Nem brinca com isso… O Brasil para.

Só tenho duas coisas a dizer sobre isso:

1 - Muitas vezes, por isso que nós cariocas e fluminenses somos taxados de vagabundos;
2 - Devem ser por estas entre outras coisas inúteis que muitos(confei) querem a famosa regulamentação.

[quote=jorgeavelar]Só tenho duas coisas a dizer sobre isso:

1 - Muitas vezes, por isso que nós cariocas e fluminenses somos taxados de vagabundos;
2 - Devem ser por estas entre outras coisas inúteis que muitos(confei) querem a famosa regulamentação.
[/quote]

1-O topico foi aberto apenas para citar um direito adquirido em convenção coletiva.Por favor, não taxe os cariocas de vagabundos pois qualquer pessoa inteligente sabe que isso é uma baita ignorancia.

2-Até a profissão de acompanhante de doentes já foi regulamentada . Sou a favor da regulamentação pois acredito que profissões importantes devem ser regulamentadas. Exemplos : engenharia e medicina são regulamentadas.

Oi,

O lance é trabalhar menos e ganhar mais.

Tchauzin!