Estou tentando aprender a criar aplicações desktop com NetBeans, ja li bastante sobre Java e ja entendi como tudo funciona, mas criar aplicações está meio complicado, por quê não estou encontrando materiais de como trabalhar com esta ferramenta.
Procuro um site onde tenha exemplos de como trabalhar com NetBeans, onde tenha um exemplo de um sistema desktop básico que acesse um SGBD para armazenar as informações e que tenha um exemplo simples de controle de acesso no sistema.
Documentação eu não sei onde encontrar, mas abaixo segue um projetinho que eu estava fazendo para conclusão de curso. Possui conexão com banco, e várias telas. O banco é o access.
Não consigo executar a aplicação que o rapaz deixou para douwnload pois pede um usuário e uma senha… a senha tem naquele arquivo “leia-me” mas o usuário nao tem… consegui entrar no access, mas na aplicação não… Poderiam me dar um help??
Oi Samanta, no access eu só coloquei a senha. Assim que abre ele pede a senha, mas qualquer coisa, o usuário está na classe “ClassConecta”. Qualquer coisa fala ae. Xau
ESTE LIVRO É EXCELENTE PARA TER UMA EXCELENTE BASE DE COMO MANIPULAR ESSA FANTÁSTICA IDE
Dominando NetBeans Construa Aplicativos Java tanto em Desktop, como para Web , Trabalhando com uma das Ferramentas mais usadas no Mundo
Aprenda a instalar e a configurar o Java e o NetBeans, tanto em Windows como em Linux.
Desenvolva aplicações Java para Desktop usando os componentes mais comuns do Swing, tais como layouts, caixas de entrada de textos, botões e eventos, sempre utilizando o editor GUI do NetBeans.
Crie máscaras de entrada para caixas de texto na sua aplicação de forma bem rápida e simples.
Internacionalize sua aplicação, usando recursos do NetBeans.
Crie passo a passo uma agenda com acesso a banco de dados MySQL, utilizando JDBC.
Aprenda a criar aplicações para a Web, utilizando a IDE, desenvolvendo páginas dinâmicas em JSP, Servlets, JavaServer Faces, Struts e JSTL.
Desenvolva passo a passo uma aplicação completa para a Web com acesso a banco de dados MySQL e com internacionalização da aplicação.
Faça refactoring de aplicações facilmente com o NetBeans.
E mais, desenvolva uma rápida aplicação Web usando AJAX, utilizando recursos da IDE NetBeans sem digitar uma linha de código sequer.
Olá Samanta, se vc olhar na tabela de usuários vai encontrá-la vazia, portanto vc precisa criar um usuário e uma senha para posteriormente autenticá-lo pela aplicação.
Olá Samanta, se vc olhar na tabela de usuários vai encontrá-la vazia, portanto vc precisa criar um usuário e uma senha para posteriormente autenticá-lo pela aplicação.
Espero ter auxiliado em alguma coisa.[/quote]
Outra coisa, é preciso ter cuidado para criar a fonte de dados com o nome exatamene igual ao que está definido na classe conection.
Exemplo da globalcode ~> aplicativo desktop para controle de inventário de barcos.
Configurado para srvidor MySQL, possui script de criação de tabelas (modelo.sql) na pasta src.
Criando uma ponte (ODBC) no Windows XP para acessar executar a aplicação Diária:
1 - Menu Iniciar --> Painel de Controle --> Ferramentas Administrativas;
2 - Selecione a opção Fontes de Dados (ODBC);
3 - Abrirá uma janela de Administrador de Fonte de Dados ODBC;
4 - Na aba fontes de dados de usuário selecione a terceira opção "Banco de Dados do MS Access e click no botão Adicionar;
5 - Abrirá uma Janela Criar nova fonte de Dados, selecione na caixa abaixo a opção "Drive do Microsoft Access (*.mdb), que é a extensão do bando da aplicação Diária. Click em no botão concluir;
6 - Abrirá uma nova janela para Configurar ODBC para Microsoft Access, na caixa de texto nome da fonte informe o seguinte nome: DBDiaria;
7 - Click no botão selecionar para localizar o banco de dados da aplicação Diária e click em OK e novamente em Ok;
8 - Sua ponte para ODBC está criada.