Eu tenho uma aplicação que lê dados do banco e coloca em uma tabela. Queria saber algum método de gerar uma exception JavaScript quando o banco de dados não estiver disponível para essa exibição, direto pela View.
Então, não deu para sacar muito bem o que exatamente você está precisando por aí. Mas ainda assim vou tentar contribuir com meus R$ 0.02.
Você pode usar um tratamento de exceções no seu código Ruby, por exemplo:
[code]begin
codigo sujeito a dar problemas no banco
rescue @db_error = "deu bizarro no banco"
end
[/code]
Se esse código estiver dentro do seu controller, na view você será capaz de fazer:
[code]<% if @db_error %>
<% else %>
<% end %>[/code]
Agora, essa “solução” é algo bem feio, não recomendo que você vá por esse caminho de jeito maneira ;).
Se você quiser/puder explicar melhor a situação que você tem em mãos por aí, talvez fique mais fácil a gente te dar uma ajuda.
Você quer avisar o usuário caso a sua busca no banco não retorne resultados? Ou você quer avisar ele caso dê realmente um problema no banco?
ps.: estou assumindo que você está tentando resolver um problema de comunicação com o usuário da aplicação porque você citou JavaScript. Se não for bem esse o caso, é só dizer, vamos tentar achar uma solução.