Exception Javascript em conexão com banco de dados na View

Galera, beleza?

Eu tenho uma aplicação que lê dados do banco e coloca em uma tabela. Queria saber algum método de gerar uma exception JavaScript quando o banco de dados não estiver disponível para essa exibição, direto pela View.

Alguém tem alguma idéia?

Tem jeito sim.

http://www.w3schools.com/js/js_throw.asp

//Daniel

a parte do throw exception eu entendo, o problema é como vou chamar essa exception, dou um if/else no meu for?

meu código está assim:

<tbody> <% @clientes.each do |cliente| %> <tr> <td><%= cliente.position %></td> <td><%= cliente.nome %></td> <td><%= cliente.email %></td> <td><%= cliente.data_nascimento.to_s(:long) %></td> <td>(<%= cliente.telefone_ddd %>) <%= cliente.telefone_numero %></td> <td>(<%= cliente.celular_ddd %>) <%= cliente.celular_numero %></td> <td><%= cliente.endereco %></td> <td><%= cliente.cidade %></td> <td><%= cliente.estado %></td> </tr> <% end %> </tbody>

Eu nao majo muito Ruby on Rails, mas algo do tipo??

<%= javascript_tag  do -%>
  // adicione o codigo para disparar a exception aqui.
<% end -%>

http://api.rubyonrails.org/classes/ActionView/Helpers/JavaScriptHelper.html

//Daniel

Não entendi o que vc quis dizer com “gerar uma exception JavaScript quando o banco de dados não estiver disponível”.

Javascript => Client-side (a menos que esteja usando Node.js)
Ruby e BD => Server-side.

Vc quer detectar via JS se a conexão com o banco tá ok? Se for isso, faz um request ajax e trata a resposta.

Tudo bem @guilherme.thcarlos?

Então, não deu para sacar muito bem o que exatamente você está precisando por aí. Mas ainda assim vou tentar contribuir com meus R$ 0.02.
Você pode usar um tratamento de exceções no seu código Ruby, por exemplo:

[code]begin

codigo sujeito a dar problemas no banco

rescue
@db_error = "deu bizarro no banco"
end
[/code]

Se esse código estiver dentro do seu controller, na view você será capaz de fazer:

[code]<% if @db_error %>

<% else %>

<% end %>[/code]

Agora, essa “solução” é algo bem feio, não recomendo que você vá por esse caminho de jeito maneira ;).
Se você quiser/puder explicar melhor a situação que você tem em mãos por aí, talvez fique mais fácil a gente te dar uma ajuda.

Você quer avisar o usuário caso a sua busca no banco não retorne resultados? Ou você quer avisar ele caso dê realmente um problema no banco?

ps.: estou assumindo que você está tentando resolver um problema de comunicação com o usuário da aplicação porque você citou JavaScript. Se não for bem esse o caso, é só dizer, vamos tentar achar uma solução.