Bom voltando ao que realmente interessa…
A ORACLE comprou 50 empresas em praticamente 50 meses foi um absurdo, na parte de produtos hoje senão me engano a algo em torno de 10.000 produtos comercializados pela Oracle.
Relembrando o caso da BEA;
Da parte que nos interessa Java BEA, hoje o JDeveloper é IDE oficial da Oracle ele está absorvendo tudo você desenvolve fluxos BPEL, programa em Java, trabalha com o framework de SOA AIA, até o final da release 11G da Oracle Fusion Middleware as funcionalidades de ESB que eram usada no Workshop (Eclipse) e as funcionalidades do BPMS também estarão disponiveis no JDeveloper pondo um fim nessa história de multiplas IDES.
O Weblogic é tido como o servidor de aplicações estratégico, ele já está suportando o BPEL PM da Oracle, suporta quase tudo o BPMS, OSB, MEDIATOR, OER, OSR e tudo que vc imaginar, pelo que eu sei só falta o framework AIA estar disponivel, mas ouvi um papo que em 6 meses estará resolvido. Não vi nenhum comentário sobre o Glassfish e nem tenho idéia do que possa acontecer, o importante é que nesse roadmap 11G não haverá nenhuma interferencia no glassfish.
O IAS ou oracle application server está sendo tirado de campo, acho que a vida util desse camarada é algo em torno de 5 anos.
Sobre os portais, Weblogic Portal, Oracle Portal não são portais estratégicos da Oracle o portal estratégico é o Webcenter que assume daqui em diante, os demais teram suporte de 9 anos antes de serem totalmente descontinuados. O ALUI ou antigo plumtree está com o nome de Webcenter Interaction terá suporte de 9 anos e ao termino já era.
Caso SUN:
Solaris, quase certeza o solaris pode assumir como principal parceiro do Oracle RAC principalmente após algumas histórias de brigas entre Redhat e Oracle.
Java, esqueçam Java não será descontinuado, tivemos um produto o Oracle BAM que na versão 10G era feito em c# e foi migrado pra Java, toda a plataforma fusion é desenvolvida em Java ECM, BPMS, BAM, BPEL, JDEVELOPER e sem contar que é propriamente preparada pra suportar Java.
Lembremos do ADF é implementação JSF da Oracle, mas oq andam socando de ADF na gente é bricandeira e lembre do toplink.
MySQL nada ouvi a respeito…
A Oracle levará alguns anos, mas a idéia realmente é montar uma plataforma unica sem overlap de produtos, provavelmente o netbeans irá dançar em breve, mas isso é só achometro.
Quanto ao concorrente o principal mesmo será a microsoft, logo logo nós veremos a Oracle cair matando na computação em nuvens… Sem chance esse é o futuro e pronto.