EUA aprovam compra da Sun Microsystems pela Oracle

Não me entenda mal. Não estou querendo te ofender, mas isso soaria mais como gambiarra. Fazer isso ao invés de fazer de novo em java ou .Net (para durar anos) seria muito feio.

Cobol é legado. A linguagem não sumiu por seu legado completamente amarrado e vasto. Mas está morta, junto com o C (não C++) e o Clipper (OO ou não). Vamos parar com as ilusões. Quanto a Oracle, se ela deixar o java quieto no seu canto ninguém terá problemas. Mas fico curioso para ver até onde ela pode suportar não mexer para benefícios próprios sobre a concorrência. Temos muita sorte da Microsoft não usar java. Senão…
Quando a Sun tornou o java open source achei que a linguagem ganharias 300 implementações de VM. E eu estava errado (pelo menos até agora). Só tem uma e poucos usam (Tem problemas). Talvez a Oracle mantenha o java no seu caminho e apenas agregue. Mas eu não vou dormir tão tranquilo quanto dormia antes.

Curiosamente java agora é voltado para projetistas de novas linguagens para JVM e programadores amadores querendo entrar no mercado?

Mais uma notícia que não vai mudar nada daquilo que já sabíamos, acompanhado daquela velha discussão “bocejante” sobre os rumos do Java… Bom, vou dar uma opinião que está entalada na garganta há algum tempo:

Um profissional da nossa área poderia escolher uma das duas opções: a) buscar se diversificar e aprender novas linguagens e novos ambientes ou; b) se especializar cada vez mais no Java a ponto de saber como funciona internamente o compilador, o Eclipse, a JVM, algum servidor de aplicação ou um grande framework.

Infelizmente, o que vejo nessas discussões “filosóficas” são pessoas que desdenham o generalismo (já que não creem em nada diferente do Java), ao mesmo tempo que mantém-se cômodas do pouco que sabem e aprenderam. Ou seja, não adotam nem a opção a, nem a b. O nome disso é mediocridade.

Discussões sobre o futuro do Java é uma idiotice, vocês deveriam estar preocupados é com o futuro de vocês, independente se será pela linguagem/plataforma Java ou não.

Finalmente a compra foi aprovada.

Só queria que a Oracle continuasse investindo em open source, assim como a Sun fazia, mas creio que isso seja impossível.

Nunca vi tantas pessoas inseguras em um único fórum.
Ao ler os tópicos via muitas pessoas temendo um eminente apocalipse.
Imaginem só se todas essas pessoas contribuissem para o desenvolvimento do JDK!

“A vai morrer, B dominará o mundo”…quanta perca de tempo.
Vamos investir mais em nossas carreiras e deixar previsões de lado.

[]'s

Java ficou tao complexo que pra quem ta comecando leva uma vida pra aprender tudo. Quem ja sabe um pouco pode achar que isso é uma vantagem mas pelo contrario, é por isto mesmo que as empresas estao abandonando.

"

[quote=marcosalex]Por que a Oracle mataria um produto dela? Ainda mais que a grande maioria dos seus outros produtos são feitos em Java, a Oracle seria a principal beneficiada com o sucesso da linguagem, que é declaradamente um dos principais motivos para a compra da empresa.

E a Oracle sempre ajudou vários projetos open source, isso é público.

Quem tem de se preocupar com a fusão são Microsoft, IBMe outros concorrentes, que se beneficiavam da Sun estar descapitalizada.[/quote]

Ninguem acha que ela vai matar a linguagem. Os que estão com receio (eu inclusive), é de que ela faça manobras que possam prejudicar a concorrência. E ninguem vai deixar de programar em java se ela fizer isso e manter seus produtos em java. A linguagem é forte, quase perfeita na minha opnião, mas muita gente se benificia dela sem dar quase nada em troca ao seu criador. Veja a BEA por exemplo que vendeu muito mais App Server que a SUN criadora da linguagem. A SUN sempre foi imparcial quanto ao java. SEmpre fez o melhor pela linguagem. Não consigo ver isso na Oracle. Esse é o único medo. Se acontece, a IBM e outros grandes players de java, vão precisar procurar outra linguagem para não ficar na mão da Oracle e Microsoft. O Futuro só depende dela, e seu passado não é muito digamos “confiavel” como o da SUN. Até hoje me pergunto porque ela criou o TOPLINK ao invés de apoiar o Hibernate. Não conheço detalhes, mas alguem sabe explicar o motivo? É por esse e outros detalhes que ela gera desconfiança. Mas ninguem pode afirmar que é isso que vai acontecer. Eu mesmo fiquei torcendo para não aprovarem a compra para a Google ter mais uma chance. Mas… Paciência. Agora vamos finalmente descobrir os planos da Oracle para o futuro da SUN. Tomara que sejam ótimos.

Java é a interlocutura dessas features languages , entretanto o segmento tecnologico vai atender a novas especificações JRuby é sim uma saída dessa tangente.

[quote]Sua opnião é tendenciosa, e não vai tão longe qto as do que achavem que cobol estava morto.
[]'s[/quote]
Cobol não é pra WEB 2.0, mas os seus requisitos de sistemas podem ser encapsulados pra uma tecnologica de transformação que use uma plataforma para negocios em portais por exemplo.
[/quote]

Uma coisa eu preciso te alertar… quando você morrer, o recibo do seu caixão + enterro ou cremação será impresso em um sistema feito em Clipper ou Cobol…^^

Se você tem conta no Bradesco, Itaú, Sicredi, etc., os sistemas utilizados pelos bancários são feitos em Cobol ou Clipper rodando em cima de um banco de dados Oracle com um framework feito em C para integração, e não é gambiarra não comandante, porque banco a coisa é séria.

Vários outros tipos de software novos ou antigos são feitos em C++, que é uma linguagem híbrida Estruturada + Orientada a Objetos, em quase todos os jogos, simuladores e softwares civis, militares, científicos que você vier a conhecer são feitos em C++ com framework do DirectX, OpenGL, ou construídos com a própria linguagem…

Tem muita gente que trabalha ainda com estas e outras linguagens, vocês podem até chamar de legado, mas nessa crise mundial, sabem quais foram os primeiros projetos a serem trancados? Os que usavam novas tecnologias, por quê? Porque isso que o pessoal chama de legado é o que está produção e mantém até hoje o mundo funcionando…^^

As diretorias de TI hoje se preocupam mais com o Banco de Dados e PL/SQL onde o real código de negócio está sendo armazenado, o resto que vier é só perfumaria de tela e descartável…

Att.

[quote=SilentSierra]Uma coisa eu preciso te alertar… quando você morrer, o recibo do seu caixão + enterro ou cremação será impresso em um sistema feito em Clipper ou Cobol…^^

Se você tem conta no Bradesco, Itaú, Sicredi, etc., os sistemas utilizados pelos bancários são feitos em Cobol ou Clipper rodando em cima de um banco de dados Oracle com um framework feito em C para integração, e não é gambiarra não comandante, porque banco a coisa é séria.

Vários outros tipos de software novos ou antigos são feitos em C++, que é uma linguagem híbrida Estruturada + Orientada a Objetos, em quase todos os jogos, simuladores e softwares civis, militares, científicos que você vier a conhecer são feitos em C++ com framework do DirectX, OpenGL, ou construídos com a própria linguagem…

Tem muita gente que trabalha ainda com estas e outras linguagens, vocês podem até chamar de legado, mas nessa crise mundial, sabem quais foram os primeiros projetos a serem trancados? Os que usavam novas tecnologias, por quê? Porque isso que o pessoal chama de legado é o que está produção e mantém até hoje o mundo funcionando…^^

As diretorias de TI hoje se preocupam mais com o Banco de Dados e PL/SQL onde o real código de negócio está sendo armazenado, o resto que vier é só perfumaria de tela e descartável…

Att.[/quote]

Eu quase concordo com você. Um javeiro tradicional chama qualquer coisa antes do Java de “legado” e qualquer coisa depois do Java de “linguagem de script pouco poderosa”. Quem compartilha da visão “Java Anywhere” se assusta quando se depara com a realidade do “Cobol Anywhere”, “C Anywhere” ou “Javascript Anywhere”. É assim mesmo com quem não toma a pílula vermelha.

Mas discordo quando você diz que “banco é coisa séria”, quando eu fico vinte minutos a mais no caixa do banco, ou quando eu tenho que ir num caixa automático mais longe de minha casa, justamente porque “caiu o sistema”, percebo que a seriedade não é o forte dessas instituições.

O que a crise mundial acarretou foi o corte de novos projetos, onde as linguagens e técnicas mais novas tem mais chance de florescer. Isso significa que a manutenção de projetos antigos ganha destaque, seja usando Cobol, C, ou até mesmo Java (que está longe ser linguagem nova).

Não tanto as diretorias de TI, mas os técnicos de TI se preocupam com banco de dados e PL/SQL por questões meramente acidentais. Dado o fracasso de tecnologias de integração de sistemas, como Corba, EJB e SOAP, os bancos se tornaram o único integrador confiável. Isso não é nem pouco adequado, e é mais o resultado do fracasso das pessoas que fazem software de fazerem produtos de qualidade.

bem não da pra estimar qual sera o impacto disto… bom ou ruim… pois nem sempre é ruim… quando a adobe comprou a macromedia por exemplo isto foi algo bom…

[quote=mochuara][quote=Felagund]
E concordo com o Thingol, pra mim, java vai se tornar um ambiente futuramente, uma plataforma, e deixar de ser uma linguagem, vai ser digamos, como disse o Taborda, o novo C, e assim sendo ele nunca vai morrer.[/quote]

Quantas pessoas vc conhece que programam em C hoje em dia? Só por curiosidade…[/quote]

Eu programo em C ainda hoje em dia.
E aqui você vai var mais um monte de gente que também programa em C: http://www.allegro.cc
Também posso citar o ViniGodoy aqui do GUJ.

+1 (embora use principalmente C++, não C puro).

Olha, desenvolvo em Delphi e C++ e estou bem, a maioria dos colegas tiram o sarro, nossa, você ainda está nisso? Como não busco colocação para ser empregado, resolvi investir em um produto próprio e tem dado bons resultados, o fato de usar tendências não significa que é a solução para todos os problemas, larguei mão de sair correndo por toda novidade que aparece, o marketing é incrível, ele faz as pessoas mudarem rapidamente de posição, no início da febre .net e java e ainda a gente lê sobre salários e ganhos acima da média, dizendo que essa turma é a mais bem remunerada, não sei se isto é mais um marketing, o que estou a ver é os salários começarem a estacionar pela grande massa de developer Java e .NET que está surgindo, o pessoal mais tradicional que resolveu investir em tecnologias que não são tão faladas hoje, mas não tão defasadas como muitos pensam, estão bem, conheço coboleiro ganhando mais que developer Java ou .NET, e por aí vai, mas o certo pra quem pula de galho em galho a cada tendência o certo é correr atrás disso, pois é onde tem os empregos pra quem quer ser empregado.

Não há mais muita novidade, como o proprio simbolo do Java o café, é tão simples hoje tomar um café na esquina e o mesmo é achar um developer Java, claro que os bons não se acham por aí, esses são raros e são eles que escolhem onde querem trabalhar, você é um desses? Jugar Cobol, C linguagens mortas é ignorar o que usamos hoje, como está tudo mastigado, os developers de hoje são meros montadores de lego e seguidos de padrões, os tradicionais continuam aí desenvolvendo facilidades para quem gosta de lego.

Falowz.

Knowledge.

[quote=knowledgebr]Olha, desenvolvo em Delphi e C++ e estou bem, a maioria dos colegas tiram o sarro, nossa, você ainda está nisso? Como não busco colocação para ser empregado, resolvi investir em um produto próprio e tem dado bons resultados, o fato de usar tendências não significa que é a solução para todos os problemas, larguei mão de sair correndo por toda novidade que aparece, o marketing é incrível, ele faz as pessoas mudarem rapidamente de posição, no início da febre .net e java e ainda a gente lê sobre salários e ganhos acima da média, dizendo que essa turma é a mais bem remunerada, não sei se isto é mais um marketing, o que estou a ver é os salários começarem a estacionar pela grande massa de developer Java e .NET que está surgindo, o pessoal mais tradicional que resolveu investir em tecnologias que não são tão faladas hoje, mas não tão defasadas como muitos pensam, estão bem, conheço coboleiro ganhando mais que developer Java ou .NET, e por aí vai, mas o certo pra quem pula de galho em galho a cada tendência o certo é correr atrás disso, pois é onde tem os empregos pra quem quer ser empregado.

Não há mais muita novidade, como o próprio simbolo do Java o café, é tão simples hoje tomar um café na esquina e o mesmo é achar um developer Java, claro que os bons não se acham por aí, esses são raros e são eles que escolhem onde querem trabalhar, você é um desses? Jugar Cobol, C linguagens mortas é ignorar o que usamos hoje, como está tudo mastigado, os developers de hoje são meros montadores de lego e seguidos de padrões, os tradicionais continuam aí desenvolvendo facilidades para quem gosta de lego.

Falowz.

Knowledge.[/quote]

Vc está equivocado. Essas linguagens que você chama de moda surgiram por necessidade. As novidades que você vê o pessoal correndo atrás são coisas que simplificam a complexabilidade do ambiente Web, coisa que as linguagens mais antigas não tem por não trabalharem com Web. E o principal objetivo do uso dessas novidades é focar no código para o negócio e não ficar perdendo tempo com ambiente que é uma realidade e não da para fugir. Eu considero linguagens mortas as que não evoluem mais. Legado não é algo novo, é continuação de algo velho. Assembler ta aí até hoje, e um dia já foi a linguagem mais usada no mundo. Programador Cobol sempre vai existir. Mesmo quando todos os cinquentões morrerem, as empresas vão ter que pagar curso para jovens de 20 anos, fora o incentivo em $$ para que este jovem deixe de usar as novidades. Tudo isso porque é inviável trocar o legado, é projeto para anos, sai mais barato e é muito mais seguro, continuar com ele. Não entendo o que você quis dizer com “…facilidades para quem gosta de lego…”. Eu gostava de lego quando era criança, mas sem sombra de duvida era muito mais simples do que java, .Net e até PHP. E não me lembro de nenhum framework Cobol para java.

[quote=victorwss][quote=mochuara][quote=Felagund]
E concordo com o Thingol, pra mim, java vai se tornar um ambiente futuramente, uma plataforma, e deixar de ser uma linguagem, vai ser digamos, como disse o Taborda, o novo C, e assim sendo ele nunca vai morrer.[/quote]

Quantas pessoas vc conhece que programam em C hoje em dia? Só por curiosidade…[/quote]

Eu programo em C ainda hoje em dia.
E aqui você vai var mais um monte de gente que também programa em C: http://www.allegro.cc
Também posso citar o ViniGodoy aqui do GUJ.[/quote]

C não é suportada por uma grande empresa. Eu estava me referindo ao posto do Marcio Duran que disse que Java é o novo C. Mas manda ele falar isso pra Oracle, ela não ia gostar da idéia.

Hoje, comparado com Java, C está morto. Claro que estou comparado numero de usuários, não os méritos da linguagem.

O pessoal que acha que o Java é muito complexo, na verdade o Java possui um framework muito extenso, eu aprendi a linguagem em poucas horas, li uns PDFs sobre Hibernate, Struts, Swing, AWT já tive uma noção, em algumas semana já estava trabalhando, leva-se pelo menos 10.000 horas em cima de alguma coisa pra ficar realmente bom, não importa qual a linguagem, um dos pré-requisitos pra ser desenvolvedor é ser autodidata, se você não é capaz de aprender novos paradigmas, linguagens, frameworks, IDE, você não está apto para o trabalho…

Assim como Java, existe o .Net, a vantagem de trabalhar com .Net hoje é maior do que a de trabalhar com Java, visto que um framework apenas supri 3 linguagens distintas VB, C# e C++ em apenas uma IDE (Visual Studio), além de vir com editor pra CSS, JavaScript, AJAX, X/HTML, ASP, SQL Server, entre outras bugingangas mais da Microsoft…

O xHabour é a continuação do Clipper, é um projeto OpenSource com comunidade ativa criando APIs, IDEs, frameworks diversos com usuários em todo o canto do mundo, todas as linguagens tem comunidades que participam e desenvolvem, você que foi ainda não percebeu que o mundo não gira em torno do Java, gira em torno de várias outras linguagens, o mundo já existia antes do Java e vai continuar existindo com ou sem ele, em vez de se preocupar com essas coisas, vai pesquisar e experimentar outras linguagens…

@SilentSierra, faz um favor pra nóis.Bota isso pra rodar no Browser pra eu não precisar fazer download. Valew.

Mandei no seu e-mail o ActiveX… checa lá! :wink:

"

[quote=marcosalex][quote=SilentSierra]
Assim como Java, existe o .Net, a vantagem de trabalhar com .Net hoje é maior do que a de trabalhar com Java, visto que um framework apenas supri 3 linguagens distintas VB, C# e C++ em apenas uma IDE (Visual Studio), além de vir com editor pra CSS, JavaScript, AJAX, X/HTML, ASP, SQL Server, entre outras bugingangas mais da Microsoft…
[/quote]

Ué, o Eclipse e o Netbeans tem suporte a muito mais de 3 linguagens distintas em uma mesma IDE. Aliás, o RAD Studio da Embarcadero (ex Borland) também. Aliás, uma pensa de outras IDEs também.
[/quote]

Framework é a biblioteca de componentes, quando digo que o .Net permite trabalhar com 3 linguagens, é que você pode usar os mesmos componente, da mesma forma… e IDE é o ambiente de desenvolvimento.

Exemplo retirado do Help (muito bem organizado por sinal) do Visual Studio, com o componente “System.Windows.Forms” e como pode ser usado:

Visual Basic

[code]Public Sub CreateMyForm()
’ Create a new instance of the form.
Dim form1 As New Form()
’ Create two buttons to use as the accept and cancel buttons.
Dim button1 As New Button()
Dim button2 As New Button()

' Set the text of button1 to "OK".
button1.Text = "OK"
' Set the position of the button on the form.
button1.Location = New Point(10, 10)
' Set the text of button2 to "Cancel".
button2.Text = "Cancel"
' Set the position of the button based on the location of button1.
button2.Location = _
   New Point(button1.Left, button1.Height + button1.Top + 10)
' Set the caption bar text of the form.   
form1.Text = "My Dialog Box"
' Display a help button on the form.
form1.HelpButton = True

' Define the border style of the form to a dialog box.
form1.FormBorderStyle = FormBorderStyle.FixedDialog
' Set the MaximizeBox to false to remove the maximize box.
form1.MaximizeBox = False
' Set the MinimizeBox to false to remove the minimize box.
form1.MinimizeBox = False
' Set the accept button of the form to button1.
form1.AcceptButton = button1
' Set the cancel button of the form to button2.
form1.CancelButton = button2
' Set the start position of the form to the center of the screen.
form1.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen

' Add button1 to the form.
form1.Controls.Add(button1)
' Add button2 to the form.
form1.Controls.Add(button2)

' Display the form as a modal dialog box.
form1.ShowDialog()

End Sub[/code]

C#

[code]public void CreateMyForm()
{
// Create a new instance of the form.
Form form1 = new Form();
// Create two buttons to use as the accept and cancel buttons.
Button button1 = new Button ();
Button button2 = new Button ();

// Set the text of button1 to “OK”.
button1.Text = “OK”;
// Set the position of the button on the form.
button1.Location = new Point (10, 10);
// Set the text of button2 to “Cancel”.
button2.Text = “Cancel”;
// Set the position of the button based on the location of button1.
button2.Location
= new Point (button1.Left, button1.Height + button1.Top + 10);
// Set the caption bar text of the form.
form1.Text = “My Dialog Box”;
// Display a help button on the form.
form1.HelpButton = true;

// Define the border style of the form to a dialog box.
form1.FormBorderStyle = FormBorderStyle.FixedDialog;
// Set the MaximizeBox to false to remove the maximize box.
form1.MaximizeBox = false;
// Set the MinimizeBox to false to remove the minimize box.
form1.MinimizeBox = false;
// Set the accept button of the form to button1.
form1.AcceptButton = button1;
// Set the cancel button of the form to button2.
form1.CancelButton = button2;
// Set the start position of the form to the center of the screen.
form1.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;

// Add button1 to the form.
form1.Controls.Add(button1);
// Add button2 to the form.
form1.Controls.Add(button2);

// Display the form as a modal dialog box.
form1.ShowDialog();
}[/code]

C++

[code]public:
void CreateMyForm()
{
Form^ form1 = gcnew Form;
Button^ button1 = gcnew Button;
Button^ button2 = gcnew Button;

// Set the text of button1 to "OK".
  button1->Text = "OK";
  button1->Location = Point(10,10);
  // Set the text of button2 to "Cancel".
  button2->Text = "Cancel";
  button2->Location =
     Point( button1->Left, button1->Height + button1->Top + 10 );
  form1->Text = "My Dialog Box";
  form1->HelpButton = true;

form1->FormBorderStyle = ::FormBorderStyle::FixedDialog;
  form1->MaximizeBox = false;      
  form1->MinimizeBox = false;
  form1->AcceptButton = button1;
  form1->CancelButton = button2;
  form1->StartPosition = FormStartPosition::CenterScreen;

form1->Controls->Add( button1 );
  form1->Controls->Add( button2 );
  form1->ShowDialog();

}[/code]

J#, uma versão Java da Microsoft…

[code]public void CreateMyForm()
{
Form form1 = new Form();

Button button1 = new Button();
Button button2 = new Button();

// Set the text of button1 to "OK".
button1.set_Text("OK");

button1.set_Location(new Point(10, 10));

// Set the text of button2 to "Cancel".
button2.set_Text("Cancel");

button2.set_Location(new Point(button1.get_Left(), 
    button1.get_Height() + button1.get_Top() + 10));

form1.set_Text("My Dialog Box");

form1.set_HelpButton(true);

form1.set_FormBorderStyle(get_FormBorderStyle().FixedDialog);

form1.set_MaximizeBox(false);

form1.set_MinimizeBox(false);

form1.set_AcceptButton(button1);

form1.set_CancelButton(button2);

form1.set_StartPosition(FormStartPosition.CenterScreen);

form1.get_Controls().Add(button1);

form1.get_Controls().Add(button2);

form1.ShowDialog();

} //CreateMyForm[/code]