Pouquíssimo dinheiro, sensação inferioridade e MUITO SUOR!
São algumas das diversas características que passam pela cabeça de qualquer um que houve a palavra ESTAGIÁRIO. Mesmo mediante a tantos “beneficios”, estagiário em programação Java é uma realidade distante. O que tenho notado é que, mesmo depois de investimentos (treinamentos, faculdade cursando) ESTÁ DIFICIL ENCONTRAR UMA VAGA DE ESTÁGIO EM PROGRAMAÇÃO JAVA.
Notei ainda que a experiência é VITAL para que um “estagiário” consiga um emprego nessa área; contraditório? Talvez. Em partes é aceitável essa cobrança, afinal, muitos FANFARRÕES que não sabem absolutamente NADA de Java DISPARAM currículos a “torto e a direita” e quando vão fazer o TESTE na empresa, dão a sensação para os selecionadores de TEMPO, DINHEIRO E SALÍVA PERDIDA.
Isso explica uma parcela.
Outro fator notável é que softwares em empresas SÉRIAS são tratados com “PROFISSIONAIS EXPERIENTES” (as vezes “mercenários” -como em td lugar infelismente- que largam o projeto por R$2,00 a mais por hora), onde o prazo de entrega é curto e os riscos são grandes e muita coisa está em jogo( sobretudo o cliente rs )… ISSO DIFICULTA MUITO PARA O POBRE DO ESTAGIÁRIO RS.
Sendo assim, nem documentação sobra para nós rs nem relatórios em db utilizando as meras DML’s… um “loopzinho” então SÓ EM SONHO rs ou seja, atividades correspondentes a um estagiário NÃO INTERESSAM.
O que manda é Hibernate, Spring, JSF, MVC, Design Patterns, Oracle, RichFaces, Rational Rose… … … … de 1 a 3 anos de experiência.
Queria saber de VOCÊ PROFISSIONAL JAVA que trabalha em uma empresa séria:
“POR QUE É TÃO DIFÍCIL ESTÁGIO EM PROGRAMAÇÃO JAVA?”
E POR FAVOR VC QUE É UM “FANFARRÃO” CITADO ACIMA, NÃO POSTE AQUI! TORNARÁ ESSE TÓPICO ÚTIL PARA AQUELE QUE LER.
Java é uma linguagem séria, a curva de aprendizado é muito difícil (qdo se faz direito é claro, usando OO, usando patterns, etc).
estagiários geralmente não possuem conhecimento, e isso prejudicaria um projeto em andamento, pois até ele aprender o básico, o barco ja afundou.
Eu fui estagiário java um dia, só que vive algo bem direferente, tive a oportunidade de ler um livro inteiro de java no estágio, o Use a cabeça Java e depois tive uma programador que me ensinou o básico de desenvolvimento web.
Depois, pernas pra que te quero.
Só que meu cenário foi incomum.
Não vejo mais essas oportunidade hoje.
Hoje, a quem sabe e acabou. ou quem sabe aprender a saber.
Aqui na empresa onde trabalho, começei como estagiário sim.
E em duas novas contratações de estagiários não era o problema de que a empresa está cobrando muitos conhecimentos e o valor da bolsa não é dos mais baixos, bem acima dos outros aqui da região, e o que acontece, praticamente ninguem que que veio fazer o teste conseguiu sequer terminar. E o teste não tem nada demais: implementar uma interface e realizar a persistencia com JDBC.
Existe sim exploração por parte de muitas empresas que querem um profissional completo por nada de $$$ pro estagiário, mas também falta um pouco de força de vontade de quem quer trabalhar nessa área.
Eu sofri muito até arrumar uma oportunidade na área de java,
Começei a aprender java na facudade, gostei bastante e ai fui fazer um curso na Caelum em outubro do ano passado,
Só agora eu consegui um emprego com java, eu ia em entrevistas para java e concorria com pessoas com 1 ano de experiência, assim é muito difícil né.
Mas continuei estudando, tentando aprender e aplicar novos conceitos, aproveitando ao máximo o que era passado na facudade.
Na minha opinião o problema é que as pessoas aprendem o básico de java e de OO e acha que é suficiente para procurar emprego, mas isso não é verdade, o mercado exige que você programe nos padrões da linguagem, que você saiba o mínimo de java para web, que você seja dinâmico e aprenda facilmente sobre as constantes novidades da tecnologia,
Outro ponto, eu só vejo java para projetos grandes, webservices para multi nacionais, é muito difícil para os recrutadores selecionar alguém com o conhecimento superficial.
Para trabalhar ou estagiar com java é muito importante saber o mínimo de engenharia de software, SOA, RUP, algumas vezes XP ou SCRUM, UML entre outros.
Procure o programa de estágios da sua faculdade. Não fique tão apegado assim a uma linguagem, você ganhará experiência em diversas outras coisas, mesmo que não trabalhe com Java (banco de dados, ambiente empresarial, web, etc).
Fuja de empresas que pedem um funcionário de baixo-custo e chamam isso de “estagiário”. Se uma empresa quer alguém com tanta experiência assim, é porque ela não quer um estagiário.
[quote=ricardo.narezi]Java é uma linguagem séria, a curva de aprendizado é muito difícil (qdo se faz direito é claro, usando OO, usando patterns, etc).
estagiários geralmente não possuem conhecimento, e isso prejudicaria um projeto em andamento, pois até ele aprender o básico, o barco ja afundou.
Eu fui estagiário java um dia, só que vive algo bem direferente, tive a oportunidade de ler um livro inteiro de java no estágio, o Use a cabeça Java e depois tive uma programador que me ensinou o básico de desenvolvimento web.
Depois, pernas pra que te quero.
Só que meu cenário foi incomum.
Não vejo mais essas oportunidade hoje.
Hoje, a quem sabe e acabou. ou quem sabe aprender a saber.[/quote]
Tive uma experiência bem parecida, não exigia conhecimento, apenas lógica de programação e eles deram todo o treinamento!!!
Eu tenho visto bastante vagas para Java Jr. e estágio em Java. Mas isso não acontece só em Java não, já oportunidade pagando R$ 1k e pedia, java, asp, php, redes e que sabia fazer café!
Depois disso tive que ficar pingando de projeto em projeto para poder conseguir experiência e me colocar com uma maior facilidade no mercado.
Minha namorada quer que eu vá para o ABAP, conversando com um colega que trabalha com isso, ele me disse que a maior dificuldade quem faz a academia de abap é esperar que vai ter o retorno da academia logo em seguida, o que não ocorre pela falta de experiência, ou seja, o cenário não é só com java não!!!
Uma boa oportunidade são os CPDs das faculdades, aonde rola uns projetos e com bolsa! O caminho é longo, até para quem é mais experiente tem dificuldades de se realocar.
A maioria das oportunidades que vejo de java atualmente é para manutenção, e requer uma experiência em refactoring.
A outra parte das oportunidades são para projetos complexos ou extremamente atrasados.
A maioria dos estagiários não estão prontos para isto, eles precisam de atenção e acompanhamento.
Mas como vimos nas respostas acima existem empresas que preferem formar os profissionais, basta você não desistir e continuar procurando, um dia vc encontrará.
Também passei por isto e para sair desta tive que estudar com foco no mercado (frameworks que mais visualizava nas oportunidades), foi uma solução que encontrei.
Recomendo você se aventurar em projetos oppen source tb, é uma boa.
[quote=ViniGodoy]Procure o programa de estágios da sua faculdade. Não fique tão apegado assim a uma linguagem, você ganhará experiência em diversas outras coisas, mesmo que não trabalhe com Java (banco de dados, ambiente empresarial, web, etc).
Fuja de empresas que pedem um funcionário de baixo-custo e chamam isso de “estagiário”. Se uma empresa quer alguém com tanta experiência assim, é porque ela não quer um estagiário.[/quote]
Concordo!
Muitas empresas só procuram novos profissionais no mercado quando o “bicho tá pegando”, e para não impactar o custo do projeto querem um profissional que seja barato e que tenha a experiência necessária.
É difícil encontrar, mas existem empresas que dão oportunidade. Eu tive esta sorte um dia. A empresa onde trabalhei a primeira vez com Java me deu o maior apoio, teve paciência para que eu aprendesse, comprou livros.
Acredite, nestes casos o problema não é com o estagiário, e sim com as empresas.
A idéia de participar de programas de estágio na faculdade (mesmo que não remunerados) pode valer a pena por algum tempo.
Eu já fui estagiário e sei como é dificil achar o seu primeiro estágio.
Como disse o nosso colega de forum acima, não se apegue a empresas que querem contratar estagiaros com bastante exp, pois eles não procuram estagiarios…
Bom no meu primeiro estágio de programação eu fiquei 5 meses em treinamento junto com mais 35 estagiarios, era no Banrisul (Banco do estado do Rio Grande do Sul).
Foi uma ótima oportunidade, pois eles davam treinamento, exigiam 2 anos de estágio e depois tercerizavam os melhores. Lá aprendi tudo da plataforma Microsoft, Oracle,DB2, tecnicas, padrões e o mais importante de tudo foi que eu aprendi a ser autodidata(self-teaching). E com isso eu fui estudando Java sozinho e pela faculdade. Hoje dou suporte tanto para JavaWeb como .NET e sou muito valorizado no meu emprego.
Bom isso teve meio que teve nada a ver com o topico, mas, se você é estagiário hoje e não te passam serviços mais complexos para você, então, faça por você mesmo, abre o eclipse, estude, faça testes, invente, tentativa e erro, faça alguma ferramenta para ajudar a empresa em alguma coisa, se mexa… Bom isso era o que meu chefe sempre me falo e isso da muito certo.
E para você que ainda não consegui nenhum projeto em java, faça o mesmo em casa, pesquise nos foruns, não tenha medo de perguntar nada por aqui, procure o conhecimento e vá com confiança de seu potencial para as entrevista que certamente o sucesso vai estar a sua espera.
E outra the english is very important! (inglixi is véri importanti!) o.0 hehehe ja to até viajando aqui
Grande parte das empresas querem um “estagiário com experiência na função”, algumas chegam ao cúmulo de exigir 3 anos de experiência. Um estagiário está na empresa para aprender e vivenciar o dia a dia da área de atuação escolhida na graduação.
A situação citada nesse forum é simplesmente lamentável. Estou passando por isso também. Não consigo nenhum estágio porque não tenho experiência e não consigo experiência porque não tenho estágio. Engraçado não?
Termino a facu este ano e estou totalmente desanimado no que se refere a arranjar alguma oportunidade na área. Mesmo estudando (estou estudando bastante, inclusive para scjp) parece que não vai servir para muita coisa o grande conhecimento que adquiri estudando sozinho.
Acho que vou usar programação somente como hobbie. Já pensou a situação:
…
o que você faz pra relaxar?
eu? ah, eu programo em Java e de vez em quando C ou C++ :roll:
Sei lá, mas acho que desencanei já e vou partir pra outra coisa porque ficar recebendo porta na cara por falta de experiência é sacanagem com quem está procurando estágio.
Acho que essa nova lei sobre estágios fechou bastante portas para estagiários. As empresas preferem pagar um Programador Jr do que um estagiário.
Como já falaram, como é estágio, vc não deveria focar em uma linguagem em especifico. Meu primeiro estágio foi pra programar com Delphi. Se você
sabe bem algoritmos, como estagiário conseguirá se virar em qlq linguagem.
Se vc tiver em São Paulo ou região metropolitana, procure o programa de estágio de grandes empresas: Accenture, Tata, EDS, IBM etc Normalmente eles
tem processos seletivos pra contratar estagiários de lote(mais de 20 de uma vez). E só é exigido conhecimentos de lógica, a linguagem que você for trabalhar
eles normalmente ensinam.
Eu também sofri para arrumar estágio, já sabia Struts, Hibernate, Javascript e PHP pq tinha aprendido por conta própria mas ninguém respondia os emails que mandava pras vagas. Fazia entrevista/teste e nem davam respostas. O tempo ja tava acabando porque ia me formar e precisava do estágio, ai um amigo me recomendou numa empresa que ele trabalhava e entrei la.
Acho que esse é o jeito mais fácil pra entrar em algum lugar aqui no Brasil, ter alguém que indique você é mais importante que sua competência. Fala com algum amigo seu que já está empregado e pede pra ele perguntar na empresa se tem vaga pra estagiário. Enquanto isso você pergunta pra ele que tecnologias utilizam lá ai já vai estudando pra caso apliquem algum teste
[quote=victorcosta]Eu também sofri para arrumar estágio, já sabia Struts, Hibernate, Javascript e PHP pq tinha aprendido por conta própria mas ninguém respondia os emails que mandava pras vagas. Fazia entrevista/teste e nem davam respostas. O tempo ja tava acabando porque ia me formar e precisava do estágio, ai um amigo me recomendou numa empresa que ele trabalhava e entrei la.
Acho que esse é o jeito mais fácil pra entrar em algum lugar aqui no Brasil, ter alguém que indique você é mais importante que sua competência. Fala com algum amigo seu que já está empregado e pede pra ele perguntar na empresa se tem vaga pra estagiário. Enquanto isso você pergunta pra ele que tecnologias utilizam lá ai já vai estudando pra caso apliquem algum teste[/quote]
concordo plenamente… estão exigindo muito de estagiarios e de programadores jr também… nesse caso de quem esta começando, o que tem mais mesmo é empresa querendo explorar…
eu sou jr, a pouco tempo atras eu estava procurando emprego e, to pra te falar que pelo menos 70% das vagas que eu corria atras, acabava percebendo que tinha certos absurdos no meio (normalmente salario absurdo, as vezes requisitos absurdos como comentado aqui, ja chegou a acontecer de clausulas contratuais absurdas também…)
o mercado me pareceu melhor mesmo pra quem é pelno… a maioria das vagas que via era para pleno, especialmente em certas coisas mais especificas, como websphere por exemplo…
O estágio ainda é um recurso para contratar mão de obra barata e depois de 6 meses descartar. Isto é o que grande parte das empresas pensam (e também fazem).
Eu tbm penei pra arrumar meu primeiro emprego na área de programaçao.
Passei 4 anos na faculdade vendo meus colegas conseguir vagas de estágio, e eu trabalhando em outra área.
Mas persisti, comecei a aprender oq eu realmente gostava, “inventava” projetos, e aos poucos is recheando meu CV com meus “projetos”.
Desenvolvi um sistema básico pra minha mãe, pro meu vô e pra minha tia. E claro, procurei destacar isso no CV.
Qdo menos esperei, mesmo depois de terminar a faculdade (cerca de 5 meses depois), consegui um emprego com Java. Mas não é estágio.
Sugiro que vc continue estudando e sempre.
[quote=ricardo.narezi]Java é uma linguagem séria, a curva de aprendizado é muito difícil (qdo se faz direito é claro, usando OO, usando patterns, etc).
[/quote]
O projeto não afunda porque o estagiário está aprendendo. Se afunda, é porque as pessoas “experientes”, da gerência (e especialmente da gerência) aos analistas estão conduzindo o processo de forma errada.
E essa “falta de tempo” que impede o treinamento é só mais um reflexo do nível de insanidade (eu queria mesmo é falar nível de prostituição) que tomou conta do mercado de TI.
Empresas com grandes projetos não dão chances a estagiários, quando querem contratar uma pessoa com menos xp contratam um recém formado...Quando aparece vagas para estágio(aquelas que vem do iel,ciee,...)são para empresas pequenas que querem te explorar.
Consegui uma vaga de estágio para trabalhar com java web e sql, porém no primeiro dia que fui, encontrei a empresa com as portas fechadas, fiquei esperando sentado no chão duas horas(nem lugar pra sentar não tinha),e antes ainda tive que aguentar ficar 2:30hrs dentro de um ônibus...Resumo: Fui embora depois de tanto esperar, peguei meu contrato entreguei no ciee, e liguei na empresa avisando que tinha desistido, (preferi ficar no meu estágio atual), e agora meu cadastro está bloqueado no CIEE^^^para ajudar a ficar mais dificil arranjar estágio...
E a xp tão exigida estou conseguindo fazendo "projetos pessoais" e com o TCC, não estou tão pessimista com relação ao mercado, o segredo é não ficar preso apenas ao Java.