Estágio em Java. POR QUE É TÃO DIFÍCIL?

Eu diria que foi um “cenário absolutamente extinto”

Que bom cara! Fico feliz pelo seu sucesso!
Mais conte-nos, além de “continuar aprendendo os conceitos”, como conseguiu essa vaga?
Como foi seu teste? A empresa deu um suporte para seu aprendizado?

Legal… e o que vc sugere? De algum lugar parte a vida profissional de um programador!!

Para “trabalhar” ou “estagiar”? SOA, RUP e SCRUM??? Não fazia idéia que “ESTAGIÁRIO” precisava
conhecer “Engenharia de software”!!

Não encontrei onde se encaixa sua opinião!

Então cara, infelismente é o que nos resta; isso “quando” resta!

Então meu velho… tem sim E MUITAS!! Mais como citei acima, os requisitos são absurdos (são de
um profissional, talvez com a premissa de ter um estagiário tão competente quanto), e quando
contratam esses “estagiários” eles já tem experiência, como nosso colega acima tb citou =D

hahaha essa é a palavra “experiência”… contraditório? Talvez. =D

É uma das razões que mantém meu combustível rs

Bacana… gostei das suas dicas! Eu fiz um minúsculo programinha (para uma igreja) que cadastra membros,
e imprime cartões de membros, com admin e tals (ficou bacana) mas não cobrei nada, aprendi muito com ele.

Isso não é uma empresaa! Foi uma mãe que te pegou no colo!! Nasceu pra lua hein meu querido? rrs

De fato!!

É meu caro…caso contrário é melhor o individuo buscar outra profissão rs

PERFEITO!

Contraditório? Talvez.

Incrível. Isso já passa pela minha cabeça! MUITO PERTINENTE SEU POST MEU VELHO! FICAREI DAQUI
TORCENDO PARA QUE ESTIMAS SEJAM MELHORES PRA TI E QUE TUDO DÊ CERTO!

Claro que ajuda meu velho! Então… só falta eu mandar currículo para a EDS =D
Mandei para o penúltimo processo da CPM e recebi uma msg dizendo:
“Sua habilidades não competem com o desejado” kkkkkkkkkk
Dei muita risada quando li o e-mail… “coisas de estagiário”!!

QI… sempre o QI… mais NEM TODOS O TÊM =D

Ta incluso nos “requisitos de experiência” tb… e quando não estão geralmente é pra fazer algo
completamente LONGE DE CÓDIGOS =D

Boa cara! Parabéns mesmo!

Boaa garota! rs
Quais foram seus problemas com estágio? Conta aí pra galera!!!

Como vc mesmo disse, desses canais só surgem BOMBAS rs

Queria agradecer a todos!! Compartilhar opiniões, dicas e dificuldades que cada um teve como estagiário
é de grande valia a todos “nós”. :thumbup:

[]'s

[quote=J-Chist][quote=ricardo.narezi]Java é uma linguagem séria, a curva de aprendizado é muito difícil (qdo se faz direito é claro, usando OO, usando patterns, etc).
estagiários geralmente não possuem conhecimento, e isso prejudicaria um projeto em andamento, pois até ele aprender o básico, o barco ja afundou.
[/quote]

O projeto não afunda porque o estagiário está aprendendo. Se afunda, é porque as pessoas “experientes”, da gerência (e especialmente da gerência) aos analistas estão conduzindo o processo de forma errada.

E essa “falta de tempo” que impede o treinamento é só mais um reflexo do nível de insanidade (eu queria mesmo é falar nível de prostituição) que tomou conta do mercado de TI. [/quote]

concordo em genero numero e grau…

neerick de onde você é?

aqui em sp ainda tem algumas pessoas que acabam por contratar alguém pra aprender, sem experiencia mesmo, as vezes mesmo sem muito conhecimento… eu tive a sorte grande de encontrar um lugar assim a 2 anos atras…

Nenhum…Aliás, eu nunca fui estagiária. Comecei como trainee em uma empresa de pequeno porte. A gerência era insana, preparava o cronograma com o sangue dos desenvolvedores (na verdade eles tinha um problema crônico de não entender nada de gerenciamento, nem de TI, nem de Administração, nem de coisa nenhuma :lol: ). Mas os membros da equipe de desenvolvimento nunca tiveram qualquer problema em sentar do meu lado e falar “Esse pattern a gente usa pra isso”, “Aquele framework tem essa aplicação”, “Trouxe esse livro pra você, estude o capítulo tal e depois me chama pra tirar suas dúvidas”, mesmo nos momentos mais bizarros do projeto.

A empresa ainda estava construindo sua identidade, mas os profissionais experientes sabem que ninguém nasce analista pleno, e que é engrandecedor compartilhar conhecimento, além de ser importante para a própria equipe formar profissionais, pois o analista pleno só vai poder subir de cargo se a equipe que ele deixa atrás de si tem competência para segurar a onda.

1 curtida

acredito eu que e por causa da nova lei de estagios… antes quando tal lei não existia havia poucos beneficios ao mesmo e ainda carga horaria reduzida de se não me engano 30 hras semanais… dai para as empresas não e mais lucrativo pegar estagiarios… pois terão um custo semelhante a um funcionario…

[quote]
victorcosta

Acho que esse é o jeito mais fácil pra entrar em algum lugar aqui no Brasil, ter alguém que indique você é mais importante que sua competência. Fala com algum amigo seu que já está empregado e pede pra ele perguntar na empresa se tem vaga pra estagiário. Enquanto isso você pergunta pra ele que tecnologias utilizam lá ai já vai estudando pra caso apliquem algum teste [/quote]

Exatamente victorcosta!!! Esta é a maneira mais fácil de arranjar alguma oportunidade. Obviamente ter conhecimento ajuda muito, mas o QI ainda é o fator principal se você quer arranjar emprego ou estágio. Detalhe: as vezes até o conhecimento não é tão necessário e o QI é que manda mesmo.

Infelizmente.

Aquele tipo de lei que dá “benefícios” para alguns (geralmente trabalhadores de grandes empresas), mas ferram com a maioria (já que a maior parte dos empregos estão na pequena empresa).

Como eu falei, se quer um estágio decente:
a) Não procure somente em Java;
b) Procure o núcleo de empregabilidade da sua faculdade;
c) Fique atento as chamadas das empresas grandes.

Para se ter uma idéia, as entrevistas de estagiários da Siemens foram anunciadas nas principais faculdades daqui, mas o número de candidatos dificilmente ultrapassava 10. E lá o estagiário recebia treinamento, fazia pair programming com a gente e tinha altas chances de contratação (não posso dizer hoje pq estou há alguns meses fora de lá).

Concordo e acrescento: fuja do desenvolvimento e fuja das consultorias de três letrinhas. Bom mesmo é trabalhar com TI em empresas em que a Informática é um meio e não atividade-fim. Empresas grandes (e até empresas enormes) possuem excelentes programas de estágio, que visam a realmente formar os profissionais que conduzirão o futuro dessa empresa. Aí em SP você tem a Johnson & Johnson, a Serasa, e mais uma centena de multinacionais loucas para “criar” universitários de talento. Depois de um programa desses, se você não for efetivado, tem tudo pra conseguir uma vaga de trainee e em 2 anos ser diretor na empresa.

Cara sou de SP mesmo…será que consigo ter essa sorte tb? rs

Não sei o que é mais complicado… se é a empresa contratar um estagiário com conhecimentos na linguagem, OU SEM? O que vcs acham??

Já está dificl conseguir um estágio em Java(minha única ferramenta no momento) que “conheço” quanto mais em outra linguagem.
Assim como eu, diversas pessoas começam com uma ferramenta para depois de experiência e conhecimento partir para outras e agregar o que aprendeu a nova(programar).

ViniGodoy…acha mesmo que empresas que não contratam com “conhecimentos” contratariam “sem conhecimentos”??
Outra coisa… creio que vc tenha visto um tópico dizendo:
"AJUDEM EU A SER UM PROGRAMADOR EM JAVA IGUAL SOU NO DELPHI HOJE POIS TA DIFICIL "
O cara é um profissional em Delphi e Clipper e demorou uma semana para instalar o Eclipse, e pediu ajuda para fazer um form em que aparece “Olá mundo”…
Se pra um profissional já é muito dificil, acha que empresas contratariam UM ESTAGIÁRIO SEM CONHECIMENTO NA FERRAMENTA???

Para pessoas como eu, Java é a única opção, investimos TUDO nisso, tempo, dinheiro, riscos para absolver e desenvolver o máximo … por exemplo, comprei dois livros (SCJP 6 Roberto Rubinstein Searson -Teoria-Prática) tenho vontade de fazer SCJP 6 e me sinto preparado, mas não tenho grana pra pagar a prova! Desde conheci Java, coloquei na cabeça que “até eu ficar expert não desistiria de trabalhar com Java” pq quando essa hipótese passou na minha cabeça já havia um certo investimento (que se tornaria inútil), mais agora to começando a pensar como nosso amigo acima:
“Qual seu hobby?”
-“Ah! Meu hobby? Programar em Java!” =D rs

Agradeço a todos por participarem!

[]'s

…2 anos… diretor…? hahaha
Gostei da sua estima e humor!!
“Teóricamente” vc diz né?

PS: Ancioso pelo retorno das citações acima feitas por mim !

[]'s

Cara… até onde eu sei, é isso sim… mas… já viste as qualificações para ser um Trainee ??? hehehhee

Acredito que muitas empresas procuram alguém já com bastante experiência nesta linguagem. Mas não fique apegado a uma única linguagem, conhecer novas linguagens faz bem para sua experiência profissional. Eu comecei a programar em Delphi depois que me formei. Eu queria um emprego em java como você, mas como queria ganhar experiência profissional aceitei o emprego de Delphi,
Hoje eu programo em Java, C# e Avpl(Microsiga). Delphi aos poucos estou deixando de lado não pq quero, mais aonde eu trabalho estamos implando Microsiga e tive que aprender Advpl tipo um certo receio no inicio, mais hoje estou gostando bastante. Java também faço alguns sistemas para ganhar alguns trocados por fora e também dou aula de Java e C#. Futuramente pretendo implantar uma força de vendas utilizando Windos mobile com C#.

Então corra atrás da expirência profissional seja ela qual linguagem for.

Abraços

[quote=neeryck]Pouquíssimo dinheiro, sensação inferioridade e MUITO SUOR!
afinal, muitos FANFARRÕES que não sabem absolutamente NADA de Java DISPARAM currículos a “torto e a direita” e quando vão fazer o TESTE na empresa, dão a sensação para os selecionadores de TEMPO, DINHEIRO E SALÍVA PERDIDA.

[]'s[/quote]

Não sei se eu me encaixo nesse grupo, diga me voce …

estou formando no final do ano em engenharia da computação e nunca tinha trabalhado na área da programação, os únicos programas em java e em outras linguagens como assembly, c/c++ , HTML que fiz foram todas para a faculdade …estava procurando estágio desde o semestre passado(pra valer mesmo, devo ter mandado uns 120 curriculos ao todo só nesse tempo) sempre achei as linguagens de baixo nivel mais interessantes, mesmo conhecendo java e suas facilidades, enfim, graças a deus por indicação de um professor consegui ser contratado como estagiário numa empresa aqui em São paulo, na verdade a empresa é mais Osasco que São Paulo, a grana que estou recebendo deve pagar os meus gastos aqui na cidade morando com a minha tia e olhe lá… não sobra nem pra tomar um choppinho… mas como necessito do estágio para formar e o salario foi dito como inicial, aceitei … estou montando um sistema em java utilizando hibernate mysql tomcat e jsf(tem SCRUM tambem)…até o mysql eu vi na faculdade mas jsf nunca tinha visto na vida …to penando la com a mer** do tomcat(na verdade até to com um tópico aberto)…

mas então eu acredito que o que mais atrapalhou as vagas de estágio foi a nova lei…pois como o colega luistiago citou os gastos que um estagiario gera agora são grandes, quando se soma o treinamento demandado por ele + os gastos da nova lei, muitas vezes sai muito mais em conta contratar um programador que sabe programar tudo nas coxas sem nenhum conceito de engenharia de software ou inteligencia artificial pra fazer um sisteminha mal documentado que só ele intende… e terminado o projeto terminado o serviço. Esse cara só tende a desvalorizar a profissão, recebendo o quanto lhe oferecem e fazendo sistemas porcos …

:shock:
Mestrado em Sistemas Inteligentes na Alemanha? rs

Diz aí pra galera ir “se preparando”!?

[quote=paulofafism]Acredito que muitas empresas procuram alguém já com bastante experiência nesta linguagem. Mas não fique apegado a uma única linguagem, conhecer novas linguagens faz bem para sua experiência profissional. Eu comecei a programar em Delphi depois que me formei. Eu queria um emprego em java como você, mas como queria ganhar experiência profissional aceitei o emprego de Delphi,
Hoje eu programo em Java, C# e Avpl(Microsiga). Delphi aos poucos estou deixando de lado não pq quero, mais aonde eu trabalho estamos implando Microsiga e tive que aprender Advpl tipo um certo receio no inicio, mais hoje estou gostando bastante. Java também faço alguns sistemas para ganhar alguns trocados por fora e também dou aula de Java e C#. Futuramente pretendo implantar uma força de vendas utilizando Windos mobile com C#.

Então corra atrás da expirência profissional seja ela qual linguagem for.

Abraços
[/quote]

Por gentileza meu velho… se possível lê a citação que fiz nessa data 27/10/2009 13:07:39 e me diz sua opinião enquanto nosso colega VinyGodoy não responde… está no contexto que vc escreveu aqui!

Empresas que fornecem treinamento são excessões e não servem para “dar rumo”! Isso tb remete em uma contraditória idéia de que "as empresas buscam estagiários com experiência suficiente para ‘não afundar o projeto’ " como nosso amigo citou acima; logo, a idéia de uma empresa assim não é “dar treinamentos” e sim obter resultados por preço de estagiários… AÍ FICA A OUTRA DÚVIDA… QUEM COM TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS (habilidades que competem a vaga) VAI SE SUJEITAR A GANHAR DE 400,00 ATÉ 900,00 (Esse valor foi os que eu vi até hj! Muitos dizem que há estágios de 1.500,00 que particularmente NUNCA VI!)???

PERFEITO!!
E TEM MUITOS “Programadores.class” COMO ESSES INFELISMENTE MEU CARO… E QUE (ESSES TB) SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE NO GRUPO DOS “FANFARRÕES”!!!
E o que faz a empresa pensar:
“Contratei um profissional que fez essa M*… para que que vou contratar um estagiário?”
PS: “E o cerco continua apertando para os estagiários”…

Obrigado por completar a frase e contribuir com esse “entrave” meu velho!!

Agradeço a todos!

[]'s

[quote=neeryck][quote=J-Chist]
Depois de um programa desses, se você não for efetivado, tem tudo pra conseguir uma vaga de trainee e em 2 anos ser diretor na empresa.
[/quote]

…2 anos… diretor…? hahaha
Gostei da sua estima e humor!!
“Teóricamente” vc diz né?

PS: Ancioso pelo retorno das citações acima feitas por mim !

[]'s

[/quote]

Realmente você tem razão. 2 anos é muito tempo. Eu tenho um amigo que entrou como trainee na Whirlpool e em 6 meses já estava na coordenação de todas as lojas virtuais da marca (que abrange Consul, Brastemp, etc).

“Já vistes a qualificação para ser trainee?” - Não é fácil mesmo não, porque eles pinçam os top de linha justamente para que possam colocar responsabilidades importantes nas mãos desses caras. Agora, não é preciso fazer mestrado na Alemanha não. As GRANDES empresas não querem um trainee de TI para sentar na frente da máquina e ficar programando robô. Eles querem líderes. Pessoas com capacidade de apontar horizontes para a empresa, e nesse aspecto, domínio de linguagens ou de sistemas inteligentes é muuuuuuuuuuuito menos relevante do que compreender o negócio e saber utilizar a tecnologia para impulsioná-lo.

Cara eu comecei na area como analista jr!!!

Pra começar foi um parto!!!

Eu era programador PL/SQL e Shell scripts, não manjava muita coisa de JAVA e até hoje não manjo…rsrsr

Pra começar fiz dois cursos de JAVA em uma escola a qual nem compensa falar o nome.

comecei a procurar emprego como analista JAVA jr ou até mesmo estagio, porem o que eles solicitavam de conhecimentos era imenso e não tinha como um estag ou analista jr conhecer.

Fiquei bastante puto e efetuei a formação consultor JAVA na Caelum.

Mandei curriculos e fui fazer entrevista…o que achei ridiculo, foi pedirem um monte de coisas no curriculo e no teste ser muito besta.

Se você souber conceitos, fazer helloword printando com System.out.println() já era!!

Fiz um monte de entrevistas em varias empresas!!!

Quando consegui entrar na area ai só de boa…começa a mostrar trabalho q jah lhe promovem e aumentam seu salario!!

hauahuauhau

E com a nova lei esta escaço a procura de estag e estão partindo para a mão de obra mais barata!!!

o jr!!

Mas a ideia é não desistir!!

Você pode pegar experiencia em projetos pessoais! são válidos tambem como exp!
um amigo de faculdade pegou um estagio dando como exp dele um site “pessoal” de demonstração de conhecimento.

E na entrevista saiba vender o seu peixe…

Oi,

A colocação correta a fazer aqui é:

Será que é só com Java que é difícil arrumar estágio?.. Pense nisso.

Tchauzin!

Realmente colocou um ponto bastante relevante Lina,

Não é apenas em Java que encontra-se dificuldades,

Afinal, qual o gosto da vitória se não precisou lutar por ela!

PS.: As dificuldades são apenas algumas barreiras para ver

quem deve seguir em frente e quem vai desistir ^^

“trainee”…“6 meses”…“cordenação”… “todas”…Será que esse quadro remete a escassez de profissionais???

willricardo interessante seu CASE meu velho!

Agora vou contar o meu CASE!

Bom… em média 200 currículos em 4 ou 5 meses e centenas de entrevistas…conheci lugares de São Paulo que eu nem imaginava que existia em busca de um estágio em programação Java.

Até que dias atrás vi uma vaga com poucas exegências e ACHEI MUITO ESTRANHO por ser incumum rs Mandei o currículo, fui chamado para o teste com mais 5 pessoas que já tinham experência na área; depois do teste uma entrevista. Passei na primeira fase e fui pra segunda com mais algumas pessoas. Em casa… recebo o telefonema dizendo:
“Vc começa na segunda feira!!”

Agora… sabemos que “não devemos nos prender a uma única linguagem”, afinal, é apenas uma ferramenta. Mas NUNCA DIREI ISSO A UMA PESSOA QUE NÃO CONHECEU OUTRA LINGUAGEM EXCETO AQUELA A QUAL ELE SE EMPENHA TANTO (estagiário). Mas sim, direi isso para um profissional que já esteja há alguns anos trabalhando com programação, afinal, temos que ser flexíveis com as novas tecnologias.

No meu caso, investi tudo que tinha em Java e obtive resultado (graças a meu Deus)…agora se eu tivesse BOBEADO NESSA IDÉIA DE “NÃO SE PRENDER A UMA LINGUAGEM” não conseguiria passar no teste e não estaria empregado =D afinal, se vc não absolveu TUDO de um assunto, como quer partir pra outro?? Para um iniciante isso é SUICIDIO DA PRÓPRIA CARREIRA.

Agradeço a todos que me ajudaram… continuem ajudando nós “estagiários” colocando seus CASES para estimular muitos que como eu JÁ ESTAVA DESISTINDO!

[]'s