Isso é verdade, eu tinha assinatura da clube delphi, livros e mais livros de delphi e vivia no forum, e eu nunca em minha vida de delphi criei sequer uma classe Pessoa ou Cliente :shock: :shock: E nao via as pessoas fazendo isto tambem.
Agora voltando ao tópico. A microsoft lançou o F#, sua linguagem funcional, pode ser um dos motivos do desinteresse pelo ruby.[/quote]
Isso é verdade, mas não era culpa do delphi. É que a ferramenta era(é) de tão fácil uso que até quem não é profissional cria alguma coisa nela. Tinha muita gente que não sabia o que era um algoritmo e o usava.[/quote]
Sim de fato a ferramenta era fácil e muita gente sem conhecimento básico utilizava mas ainda sim a própria borland não incentivava a comunidade a evoluir e desenvolver de forma OO, exemplo disso é a forma como as revistas apresentavam os artigos (sempre voltados aos componentes e nada mais), sem falar que nunca vi um artigo falando de padrões de projeto em delphi (eu até vi, mas isso foi bem depois da borland ter largado o delphi). Mas talvez esse seja o problema de se criar algo extremente acessível que abstrai demais o desenvolvedor, pois no fim das contas ele se torna um profissional sem base teórica nenhuma extremamente ligado ao que fazem por ele (nesse caso me refiro aos componentes que a ide oferece, pois se o componente não oferece tal recurso o desenvolvedor não pode fazer nada pois não sabe como as coisas funcionam).[/quote]
Na minha opinião o problema real era que, pelo menos boa parte dos programadores que eu conhecia não sabiam nem o que era object pascal. Se soubessem object pascal não escreveriam código ruim. Acho que a culpa era do profissional mesmo. Já trabalhei com muitos projetos bons em delphi, e inclusive alguns tem mais de dez anos. Totalmente OO.