Entrevista técnica IBM

Bom dia a todos !

Seguinte, vou realizar uma entrevista técnica na IBM de Sto Amaro, aqui em São Paulo. Gostaria de saber se alguem aqui já passou por esse tipo de entrevista lá e se poderiam me dar umas dicas. A vaga é para analista de requisitos, exigem ingles, UML, e conhecimento em OO. De todas as exigencias, apenas metricas não me lembro bem como faz, vi isso na faculdade faz um tempinho já.

Então gente, alguem?

Eu fiz essa entrevista ha alguns anos atras. Foi bem tranquila. Apenas um bate-papo sobre as tecnologias que eles estao interessados. Qual eh a sua preocupacao exatamente?

Já fiz uma entrevista por telefone de lá…
Muito tranquila, mas acabei não aceitando a vaga.

Boa Sorte !

Minha preocupação é com os conhecimentos tecnicos, eles não são vaaaaaaaaastos entendem…tipo, se me darem um teste e talz, é bem possivel que eu dance nessa, por isso to reunindo material na net e estudando, mas se for da forma que vcs disseram, parece que vai ser tranquilo.

[quote=vinnymaran]Já fiz uma entrevista por telefone de lá…
Muito tranquila, mas acabei não aceitando a vaga.

Boa Sorte ![/quote]

pq nao aceitou, salario ?

Há um tempo atrás também fiz algumas entrevistas por telefone pra IBM, foi bem basicão, mas o que eles pedem mais mesmo é o inglês.

Geralmente as entrevistas são bem tranquilas mesmo, porém existe uma diferença entre as entrevistas por telefone (antigamente tinham mais) e pessoalmente.

Pelo que você disse Erick, você vai fazer uma entrevista no prédio em Santo Amaro (onde eu estou alocado no momento). Embora eles pedem inglês, nesse prédio a grande maioria dos projetos são NACIONAIS (onde você vai usar o inglês muito pouco). As entrevistas por telefone geralmente são para vagas em Hortolandia (minha base), onde a maioria dos projetos são internacionais e ai sim, dependendo do cargo, inglês é fundamental.

Como já disseram, as entrevistas geralmente são simples bate papos (ainda mais com brasileiros). No caso de entrevistas com gringos, ai sim tem uma exigência técnica um pouco maior, mas o mais importante é mostrar que você está afim de aprender coisas novas e se não souber algo, simplesmente diga NÃO SEI, MAS PRETENDO APRENDER.

De resto, boa sorte

Oieee!

Q bom q IBM está com várias vagas, em um tópico seu atrás vc tinha recebido tb uma proposta da ibm.

http://www.guj.com.br/posts/list/117805.java

Vc saiu dessa empresa nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/100836.java

Boa Sorte!!!

[quote=brunaspontes]Oieee!

Q bom q IBM está com várias vagas, em um tópico seu atrás vc tinha recebido tb uma proposta da ibm.

http://www.guj.com.br/posts/list/117805.java

Vc saiu dessa empresa nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/100836.java

Boa Sorte!!![/quote]

Sim, tinha recebido uma porposta sim, mas o salario tava muito baixa pra um CLT FLEX…

Vamos ver agora, espero que de tudo certo amanhã…

Obrigado a todos que postaram aqui ! Se mais alguem tiver relatos sobre o tema do topico, por favor, postem !

Abraços!

bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:

1. em portugues sobre carreira e parte tecnica
  2. em ingles para nivelamento se poderia avançar
  3. com o arquiteto do projeto
  4. com os americanos
  5. desenvolver uma aplicacao em javaEE + documentacao e entrega dentro de um prazo X.

depender do seu nivel de ingles em termo de listening e speaking será tranquilo caso contrario nao será. Minhas entrevista a media foi de 40 - 50 min. Cada etapa é eliminatoria.

boa sorte…

[quote=LPJava]bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:

4. com os americanos
  5. desenvolver uma aplicacao em javaEE + documentacao e entrega dentro de um prazo X.

depender do seu nivel de ingles em termo de listening e speaking será tranquilo caso contrario nao será. Minhas entrevista a media foi de 40 - 50 min. Cada etapa é eliminatoria.

boa sorte… [/quote]

Creio que no meu caso sera difernete, pois não é para trabalhar diretamente com java, mas sim com analise de requisitos. Consigo me virar no inglês…

[quote=erickles][quote=LPJava]bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:

4. com os americanos

boa sorte… [/quote]

Creio que no meu caso sera difernete, pois não é para trabalhar diretamente com java, mas sim com analise de requisitos. Consigo me virar no inglês…

[/quote]

assim, independente qual tecnologia vc vai trabalhar isso nao importa, o importante é o projeto se ele for internacional, seu gerente q paga seu salario eh americano, o team leader é americano, e vc tera na semana no minimo 2 reunioes de 1 hora com eles. E assim nao dar para se vira ou sabe ou nao sabe… pq tem coisas que serao decidas verbalmente na reuniao e o profissional terá que ser capaz de entender dar uma resposta e fazer o que foi solicitado. Entao se vc trocar as bolas no ingles em uma reuniao dessa e fazer merda eh demitido na hora, tipo prazo com cliente etc…
entao por isso que digo que nao dar para se virar… assim depender do projeto sempre aparecerá alguma reuniao com o cliente, entao ingles tem que ta afiado e estar bem formal. outro ponto, aqui ninguem trabalhar isolado, so programando, so fazendo analise de requisito todo team deve ta envolvido em tudo que aquele no projeto, entao as vezes terá meeting que diretamente nao vai influenciar no seu trabalho mais sim no projeto.

bem eh so uma dica… mas se tiver em projeto nacional é tranquilex…

Mas vcs ainda acham que vão mepassar requisitos e pedirem pra modela diagramas, fazer metricas ? O pessoal disse que eh tranquilo em relação a isso, que é soh um bate papo, mas se tratando de ibm…

[quote=LPJava]
assim, independente qual tecnologia vc vai trabalhar isso nao importa, o importante é o projeto se ele for internacional, seu gerente q paga seu salario eh americano, o team leader é americano, e vc tera na semana no minimo 2 reunioes de 1 hora com eles. E assim nao dar para se vira ou sabe ou nao sabe… pq tem coisas que serao decidas verbalmente na reuniao e o profissional terá que ser capaz de entender dar uma resposta e fazer o que foi solicitado. Entao se vc trocar as bolas no ingles em uma reuniao dessa e fazer merda eh demitido na hora, tipo prazo com cliente etc…
entao por isso que digo que nao dar para se virar… assim depender do projeto sempre aparecerá alguma reuniao com o cliente, entao ingles tem que ta afiado e estar bem formal. outro ponto, aqui ninguem trabalhar isolado, so programando, so fazendo analise de requisito todo team deve ta envolvido em tudo que aquele no projeto, entao as vezes terá meeting que diretamente nao vai influenciar no seu trabalho mais sim no projeto. [/quote]

Eu discordo. Você está generalizando algo que não é regra para todos os projetos (mesmos os internacionais). Talvez no seu projeto atual seja assim, mas isso não vale para 100% dos projetos.
Existem projetos internacionais onde tanto o Gerente de projeto como o team leader sejam brasileiros e se você tiver alguma dúvida, é claro que pode ir falar com eles em portugues (eu já fui team leader de um projeto gringo e no meio de um call me falaram para explicar um lance em português para um brasileiro).
Sobre falar merda em um call e ser demitido isso também não é a realidade, pelo contrário, o que mais se fala em calls são merdas :slight_smile:

Agora no caso do Erick, eu sinceramente acho que é para projeto nacional.

[quote=Jair Rillo Junior][quote=LPJava]
entao por isso que digo que nao dar para se virar… assim depender do projeto sempre aparecerá alguma reuniao com o cliente, entao ingles tem que ta afiado e estar bem formal. outro ponto, aqui ninguem trabalhar isolado, so programando, so fazendo analise de requisito todo team deve ta envolvido em tudo que aquele no projeto, entao as vezes terá meeting que diretamente nao vai influenciar no seu trabalho mais sim no projeto. [/quote]

Eu discordo. Você está generalizando algo que não é regra para todos os projetos (mesmos os internacionais). Talvez no seu projeto atual seja assim, mas isso não vale para 100% dos projetos.
Existem projetos internacionais onde tanto o Gerente de projeto como o team leader sejam brasileiros e se você tiver alguma dúvida, é claro que pode ir falar com eles em portugues (eu já fui team leader de um projeto gringo e no meio de um call me falaram para explicar um lance em português para um brasileiro).
Sobre falar merda em um call e ser demitido isso também não é a realidade, pelo contrário, o que mais se fala em calls são merdas :slight_smile:

Agora no caso do Erick, eu sinceramente acho que é para projeto nacional.[/quote]

opa esqueci de falar que dependia de cada projeto, falei de calls criticos que envolve cliente e que nao pode errar, tipo ha projetos que se o sistema parar por 5min e o cliente perde muito $ e isso vai culpar quem? e quem foi que fez a “merda” pq entendeu errado? é tanto que enfatizado bastante se está com duvida, inseguro nao faça, pare e pergunte, mas NAO faça.
Bem vc teve a sorte de ter tem leader brasileiro, mas lembrando que isso nao representa a maioria dos projetos, no meu mesmo existem apenas 7 brasileiros, o restante da equipe toda americana, uns indianos, chines… e cargos altos, ou seja, as demandas vem deles, eles que comandam o projeto, as discussoes serao sempre com essas pessoas entao volto e falo o ingles para esse especifico case deve está bom.

Se falar merda fosse algo tão forte assim…
oque ia ter de mendigo por ai não ia ser brincadeira hehehehe
principalmente você falando outra lingua
as vezes você concerteza vai falar uma merda muito grande
(se o cara nao for completamente problemático)
concerteza vao levar na gozação e rir muito da sua cara :lol:

Camilo,

Você não entendeu o que eu quis dizer.
Eu estou tentando falar que não é porque não domina o inglês você vai se dar mal. Inglês realmente é um GRANDE diferencial, mas os americanos estão bem cientes que o inglês não é nossa lingua nativa.
Sobre reuniões de tomada de decisão, como você citou, é algo que realmente acontece, porém não é em um único call que tudo será decidido, pelo contrário, quando é algo realmente importante, são vários e vários calls (experiência própria).
Eu também não disse que eu tive um team leader brasileiro (embora no meu primeiro projeto eu realmente tive), eu disse que EU JA FUI UM TEAM LEADER e a gerente americana pediu em um call para eu repassar uma mensagem em português para outros brasileiros do call (não que meu inglês seja fluente, mas ela confiava em mim).

Resumindo: inglês é importante e fundamental, porém a falta de um inglês fluente/avançado não significa que não vá ter oportunidade nos projetos grandes/médios (ainda mais se for projeto interno, que ai sim é bem mais tranquilo). Portanto, quem ler esse tópico não pense que apenas pessoas com inglês FLUENTE pode ter uma oportunidade na IBM, pelo contrário, ela contrata todos os tipos de pessoas (inclusive pessoas muito ruins tecnicamente, infelizmente).

O “falar merda” que o colega quis dizer não se refere a falar bobagem em uma meeting, mas por exemplo dar uma estimativa errada por não entendimento da discussão e depois você (e toda equipe) ter problemas por não ter cumprido as suas estimativas.
Já participei de meeting onde 10 ou 20 pessoas explicaram um determinado assunto para uma profissional, e após 30 minutos de explicação um deles pediu que ela detalhasse como era a implementação atual… e ela respondeu…
“Hummmmm, yes ?”

Resumindo, uma equipe toda alocada por 30 minutos à toa…

[quote=LPJava]bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:

4. com os americanos

boa sorte… [/quote]

Pelo nivel de dificuldade e quantidade de avaliações para conseguir a vaga… imagino que seja uma vaga pra mais de 10K…

Jair Rillo Junio eh isso vai depender de projeto para projeto… nao eh um caso tipo da bim contratar qualquer tipo de pessoa, eh uma questao na maioria das multinacionais achou alguem que consegue se comunicar e entender em ingles ta dentro… porem a parte tecnica eh algo mais facil de aprender que comparando com um novo idioma por isso que há essa contratacao, vc pegar um cara e dar cursos tecnicos e mais cursos, e a pratica em pouco tempo ele nao eh mais aquele cara "ruim tecnicamente"em um tempo bem curto, agora com o idioma nao dar para fazer isso nao, ja q esse leva mais tempo, tipo há pessoas que estudam ingles a 4 anos, porem nao consegue entender nada, isso há varios fatores que contribuiram para isso…

A minha ideia com o post foi tb o candidato nao acha que qualquer ele passaria e criar falsas expectativas, pq nao tem coisa pior que falsas expectativas em alguns casos chegar causar traumas… e desmotivacao depender da pessoa… o meu processo para entrar aqui fui bem cobrado o ingles e a parte durante 2 semanas e 1/2 de entrevista e teste com diferentes profissionais da ibm.