Aposto junto com o Jair que são para projetos nacionais, claro, se vier algum internacional, e eu tiver que lhe dar com americanos, vou ter que encarar, considero meu inglês bom, não ótimo, mas bom.
Vontade de aprender, determinação, iniciativa, todas essa qualidades sei que possuo. Mas uma coisa que ainda me intriga são os requisitos tecnicos da vaga (leiam o titulo do topico). Minha preocupação é se terei que fazer testes com os requisitos da vaga. Alguns sei que tiro de letra, mas outros…
Já concorri a uma vaga para Programador Java para a IBM em Santo Amaro e foram feitas 3 entrevistas pelo telefone. A primeira sobre o currículo e as outras duas foram técnicas, sendo que a última foi com o Gerente do Projeto. Foram perguntas sobre tecnologias e o quanto eu dominava cada uma delas.
Eu acredito que o importante é transmitir conhecimento e tranquilidade.
Já concorri a uma vaga para Programador Java para a IBM em Santo Amaro e foram feitas 3 entrevistas pelo telefone. A primeira sobre o currículo e as outras duas foram técnicas, sendo que a última foi com o Gerente do Projeto. Foram perguntas sobre tecnologias e o quanto eu dominava cada uma delas.
Eu acredito que o importante é transmitir conhecimento e tranquilidade.
Boa Sorte!
[/quote]
Sim ! Comigo já foram as duas entrevistas por telefone, a terceira sera hj! Provavelmente com o Gerente do Projeto.
Na entrevista com o Gerente do Projeto, tive a impressão que ele tinha um check list… hehe… pq era uma pergunta atrás da outra…
Na minha opnião, para a entrevista, eu relembraria os assuntos que já sei, pra adquirir confiança, pq se for estudar tecnologias novas, mtas vezes vão te deixar mais confuso do que lhe ajudar…
Realmente, como postaram no topico, a entrevista foi apenas um bate papo, fui entrevistado por uma analista de requisitos, que me perguntou sobre todos os quesitos da vaga, diagramas uml, rup, metricas, tecnicas de coleta de requisitos, enfim…e tambem sobre os processos que realizo na minha atual empresa.
Tive uma impressão positiva por parte da entrevistadora. Segundo ela, como o projeto ainda não foi confirmado, ainda terei que ser entrevistado pelo gerente de projeto e por um “gerente de pessoas”, mas somente após aprovarem o projeto, que espero que aconteça logo!
[quote=luistiagos][quote=LPJava]bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:
em portugues sobre carreira e parte tecnica
em ingles para nivelamento se poderia avançar
com o arquiteto do projeto
com os americanos
desenvolver uma aplicacao em javaEE + documentacao e entrega dentro de um prazo X.
depender do seu nivel de ingles em termo de listening e speaking será tranquilo caso contrario nao será. Minhas entrevista a media foi de 40 - 50 min. Cada etapa é eliminatoria.
boa sorte… [/quote]
Pelo nivel de dificuldade e quantidade de avaliações para conseguir a vaga… imagino que seja uma vaga pra mais de 10K…[/quote]
Desculpem estar ressuscitando o topico de algumas semanas atraz,
Mas tenho uma entrevista marcada com a IBM na Tutoia e gostaria de saber mais a respeito de se a pessoa contratada ira realmente por a “mao na massa” em projetos… digo, digitar codigos em Java, pois li alguns posts e dizem que a IBM que se localiza na Tutoia eh mais voltada para gerenciamento de projetos, marketing e coisas do tipo, mas nao para o desenvolvimento em si… alguem poderia confirmar?
eu fiz a pouco tempo entrevista ja IBM para trabalhar com desenvolvimento java e foi sussa… passei e hj trabalho em Santo Amaro.
O que rolou foi o seguinte, entrevista por telefone, entrevista técnica e entrevista gerencial.
A última é para falar sobre a proposta que eles tem e alinhar com o que vc quer.
Pois é, mandei e-mail pra moça do RH, e a mesma me disse que precisavam de um profisisonal “mais sênior”…e que iriam guardar meu currículo para, é uma pena, queria tanto trabalhar na IBM…
vc perdeu em que? o que nao atendeu a vaga? procure saber aonde vc perdeu. Bem aqui precisamos de profissional mais que outra coisa no mundo desde que o ingles dele atenda as necessidade da empresa e para o projeto.
Falo isso por mim mesmo, quando fiz o processo de entrar aqui meu skill tecnico nao atendia nem 30% do que era pedido, e outra nao tinha experiencia com desenvolvimento com java. o que tinha no meu curriculo era apenas: servlet, jsp, eclipse, tomcat, glassfish, e outras coisas… enfim eu estava ciente que nao tinha um requisito para ser um junior. Mas como fui bem no ingles segundo eles, ai ele toparam me contratar e chegando aqui teria os treinamentos tecnicos para ser um junior. E está acontecendo… e isso nao foi comigo, muitas outros colegas aconteceu assim…
abraço, e procure esse feedback pq nao foi aprovado… detalhe por detalhe assim vc sabe o que precisa melhorar e estudar… e quem sabe daqui uns meses se pintar alguma vaga vc está na area mais preparado. lembre-se “voce é brasileiro nao desiste nunca”.
Pois é, disseram que para a vaga em questão, queriam um profissional sênior. Achei estranho porquê haviam me perguntado antes da entrevista qual era o meu tempo de experiencia na área…Hoje mesmo vou enviar outro e-mail, questionando. Acredito que meu inglês é bem acima da média, e se eu ganhasse uma oportunidade lá, não desapontaria…
assim, se vc falou antes sobre sua experiencia, e foi sincero o tempo todo concerteza, houve algo para desclassificar, acredito que o ingles, agora cuidado com esse seu email para questionar veja como vai enviar isso é importante, pois a pessoa que ler esse e-mail é que ti encaminha para as vagas ou tem algum relcionamento com o projeto, entao amanha vc pode cair na mao dessa pessoa novamente.
Bem agora vem dois ponto vc pode ta com o ingles acima da minha média na sua visao (nao estou duvidando blz? ) mas ai tem um fator chamado para o mercado que vc ia trabalhar, será que ele estava na média, vc nao sabe com quem vc ia se relacionar, o quanto seria necessario do ingles… por exemplo um profissional aqui com ingles intermediario e upper-intermediate ter contato com cliente de forma verbal muito dificil, normalmente quem ja eh fluente que tem esse tipo de contato, ja que as vezes vc poderia ter contato com profissional de nosso cliente que o cara é o manda-chuva lá e cliente nao quer saber se nosso profissional tem 1/2 ingles ele quer alguem para discutir do projeto fluente. isso nao é so aqui outras multinacionais segue a mesma linha… ainda mas nessa fase de crise nao dar para perder cliente…
flw! bem isso é como eu vejo com outros cases parecidos…
Muitas vezes só perguntando a experiência da pessoa na área não dá para saber exatamente o nível de conhecimento da mesma. Por isso um “bate papo” com uma pessoa técnica sempre é muito importante (principalmente para você mostrar o que realmente conhece).
Talvez eles queriam realmente uma pessoa com uma experiência um pouco maior, ou um melhor conhecimento específicio em alguma plataforma/produto/tecnologia, vai saber Porém eu não acho que foi problema do inglês, alias, você fez entrevista com gringo?
Camilo, você está batendo muito na tecla do inglês, porém nem só de projetos internacionais a IBM vive, pelo contrário, as maiores receitas da IBM Brasil são com projetos/consultorias nacionais. Portanto, nesse caso um inglês fluente ou intermediário não faz diferença.
Eu acho que isto deve ser meio comum para eles descartarem candidatos que não querem selecionar. Aconteceu uma vez comigo, ano passado, quando estava tentanto entrar no mercado de trabalho Java e tinha apenas experiências acadêmicas com Java.
Falei isso em todas as etapas do processo de seleção. E fui selecionado! Depois me ligaram dizendo que o cliente ao qual o RH estava me encaminhando queria um profissional “mais pleno”. Fiquei super chateado na época e achei que tinham me dado uma desculpa esfarrapada porque na última hora deve ter surgido um cara com mais currículo que eu…
Isso não aconteceu na IBM, foi em POA. Portanto, acho que é uma “desculpa meio comum” para se descartar um candidato…
Bem, nem tive entrevista em inglês, foi tudo no bom e velho portugues mesmo. A moça que me entrevistou ainda me disse pra fica ligando, cobrando e tal, pra ser persistente. Mas depois daquela resposta…mas tudo bem, vamos em frente. Vou estudar Ruby, quem sabe no futuro.
Era vaga CLT? Era IBM mesmo ou uma consultoria fingindo ser IBM? Há alguns anos atrás me ligaram de uma consultoria escravagista perguntando se estaria interessado em trabalhar na IBM, disse “não” imediatamente. Aí a garota perguntou se era por causa do salário e eu só respondi: “não, não estou afim”.
[quote=Thiagosc]Era vaga CLT? Era IBM mesmo ou uma consultoria fingindo ser IBM? Há alguns anos atrás me ligaram de uma consultoria escravagista perguntando se estaria interessado em trabalhar na IBM, disse “não” imediatamente. Aí a garota perguntou se era por causa do salário e eu só respondi: “não, não estou afim”.
Foi muito legal. :lol:[/quote]
Era CLT mesmo, IBM mesmo, não era nenhuma consultoria. Inclusive me candidatei a vaga direto pelo site da IBM.
Não dá para uniformizar vagas, se não fizeram entrevista em inglês contigo, é possível que os interesses para a vaga fossem outros
e outra… entrevista em inglês é muito tranquila… ng vai te eliminar pq talvez vc nao saiba o significado de uma palavra específica que nunca teve convívio… é para isso que serve o dicionário … duro é ficar “decorando” palavras, traduzindo do português toda hora e montando frases totalmente sem sentido na lingua deles…