A Code.org, organização sem fins lucrativos, publicou ontem um vídeo com celebridades da tecnologia que defendem o ensino de programação nas escolas. A Code.org está oferecendo aulas gratuitas de programação online para alunos que não tenham aulas de programação nas escolas e filmes para auxiliar os professores nas escolas.
Nem mesmo Steve Jobs ficou de fora do vídeo que usou uma de suas frases para chamar a atenção do público: Todas as pessoas no mundo devem aprender a programar um software, porque isso te ensina a pensar.
Pronto, agora vou ter que procurar um emprego de carteiro.
Todos deveriam saber trabalhar com finanças (Controle Financeiro), contabilidade, ter boas noções de administração, conhecer seus direitos perantes os artigos da lei, saber como lidar com primeiros socorros, aprender sobre nutrição e etc…
Por que não se preocupam em ensinar isso?
Pelo menos onde moro, poucas ou nenhuma escola tem essas disciplinas na grade curricular do ensino médio.
Agora ensinar programação é importante?
Acredito que lógica é uma matéria super importante, ensinar a desenvolver em Java, C#, PHP ou qualquer linguagem deve ser ensina em um curso técnico.
Essa é a minha opinião: Quanto mais gente na área, mais mão de obra má qualificada e barata.
Eu sou a favor de implementar na classe aulas de direito básico, que incluiria nossa constituição e as principais leis que todos precisam saber.
O povo brasileiro é passado para trás várias vezes por desconhecer seus direitos e as leis do brasil. Agora, sobre programação eu acho que poderia ser até inserido em matérias como matemática a fim de melhorar o raciocínio lógico.
[quote=vininewday]Pronto, agora vou ter que procurar um emprego de carteiro.
Todos deveriam saber trabalhar com finanças (Controle Financeiro), contabilidade, ter boas noções de administração, conhecer seus direitos perantes os artigos da lei, saber como lidar com primeiros socorros, aprender sobre nutrição e etc…
Pelo menos onde moro, poucas ou nenhuma escola tem essas disciplinas na grade curricular do ensino médio.
Acredito que lógica é uma matéria super importante, ensinar a desenvolver em Java, C#, PHP ou qualquer linguagem deve ser ensina em um curso técnico.
Essa é a minha opinião: Quanto mais gente na área, mais mão de obra má qualificada e barata.[/quote]
++
Em nosso país as escolas não ensinam o básico .
Para ter um ensino um pouco melhor temos que pagar .
Essa é a minha opinião: Quanto mais gente na área, mais mão de obra má qualificada e barata.[/quote]
++
Em nosso país as escolas não ensinam o básico .
Para ter um ensino um pouco melhor temos que pagar .
1 - Nem todo mundo gosta de programação.
2 - Poucas pessoas tem aptidão para aprender programação.
3 - Afastaria os alunos de ir para a escola.
4 - Deixaria a mão de obra barata.
5 - Acredito que a pessoa deve se especializar no que gosta, porque aprender a programar demora muito tempo.
6 - Eu querendo tirar algumas matérias para deixar outras matérias opcionais.
7 - E se os gestores, agricultores, médicos, cientistas e outros também inventar de fazer isso.
8 - …
Nos anos 80/90 se eu não me engano, surgiu uma linguagem criada pensada justamente para ser aplicado em sala de aula, se chamada Logo. O estudante dava alguns comandos para a tartaruga desenhar coisas na tela ou fazer algumas animações.
Acho bacana para ser inserida em matérias exatas, tanto fisica quanto matemática.
[quote=kmunga]Nos anos 80/90 se eu não me engano, surgiu uma linguagem criada pensada justamente para ser aplicado em sala de aula, se chamada Logo. O estudante dava alguns comandos para a tartaruga desenhar coisas na tela ou fazer algumas animações.
Acho bacana para ser inserida em matérias exatas, tanto fisica quanto matemática.[/quote]
Poderiam aplicar matemática nas aulas de programação. Tem muita coisa interessante que dá pra fazer, como criar métodos de ordenação, fórmulas, gráficos.
vininewday, excelente seu ponto de vista. Concordo em absoluto. Me parece que, para os homens que ditam as ordens no mundo, é perigoso demais ensinar as pessoas a pensar…portanto é melhor ensiná-las a trabalhar.
Concordo com a galera acima ai! A logica é importante aprender, digamos então que seria interessante ter uma materia de algoritmos, mas programação é coisa de cursos mais avançados!
Nada seria mais importante que o aprendizado sobre legislação e política!
Se na grade básica de educação isso fosse incluído, toda nova abertura para remodelagem das políticas inclusive educacionais do país entraria em pauta.
Não sabe portanto não questiona, não questiona portanto não recebe educação, não recebe educação portanto não sabe …
Já que estamos no GUJ posso dizer que o Brasil está trancado nesse Loop Infinito.
Rapaz, pensar é algo importante, programacao te ajuda a pensar ? sim sim, mas não é o fato de programar que faz isso, é o fato de encontrar uma solucao para um problema, Pagar as contas no final do mes tb te ajuda a pensa, hehehehe, acredito que Filosofia deveria fazer parte da grade curricular, porque realmente o povo precisa desenvolver o raciocinio, para aprender a pensar, e isso se consegue na pratica.
Esses caras tão de brincadeira (a lá Neto).
Se for por esse raciocínio deveria ensinar eletrônica, mecânica, física quântica, e outras matérias que exigem até mais raciocínio do que programação.
Tá na cara que isso é interesse disfarçado.
É só o cara deixar de ser programador pra ser empresário, como o Mark Zuckerbeg, que ele começa a pensar assim.
Calma gente, isso tudo é o medo de ter o emprego desvalorizado?
Programação é uma das disciplinas mais populares da internet, onde existem milhões de sites que ensinam gratuitamente, e mesmo assim ainda falta profissional. Por que isso acontece? Não basta saber programar, tem que ter dom e gostar disso para seguir adiante na carreira, poucas pessoas se interessam por isso.
Não sou a favor de ensinar programação no ensino fundamental por outras razões, das quais cito, o pouco tempo do ensino fundamental deveria ser focado em noções de ética, história, filosofia e política; programação iria inflar ainda mais a carga do ensino fundamental.
[quote=Cabazzo]Esses caras tão de brincadeira (a lá Neto).
Se for por esse raciocínio deveria ensinar eletrônica, mecânica, física quântica, e outras matérias que exigem até mais raciocínio do que programação.
Tá na cara que isso é interesse disfarçado.
É só o cara deixar de ser programador pra ser empresário, como o Mark Zuckerbeg, que ele começa a pensar assim.[/quote]
concordo em genero numero e grau…
ridículo, e isso não tem nada a ver com concorrência ou desvalorização… ja pensou se fossem ensinadas na escola toda e qualquer matéria técnica?
eu sou a favor de ensinar programação, ou mecatrônica, ou eletrônica, ou contabilidade, ou medicina… deve ser oferecida a especialização mas não especificamente em programação, mas sim no que a pessoa tem gosto, isso dai é sim, e claramente interesse próprio…
Todo mundo devia saber cozinhar
Todo mundo devia saber construir prédio
Todo mundo devia saber direito
Todo mundo devia saber concertar o carro
Todo mundo devia saber programar
etc etc etc …