Ensino de programação nas escolas: todas as pessoas no mundo devem aprender a programar

Errado, acho que deveriam ensinar emprendedorismo na escola… Pois os famosos do mundo da tecnologia como Mark, Gates, Steve não eram gênios da programação e sim do emprendedorismo, os únicos que se destacam como gênios da programação mesmo é o CEO do Google. E imagina só se ensinassem isto na escola? A mão de obra já ta barata demais dai ia ter neguinho programando por um prato de comida… A coisa iria ficar bem feia.

Coisas que deveriam ser ensinadas na escola:

• Economia: aprender a controlar gastos e ganhos é fundamental para qualquer um

• Administração e Empreendedorismo: não preciso nem comentar

• Direito: cai em tudo quanto é concurso publico

• Medicina básica: em certas emergências, não a tempo de esperar socorro tem que é socorrer.

Para saber se é uma boa idéia é preciso saber com que foco vai ser ensinado.

Ensinar a programação por si só, como se estivesse em um curso profissionalizante (Java, .NET, frameworks) é besteira. Realmente se estaria tirando disciplinas básicas para ensinar algo específico de uma carreira que não tem nada a ver com a maioria dos alunos.

Mas usar a programação como ferramenta de ensino é outra história! Exercitar a lógica, a expressão de pensamentos de maneira precisa, e ainda conseguir ver resultados práticos de alguns conteúdos de outras matérias, isso é algo útil para qualquer pessoa.
Quem se identificar pode ir atrás de conhecer mais a fundo a programação como funciona no mundo profissional. Quem não, segue em seus respectivos interesses, só que com o cérebro um pouco mais exercitado.

Eu acho que os caras no vídeo falam mais do primeiro caso. Aí eu concordo que não faz parte do papel da escola básica… como diria o diretor da escola do Doug “Se forem ensinar na escola todas as matérias técnicas, viraria uma Grande Balbúrdia!” :slight_smile: