Editora Casa do Código em busca de novos autores

A Casa do Código (www.casaDoCodigo.com.br) é uma editora com uma proposta nova, foco em qualidade técnica e fácil acesso aos ebooks nas mais variadas versões.

Em menos de três meses, já temos títulos de JSF e JPA, Spring, Android, Design Patterns e mais.

Em breve também teremos selos internos focados em marketing (SEO, WebAnalytics) e design (UX, Lightroom, Blender, Photoshop, …).

Procuramos bons programadores, em especial blogueiros experientes que conheçam profundamente de um assunto. Nosso processo de edição é bem diferenciado, utilizando uma markup language simples. Todo o livro é escrito via github, onde cada push gera os ebooks no servidor de integração contínua, possibilitando visualizá-lo no kindle, ipad e computador a cada instante. A revisão é feita por editores que conhecem programação e didática.

Estamos no JavaOne 2012 em São Paulo! Encontre-nos perto da sala 10 para conversar com o editor Adriano Almeida. Ou entre em contato através do site.

Paulo,

A editora tem interesse em temas como: Segurança, Servidores e Infraestrutura ?

Temos sim. Administracao linux, por exemplo. Entre em contato via o site pra mandar sua ideia, o que voce ja faz, etc!

Eu tinha conhecido essa editora através do livro: Vire o jogo com Spring Framework - Henrique Lobo Weissman

Achei bem interessante essa iniciativa, bem focada mesmo ao desenvolvimento e para quem as vezes deixava de comprar um livro porque não se virava no inglês, a partir de agora não terá mais desculpas.

Acho que seria muito interessante ter um sobre JavaFX 2.0+, é um assunto do momento, e eu tou usando muito agora…
Sou desenvolvedor Java/Android e adoro programar em JavaFX, mas confesso não ter expertise, mas conheço bastante de tanto que “brinquei” com ele… rsrs’
Hoje sou responsável por um grupo de estudos da minha faculdade, onde meu conteúdo é JavaFX + Hibernate, e a galera está adorando, inclusive fiz algumas video-aulas sobre isso.
Caso goste da ideia, posso ajudar um pouco sobre o assunto =]

Até mais!

Paulo , Parabéns pelo ótimo trabalho , comprei dois livros e me ajudaram muito, estou no aguardo do Livro VRaptor…

Paulo, eu tenho interesse escrever livros focados em programação. Tenho bastante experiência em desenvolvimento J2EE principalmente nos seguintes tópicos : webservices baseados em soap e rest, jms e também no processamento de xml.
Servidor de aplicação Glassfish e broker OpenMq.

Que tal dar os detalhes relevantes para quem escreve livros?

a) A editora financia o livro de alguma forma, ou a responsabilidade é do autor?
b) Quem faz o processo de revisão ortográfica ou técnica? A editora ou o autor?
c) Quem faz a divulgação do livro?
d) E a comercialização?
e) Qual é o percentual recebido pelo autor? Ou vocês trabalham com remuneração fixa?
f) O livro é exclusivamente virtual, ou a editora também faz impresso?
Se faz, qual é a tiragem mínima, o custo de impressão e por conta de quem fica a distribuição?

[quote=ViniGodoy]Que tal dar os detalhes relevantes para quem escreve livros?

a) A editora financia o livro de alguma forma, ou a responsabilidade é do autor?
d) E a comercialização?
e) Qual é o percentual recebido pelo autor?
Se faz, qual é a tiragem mínima e por conta de quem fica a distribuição?
[/quote]

Realmente, essas informações seriam interessantes para quem pensa em se tornar um autor.

[quote=Italivio]Paulo, eu tenho interesse escrever livros focados em programação. Tenho bastante experiência em desenvolvimento J2EE principalmente nos seguintes tópicos : webservices baseados em soap e rest, jms e também no processamento de xml.
Servidor de aplicação Glassfish e broker OpenMq.

[/quote]

Esse tópico já está comigo =)

http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-soa-webservices

[]'s

[quote=ViniGodoy]Que tal dar os detalhes relevantes para quem escreve livros?

d) E a comercialização?
e) Qual é o percentual recebido pelo autor? Ou vocês trabalham com remuneração fixa?
Se faz, qual é a tiragem mínima, o custo de impressão e por conta de quem fica a distribuição?
[/quote]

++

gostaria de saber, também, como funciona o "sistema" de vocês.

lá fora existem algumas iniciativas no sentido de "agilizar" o processo de escrita > revisão/edição > publicação, especialmente de livros técnicos e em formato digital. penso que a mais famosa dessas editoras é a pragprog.

então, como é o "processo" da casa do código? é parecido com o que faz a turma do dave thomas?

Paulo, boa tarde, enviei para o contato da Casa do Código um e-mail com uma dúvida e creio que o canal de comunicação também pode ser por aqui. Com base nisso pergunto:

• Vocês tem interesse em abranger assuntos sobre Linguagens de Programação como Python, Lua, Go, etc. ???

No contato perguntei especificamente de Python pois é a linguagem que estou estudando no momento, mas a dúvida surgiu agora mais abrangente.

Abs [] e parabéns pelo trabalho… Sucesso.

Olá pessoal

Legal as dúvidas de vocês. Responder-lhas-ei (!) as que cabem aqui:

A editora financia toda a edição, criação de capa, revisão, divulgação, processo de venda, contato com faculdades, etc. O autor entra também no risco com a venda, como no molde tradicional.

A forma de criação do livro é totalmente diferente. Não se usa word, não se usa illustrator. Você utiliza uma linguagem simples de markup, parecida com o markdown, e faz tudo no github. A cada commit você pode ver o resultado em mobi, epub e pdf, para saber como está a saída, já que tudo é feito num servidor de integração contínua. E também vamos comitando as revisões e as melhorias em cima do que está sendo feito. A pragprog usa um XML, nos usamos uma marcação bem mais simples.

A divulgação tem um toque especial. Como a Casa do Codigo nasceu no meio da tecnologia, nos portais, nos eventos, temos um contato com o leitor final que as editoras tradicionais não tem.

A comercialização é feita exclusivamente através do site, o que nos permite pagar quase que o dobro do valor em royalties do que as tradicionais (números a gente passa para autores que tiverem perfil e mandarem um projeto interessante).

Como vocês podem ver no site, o livro é sim também impresso. Utilizamos gráficas digitais, não há tiragem mínima. Produzimos a medida que vamos vendendo… totalmente lean. Obviamente o custo é maior por causa disso, mas permite que a empresa seja ágil.

As outras dúvidas, não deixem de entrar em contato!

abraços

Primeiro parabéns por mais esse empreendimento.

Existe algum livro de demonstração gratuito só para a gente dar uma olhada na formatação, qualidade, estilo, etc. ?

Dá para fazer um test-drive disso, ou seja, brincar com essa plataforma de criação de livros e ver como a coisa vai ganhando corpo, como é esse markup, etc. ?

Os e-books são distribuídos em PDF? Dá para imprimir o nome do comprador e/ou uma marca-d’água com o nome do comprador ou algo assim para tentar evitar a distribuição não-autorizada?

Bom, Paulo, de qualquer jeito, enviei minha proposta pro email da “Casa do Código”, enviei para aquele email que estava no site, não sei se era exatamente aquele…

Um abraço,
Até mais.

Essa eu sei responder :slight_smile:

O pdf do meu exemplar do livro de SOA veio com o meu nome e se não me engano meu email em todas as páginas. :slight_smile:

Essa eu sei responder :slight_smile:

O pdf do meu exemplar do livro de SOA veio com o meu nome e se não me engano meu email em todas as páginas. :)[/quote]

Exato, eu comprei o de TDD, tu baixa um zip que vem .mobi, e-pub e pdf, ou ainda pode mandar enviar direto pro teu kindle, o que fiz obvio pra ler no tablet.

O preço é super acessivel, a qualidade é indiscutivel, a variedade de formatos é excelente e claro a idéia é fantástica.
Paulo Silveira, poderia falar mais sobre a plataforma, quais as ferramentas utilizadas e como é o processo.

Tenho vontade de escrever um livro sobre o google maps ou o Bing maps da Microsoft, mas nunca publiquei nada. Será que eu poderia fazer isso. Devo ser um péssimo escritor, mas vou tentar.

Seria interessante um livro de python 3… django (apesar de só rolar com a versão anterior do python) enfim…