Eclipse Galileo is here!

Já trabalhei com as duas ferramentes e quando eu me deparei com a situação em que pedia para o netbeans gerar a implementação de métodos abstratos e ele gerava um código faltando chaves ou com parênteses a mais eu nunca mais o abri.

[quote=onolox]Quando vc fica mais “profissional” as inúmeras pequenas vantagens do eclipse começam a fazer toda a diferença.

Netbeans tem algumas coisas matadoras como suporte a javascript, o profiler e o matisse.

Mas de resto eclipse da um pau.[/quote]

Droga… acho que ainda vou ter que comer muito feijão com café pra virar profissional…

Sem querer entrar no merito Netbeans x Eclipse, mas eu tambem tenho a mesma indagação quanto ao amigo ai de cima, que vantagens são estas?

A tempos atras toda discussão de eclipse x netbeans os defensores do eclipse diziam: “o editor mata a pau”, olha eu estou sendo meio que forçado a usar o eclipse em um projeto e na boa, tentei ficar neutro com relação a ide, tipo nao ser partidario de nenhuma e conhecer as duas, mas vou falar, cada dia que passa mais eu detesto o editor do eclipse, que era justamente o que todos defendiam, nao consigo engolir o bixo nem a pau. E sinceramente nao consegui ver essa vantagem que todos tanto falam do editor, ainda to procurando o que seria.

Talves eu nao seja profissional como disse o colega :lol:, ou nao conheco os plugins basicos, na verdade só baixei DOIS plugins quando precisei fazer um checkout no svn.

Resumindo tentei ser imparcial e fui tentar aprender o Eclipse pra saber as duas IDEs, mas estou profundamente decepcionado, e afirmo que essa velha conversa de o editor é o bixo, valia pra comparar com netbeans 4.x, hoje nao existe mais isso.

Essa é a opnião que tenho até o momento, nestes poucos meses usando o Eclipse.

IDE é igual a mulher:

Cada um tem seu gosto.
Se bem que tem uns que tem uns gostos estrahos.
Sempre tem algo que uma faz melhor.
Tem os que usam todas.
Tem os que escolhem uma e ficam com ela pelo resto da vida.

Io não é um nome muito “eufônico” e é na verdade um pouco confuso, devido à diversidade de acepções.

Em inglês lembra “I/O” (Input/Output).

Uma vez eu estava em frente à livraria da Imprensa Oficial, depois do almoço, e o letreiro dizia simplesmente “IO”.
Meu colega já achou que era “I/O”; outro colega que sabia italiano disse que era “eu” em italiano; eu me lembrei de uma das amantes de Zeus; e outro ainda, mais ligado em astronomia, tinha dito que era uma das luas de Júpiter. Não sei se dá para achar mais um significado para “io”.[/quote]

O nome da IO, dado por galileo, é em homenagem a uma das amantes de Zeus. Vai ver que o pessoal do projeto eclipse considerou que IO era “eu” em italiano, e como foi Galileo que descobriu, resolveram colocar Galileo ao inves de “eu” rsrs

Poético =D

T+

[quote=httpheaders]Nunca tive “cultura de Eclipse”, estou trabalhando com Java agora a 1 ano usando apenas o NetBeans e o JDeveloper (mais o NetBeans) no ambiente da empresa, isso depois de anos de Visual Studio e C#. Resolvi testar o Eclipse Galileo agora no lançamento mas não me desceu bem o esquema de plugins, por exemplo, no NetBeans a integração com o glassfish foi natural, no Eclipse as coisas não ficaram muito claras.

Parece estupidez mas o repositório central de plugins do NetBeans faz muito mais sentido pra mim, fica muito mais claro que recursos que você pode usar logo de cara sem ter que ficar procurando pela internet e perdendo tempo. Onde o Eclipse brilha afinal de contas? Ou eu peguei só o filé do NetBeans porque comecei usando a 6.5? :lol: [/quote]

Eu praticamente só uso o Eclipse ainda pq o editor de código é muito superior ao do Netbeans, muito mais inteligente, etc… Que é o que eu preciso para uma boa produtividade.

@fredferrao

Isso posso responder:

No caso as vantagens do eclipse em relação ao Netbeans estão longe do critério de RAD (detalhe este que o Netbeans supri muito bem), mas em termos de recursos para codificação, por exemplo:

1 - Geralmente quando você usa o Netbeans e precisa acessar aquela classe de um determinado pacote ou você escreve corretamente o nome da classe e usa um comando para importar o pacote da mesma ou coloca já o import para isso, no eclipse isso é praticamente resolvido com um simples autocomplete, de caso usando o eclipse você deixa de se preocupar com pacotes e imports (principalmente se estiver trabalhando com maven);

2 - Tanto no código quanto na opção source você possui funções autoconstrutoras de códigos, tanto para delegação, constructors, override e ou implementeds, além que quando você cria uma nova classe em Java, uma tela pode ajudar com diversas diretivas de como será a classe e com alguns cliques você já terá uma classe completa com todas as coisas básicas que foram definidas antes mesmo de ser criada, como implementeds, extends, getters and setters, além de outros detalhes.

3 - Usando um simples CTRL+SPACE no corpo da classe você já pode criar um getter, setter, constructor e ou overrider de forma muito simples e direta.

4 - O eclipse mantém uma série de comandos templates (além da criação de outros template commands que ficou ausentes na versão galileo) para auxiliar no uso de métodos complexos, comentários JavaDocs padronizados entre outros que simplificam muito a vida do desenvolvedor avançado (um dos comandos mais usados é o famoso sysout que resulta em um System.Out.println());

5 - A compilação do código java em bytecode é em tempo de desenvolvimento, de forma que quando você salva uma classe o eclipse compila apenas aquela classe em específico, só precisando apenas executar sem realmente ter que mandar construir tudo como ocorre no Netbeans;

6 - O Debug do eclipse é muito completo e extremamente poderoso comparado ao do Netbeans, além de ser muito simples de ser usado de acordo com a necessidade e pelo suporte de uma perspectiva própria;

7 - O suporte a perspectivas específicas para cada caso tornando o processo independente dependendo da ocasião, o que facilita muito a vida do desenvolvedor sem poluir sua área de desenvolvimento;

8 - O refactoring do eclipse quando você o utiliza para alterar um dado item que estar em mais de trinta classes diferentes (já fiz isso) sem quebrar o fonte em desenvolvimento.

Além de outros pontos, mas a maioria dos pontos relevantes do eclipse só são pequenos detalhes para codificação, contudo quando você os usa realmente aceleram e muito o desenvolvimento, em se tratando de código e de facilidades para codificar o eclipse para Java é imbatível, o mais incrível é que usando as ferramentas de codificação do eclipse em pouco tempo você consegue fazer um sistema rasoávelmente complexo, contudo para perceber tais vantagens você tem que usar realmente o eclipse e conhece-lo bem, já que muitas das suas melhores funcionalidade geralmente são mais ocultas e muito discretas, depois que usa essa ferramenta e a conhece bem vai acabar se perguntando porque nunca a usou antes.

Em se tratando em Visual Studio.Net e eclipse, a briga se resulta num empate, já que as duas fornecem as mesmas funcionalidades (com excessão de using automaticos inexistentes no Visual Studio.Net e a ausência de um RAD no eclipse que pode ser comprado como um plugin qualquer).

E considerando também que o eclipse de longe tem muito mais plugins que o Netbeans para os mais variádos fins.

Eu fui tentar instalar o plugin do maven no eclipse galileo e para mim o resultado fora que irei esperar mais um pouco para depois migrar do 3.4 para o 3.5, acabei me viciando nesta ferramenta e para mim ela indispensável em se tratando de desenvolvimento java e no eclipse 3.5 jee acaba um continuo Java Memory Heap Exception.

Vi as vantagens desta nova versão, mas uma impressão que acabei tendo é que a versão 3.5 esta mais pesada que a versão 3.4 sem contar que retiraram a capacidade de criar novos templates codes.

Quando foi a última vez que usou o NetBeans? Boa parte do que disse já tem na IDE desde 2007 e 2008.

Toda essa conversa me lembrou que tenho que baixas as novas versões de tudo.

A unica vantagem que vejo no NetBeans é o editor visual.

Que não significa nada pra mim pois programo todas telas na mão e prefiro o eclipse pra isso.

A eterna guerra do:
eu prefiro Eclipse por que faz isso isso e aquilo (coisa que o netbeans tbm faz)
eu prefiro Netbeans por que faz isso isso e aquilo (coisa que o eclipse tbm faz)

Querem a diferença realmente?
O Sistema de módulo e de plugins do Netbeans é muito melhor que o do eclipse.
O Editor do eclipse é muito mais leve e facil de manipular.

Refactoring, Imports, Integração com Ant ou Maven, todos eles tem. Autocomplete também.

Um detalhe, tanto faz a porcaria da ide que vc usa, o importante é que seja util para você.

[]'s

Toda vez que vejo alguém falar mal do Netbeans (ou dizer “evoluiu, mas o Eclipse ainda é bem melhor”) é alguém que usou uma versão bem antiga (que realmente eram porcarias) ou é acostumado com o Eclipse, abriu o Netbeans, não soube como fazer as coisas (atalhos diferentes, estão em locais diferentes, etc) e sai dizendo que não tem.

Tudo o que o Jason Manchest falou o Netbeans faz. Vou responder porque é possível aprender, mesmo em flames:

1- Não sei de onde inventou isso. O autocompletar já importa.
2- Ele tem tudo isso. Inclusive, se você der um ctrl espaço numa classe, aparecem os métodos da superclasse que você pode implementar. Se selecionar, ele já cria a estrutura do método completa, com @Override, etc. Alt insert abre um popup com opções relacionadas.
3- alt insert (Só falta dizer que é pouco intuitivo porque é diferente do Eclipse)
4- Ele tem tudo isso. sout TAB escreve System.out.println(). psfs escreve public static final String, etc, etc, etc.Tem trocentos, que montam try/catch completo, por exemplo. Inclusive eu tinha um monte de personalizados da época que usava o Netbeans no trabalho.
5- Tem isso.
6- Isso é opinião sua. Eu particularmente não gosto daquela perspectiva, que deixa a janela do código bem pequena. Tem algo que gosto no debug do Netbeans que é o selecionar código. Se tem o código lista.get(0) e você coloca o mouse em cima de lista, ele mostra a lista. Se seleciona tudo, ele mostra o elemento do get(0). De resto, ele tem call stack, watches (com autocomplete para digitar o que quer), breakpoints… o que o Eclipse tem a mais? (Sério, gostaria de saber).
7- Isso é legal, não sei se o Netbeans tem algo semelhante.
8- Também tem. Talvez não tenha alguma refatoração específica (e vice versa).

Como você não sabia do sout TAB, provavelmente não usou o Netbeans pra aprender o estilo de codificação dele. A partir da versão 6, passei a gostar mais do editor dele do que do Eclipse. Os templates acessados com TAB pra mim são mais práticos do que ctrl espaço e ele tem templates para praticamente todas as palavras reservadas.
Antes do 6, realmente era fraquíssimo.

Um detalhe: falam tanto do editor visual do Netbeans… eu acho o Matisse uma B@#&@#. É ótimo para uma apresentação, para mostrar a alguém “olha só, eu arrasto aqui, prendo ali, ele estica sozinho”, mas pra editar uma tela relativamente complexa é terrível. Você insere um botão, um monte de coisa sai do lugar, componentes ficam pequenos, panels ficam vazios (esse acho que é bug), etc.

Edit: desculpem, tinha aberto várias abas com os tópicos… agora que vi que o tópico é uma notícia do novo Eclipse.

Sou usuário eclipse, mas suas colocações foram boas. Estou desatualizado quanto ao netbeans, no entanto, já desconfiava que o netbeans tivesse melhorado e corrigido seus pontos fracos.

Quanto ao eclipse acho que as melhores novidades não estão nos ‘packages’ de desenvolvimento, e sim nos ‘packages’ de modelagem. Para quem gosta de MDD, MDA, DSL entre outros assuntos relacionados, este é sem dúvida o melhor eclipse lançado!

[quote=Felagund]A eterna guerra do:
eu prefiro Eclipse por que faz isso isso e aquilo (coisa que o netbeans tbm faz)
eu prefiro Netbeans por que faz isso isso e aquilo (coisa que o eclipse tbm faz)

[/quote]

Era isto que eu queria uma discussão técnica e nao amorosa a respeito das duas IDE.

Bom e pelo visto era como eu ja imaginava, a velha historia do editor do Eclipse dar de 1000 a 0 no do Netbeans ja é passado, as duas IDE estao em um nivel excelente.

Tudo que o colega disse do eclipse acima o netbeans ja faz, e ficam apenas pequenos detalhes de como isto é feito em cada IDE, uma fazendo alguma coisa a mais que a outra.

Sobre o Debug do Eclipse, tambem nao consegui me adaptar aquela janelinha minuscula que ele mostra o código, tento redimensionar e ajustar, mas ai estraga outra janela, não que ele seja melhor ou pior, acho apenas a disposição das janelas ruim e ele querer mostrar todas as janelas ao mesmo tempo a tela fica muito carregada.

Assim, conheci o NetBeans primeiro e meu contato com o Eclipse foi por causa do Flex. Sinceramente, não vi lá grandes diferenças. Porém, quando fui tentar usar somente o Eclipse, achei ele complexo e confuso, talvez por minha total falta de contato com ele. Entretanto, os colegas meus preferem o Eclipse e eles manuseiam muito bem. No fim, não vejo o porque escolher uma só, é tudo gratuito mesmo. Se um nao me atender, parto pro outro.

@Bruno Laturner

Eu usei a 6.1 até a 6.5 e usei uma versão especialmente preparada par desenvolvimento com JavaFX, quando foi lançado a versão 1.0 do JavaFX.

@Schuenemann

Na realidade usei algumas versões recentes, principalmente a versão feita especialmente para se programar com JavaFX (que é muito boa por sinal).

Não sabia de muitas destas funções, vou aproveitar para testa-las e poder tirar minhas próprias conclusões.

No tópico 7 o eclipse faz as mesmas coisas que fora dita por você, mas você pode reorganizar a perspectiva do Debug para fica do jeito que lhe achar melhor e a própria ide a salva para que possa ser usada novamente como perspectiva de Debug, minha perspectiva de Debug que uso é realinhada da maneira que preciso apenas uma vez.

De resto obrigado.