[quote=marcosalex]
Mas escrevi o post só pra mencionar uma experiência que fizemos na empresa onde trabalho que não conhecia: utilizando o Maven conseguimos fazer o mesmo projeto poder ser usado tanto no Netbeans (que a equipe usa internamente) quanto no Eclipse (que nossos terceiros preferem).
Não sei se essa prática é comum, mas achei muito boa a ideia de cada um trabalhar no que for mais produtivo.[/quote]
Po, fantástico, vou tentar fazer algo assim!
Você usou a configuração padrão do maven? Usou algum plugin para gerar projeto do netbeans?
Onde trabalho os projetos Java já usam Maven há um bom tempo, essa vantagem do projeto meio que ficar independente da IDE é muito boa. Tínhamos projeto onde tinham desenvolvedores usando Netbeans, Eclipse e IntelliJ (eu rs).
Agora o suporte a Maven do Eclipse é de longe o pior de todos, não tem como comparar.
[quote=Luiz Aguiar]Onde trabalho os projetos Java já usam Maven há um bom tempo, essa vantagem do projeto meio que ficar independente da IDE é muito boa. Tínhamos projeto onde tinham desenvolvedores usando Netbeans, Eclipse e IntelliJ (eu rs).
Agora o suporte a Maven do Eclipse é de longe o pior de todos, não tem como comparar.
[/quote]
Já trabalhei com maven e eu achei a ídeia bem legal mas que na prática achei meio ruim pra fazer as coisas fuincionarem, alguém já chegou a usar Apache Ivy + Ant? Muitos dizem que é uma boa alternativa ao maven pra quem não gosta muito dele …rsrs
PS: achei sem querer um rant engraçado sobre o maven rsrsrs… AQUI
[quote=marcosalex][quote=Rubem Azenha]
Po, fantástico, vou tentar fazer algo assim!
Você usou a configuração padrão do maven? Usou algum plugin para gerar projeto do netbeans?[/quote]
Cara, não fui eu que configurei, não sei como eles conseguiram, mas imagino que tenham personalizado a configuração.[/quote]
É simples: basta criar o seu projeto com o maven, instalar o plugin do maven no eclipse e no netbeans, e pronto! Tudo já está configurado… É só abrir o projeto em cada IDE.
[quote=Luiz Aguiar]Onde trabalho os projetos Java já usam Maven há um bom tempo, essa vantagem do projeto meio que ficar independente da IDE é muito boa. Tínhamos projeto onde tinham desenvolvedores usando Netbeans, Eclipse e IntelliJ (eu rs).
[/quote]
Luiz, e o maven tbm prove uma integração com algum sistema de control de versão como o SVN?
Essa ideia do Maven é bem legal, mas não entendi como ela se aplicaria utilizando um SVN.
Agora sobre o Eclipse, alguem esta utilizando já??? Achou melhor, pior ou a mesma coisa?
Nunca tive “cultura de Eclipse”, estou trabalhando com Java agora a 1 ano usando apenas o NetBeans e o JDeveloper (mais o NetBeans) no ambiente da empresa, isso depois de anos de Visual Studio e C#. Resolvi testar o Eclipse Galileo agora no lançamento mas não me desceu bem o esquema de plugins, por exemplo, no NetBeans a integração com o glassfish foi natural, no Eclipse as coisas não ficaram muito claras.
Parece estupidez mas o repositório central de plugins do NetBeans faz muito mais sentido pra mim, fica muito mais claro que recursos que você pode usar logo de cara sem ter que ficar procurando pela internet e perdendo tempo. Onde o Eclipse brilha afinal de contas? Ou eu peguei só o filé do NetBeans porque comecei usando a 6.5? :lol:
Estou testando o Galileo aqui mas sinceramente não vi nenhuma novidade surpreendente, o que não é problema para mim, pois estou satisfeito com o Eclipse do jeito que ele é. Algo que eu realmente queria no Eclipse é uma integração mais incrementada com o Glassfish.
Melhor F9 do que Alt + Shift + X, R :twisted:[/quote]
Exato. É por essas e outras que o Eclipse me tira do sério!
Para mim as duas únicas desvantagens do NetBeans em relação ao Eclipse é a comunidade ser menor e ser uma IDE mais pesada.
Fora isso em termos de praticidade e mobilidade o NetBeans está muito na frente. O NetBeans era uma IDE bem ruim antes da 5.5, principalmente com a vinda da 6.0 o NetBeans deu um salto de qualidade muito bem, me fez até parar de usar por muito tempo o intelliJ IDEA.
[quote=httpheaders]Nunca tive “cultura de Eclipse”, estou trabalhando com Java agora a 1 ano usando apenas o NetBeans e o JDeveloper (mais o NetBeans) no ambiente da empresa, isso depois de anos de Visual Studio e C#. Resolvi testar o Eclipse Galileo agora no lançamento mas não me desceu bem o esquema de plugins, por exemplo, no NetBeans a integração com o glassfish foi natural, no Eclipse as coisas não ficaram muito claras.
Parece estupidez mas o repositório central de plugins do NetBeans faz muito mais sentido pra mim, fica muito mais claro que recursos que você pode usar logo de cara sem ter que ficar procurando pela internet e perdendo tempo. Onde o Eclipse brilha afinal de contas? Ou eu peguei só o filé do NetBeans porque comecei usando a 6.5? :lol: [/quote]
hehe eu era como voce, até 1 anos atras eu so tinha usado netbeans, ai troquei de empresa e precisei usar o eclipse. Hoje não consigo nem pensar como eu conseguia usar o netbeans. Não to dizendo que o netbeans é ruim, so acho o eclipse melhor.
[quote=onolox]Quando vc fica mais “profissional” as inúmeras pequenas vantagens do eclipse começam a fazer toda a diferença.
Netbeans tem algumas coisas matadoras como suporte a javascript, o profiler e o matisse.
Mas de resto eclipse da um pau.[/quote]
Olha, eu ouvi muita coisa a esse respeito, só não consegui ainda entender onde está toda essa diferença, onde estão essas inúmeras vantagens? O que o NetBeans não faz direito (ou tão bem quanto o Eclipse)? Refactoring? Quick fix? Para quem só usava o Visual Studio até o ano passado acho que ele faz até mais do que eu esperava.
E eu não sou um noob de C# não, não era necessariamente um cara que usava o visual studio para arrastar controles :lol:
No NetBeans tudo o que eu preciso está lá, redondinho, integração com Ant, JUnit, Subversion, Tomcat e Glassfish. Um bom editor de web também, como eu disse eu nem uso o matisse.
O que vocês usam para trabalhar com web no Eclipse e integrar o mesmo com essas ferramentas que eu citei?