Em 2010 foi disponibilizado o Early Adopter da versão 4 do Eclipse. Quando a versão 4 saiu, ela era mantida em paralelo com a versão 3.
Como todo final do mês de junho tem atualização do Eclipse, nesta semana foi anunciado que a versão 4.2 agora será a oficial da plataforma. Isso significa que a versão 3 será descontinuada (está prevista apenas a atualização 3.8, depois dessa não haverá mais para a versão 3).
Dentre as principais mudanças, destaco a injeção de dependências, a separação entre View e Model (assim você pode trabalhar nessas camadas de forma independente) e o suporte a estilos nos componentes definidos em arquivos semelhantes ao CSS.
Acredito que a plataforma está atingindo um excelente nível de maturidade. Apesar de só agora termos conceitos relativamente antigos (como a injeção de dependências) acredito que a plataforma está caminhando muito bem. Agora está tudo mais baseado em Annotations (chega de herdar uma cambada de classes que só acoplavam mais as coisas) e a separação entre o modelo e a apresentação possibilitará renderizadores diversos (SWT, JavaFX e por aí vai).
Outra boa notícia é a presença de uma camada de compatibilidade para facilitar o uso dos plugins pra versões antigas.
Além do tradicional link para a nova versão deixo também um excelente tutorial do Lars Vogel para quem desejar conhecer mais a plataforma. Vale a pena a leitura (e o download também)!
Baixei a versão Linux x64 e rodou tudo bem. Migrei uma workspace do 3.6 e foi tudo tranquilo e certinho.
O layout padrão da workspace JEE é um pouco bagunçada, ícones desnecessário como debug estão lá. Apenas tive que fazer um Customize Perspective e está agora bem legal. O JBoss tools está perfeito também, com conectores funcionando para o AS 7 e o JBoss EAP.
Tirando a splash screen não notei diferença alguma no layout, nem novas features. Será que estou ficando cego?
[quote=garcia-jj]Baixei a versão Linux x64 e rodou tudo bem. Migrei uma workspace do 3.6 e foi tudo tranquilo e certinho.
O layout padrão da workspace JEE é um pouco bagunçada, ícones desnecessário como debug estão lá. Apenas tive que fazer um Customize Perspective e está agora bem legal. O JBoss tools está perfeito também, com conectores funcionando para o AS 7 e o JBoss EAP.
Tirando a splash screen não notei diferença alguma no layout, nem novas features. Será que estou ficando cego?[/quote]
Muda o tema pro GTK que o layout vai ficar bem diferente, se deixar no Classic fica a mesma coisa mesmo (eu deixei no Classic porque meu tema é escuro e o Eclipse não se dá muito bem com temas de desktopescuros). Quanto as features, dá uma olhada aqui.
Baixei aqui alguns dias atrás e estou gostando bastante. Eu encontrei um bug chato pra caramba aqui, não sei se vocês também. Acontece que depois de usar um pouco o eclipse, os Ctrl + C / Ctrl + V param de funcionar e as vezes até mesmo os Ctrl + Setinha param, o que prejudica na produtividade (não sei programar sem o ctrl hehe), mas basta reiniciar o eclipse que volta de boa. O visual ficou interessante também, achei bem legal os efeitos de maximize das janelas, embora só tenha durado alguns minutos, pois depois de um tempo, do nada ele parou de funcionar heheh, mas isso não tem nada a ver com o poder da IDE.
hahah!! Eu fuçando nas preferences do eclipse, encontrei a opção de voltar os efeitos das janelas na hora de maximizar. Caso o de alguém também pare, basta ir em Window -> Preferences, depois em General -> Appearance e marcar a cachinha Enable animations.
[quote=Mobzim]Alguém já usou o SDK do Android com esa nova versão do Eclipse para saber se houve alguma melhoria específica?
[/quote]
Como o ADT não faz parte dos plugins do ecossistema de releases do Eclipse ele terá as mesmas funcionalidades do plugin das versões 3.x (a não ser que já fizeram o port pra nova versão). Eu instalei via update site mas não mexi tanto a ponto de notar algo de diferente que não fosse o suporte ao SDK versão 20.
Eu não consigo mudar as cores das View Parts em Colors And Fonts. Não queria escrever um plugin com um arquivo css só pra mudar de branco pra preto (porque uso um tema escuro no meu desktop).
Não vi muita graça na nova interface… ícones desnecessários apenas.
alguém poderia postar uma img da mesma no linux? quero ver se algo melhorou.
abraço