E um ano depois ... o que andam fazendo?

O legal da matemágica é descobrir coisas do tipo: “Porque 1+1 é igual a 2”. A maioria das pessoas sequer imagina o que tem por trás disso. :smiley:

No 4o ano lá da FSA tinha uma matéria em que a gente fazia isso o tempo todo.

“Prove que o zero é único”

Interessante, mas afe… :roll:

Faculdade de computação para quem já é da area é uma enorme decepção, no meu curso tenho mais da metade de materias inuteis e superficiais. As únicas que realmente acrecentaram algum conhecimento foram as teoricas, como matemática, teoria da computação, teoria de autômatos, grafos, etc.

É o único tipo de conhecimento que agrega algum valor ao seu diploma, por que o resto voce aprende muito melhor em qualquer curso por ai. Provavelmente outro problema do meu curso é o fato de não ter matérias optativas. :cry:

Enfim, esse conhecimento teórico todo é também util durante o dia a dia, a um tempo atras tivemos um caso onde era necessario ler e entender uns arquivos de texto, o maninho que entendia nada de teoria de automatos escreveu o espaguetão, com uns 2 bugs por caracter, que tinha toneladas de indexOf, substring e cacas do tipo. Funcionou “direito”, caso tive escrito um parser/lexer bem formado, o resultado sairia mais rápido, com resultado menos bugado e muito mais rápido.

Por que 1+1 é igual a 2?

Parabéns a todos !!!

e 0*a = 0!! nao importa o valor de a!!!
(essa eu tive na aula de algebra 1… hehehe)

ah! so sei provar se a for natural hehehe… real nada feito!! :wink:

[quote=“sergiousp”]e 0*a = 0!! nao importa o valor de a!!!
(essa eu tive na aula de algebra 1… hehehe)[/quote]

Então, pros naturais isso é facil de provar, mas para os corpos bizarros que os professores insistem em usar nem sempre é trivial ou correto, pq o zero pode não ser o elemento neutro.

Afff, matemática discreta e a parte mais cretina da matematica e a mais util para a computação…

Mais informacao do que eu aguentei ler sobre provas matematicas: http://en.wikipedia.org/wiki/Mathematical_proof

Zero, é par, ímpar ou nada disso?

Existe uma laranja dentro de um recipiente fechado de vidro. Como tira-la de la sem abrir nem quebrar o frasco?

Marcio Kuchma

Vale furar o frasco? Dai eh soh deixar a mae natureza tirar a laranja de la pra voce :wink:

Q maldade Cv…NERDS???O q nós somos Cv???huahuahauaha[/quote]

É por isso que eu adoro o GUJ. Meus amigos me consideram um anormal pelas coisas que estudo e de que gosto, mas quando leio o fórum me sinto tão normal… :stuck_out_tongue:

Gustavo Guilherme BacK

par

Aprendi na escola que 0 é par.

ate mais…

Vale furar o frasco? Dai eh soh deixar a mae natureza tirar a laranja de la pra voce ;)[/quote]

uehuehuehue… semantica… :smiley:

Na verdade essa foi uma “pegadinha” que um professor de Matematica Discreta propos a minha turma… resposta: basta colocar o frasco em um espaco R4 (na verdade, em qualquer Rn se n > 3) e tirar a laranja “normalmente”. :smiley:

Marcio Kuchma

Vale furar o frasco? Dai eh soh deixar a mae natureza tirar a laranja de la pra voce ;)[/quote]

uehuehuehue… semantica… :smiley:

Na verdade essa foi uma “pegadinha” que um professor de Matematica Discreta propos a minha turma… resposta: basta colocar o frasco em um espaco R4 (na verdade, em qualquer Rn se n > 3) e tirar a laranja “normalmente”. :smiley:

Marcio Kuchma[/quote]

nao entendí

Imagine um objeto em um plano de modo que considerando apenas o plano (2D) voce nao consegue tira-lo dali… Agora imagine que voce pode usar o espaco 3D - voce pode simplesmente “puxar” o objeto para fora do plano. Simples assim. :smiley:

Nao sou professor de matematica, entao a didatica pode nao ser das melhores, mas a ideia eh essa: voce sempre pode considerar um espaco de dimensao n+1 e fazer o trampo. O dificil eh imaginar como seria um espaco 4D… :smiley:

Marcio Kuchma

Ainda não estudei isso, mas pela literatura de física que tenho você pode fazer uma relação com o espaço 3D em que vivemos e sua relação com o tempo caso conseguissemos nos mover nele em dois sentidos (para frente e para tras). Se a laranja esta dentro do vidro então em algum momento ela teve de estar fora, então é só você voltar na quarta dimensão (tempo) e chegar ao momento em que ela não estava no vidro.

que viagem…

Gustavo Guilherme BacK

Back,4D em matemática e física são muito distintos…
Em Mat,pense no 4D como se fosse um “reflexo”(sombra) dos elementos no 3D-uma projeção,digamos assim…-soh q com td q tem no espaço 3d(não seria uma simples e plana sombra-2d-),por isso q daria,teoricamente para “arrancar” o objeto para fora do plano…mas isso eh fod de representar…

[quote=“Ironlynx”]Back,4D em matemática e física são muito distintos…
Em Mat,pense no 4D como se fosse um “reflexo”(sombra) dos elementos no 3D-uma projeção,digamos assim…-soh q com td q tem no espaço 3d(não seria uma simples e plana sombra-2d-),por isso q daria,teoricamente para “arrancar” o objeto para fora do plano…mas isso eh fod de representar…[/quote]

Hum!!! Ainda estou em geometria analítca só… então não tenho uma noção matemática tão boa… mas ainda assim acho que minha solução física seria mais aceitável pro mundo real, do que a matemática com o R4

Gustavo Guilhreme BacK

Concordo. Mas o divertido da Matematica (ou nao) eh que nao para no R4. :smiley:

Marcio Kuchma