E um ano depois ... o que andam fazendo?

pq nao ciencia da computacao? eh bom tbm… hehehe o pessoal so fala de matematica aqui… eu to gostando de ciencia da computacao na usp (embora o curso seja tao matematico q as vezes esqueco q eh computacao… - to no 2o ano ainda)

sobre o curso de matematica aplicada (da bani), eh só pra pessoas especiais!! hehehe realmente quase ninguem se forma pq o curso eh meio impossivel! qdo ela fala de se dedicar à faculdade, dou todo o apoio… eu tbm nao tenho tempo pra fazer grandes coisas (e, assim como ela, o q faco pra ganhar $$ nas horas vagas eh em php e nao tem nadinha de java… - td bem q nao tenho o “nome” dela, como alguns disseram…hahahaha)

PS. bani, por acaso o estagio eh no IF? vi umas coisas dessas la no bloco A… php+mysql…

Não, era no CCE, onde eles acabam fazendo muitos dos sistemas da USP. Mas depois eu vi que na Pedagogia tem algo de Java para web, então já mandei um e-mail para o coordenador de desenvolvimento do CCE falando que desisti da vaga lá. :smiley:

Quanto ao curso, o de ciência da computação realmente é legal também e dá uma ótima base matemática. Mas eu preferi o de Matemática Aplicada por alguns motivos:
:arrow: Porque o que eu gosto mesmo é simplesmente a parte de algoritmos, modelagem, etc
:arrow: Porque não tem Física (que eu odeio)
:arrow: Porque não tem algumas coisas meio específicas que não me interessam muito, tipo sistemas operacionais, banco de dados, etc. Acho que a “vaga idéia” que tenho desses assuntos é suficiente, a profundidade destes temas no curso de computação é desnecessária para quem não for utilizar diretamente e não me parece ser o tipo da coisa em que o raciocínio utilizado é muito reaproveitável (diferentemente de tópicos matemáticos que mesmo que você não vá usar diretamente sua “habilidade matemática” aumenta)
:arrow: Porque apesar de algumas matérias tenderem a ser mais difíceis (por exemplo, Cálculo I de um curso de matemática é mais pesado do que em outro curso), costuma-se ter menos matérias por semestre e também a carga de “lição de casa” acho que é mais leve. Eu acho que no curso de matemática aplicada ainda é mais fácil ter algum tempo livre do que no de ciência da computação. O curso não é fácil, mas o pessoal não se forma porque fica meio desmotivado com a matéria, não porque é impossível. O problema é que muitos dos alunos da matemática aplicada na USP haviam colocado Engenharia como a primeira opção na FUVEST, não queriam realmente matemática
:arrow: Porque de qualquer forma eu posso fazer como optativa as matérias de computação que me interessam e não fazem parte do currículo
:arrow: Porque achei muito legal o sistema de “habilitações” do curso
:arrow: Porque acho “chique” quando perguntarem a minha profissão eu responder “sou matemática”… hehehe Ciência da Computação, quando seu pai vai falar para a sua tia o que você faz, fica aquela coisa “ah, ela mexe com computador”

Por outro lado, para o que a maioria de nós fazemos, que é desenvolvimento de sistemas, realmente o curso de ciência da computação é uma melhor opção. Nele tem várias matérias que ensinam a estruturar melhor sistemas para empresas, o que não faz parte do curriculo básico de matemática. E o melhor de ciência da computação é que já está previsto que o aluno fará uma grande quantidade de matérias optativas quando escolher uma área.

Então nos dois cursos vai se aprender muita matemática e a programar decentemente. Mesmo porque para quase metade do currículo é as mesmas matérias. A diferença é que em computação se aprende mais de computadores e sistemas, enquanto em matemática aplicada se aprende mais de modelagem matemárica e estatística.

:shock: Cada vez mais q eu leio esse forum mais eu fico deprimida… Meu Deus eu nao sei bosta nenhuma!!! hehehehe

To apavorada com tanto trabalho pra fz, tanta prova pra estuda… e tanta coisa interessante que eu queria sabe e nao tenho tempo… Um dia eu quero se um pokinho do que esse pessoal ninja do GUJ é… tá loco… :roll:

Falta de tempo sux, mas não se preocupe! Todo mundo aqui é meio ocupado e mesmo assim muitos chegaram aqui sabendo pouco e já aprenderam muito!
Aos poucos o conhecimento vai sendo absorvido e um dia você acorda e pensa “nossa, eu sei Java!” hahahaha :wink:

Ué? Não deveria ser “Wow! Eu sei kung-fu”* ?

    • Neo, em Matrix :wink:

uau bani! q resposta! hehehe :smiley:

odeio igualmente!! do fundo do meu coracao!! heheheh consegui sobreviver a fisica 1 (indo em menos da metade das aulas e estudando um dia antes pra prova… heheheh). a nota nao foi das melhores :slight_smile:

quero so ver fisica 2 semestre q vem…

eu curto saber essas coisas… acho interessante, mesmo concordando com vc q nao se usa mto isso.

tem certeza? acho q nao… pelo menos eu tive calculo 1, 2 e (agora) 3 junto com pessoal da estat, aplicada e etc…

eh nao sei direito isso… mas q eh quase impossivel ter tempo livre no bcc isso é!!

tem umas 200 listas de chamada, nao eh? hehehe
mas mesmo assim eu acho um curso dificil… talvez junta-se o fato de q mta gente eh eventualmente um engenheiro frustrado, aí ninguem leva pra frente… mas ainda acho meio complicado sim…

eh… quem sabe eu nao faco umas de matematica? hehehe
(estatistica nao, peloamordedeus!!! eh mto chato…)

isso eh definitivamente um problema!!! to cansado de ser o “cara do computador”… ja ate brigaram comigo pq eu nao sabia umas coisas no Excel… acham q eu fico aprendendo Office na facul!!

pensa só: ao inves de te chamarem pra instalar o word 97 num windows 98 (algo altamente complexo!!), vao te chamar pra ensinar equacoes do 1o grau pro vizinho pentelho q ta na 4a serie!! hahaha :shock:

pode ate ser chique (eu tbm encho a boca pra falar q sou “Cientista da Computacao” hehehe), mas as outras pessoas sempre menosprezam (involuntariamente) nossos cursos! ciencia da computacao eh quem “mexe no computador” e matematica eh quem “sabe fazer contas”… só. :cry: :cry: :cry:

Palavras de professores meus:

[quote] o curso mais penoso de Cálculo 1…N na USP é para o pessoal do
curso de Fisica[/quote]
Se não me engano vai até calculo 6

ta loco! nao vejo a hora de acabar o 3 e o 4!!! hehehe

[quote=“luiz_ross”]Palavras de professores meus:

[quote] o curso mais penoso de Cálculo 1…N na USP é para o pessoal do
curso de Fisica[/quote]
Se não me engano vai até calculo 6[/quote]

Não é possível. Nem no antro do ICMC (USP/São Carlos, onde estudo) o curso de BCC tem cálculo-6 (ok, tem Cálculo-3, Álgebra linear, EDO e um monte de porcarias matemáticas). Isso deve ser mais uma daquelas lendas universitárias

[quote=“luiz_ross”]Palavras de professores meus:

[quote] o curso mais penoso de Cálculo 1…N na USP é para o pessoal do
curso de Fisica[/quote]
Se não me engano vai até calculo 6[/quote]

Normalmente vai até o 4 e depois tem uns outros cálculos, tipo cálculo numerico.
Mas ainda acho que a minha aula de Cálculo I é a pior de todos os tempos… hehehe O prof. fala super baixo e com sotaque espanhol, a letra dele não dá para entender absolutamente nada e ele dava análise real nos ultimos 40 anos, aí às vezes parece que ele pensa que ainda está dando aquela matéria! Outro dia estava vendo o caderno do meu amigo que está no último ano e tinha as mesmas coisas!
Mas felizmente consegui equivalência dessa matéria, então estou tranquila :slight_smile:
Tem um pessoal na minha classe que já haviam feito até Cálculo 4 na Poli e estão meio preocupados porque não pediram equivalência e agora acham que vão tirar uma nota menor.

[quote]ja ate brigaram comigo pq eu nao sabia umas coisas no Excel… acham q eu fico aprendendo Office na facul!!
[/quote]
Caramba!Jah aconteceu a mesma merda comigo…jah ouvi ateh pérolas:“Vc não sabe mexer no outlook,então não sabe nada de computador…” :evil:

6???Q Isso…nem no IME é assim…o cara sai da facul com diploma de NERD++ pois não vai saber fazer quase nada além disso…
Acho q uma boa base matemática ajuda muito,mas massificar não é uma solução…(deixa isso pro mestrado,doutorado…)

Há!Se deu bem…um amigo q fez eng de prod no cefet fez o mesmo na uerj(onde cursa eng química)!

Eu não duvidaria de um cara que resolveu 95% dos exercicios deste livro (Tudo bem, ele é um desses NERDS++^2) :shock: “Problemas e exercicios de analise matemática” Autor: B. Demodovitch, tradução de um livro russo usado nas universidades russas

 obs: este livro contem 3193 exercicios. Ah se algum precisar de algo deste livro, eu tenho ele hehehe :shock:

[quote=“luiz_ross”]Palavras de professores meus:

[quote] o curso mais penoso de Cálculo 1…N na USP é para o pessoal do
curso de Fisica[/quote]
Se não me engano vai até calculo 6[/quote]

Cara, curso física na UFSC e terei até cálculo IV, mas sei que é extremamente irritante as minhas 6 aulas de cálculo I semanais pelo fato de minha professora não deixar ninguem respirar dentro da sala e eu não ter tempo pra fazer tantos exercícios. O pessoal da minha sala de cálculo vive reclamando que se fosse pra ver tanta demonstração matemática teria cursado matemática ao invés de física.

Mas eu como futuro pesquisador e professor de física devo ser uma figura odiada por 90% dos seres vivos normais, melhor eu ficar quieto.

Gustavo Guilherme BacK

//ICMC-USP
backQuote.replaceAll(“física”, “computação”);
:twisted:

Olá

Quando a gente está estudando matemática no início do curso fica revoltado e não sabe para que tudo aquilo serve. Mais tarde quando precisar fazer alguma coisa legal vai perceber que lá em baixo precisava ter tido uma boa base matemática.

Mesmo em computação as vezes a gente se depara com problemas cuja solução vem da matemática. Se vocês procurarem saber em que os fundadores do google eram bons vão encontrar matemática. Se vocês conhecerem alguma cara muito bom em data mining (e possivelmente em business inteligence) vão encontrar um cara bom em matemática. Por trás de toda a teoria dos bancos de dados quem é que está lá? E para fazer jogos, de onde sai todo o conhecimento?

Me formei em engenharia mas ganhei muito dinheiro no início da minha carreira graças a matemática. Minha área de conhecimento eram análise real, análise numérica, cálculo variacional e outras coisicas que outros engenheiros odiavam. Me tornei um expert na solução de grandes sistemas de equações. Com a carência de recursos de hardware da época, este conhecimento me permitia calcular grandes estruturas com maior precisão e com controle dos erros.

Meu conselho é que não desprezem a matemática em troca de algum outro conhecimento efêmero que pode parecer prático neste momento porque na verdade conhecer matemática permitirá avançar em áreas que a maioria da plebe ignara não pode alcançar.

[]s
Luca

Alguem aki ta disposto a dar uma solução para o problema da Conjectura de Poincaré (hein, hein, hein!!??? Luca e Back ):shock: :mrgreen:

Isso não pode ser muito seguro. Minha mãe já diz que minha sanidade mental está comprometida demais comigo tentado estudar física, trabalhar com computação, e estudar filosofia e literatura nos tempos vagos…

Mais obrigado pelo convite, hoje em dia estou engajado em aprender bastante sobre filosofia da ciência… :silly:

Gustavo Guilherme BacK

//ICMC-USP
backQuote.replaceAll(“física”, “computação”);
:twisted:[/quote]

Até o pessoal da minha sala mesmo fala isso! A diferença é que a gente especifica que teria cursado matemática pura ao invés de aplicada, já que simplesmente matemática a gente já faz de qualquer jeito… :roll: hehehe
No começo a gente tentava convencer os professores que a gente já acreditava nos teoremas, então não precisava provar, mas agora já estamos nos acostumando.

Como o Luca falou, tem sua utilidade!

Eu quase cai da cadeira agora :lol:

Imaginei uma sala com 30~60 nerds, e um professor meio com cara de segunda-feira, num dialogo mais ou menos assim:

  • Entao, pra 2a feira que vem, provem a teoria XXX.
  • Mas nos acreditamos na teoria XXX!
  • Mas eu nao! Me provem!
  • Po, se vc nao acredita, pq vc ta ensinando isso pra gente?

E assim vai :smiley:

Concordo Luca…mas nunca é demais salientar q matemática exige MUITA dedicação em termos de programação(não tô falando de calcular exponencial,ou fazer funções-zinhas- recursivas e talz…),e programação 3D eh para feras(existe uma facul no canadá de prog3D q o cara sai de lah direto para Pixar e outras ganhando 10mil mensais,e eh dificílima…),acho q o programador q não tenha seu foco voltado para essa área(assim como algorítmos de criptografia,genética e computação científica crítica),não deve ficar muito focado nisso.Aprenda as 4 operações muito bem,pois delas virão o resto…(aprendam o necessario 11111010100)

Q maldade Cv…NERDS???O q nós somos Cv???huahuahauaha