... e não se esqueçam que o Java Swing vai morrer também

Sim, é a mais pura verdade. É claro que grandes aplicações com Java Swing podem viver sossegadamente, pois será possível incorporar JavaFX no Java Swing, mas o post da Amy foi direto:

Choros, prantos e coisas similares?

Nossa…não li o post ,confesso…

Nem tudo que reluz é ouro,ninguém é dono da vedade…O que me dizem do Cobol?
Eu escutei de um professor.Cobol é ultrapassado.
Coincidência,ou não,justo no dia que li um artigo que dizia
que programadores Cobol eram muito bem remunerados por que haviam poucos…enquanto a oferta de vagas para eles,
é grande…

Especulação… :wink:

Na minha humilde opinião.

Puro FUD.
Desde que comecei com Java(já se vão 8 anos), sempre ouvi 3 coisas:Swing é pesado, é complicado, e que vai acabar.
Aqueles que acreditam nisso, deixo-lhes o meu “Obrigado”, pois são vocês que fazem a cada ano meu valor-hora aumentar. :mrgreen:

Oi,

Que texto ruim de ler… Cores escuras, tive que selecionar o texto todo com CTRL+A.

Uma coisa eu sei, isso levará tempo… e outras, tudo morre um dia! rs

Tchauzin!

[quote=Ironlynx]Puro FUD.
Desde que comecei com Java(já se vão 8 anos), sempre ouvi 3 coisas:Swing é pesado, é complicado, e que vai acabar.
Aqueles que acreditam nisso, deixo-lhes o meu “Obrigado”, pois são vocês que fazem a cada ano meu valor-hora aumentar. :mrgreen:

[/quote]

Ironlynx++

[quote=lina][quote=Ironlynx]Puro FUD.

[/quote]

Ironlynx++[/quote]

Adorei…

Eu sou um dos poucos que gosto de Swing também, meus trabalhos pessoais penso primeiro em usar o Swing ao invés de algo para web, só então vejo a viabilidade real da coisa e passo a usar um em dentrimento do outro. Porém sempre curti Swing, ele é sim hermético, mas é muito poderoso.

Qual toolkit lhe dá esse poder? Qual toolkit lhe dá “crossover” de forma tão efetiva? É difícil imaginar.

Acho que não tem porque ficar levantando poeira.

Não seria melhor criar tópicos desse quando tivesse algo de oficial?
Por que no próprio site da autora, ela deixa claro que são especulações, planos dela e projeções sobre o assunto.

Toda tecnologia vai morrer cedo ou tarde, mas ela sequer levantou a possibilidade de uma descontinuação oficial do Swing.

Coloquei mal o título do post.

O Swing não vai mais ser continuado, em breve vai ser tudo JavaFX, isso foi dito há três anos e é oficial desde alguns dias.

Olha, gosto muito de Java Swing, não quis levantar poeira para briga, mas é verdade, infelizmente =/.

COM CERTEZA teremos muitos projetos legados com Java Swing, muitos novos projetos com Java Swing (eu mesmo ainda tive que mexer com coisas não novas pode indisponibilidade de JRE atual)… Estou agora criando uma interface em Swing para um programa puramente command line :wink:

É post da Amy Fowler, sim, a “mocinha” do layout do Swing, a mocinha do Java Desktop desde os anos 90…

Desculpe, mas você leu o post que? Não tem a ver uma coisa com a outra. Swing só vai ser substituído, como a Amy falou, que as aplicações mudaram. Você consegue fazer coisas “legais e bonitinhas” com Swing, mas terá que usufruir de frameworks de terceiros como o Trident. Ops, o Kirill largou o trident depois do processo da Oracle sob a Google…

Cobol ainda existe? existe! ABAP? Sim, fortíssimo no mercado. Mas é fato que a parte desktop do Java não será mais Java Swing futuramente, OU NÃO, pois a comunidade pode ser mover para tentar mudar os planos da Oracle, o que acho que não vai acontecer, pois o “novo” será perfeitamente compatível com Java Swing… So well…

[Anyway, desculpem pelo título exagerado…]

[quote=ViniGodoy]Acho que não tem porque ficar levantando poeira.

Não seria melhor criar tópicos desse quando tivesse algo de oficial?
Por que no próprio site da autora, ela deixa claro que são especulações, planos dela e projeções sobre o assunto.

Toda tecnologia vai morrer cedo ou tarde, mas ela sequer levantou a possibilidade de uma descontinuação oficial do Swing.
[/quote]

Verdade, ela não falou diretamente, inclusive enfatizou que as ferramentas para JavaSwing sobreviverão por anos. Mas está claro que a Oracle caiu de cabeça em refazer a parte 2D do Java… Como já disse ainda podemos criar nossas aplicações com Swing, o legado é grande, swing será compatível com JavaFX, blá blá blá blá

Foi um mudança radical e o pessoal ainda tá digerindo.

Mas uma coisa é consenso: a parte desktop do Java precisava mesmo de uma reformulada geral, qualquer que fosse a estratégia. Tem muita coisa que no Java é facil e mais flexível, mas tem muita coisa que você faz simples em Delphi e Visual Studio que no Swing era sofrível. Fora que o Swing estava estagnado há um bom tempo, como se já tivesse morrido mesmo.

Não tenho opinião ainda se vai ser melhor ou pior, mas só da Oracle se preocupar com essa parte e trabalhar em cima já considero na pior das hipóteses um bom sinal.

O problema é que todo esse fuzz, começou com um post da kleopatra, há muito tempo atrás, dizendo que a Sun parou de financiar o SwingX:
http://forums.java.net/jive/thread.jspa?threadID=52665&tstart=0

Desde então, não se para de dizer que o Swing vai morrer, e que está com os dias contados. Na época, podia-se até comparar alguns posts e ver como a notícia foi ficando cada vez mais catastrófica:
http://www.pushing-pixels.org/?p=758
http://datainadequate.org.uk/2008/11/06/multiplatform-gui-libraries-are-a-dead-end/

O SwingLabs era onde a Sun tentava projetar extensões e novos componentes para o Swing. Acontece que a comunidade chegou a conclusão que o Swing, como API para o JDK, estava suficientemente completo e maduro e que componentes extras deveriam realmente partir de terceiros e não serem incorporados ao core, e deixar tudo mais inchado. A própria Sun, em 2009, escreveu um post inteiro dizendo o quão importante era o Swing para ela, e esclarecendo esses tópicos: http://blogs.sun.com/theplanetarium/entry/the_future_of_swing

Se a API estivesse realmente descontinuada, não teriam novidades para ela no JDK 7. Como vocês podem ler aqui:
http://openjdk.java.net/projects/jdk7/features/

Não vou negar que, a longo prazo, tanto a Oracle, quanto à Sun, planejavam matar o Swing. Mas isso ainda está longe de acontecer. Nem mesmo um plano de descontinuidade foi apresentado e ambas as empresas nunca se pronunciaram oficialmente quanto a uma morte da API. Tudo que se tem são blogs e tweets de pessoas, não da empresa em si.

[quote=Anime]Nossa…não li o post ,confesso…

Nem tudo que reluz é ouro,ninguém é dono da vedade…O que me dizem do Cobol?
Eu escutei de um professor.Cobol é ultrapassado.
Coincidência,ou não,justo no dia que li um artigo que dizia
que programadores Cobol eram muito bem remunerados por que haviam poucos…enquanto a oferta de vagas para eles,
é grande…

Especulação… :wink:

Na minha humilde opinião.[/quote]

Os extremos sempre serão bem remunerados, tecnologias e desuso e tecnologias que estão virando moda.

[quote=ViniGodoy]O problema é que todo esse fuzz, começou com um post da kleopatra, há muito tempo atrás, dizendo que a Sun parou de financiar o SwingX:

Desde então, não se para de dizer que o Swing vai morrer, e que está com os dias contados. Na época, podia-se até comparar alguns posts e ver como a notícia foi ficando cada vez mais catastrófica:
http://www.pushing-pixels.org/?p=758
http://datainadequate.org.uk/2008/11/06/multiplatform-gui-libraries-are-a-dead-end/

O SwingLabs era onde a Sun tentava projetar extensões e novos componentes para o Swing. Acontece que a comunidade chegou a conclusão que o Swing, como API para o JDK, estava suficientemente completo e maduro e que componentes extras deveriam realmente partir de terceiros e não serem incorporados ao core, e deixar tudo mais inchado. A própria Sun, em 2009, escreveu um post inteiro dizendo o quão importante era o Swing para ela, e esclarecendo esses tópicos: http://blogs.sun.com/theplanetarium/entry/the_future_of_swing

Se a API estivesse realmente descontinuada, não teriam novidades para ela no JDK 7. Como vocês podem ler aqui:

Não vou negar que, a longo prazo, tanto a Oracle, quanto à Sun, planejavam matar o Swing. Mas isso ainda está longe de acontecer. Nem mesmo um plano de descontinuidade foi apresentado e ambas as empresas nunca se pronunciaram oficialmente quanto a uma morte da API. Tudo que se tem são blogs e tweets de pessoas, não da empresa em si.[/quote]

É muita fora de contexto achar que algo acaba da noite para o dia:

• Um outro exemplo foi o que aconteceu com o próprio Java ano passado: Java vai morrer.
  • Com o NoSql tiveram pessoam falando que o banco de dados relacional estava no fim
  • O mesmo foi com Flash há uns meses atrás.
  • E um pouco não popular, mas bem semelhante, é o caso ABAP quando começou a entrar Java na jogada. ABAP não está nem perto de acabar hehehehe
  • Uma das maiores barbaridades que ouço é que C e C++ acabaram… Acabou mesmo foi a facilidade de achar pessoas com C e aumentaram os salários para que estão no mercado

… até que aparece um post de alguém importante que significa um “cala-boca” que para todos os “motinzinhos” gerado por alguém que quer promover algo novo, está assustado com a notícia que acabou de ver, ou quem simplesmente é inexperiente nesse ponto (como eu fui há uns anos quanto a outros assuntos)…

Com certeza eu me expressei mal, mas achei que muitos já sabem que “mortes” não vêm de um dia pro outro. O mundo de tecnologia é rápido nos lançamentos, mas lento na substituição no mercado corporativo…

Até mesmo o JavaFX Script, que quase ninguém usou e que está declarado realmente sem continuação, tem esperanças de ser continuado:

[quote=ViniGodoy]O problema é que todo esse fuzz, começou com um post da kleopatra, há muito tempo atrás, dizendo que a Sun parou de financiar o SwingX:

[/quote]

Bem lembrado, já tinha esquecido dessa história do SwingX.

Um ponto importante é essa postura que você falou da Sun: ela lança a tecnologia e a especificação e implementa até um certo ponto, deixando para terceiros desenvolverem um conteúdo mais específico e estimulando a concorrência entre terceiros. Por isso o JSF só tem os componentes básicos, o Swing falta muita coisa prática e o Java não tem classes “básicas” como para tratar de dinheiro ou uma forma simples de manipular datas.

A MS e o Delphi já tentam uma solução o mais completa possível, mesmo permitindo que se desenvolvam componentes pra elas.

Eu gostava da postura da Sun, mas acho que o tiro saiu pela culatra, porque muita gente se recusava a usar aplicativos de terceiros com argumentos do tipo “se eu usar o JBuilder e os componentes dele, só vou saber programar no JBuilder, não no Java”. E acabava que fazendo muita coisa no braço, o Java ficou menos produtivo que o .NET e outras linguagens.

Eu acho que falo algumas besteiras, podem me corrigir.

Mas alguém já se seu conta do marco que foi o Swing?
Como um forma de desenvolver GUI tão complexa pode ser tornar mais utilizada que ferramentas Arrastar-soltar?
Java criou um abismo entre os programadores foi com ele que ouvi coisas do tipo “quem programa em VB não sabe programar”.
Para fazer algo simples em Swing é necessário tem um conhecimento mais elevado que fazer uma aplicação cliente-servidor em VB, Delphi.

Eu adoro programar em Swing, continuei fazendo coisas mesmo quando o Eclipse + VE parou e continuarei fazendo se o Netbeans parar.
Faria mesmo se fosse no bloco de notas.

Não sei até que ponto isso é vantagem, VB e Delphi também permitem criar coisas mão e é até mais fácil.

E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.

[quote=marcosalex][quote=bzy]
Para fazer algo simples em Swing é necessário tem um conhecimento mais elevado que fazer uma aplicação cliente-servidor em VB, Delphi.
[/quote]

Não sei até que ponto isso é vantagem, VB e Delphi também permitem criar coisas mão e é até mais fácil.

E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.[/quote]

Isso me faz pensar que a Sun estava correndo atrás do RIA com atraso de anos e deixando o .NET passar o Swing.
Erros graves não acham?

[quote=marcosalex][quote=bzy]
[/quote]

E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.[/quote]

Também nunca achei isso bacana… sempre achei que, o que o NetBeans é hoje como ferramenta para Desenvolvimento Java Swing, deveria ter sido desde sua existência… Agradaria à galera que não gosta de perder tempo fazendo coisas que deveriam ser automáticas e também agradaria aos que gostam de fazer as coisas na unha…

Sinceramente, você vê uma preocupação forte de vários Frameworks em automatizar tarefas com o desejo de fazer com que os desenvolvedores se concentrem na lógica do negócio, automatizando tarefas que em 90% dos casos, você não precisa mexer em nada dos bastidores…

Foi nesse ponto que o SE ficou muito pra trás de outras ferramentas RAD com esse discurso de que “Programador faz tudo na unha…” talvez isso seja bom, quando se quer ter o controle total de uma aplicação de tempo de resposta baixo… mas em 90% do mercado, isso não é crucial e um VB ou Delphi, são mais produtivos no quesito…

Enfim… foi uma aposta de Sun, que ao meu ver até que colou… conseguiu envangelizar muita gente, e o fato de ser multiplataforma, guardou seu lugar garantido…

Abs :wink:

[quote=bzy][quote=marcosalex][quote=bzy]
[/quote]

Isso me faz pensar que a Sun estava correndo atrás do RIA com atraso de anos e deixando o .NET passar o Swing.
Erros graves não acham?[/quote]

Até não porque o objetivo da sun era mais a plataforma e a linguagem. As ferramentas para criar interfaces gráficas, como os RADs viriam de terceiros, como foi o caso do jbuilder. Mas na minha opinião, o que mais faltou no java eram apis multimedia de porte do directx, directshow e opengl. Isso empurrou java na situação de linguagem de nicho específico, o contrário do c++, c ou pascal.