[quote=juliocbq][quote=bzy][quote=marcosalex][quote=bzy]
Para fazer algo simples em Swing é necessário tem um conhecimento mais elevado que fazer uma aplicação cliente-servidor em VB, Delphi.
[/quote]
Não sei até que ponto isso é vantagem, VB e Delphi também permitem criar coisas mão e é até mais fácil.
E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.[/quote]
Isso me faz pensar que a Sun estava correndo atrás do RIA com atraso de anos e deixando o .NET passar o Swing.
Erros graves não acham?[/quote]
Até não porque o objetivo da sun era mais a plataforma e a linguagem. As ferramentas para criar interfaces gráficas, como os RADs viriam de terceiros, como foi o caso do jbuilder. Mas na minha opinião, o que mais faltou no java eram apis multimedia de porte do directx, directshow e opengl. Isso empurrou java na situação de linguagem de nicho específico, o contrário do c++, c ou pascal.[/quote]
Concordo, a SUN fez a linguagem e a plataforma, as ferramentas RAD ficariam por conta de terceiros, como de fato ficou, com Intelij, JBuilder, Eclipse, Netbeans, etc. Tanto é que ninguem reclama de RAD’s pra WEB.
O que faltou na época foram estes terceiros terem interesse em investir em RAD para UI desktop(swing/AWT), só que na época o Delphi reinava absoluto neste meio de apps desktop, e o java surgia como revolução na WEB, então acho que tudo acabou acontecendo como era de se esperar, se analisarmos toda a historia.