... e não se esqueçam que o Java Swing vai morrer também

[quote=juliocbq][quote=bzy][quote=marcosalex][quote=bzy]
Para fazer algo simples em Swing é necessário tem um conhecimento mais elevado que fazer uma aplicação cliente-servidor em VB, Delphi.
[/quote]

Não sei até que ponto isso é vantagem, VB e Delphi também permitem criar coisas mão e é até mais fácil.

E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.[/quote]

Isso me faz pensar que a Sun estava correndo atrás do RIA com atraso de anos e deixando o .NET passar o Swing.
Erros graves não acham?[/quote]

Até não porque o objetivo da sun era mais a plataforma e a linguagem. As ferramentas para criar interfaces gráficas, como os RADs viriam de terceiros, como foi o caso do jbuilder. Mas na minha opinião, o que mais faltou no java eram apis multimedia de porte do directx, directshow e opengl. Isso empurrou java na situação de linguagem de nicho específico, o contrário do c++, c ou pascal.[/quote]

Concordo, a SUN fez a linguagem e a plataforma, as ferramentas RAD ficariam por conta de terceiros, como de fato ficou, com Intelij, JBuilder, Eclipse, Netbeans, etc. Tanto é que ninguem reclama de RAD’s pra WEB.
O que faltou na época foram estes terceiros terem interesse em investir em RAD para UI desktop(swing/AWT), só que na época o Delphi reinava absoluto neste meio de apps desktop, e o java surgia como revolução na WEB, então acho que tudo acabou acontecendo como era de se esperar, se analisarmos toda a historia.

[quote=bzy][quote=marcosalex][quote=bzy]
Para fazer algo simples em Swing é necessário tem um conhecimento mais elevado que fazer uma aplicação cliente-servidor em VB, Delphi.
[/quote]

Não sei até que ponto isso é vantagem, VB e Delphi também permitem criar coisas mão e é até mais fácil.

E isso é mérito ou demérito da IDE, não da tecnologia. O C# é muito próximo ao Java e o Visual Studio permite fazer GUIs com arrastar-e-soltar, sendo um dos motivos pro .NET crescer num ritmo mais rápido que o Java.[/quote]

Isso me faz pensar que a Sun estava correndo atrás do RIA com atraso de anos e deixando o .NET passar o Swing.

Comprar o F3, que foi nomeado para JavaFX Script posteriormente, foi uma grande idéia para tirar esse atraso. Mas daí a Sun quis fazer do JavaFX a bala de prata para interface: Televisão, Celular, BluRay, WEB, Desktop, e, palavras do time de desenvolvimento do JavaFX em fóruns e grupos de discussão, o desenvolvimento era mais complicado…

Agora a Oracle deu um jeito: Foco no que está no RoadMap, venda agressiva de seus produtos e marketing de sistemas em produção, não de coisas que estão por vir…

Mas a substituição do Swing foi inevitável, tiveram até motivações para fazer RIA com Java Swing, mas não “pegou” .

Mas, fala ai, independente da Sun estar atrasada ou não, o que você faria sabendo o estouro de aplicações RIA em ~2005? E vendo que todos os seus programadores Java estavam usando outras tecnologias e que eles tinham “sede” de algo Java mesmo, você não pensaria em alguma solução?

Eu mesmo me apliquei em JavaFX pois queria usar Java nos meus códigos sem esse monte de coisa para usar outras tecnologias. E, principalmente, XML NOOOOO :smiley:

Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

JavaFX é uma porcaria, não tem nada de mais, sabe aquele trabalhinho de universidade que vc faz so pra ganhar nota? Esse é o JavaFX, é somente uma tentativa de competir num mercado, onde os concorrentes estão a anos luz na sua frente, eu estava torcendo pra Oracle descontinuar isso aí, e investir em outra coisa mais produtiva.

Talvez o Swing não seja a melhor maneira, mas eu não troca meus codigos em Swing por uma linha de JavaFX (Sem falar que vou ter que aprender a usar aquela sintaxe horrivel, nada a ver com Java pra usar JavaFX).

[quote=Jesuino Master][quote=bzy][quote=marcosalex][quote=bzy]
[/quote]

Comprar o F3, que foi nomeado para JavaFX Script posteriormente, foi uma grande idéia para tirar esse atraso. Mas daí a Sun quis fazer do JavaFX a bala de prata para interface: Televisão, Celular, BluRay, WEB, Desktop, e, palavras do time de desenvolvimento do JavaFX em fóruns e grupos de discussão, o desenvolvimento era mais complicado…

Agora a Oracle deu um jeito: Foco no que está no RoadMap, venda agressiva de seus produtos e marketing de sistemas em produção, não de coisas que estão por vir…

Mas a substituição do Swing foi inevitável, tiveram até motivações para fazer RIA com Java Swing, mas não “pegou” .

Mas, fala ai, independente da Sun estar atrasada ou não, o que você faria sabendo o estouro de aplicações RIA em ~2005? E vendo que todos os seus programadores Java estavam usando outras tecnologias e que eles tinham “sede” de algo Java mesmo, você não pensaria em alguma solução?

Eu mesmo me apliquei em JavaFX pois queria usar Java nos meus códigos sem esse monte de coisa para usar outras tecnologias. E, principalmente, XML NOOOOO :D[/quote]

Não me preocupo em hoje ter que usar swing nas minhas aplicações, apesar dele não ser thread safe. Na minha opinião o que me importa é funcionalidade.

[quote=Felagund]Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

JavaFX é uma porcaria, não tem nada de mais, sabe aquele trabalhinho de universidade que vc faz so pra ganhar nota? Esse é o JavaFX, é somente uma tentativa de competir num mercado, onde os concorrentes estão a anos luz na sua frente, eu estava torcendo pra Oracle descontinuar isso aí, e investir em outra coisa mais produtiva.

Talvez o Swing não seja a melhor maneira, mas eu não troca meus codigos em Swing por uma linha de JavaFX (Sem falar que vou ter que aprender a usar aquela sintaxe horrivel, nada a ver com Java pra usar JavaFX).[/quote]

Vamos ser sinceros, se esse prism entrar no lugar do java 2D, você não vai precisar se preocupar com mais nada acima dele(swing, awt). Como disseram, pode ser a atualização que esses toolkits gráficos estavam precisando.

ate então gosto muito de mexer com as ferramentas do swing.
contudo fiz laguns programas usando o javaFX, pode se dizer que fica bem legal a aparencia da tela tendo componentes bem legais pra mexer…

mas espero que não acabe com o swing…

Ele como substituto do Java2D, até acredito.

Mas para substituir o Swing, é necessário ter uma biblioteca de componentes.
E ela deve ser mais fácil, mais rápida, mais poderosa e mais prática que o Swing.
Caso contrário, ninguém vai fazer a mudança.

Eu dificilmente acredito em videozinhos de demos no youtube, pois eles são muito simplistas. Geralmente mostram como é rápido desenvolver algo, mas dificilmente vão te passar a visão de como é manter o código funcionando naquela biblioteca à longo prazo. Nesse quesito, o Swing é excelente, e nunca vi biblioteca melhor.

Estou usando a biblioteca do .net hoje em dia. Realmente é muito interessante, principalmente pq ela também é integrada ao LINQ.
Mas muita coisa nela ainda é mais difícil de se fazer do que em Swing.

Se o prism for usado no lugar do java2d, o swing ganha desempenho. Apesar de que java2D é muito robusto, mas para operações 2D. O prism já suporta 3d e pode trazer as funcionalidades do direct3d.

[quote=fredferrao][quote=juliocbq]
Até não porque o objetivo da sun era mais a plataforma e a linguagem. As ferramentas para criar interfaces gráficas, como os RADs viriam de terceiros, como foi o caso do jbuilder. Mas na minha opinião, o que mais faltou no java eram apis multimedia de porte do directx, directshow e opengl. Isso empurrou java na situação de linguagem de nicho específico, o contrário do c++, c ou pascal.[/quote]

Concordo, a SUN fez a linguagem e a plataforma, as ferramentas RAD ficariam por conta de terceiros, como de fato ficou, com Intelij, JBuilder, Eclipse, Netbeans, etc. Tanto é que ninguem reclama de RAD’s pra WEB.
O que faltou na época foram estes terceiros terem interesse em investir em RAD para UI desktop(swing/AWT), só que na época o Delphi reinava absoluto neste meio de apps desktop, e o java surgia como revolução na WEB, então acho que tudo acabou acontecendo como era de se esperar, se analisarmos toda a historia.[/quote]

Até surgiram, o JBuilder era tão fácil quanto o Delphi, o PowerJ era muito simples também, mas a resistência dos desenvolvedores Java era que um app feito em uma dessas IDEs não rodava na outra, porque não tinha um Ant ou Maven que padronizasse as referências a bibliotecas, arquivos de configuração e outras tarefas.

Acabou que os desenvolvedores foram se direcionando pra ficar no Java “puro” mesmo e a Sun não soube lidar com isso. Hoje existem frameworks de JPA, componentes pro JSF, etc, mas agora é correr atrás do prejuízo.

[quote=Felagund]Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

Talvez o Swing não seja a melhor maneira, mas eu não troca meus codigos em Swing por uma linha de JavaFX (Sem falar que vou ter que aprender a usar aquela sintaxe horrivel, nada a ver com Java pra usar JavaFX).[/quote]
:-o

Você está desatualizado! JavaFX Script não será mais atualizado pela Oracle e a construção de aplicações com JavaFX será em Java ou em alguma outra linguagem que você quiser:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4839/Veja-como-sera-desenvolver-para-JavaFX-com-Java-JRuby-Clojure-Groovy-e-Scala.html
http://javafree.uol.com.br/noticia/4838/Saiba-o-que-mudou-no-mundo-JavaFX.html
http://javafree.uol.com.br/noticia/4837/Novidades-da-plataforma-JavaFX-JavaFX-Script-descontinuado.html

O código em Java é muito igual ao código Swing, só mudam umas “classezinhas”. :wink:

[quote=ViniGodoy]Ele como substituto do Java2D, até acredito.

Mas para substituir o Swing, é necessário ter uma biblioteca de componentes.
E ela deve ser mais fácil, mais rápida, mais poderosa e mais prática que o Swing.
Caso contrário, ninguém vai fazer a mudança.

Eu dificilmente acredito em videozinhos de demos no youtube, pois eles são muito simplistas. Geralmente mostram como é rápido desenvolver algo, mas dificilmente vão te passar a visão de como é manter o código funcionando naquela biblioteca à longo prazo. Nesse quesito, o Swing é excelente, e nunca vi biblioteca melhor.

Estou usando a biblioteca do .net hoje em dia. Realmente é muito interessante, principalmente pq ela também é integrada ao LINQ.
Mas muita coisa nela ainda é mais difícil de se fazer do que em Swing. [/quote]

Concordo sobre os vídeos do youtube. Só ver a apresentação com o Chris Oliver em 2007 sobre JavaFX e o que realmente foi oferecido na versão 1.0 da plataforma :s

COm certeza pra substituir tudo leva tempo… O JavaFX precisa de muitos componentes básicas, que, de acordo com o pessoal da Oracle, vai sair tudo de uma vez na versão 2.0. Com o JavaFX tocado pela Sun não foi assim e ia demorar muito, será que a Oracle vai chicotear o pessoal lá até sair uma API tão gigante quanto o Swing? :stuck_out_tongue: Se sim, é possível que em uns ~20 meses saia uma API tão extensa quanto a do Swing…

Por outro lado, JavafX mesmo não sendo tão usado, teve muita atividade OpenSource na produção de componentes gráficos (controles) por parte de terceiros. Isso foi consequência da facilidade de construir os controles por sua conta…

[quote=juliocbq][quote=Felagund]Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

Vamos ser sinceros, se esse prism entrar no lugar do java 2D, você não vai precisar se preocupar com mais nada acima dele(swing, awt). Como disseram, pode ser a atualização que esses toolkits gráficos estavam precisando.[/quote]

Java Swing é bom. Vou entregar um programinha com Swing em breve aqui para a empresa onde trabalho (isso pq sou ABAP e fui me intrometer no lado Java :P). Já vendi feitas coisas com Java Swing. Não vejo a dificuldade que o pessoal fala por ae e sempre usei eclipse, nunca entreguei nada feito com Netbeans/em Swing/ (nada contra, mas nada superava minhas fábricas de pedaços de telas e meus commands genéricos :slight_smile: ).

[quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Felagund]Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

Vamos ser sinceros, se esse prism entrar no lugar do java 2D, você não vai precisar se preocupar com mais nada acima dele(swing, awt). Como disseram, pode ser a atualização que esses toolkits gráficos estavam precisando.[/quote]

Java Swing é bom. Vou entregar um programinha com Swing em breve aqui para a empresa onde trabalho (isso pq sou ABAP e fui me intrometer no lado Java :P). Já vendi feitas coisas com Java Swing. Não vejo a dificuldade que o pessoal fala por ae e sempre usei eclipse, nunca entreguei nada feito em Swing (nada contra, mas nada superava minhas fábricas de pedaços de telas e meus commands genéricos :slight_smile: ).[/quote]
Jesuino, não entendi muito bem seu post.

[quote=bzy][quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Felagund]Ta agora vão me dizer que o JavaFX vai substuir o Swing? ai sim morrem as aplicações desktop em Java.

Java Swing é bom. Vou entregar um programinha com Swing em breve aqui para a empresa onde trabalho (isso pq sou ABAP e fui me intrometer no lado Java :P). Já vendi feitas coisas com Java Swing. Não vejo a dificuldade que o pessoal fala por ae e sempre usei eclipse, nunca entreguei nada feito em Swing (nada contra, mas nada superava minhas fábricas de pedaços de telas e meus commands genéricos :slight_smile: ).[/quote]
Jesuino, não entendi muito bem seu post.[/quote]

“nunca entreguei nada feito em Swing”

Leia nada feito com o Mantisse, Netbeans.

Desculpe, foi a correria na empresa hoje :smiley:

A motivação do Swing é ser multiplataforma. Mas quem precisa destacar em interfaces bonitas e na usabilidade estará muito melhor servido usando uma tecnologia nativa para o SO desejado (.net para fazer interfaces para windows, qt para linux, cocoa para mac, ios para iphones, etc.)

Ou seja, se por um lado vc ganha a possibilidade de rodar em todos os SOs, por outro sua aplicação se comporta, em todos eles, como de segunda categoria. Quanto a isso, o javafx não vai mudar em nada, infelizmente.

Curioso você citar o qt. Ele não é só para Linux, mas sim, uma multiplataforma também. E compila bem para todas a que se propõe (que por sinal, são mais que o Java).

Aliás, o C++ tem bons exemplos de ótimas bibliotecas multiplataforma. Qt e WxWidgets, para citar duas delas.

[quote=ViniGodoy]Curioso você citar o qt. Ele não é só para Linux, mas sim, uma multiplataforma também. E compila bem para todas a que se propõe (que por sinal, são mais que o Java).

Aliás, o C++ tem bons exemplos de ótimas bibliotecas multiplataforma. Qt e WxWidgets, para citar duas delas.[/quote]

Isso mesmo. Os QtWidgets não são nativos de plataforma, nem mesmo no linux, funcionam semelhantes ao swing. Tanto é que o qt precisa imitar o gtk quando roda em cima dele. Existe uma opção no gnome para setar a aparência de widgets qt. Ao contrário do kde, porque ele mesmo já é qt.

[quote=ViniGodoy]Curioso você citar o qt. Ele não é só para Linux, mas sim, uma multiplataforma também. E compila bem para todas a que se propõe (que por sinal, são mais que o Java).

Aliás, o C++ tem bons exemplos de ótimas bibliotecas multiplataforma. Qt e WxWidgets, para citar duas delas.[/quote]

Eu citei o qt por não ter lembrado de nada melhor para linux. É verdade que qt pode compilar para mac, windows, tb, mas continua sendo um intermediário entre o fornecedor do SO, e o programador da aplicação. Mas pra quem esta buscando portabilidade, mas que qq outra coisa, é uma opção melhor que usar swing/javafx.

[quote=mochuara][quote=ViniGodoy]Curioso você citar o qt. Ele não é só para Linux, mas sim, uma multiplataforma também. E compila bem para todas a que se propõe (que por sinal, são mais que o Java).

Eu citei o qt por não ter lembrado de nada melhor para linux. É verdade que qt pode compilar para mac, windows, tb, mas continua sendo um intermediário entre o fornecedor do SO, e o programador da aplicação. Mas pra quem esta buscando portabilidade, mas que qq outra coisa, é uma opção melhor que usar swing/javafx.[/quote]

Se for pensar bem, java também, pois precisamos distribuir os executáveis com algum launcher. Acaba que a distribuição do software sempre vai estar do lado do fornecedor ou programador, enfim(a não ser que seja opensource, claro).

[quote=juliocbq]
Se for pensar bem, java também, pois precisamos distribuir os executáveis com algum launcher. Acaba que a distribuição do software sempre vai estar do lado do fornecedor ou programador, enfim(a não ser que seja opensource, claro).[/quote]

Java tb o que? É multi-plataforma? Sim, com certeza! Acho que não entendi sua colocação…