É impressão minha, ou C# é muito mais fácil?

Não li todo o tópico, portanto vou responder baseado apenas no título.

É bom saber java, mas se permita aprender outra linguagem urgentemente. Nada contra a linguagem java, nem a plataforma… mas é que nesta comunidade em específico o povo gosta de complicar as coisas. Nao conheco C#, mas creio que talvez C# seja mais facil mesmo.

Se você já conhece java e já deu uma boa caminha nos estudos desta linguagem, nao vale a pena conhecer também C#, a nao ser que seja por algum motivo muito especifico, como por exemplo, uma vaga de emprego que vc queira. No meu ver, as duas linguagens sao parecidas e vc se beneficiaria mais aprendendo uma linguagem bem diferente, como PHP, Python ou Ruby.

Boa Sorte!

Se você se refere aos conceitos básicos da linguagem, sim é fácil aprender. :wink:

[quote=juliocbq]
Sobre a IDE(Visual Studio). Não acho tão boa quanto eclipse ou netbeans.[/quote]

Uma coisa legal do VS, é a correção de case mesmo quando não apertamos Ctr+Espaço

if (this.getType() == MY_LANGUAGE_IS_BETTER_THAN_YOUR_LANGUAGE) {
     moderadorDoForum.blockThread(this);
}

[quote=immortalSoul]É impressão minha ou tem gente que fala como se ‘ser fácil’ fosse uma caracteristica ruim da linguagem?
[/quote]

Verdade, pessoal gosta de dizer “sou foda, dig din dig din”.

Tinha uma matriz de um general prussiano que falava muito bem sobre isso, mas fica pra outro tópico :smiley:

legal mas ainda assim ganha menos então pra mim não serve.

O Visual Basic.Net consegue ser ainda mais fácil de aprender e utilizar. :wink:

é sério que você acha isso?

Sim, acho, pois durante muito tempo desemvolvi em VB.Net de 2003 a 2008 . :wink:

eu trabalhei 7 anos com Java (e ainda trabalho, mas bem menos) e até hoje acho a plataforma/linguagem a mais difícil se comparado com .NET, Ruby, PHP e Python. Trabalhar “muito tempo” pode tornar a linguagem mais fácil pra você, mas não que ela seja literalmente mais fácil pra uma pessoa que não tem conhecimento em programação.

Senão qualquer programador que programa a 20 anos em Assembly vai dizer que assembly é mais fácil que Java :stuck_out_tongue:

Ps.: eu fiz uma pergunta pra ti na página 3, você poderia responder?! valeu!

Sim, C# é mais fácil do que Java. Digo ainda que ela chega a ser uma evolução ao Java em alguns aspectos.

• Vantagens do LINQ, de acesso fácil e nativa à estrutura de dados da MS, como SQL Server, documentos MS Office, etc;
  • Multiplataforma com o projeto mono;
  • Acesso nativo ao PowerShell, trazendo recursos poderosos de acesso à estrutura de árvore de diretórios LDAP, banco de dados, registro do sistema, etc;
  • Estruturas “atuais” de lista, dicionários e coleções como um todo, com acesso de multipla concorrência;

Enfim, vale muito a pena estudar essa linguagem. Ultimamente estou meio sem tempo de vê-la, por causa de outras linguagens como C++ e Lua, mas em breve, pretendo dá-la mais atenção.

Mono nao presta , apenas 33% das classes estavam funcionando , mas com a compra da empresa que desenvolvia o mono, grande parte do código de perdeu devido a problemas com licença .

O mono era um projeto interessante, mas pouco utilizado como ambiente de desenvolvimento. :wink:

A idéia era boa, a questão é que talvez por falta de $$, talvez pela grande dificuldade de um projeto destes , o mesmo ainda era bem pouco abrangente.

o esquema do PHP é bem interessante, antigamente era inviavel pra sistemas muito grandes. hoje em dia com sistemas RESTFULL dá pra tornar isso possivel mas é preciso ter uma equipe senior e metodologia boa. senão não funciona.

é assim que o facebook e outros grandes sistemas em php funcionam, é tudo desacoplado e bem feito.

Tem mais web designer que sabe php do q realmente programador. É so ver a quantia de conteudo que esses caras divulgam.

[quote=asaudate]windsofhell,

Eu também não curto xiitismo. Mas o que eu quis colocar foram as diferenças. Você está longe do Brasil, pode ser que a sua percepção seja diferente justamente por conta disso. Mas esse é o feeling que eu tenho e procuro reparar, o quanto de “paixão” os desenvolvedores colocam naquilo que fazem. E é uma coisa que eu percebo nos desenvolvedores .NET (e alguém já colocou aqui nesse mesmo tópico), a de que muitos (não estou dizendo ‘todos’) esperam as coisas caírem no colo, vindas da Microsoft. Como Java é uma linguagem com uma cultura de open source, os desenvolvedores põem muito mais a mão na massa pra desenvolver coisas novas do que os .NET (e olha que eu não conheço nenhum desenvolvedor Java desempregado :wink: )

Como eu disse antes, é questão de gosto e necessidade de cada um. Se eu tivesse que desenvolver um sistema desktop, por exemplo, e tivesse como opções Java e C#, eu pegava C# sem pensar duas vezes. O que limita, pelo menos no meu caso (e de vários outros aqui), é o seguinte:

1. Eu não trabalho com desktop :slight_smile:
  2. O ecossistema para web, em geral, segue a linha máquina Linux + servidor web Apache ou Nginx
  3. A aplicação sempre deve ser compatível com a maior gama possível de browsers
  4. A aplicação deve ser o mais flexível possível - o que é inversamente proporcional com um número de frameworks existentes, pois ninguém consegue desenvolver um framework pensando em toda a necessidade que pode surgir no desenvolvimento de uma app;
  5. Eu trabalho com SOA e integração em geral. Pela experiência, eu sei que web services .NET, por exemplo, são configurados por default para trabalhar com clientes .NET (e precisam de customizações para serem compatíveis com standards)

E por aí vai. Por esses motivos, acredito que Java (a plataforma, como um todo) tem melhores condições de atender um ecossistema web. Reitero, não sou xiita. Mas bons desenvolvedores devem ser capazes de ver o problema e propor a solução mais adequada possível. :wink:

[]'s[/quote]

Passando no tópico apenas para concordar com a opiniao do asaudate (alias esses tópicos são sensacionais, o assunto levanta tantas paixões :lol: )

Eu trabalhei um bom tempo com C# e até posso dizer que conheço bem a plataforma (eu era senior no meu ultimo emprego com C#, o que nao quer dizer muito, mas conheço um pouquinho :lol: ) e observava isso nos meus colegas, a maioria (pra nao dizer todos) não se aprofundava nos assuntos como (a maioria dos) desenvolvedores Java, apenas diziam que “o Visual Studio faz isso automático” ou “o que eu sei é que essa classe desse namespace faz isso”.

Esse detalhe continua sendo o que eu mais gosto do Java e da cultura de código aberto, acho incrível como existem frameworks como o Hibernate, Spring, as coisas da Apache (e outros, muitos outros), tudo de código aberto, tudo feito por programadores como eu que simplesmente gostavam do que faziam e procuraram um jeito melhor de fazer. Ao menos na minha vivência com .NET a postura geral era de “a Microsoft fornece”. E na minha humilde opiniao isso é muito pobre.

Mas isso em nenhum aspecto desmerece a linguagem (excelente, na minha opiniao).

Eu larguei meu ultimo trampo com C# (esse aí que eu pagava de senior :lol: ) pra ganhar menos do que a metade, simplesmente porque eu gostava de Java. Mas pra quem gosta de .NET tambem, meus votos de sucesso. :wink:

Já atuei em .net, e minha impressão sobre a plataforma é que busca simplificar demasiadamente a tarefa do desenvolvedor, o que cria profissionais tremendamente superficiais sem conhecer de fato todo o poder do .net framework. :wink:

rsrs pra crud isso ta bom… não trabalhei com .net, mas como sql server, IIS e ASP…esse tres juntos te dão infinitas possibilidades de gambiarras

O ponto forte da plataforma Microsoft é de fato a utilização de POG. :wink: