[quote=asaudate]windsofhell,
Eu também não curto xiitismo. Mas o que eu quis colocar foram as diferenças. Você está longe do Brasil, pode ser que a sua percepção seja diferente justamente por conta disso. Mas esse é o feeling que eu tenho e procuro reparar, o quanto de “paixão” os desenvolvedores colocam naquilo que fazem. E é uma coisa que eu percebo nos desenvolvedores .NET (e alguém já colocou aqui nesse mesmo tópico), a de que muitos (não estou dizendo ‘todos’) esperam as coisas caírem no colo, vindas da Microsoft. Como Java é uma linguagem com uma cultura de open source, os desenvolvedores põem muito mais a mão na massa pra desenvolver coisas novas do que os .NET (e olha que eu não conheço nenhum desenvolvedor Java desempregado )
Como eu disse antes, é questão de gosto e necessidade de cada um. Se eu tivesse que desenvolver um sistema desktop, por exemplo, e tivesse como opções Java e C#, eu pegava C# sem pensar duas vezes. O que limita, pelo menos no meu caso (e de vários outros aqui), é o seguinte:
- Eu não trabalho com desktop
- O ecossistema para web, em geral, segue a linha máquina Linux + servidor web Apache ou Nginx
- A aplicação sempre deve ser compatível com a maior gama possível de browsers
- A aplicação deve ser o mais flexível possível - o que é inversamente proporcional com um número de frameworks existentes, pois ninguém consegue desenvolver um framework pensando em toda a necessidade que pode surgir no desenvolvimento de uma app;
- Eu trabalho com SOA e integração em geral. Pela experiência, eu sei que web services .NET, por exemplo, são configurados por default para trabalhar com clientes .NET (e precisam de customizações para serem compatíveis com standards)
E por aí vai. Por esses motivos, acredito que Java (a plataforma, como um todo) tem melhores condições de atender um ecossistema web. Reitero, não sou xiita. Mas bons desenvolvedores devem ser capazes de ver o problema e propor a solução mais adequada possível.
[]'s[/quote]
Passando no tópico apenas para concordar com a opiniao do asaudate (alias esses tópicos são sensacionais, o assunto levanta tantas paixões :lol: )
Eu trabalhei um bom tempo com C# e até posso dizer que conheço bem a plataforma (eu era senior no meu ultimo emprego com C#, o que nao quer dizer muito, mas conheço um pouquinho :lol: ) e observava isso nos meus colegas, a maioria (pra nao dizer todos) não se aprofundava nos assuntos como (a maioria dos) desenvolvedores Java, apenas diziam que “o Visual Studio faz isso automático” ou “o que eu sei é que essa classe desse namespace faz isso”.
Esse detalhe continua sendo o que eu mais gosto do Java e da cultura de código aberto, acho incrível como existem frameworks como o Hibernate, Spring, as coisas da Apache (e outros, muitos outros), tudo de código aberto, tudo feito por programadores como eu que simplesmente gostavam do que faziam e procuraram um jeito melhor de fazer. Ao menos na minha vivência com .NET a postura geral era de “a Microsoft fornece”. E na minha humilde opiniao isso é muito pobre.
Mas isso em nenhum aspecto desmerece a linguagem (excelente, na minha opiniao).
Eu larguei meu ultimo trampo com C# (esse aí que eu pagava de senior :lol: ) pra ganhar menos do que a metade, simplesmente porque eu gostava de Java. Mas pra quem gosta de .NET tambem, meus votos de sucesso.