E depois tem gente que fica reclamando de salário

[quote=giovanni_dalfre][quote]a maioria das pessoas se esquecem de coisas que não tivemos, e nem por isso são desnecessárias,

(Pobre assim como eu esquece de):
1 - Escola Particular Para os Filhos
2 - Curso de Ingles para os Filhos
3 - Plano Médico / Odontológico para toda a familia
4 - Comida de Qualidade
5 - Viagens para toda a familia
6 - alguem curso/luta/musica que seu filho goste

isso é a estrutura minima para dar a chance dos seus filhos “brigarem” na proxima geração.

trazer um filho para o mundo sem dar essa base mínima é muita sacanagem![/quote]

Mesmo assim, para ter filhos, penso em casar com uma pessoa, e que esta trabalhe também. Isso também depende da quantidade, pois não pretendo ter mais que 2 filhos…

A respeito desses tópicos, concordo em partes, alguns são exagerados…

  • Comida de qualidade não é caro, a menos que você não cozinhe… dai é restaurante todo dia, que custa bem caro.

  • Viagens ? Isso é essencial? Depende também de tipos de viagem, frequência…

  • Curso/luta/musica que goste… Isso é tão caro assim? Seu filho terá a capacidade de fazer quantos ao mesmo tempo? o.O

  • Carro? serio isso mesmo? Você precisa trocar todo ano? Vejo pessoas que não ganham nem 4k e tem carros bem “Chiques”.

Não sei não, mas 13k é sim um tremendo salário. Quem discorda, ou recebe/tem mais dinheiro, ou tem ilusões na mente.
Pra quem sabe administrar o dinheiro, isso é sim, bastante. [/quote]

Tudo isso é muito relativo… óbvio… mas sim… escola boa é caro (pago quase 2K para cada filho meu e tenho 2 filhos)! Comida? Meus filhos adoram peito de peru, comem todos os dias, não é nada de muito luxo mas custa R$ 50,00 o kilo… iogurte e danone também é caro… qualquer passadinha no mercado (ontem dei uma passada, comprei uns 20 itens e gastei R$ 300,00 )!

É bem diferente “apenas sustentar a familia”, “dar um padrão de vida para a familia” e “viver sozinho”. Ganhava 5K por mês, não tinha familia nem filhos, conseguia andar de carro importado e dava risada gastando R$ 200,00 na balada!
13k para quem vive sozinho, é realmente um baita salario. Você pode ter carrão, roupa de primeira, e almoçar em restaurante caro todo dia. E ainda consegue guardar dinheiro.
13k para sustentar a familia, da muito bem, como falei, um padrão mediano!
13k não da para dar um alto padrão para a familia… se for a unica renda! você ganhando 13k por mês com 2 filhos dificilmente conseguirá dar um carro zero de presente para seu filho de 18 anos!

Acho bastante justo, exigem um cara “ferradão” mas estão pagando à altura.

No mercado das consultorias acostumamos com esse negócio de 3 anos de experiência = senior . Isso é bom para a molecada que já quer sair da faculdade ganhando uma nota preta, mas é desestimulante para quem está há muito tempo se aperfeiçoando e não tem mais para onde crescer, a não ser que vire gerente.
Seria interessante se houvesse mais vagas assim, que recompensam com salários acima do normal pessoas com MUITO conhecimento; é um estímulo para continuar evoluindo.

No caso, o cara tem mais um perfil de liderança/coordenação, mas o mesmo poderia valer para os “escovadores de bit” super ninja.

Quando o cara vai ficando importante no fórum ele ganha um nome mais RESPONSA rsrsrs
Igual ao mark_ameba, que virou Marky Vasconcellos e hoje é moderador :slight_smile:

[quote=jmmenezes][quote=giovanni_dalfre][quote]a maioria das pessoas se esquecem de coisas que não tivemos, e nem por isso são desnecessárias,

(Pobre assim como eu esquece de):
1 - Escola Particular Para os Filhos
2 - Curso de Ingles para os Filhos
3 - Plano Médico / Odontológico para toda a familia
4 - Comida de Qualidade
5 - Viagens para toda a familia
6 - alguem curso/luta/musica que seu filho goste

isso é a estrutura minima para dar a chance dos seus filhos “brigarem” na proxima geração.

trazer um filho para o mundo sem dar essa base mínima é muita sacanagem![/quote]

Mesmo assim, para ter filhos, penso em casar com uma pessoa, e que esta trabalhe também. Isso também depende da quantidade, pois não pretendo ter mais que 2 filhos…

A respeito desses tópicos, concordo em partes, alguns são exagerados…

  • Comida de qualidade não é caro, a menos que você não cozinhe… dai é restaurante todo dia, que custa bem caro.

  • Viagens ? Isso é essencial? Depende também de tipos de viagem, frequência…

  • Curso/luta/musica que goste… Isso é tão caro assim? Seu filho terá a capacidade de fazer quantos ao mesmo tempo? o.O

  • Carro? serio isso mesmo? Você precisa trocar todo ano? Vejo pessoas que não ganham nem 4k e tem carros bem “Chiques”.

Não sei não, mas 13k é sim um tremendo salário. Quem discorda, ou recebe/tem mais dinheiro, ou tem ilusões na mente.
Pra quem sabe administrar o dinheiro, isso é sim, bastante. [/quote]

Tudo isso é muito relativo… óbvio… mas sim… escola boa é caro (pago quase 2K para cada filho meu e tenho 2 filhos)! Comida? Meus filhos adoram peito de peru, comem todos os dias, não é nada de muito luxo mas custa R$ 50,00 o kilo… iogurte e danone também é caro… qualquer passadinha no mercado (ontem dei uma passada, comprei uns 20 itens e gastei R$ 300,00 )!

É bem diferente “apenas sustentar a familia”, “dar um padrão de vida para a familia” e “viver sozinho”. Ganhava 5K por mês, não tinha familia nem filhos, conseguia andar de carro importado e dava risada gastando R$ 200,00 na balada!
13k para quem vive sozinho, é realmente um baita salario. Você pode ter carrão, roupa de primeira, e almoçar em restaurante caro todo dia. E ainda consegue guardar dinheiro.
13k para sustentar a familia, da muito bem, como falei, um padrão mediano!
13k não da para dar um alto padrão para a familia… se for a unica renda! você ganhando 13k por mês com 2 filhos dificilmente conseguirá dar um carro zero de presente para seu filho de 18 anos!

[/quote]

Pois é cara, aí a gente vê a diferença. Eu não considero iogurte cheio de corante como comida de qualidade. Pra mim comida de qualidade é fruta, verdura e fibras. Carne também gosto, mas isso pra mim isso não chega a ser um item indispensável na mesa(ainda mais peito de peru! :lol: )…

Não trate como ofensa, acho louvável seu comprometimento em dar o melhor do melhor para seus filhos, eu faria igual. Mas tenho uma visão diferente de qualidade de vida…

Pra alguns comida boa e qualidade de vida é ir no mercado e encher o carrinho de enlatados, alimentos cheios de conservante e corante e comida congelada.

Eu moro com meus pais ainda, comemos muito bem e devemos gastar por semana uns 80 reais pra se alimentar bem em casa(em 4 pessoas), e saímos toda semana com o carrinho chei da feira de frutas e verduras daqui do bairro…

Mas como eu disse, são visões diferentes e culturas diferentes, nosso país é quase um continente, e a diferença de costumes e culturas é grande…

Eu acho perda de dinheiro gastar toda semana com “extravagâncias”, sendo que poderia guardar esse dinheiro pra fazer outras coisas…

Enfim, é como eu falei antes, eu estipulei um padrão máximo pra minha vida, que pretendo conquistar com muito trabalho. Não pretendo tratar meus filhos a base de “leite com pêra” pois é por causa desse tipo de tratamento que eu vejo na TV criança de 10 anos esperneando por não ganhar um tablet de 1500 reais, aí mudo de canal e vejo uma mulher nos seus 50 anos de idade falando que o sonho dela é uma máquina de lavar roupa de 900 reais…

Sim, tenho veias políticas e sociais muito fortes, talvez por isso tenho aversão a padrões de vida muito altos e acho que algumas coisas são “frescura”…

Mas sem desavenças, somos todos irmãos! :wink:

[quote=jmmenezes][quote=Ruttmann]
Eu com 13k me virava bem de boa com esposa e 3 filhos! :lol:[/quote]
Amigo… você acha mesmo???
Uma boa escola custa em média R$ 2 mil por mês (escola não é só mensalidade, mas lanche, material, passeio)
Um bom carro médio custa R$ 60k, nem to falando de carro de 100k, e se você trocar a cada 2, 3 anos e colocar tudo no papel, verás que ele te custará em torno de R$ 1000,00 por mês…
se sua mulher não trabalhar, essa será sua unica renda!
Esse valor é bruto, você não recebe nem 10k liquido…
Se somar só isso que falei, 3 filhos bem cuidados, e um bom carro, sobra somente 3k para moradia e alimentação! Para 5 pessoas isso male male da para a alimentação, pois as coisas estão muito caras… um bom apto de aluguel não sai menos que 3k em uma boa região de uma cidade como São Paulo (acho que no Rio é a mesma coisa)! Se você pensar em comprar um imóvel então…
[/quote]

Parece que você está realmente disposto a mostrar que 13K por mês é pouco! Se alguém me falar de R$50.000,00 eu também posso citar alguns itens para demonstrar que no fim do mês não dá para nada.
Não se trata de viver como alguém que ganhou um grande prêmio… continua sendo uma vida de assalariado, razoavelmente modesta porém confortável.Eu acho que essa grana é suficiente para isso

E finalmente, Ruttmann… 3 filhos é suicídio, não faz isso não rapaz! :slight_smile:

Ruttman,

1 - Escola Particular Para os Filhos
2 - Curso de Ingles para os Filhos
3 - Plano Médico / Odontológico para toda a familia
4 - Comida de Qualidade
5 - Viagens para toda a familia
6 - alguem curso/luta/musica que seu filho goste

por um lado há um pouco de razão, na questão do filho querer um IPAD.

vamos dizer que você vai la e se mata pra garantir os items la de cima, se esforça pra dar o melhor pra sua familia. e economiza com besteiras.

sei filho entra na escola particular e os amiguinhos dele tem Ipad 5, iphone 6, PS 4, xbox 720

realmente é dificil “explicar” pra ele que você ja esta dando o seu máximo…

eu realmente não tinha pensado nisso =/

[quote]cara 13k é um excelente salário (se comparado com a média nacional)

e tudo que coloquei da pra se pagar com sobra e sozinho com 13k

eu nem citei nada sobre esse salário e sim sobre a “cabeça” das pessoas

também não falei nada sobre carro. [/quote]

Eu comentei do carro porque você citou um outro comentário, que falava sobre carro.

Também acho que comer bem não significa encher o carrinho de coisas caras.
4k em escola? Seus filhos estudam junto com os Filhos do Eike Batista, só pode.

Realmente, eu NUNCA vou dar um carro zero para meu filho. É Ruttmann falou. Criança brigando pq não ganha tablet…

Eu pretendo estimular meu filho a conquistar as coisas na vida, e não da tudo de mão beijada. Quer carro, que vá trabalhar, que então agente pode discutir alguma ajuda financeira.

[quote=douglaskd]Ruttman,

1 - Escola Particular Para os Filhos
2 - Curso de Ingles para os Filhos
3 - Plano Médico / Odontológico para toda a familia
4 - Comida de Qualidade
5 - Viagens para toda a familia
6 - alguem curso/luta/musica que seu filho goste

por um lado há um pouco de razão, na questão do filho querer um IPAD.

vamos dizer que você vai la e se mata pra garantir os items la de cima, se esforça pra dar o melhor pra sua familia. e economiza com besteiras.

sei filho entra na escola particular e os amiguinhos dele tem Ipad 5, iphone 6, PS 4, xbox 720

realmente é dificil “explicar” pra ele que você ja esta dando o seu máximo…

eu realmente não tinha pensado nisso =/[/quote]

Pois é cara, esse é outro argumento que reforça mais ainda a minha linha de pensamento…

Pra maioria do planeta, progresso é tecnologia. Eu não acho isso. Progresso pra mim é qualidade de vida, e quero alguém me dizer que tecnologia traz qualidade de vida…

Tem gente que deixa de comer bem, de se vestir bem pra acompanhar aquele amigo mais abastado quando o assunto é tecnologia. Vai dizer que você nunca ouviu a história de alguém que parou de fazer a academia, jogar o seu futebolzinho(isso é qualidade de vida, esporte) pra comprar aquele tablet ou aquele smartphone?

Se tecnologia fosse qualidade de vida não teríamos tantos programadores gordos morrendo de infarto…

Qualidade de vida é mais do que ter dinheiro, é saber usá-lo pra fazer coisas boas, pra contribuir de algumas forma com a sociedade.

Agora, se o cara quer ganhar 13k por mês e gastar tudo com comidinha cara, farra no fim de semana e carro importado, paciência né…

É por causa do pensamento individual que o mundo está como está…

Um dos caras mais ricos do mundo já deu bilhões de dólares da sua fortuna pra caridade, e nem por isso deixou de levar um padrão de vida excelente. Preciso falar o nome do mentor do “Janelas”? :lol:

[quote=ViniGodoy][quote=bobfroes][quote]
Graduação anterior a 2001 em universidades de ponta: Engenharia ou Ciência da Computação, Análise de Sistemas e afins;
[/quote]

12 anos de vivência pos formação e ainda ter se graduado em universidade de ponta?!

Vou ficar esperando 12 anos pra ver uma vaga dessa e muito menos um cachê deste não, presença!

SentaNaLisaEPensa![/quote]

Você queria o que, que pagassem 13k para um recém formado? [/quote]

Vc não entendeu. Eu disse que não vou ficar esperando uma vaga destas cair do céu, presença! Eu vou é procurar estudar e me atualizar. Se vier, bem, é uma oportuna tentativa, senão, vamos seguindo…

Voltando o que vc disse! E se o cabra estiver cursando tendendo para o final do curso e for bom mesmo, experience e tals?! Ou seja, depende muito…presença.

Tem muita gente com 12 anos de “expêriencia”, que se for analisar, aproveita 5. Como disse Jobs, “não se acomode!”.

Tcs…

alguns comentários…

Acho que quando se leva para o lado pessoal, a coisa esta fugindo do tópico. Falar de alimentação, escola particular, carro, não é “luxo” para quem mora em São Paulo.
Meus filhos também consomem muitas frutas… gasto R$ 100,00 por semana na feira… as vezes R$ 150,00… uma pêra de qualidade na feira do lado de casa custa R$ 5,00 (uma unica pêra)… até no mercado é mais barato mas não se acha a mesma qualidade! Na feira tem a duzia também por R$ 5,00 mas tem uma diferença gigante de qualidade… Vejo que tudo na vida em excesso faz mal, mas não moderado… não vejo problemas meus filhos consumirem iogurtes, chocolates e afim, desde que de forma moderada!

Meus filhos também não estudam na escola do Eike Batista, pelo contrário… conheço quem gaste em torno de R$ 3 mil de mensalidade, mas ai sim pode-se dizer as melhores escolas de são paulo.
Dar o melhor pros filhos, ainda mais quando se trata de educação, não é estar dando tudo de mão beijada. Pelo contrário, se ele souber valorizar isso.
Se seu filho escolhe ser um neurocirugião, sua vida profissional irá começar quando tiver em torno de 30 anos… antes disso ele terá que “ralar” muito mais se não tiver estrutura. Minha prima é médica, sendo que passou na USP com 17 anos. Seu pai lhe deu um carro aos 18 anos pq ela demorava 2 horas de onibus para chegar la todos os dias… uma coisa é “dar de mão beijada” e a pessoa não valorizar. Outra é dar a estrutura, a pessoa dar valor, e conseguir ir mais longe por causa disso… por mais esforçado que você seja, se tiver estrutura e saber valorizar as coisas são mais faceis sim! Eu só entrei na área de TI em 1996 com 14 anos pois meu pai pode me dar um computador em 1990 quando eu tinha 8 anos… mesmo com muito esforço. A realidade era bem diferente de hoje onde qualquer um compra computador no super mercado, mas se ele considerasse que fosse uma coisa superflua, provavelmente não teria iniciado nessa area tão cedo! Óbvio que se for esforçado você consegue de qualquer jeito, mas o caminho é mais dificil…

Não estou querendo dizer que R$ 13 mil é pouco… inclusive falei que é acima da média… só estou querendo dizer que também não é tanto assim como algumas pessoas por ai falaram! E isso depende de uma série de fatores… não citei nos exemplos comprar um performe de R$ 600,00 mas sim ter um bom carro, educação, moradia e alimentação… o minimo que uma familia que mora em SÃO PAULO precisa ter!

Você pode pagar aluguel de R$ 400,00 na favela do heliópolis… comer churrasco grego de R$ 2,00… andar de moto cabrita (que é mais barato que andar de transporte publico)… e viver muito bem com R$ 1.500,00 por mês… se você acha que isso é BOM!

e ah… sobre escola / educação… nos dias de hoje, educação infantil de qualidade (não creche), costuma as vezes ser até mais caro que algumas faculdades…

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/com-mensalidade-de-r-27-mil-campeao-no-enem-tem-fila-de-espera.html

Sei que a noticia é de 2010, mas fiz uma busca de 10 segundos no google… será mesmo que escola de R$ 2 mil por mês é algo tão anormal assim ?

[quote]alguns comentários…

Acho que quando se leva para o lado pessoal, a coisa esta fugindo do tópico. Falar de alimentação, escola particular, carro, não é “luxo” para quem mora em São Paulo.
Meus filhos também consomem muitas frutas… gasto R$ 100,00 por semana na feira… as vezes R$ 150,00… uma pêra de qualidade na feira do lado de casa custa R$ 5,00 (uma unica pêra)… até no mercado é mais barato mas não se acha a mesma qualidade! Na feira tem a duzia também por R$ 5,00 mas tem uma diferença gigante de qualidade… Vejo que tudo na vida em excesso faz mal, mas não moderado… não vejo problemas meus filhos consumirem iogurtes, chocolates e afim, desde que de forma moderada!

Meus filhos também não estudam na escola do Eike Batista, pelo contrário… conheço quem gaste em torno de R$ 3 mil de mensalidade, mas ai sim pode-se dizer as melhores escolas de são paulo.
Dar o melhor pros filhos, ainda mais quando se trata de educação, não é estar dando tudo de mão beijada. Pelo contrário, se ele souber valorizar isso.
Se seu filho escolhe ser um neurocirugião, sua vida profissional irá começar quando tiver em torno de 30 anos… antes disso ele terá que “ralar” muito mais se não tiver estrutura. Minha prima é médica, sendo que passou na USP com 17 anos. Seu pai lhe deu um carro aos 18 anos pq ela demorava 2 horas de onibus para chegar la todos os dias… uma coisa é “dar de mão beijada” e a pessoa não valorizar. Outra é dar a estrutura, a pessoa dar valor, e conseguir ir mais longe por causa disso… por mais esforçado que você seja, se tiver estrutura e saber valorizar as coisas são mais faceis sim! Eu só entrei na área de TI em 1996 com 14 anos pois meu pai pode me dar um computador em 1990 quando eu tinha 8 anos… mesmo com muito esforço. A realidade era bem diferente de hoje onde qualquer um compra computador no super mercado, mas se ele considerasse que fosse uma coisa superflua, provavelmente não teria iniciado nessa area tão cedo! Óbvio que se for esforçado você consegue de qualquer jeito, mas o caminho é mais dificil…

Não estou querendo dizer que R$ 13 mil é pouco… inclusive falei que é acima da média… só estou querendo dizer que também não é tanto assim como algumas pessoas por ai falaram! E isso depende de uma série de fatores… não citei nos exemplos comprar um performe de R$ 600,00 mas sim ter um bom carro, educação, moradia e alimentação… o minimo que uma familia que mora em SÃO PAULO precisa ter!

Você pode pagar aluguel de R$ 400,00 na favela do heliópolis… comer churrasco grego de R$ 2,00… andar de moto cabrita (que é mais barato que andar de transporte publico)… e viver muito bem com R$ 1.500,00 por mês… se você acha que isso é BOM![/quote]

Não vai adiantar muito discutir isso.

Você provavelmente deve ser um profissional bem empregado no momento, com um padrão de vida bem diferente.

Eu venho de uma família onde meus pais ralaram, e MUITO, para pagar uma escola (apenas fundamental) particular pros filhos. Não, não pagava 4mil reais. Mensalidade por volta de 500 reais cada, se bem me lembro, com desconto por ter 2 filhos juntos.
Fome? nunca passei. Luxos? bom, não. Sempre fui incentivado a estudar e comer bem, apenas.

Sou do interior de SP, cerca de 130km da Capital.

Resultado:
-Comecei a trabalhar aos 14 anos, por vontade própria.
-Consegui curso entrar em um Curso técnico de informatica + médio, da Unicamp.
-Consegui bolsa de estudos em uma faculdade.
-Aprendi bastante sobre inglês, sem mesmo fazer cursinhos.

Meus pais não podem me dar carro, nem pagar uma casa para mim morar em outra cidade, onde estudo e trabalho. Eles não podem me dar uma “Estrutura”, mas sim educação e valores pessoais, para que assim eu consiga

Tenho amigos que os pais pagaram escolas caríssimas, que hoje estão ai fazendo cursinho. Não trabalham, nem faculdade. Provavelmente vão ficar encostados por um bom tempo com os pais…

Onde quero chegar?

Pagar uma escola caríssima, comida cara, cursos e “brinquedos caros” (carros, tecnologia) Não é necessidade básica.

Necessidade básica é Educar seu filho com oque você tem, ensina-lo a correr atrás de seus sonhos, a estudar com os recursos que têm.

Claro que uma pessoa esforçada, com recursos vai longe, mais só isso não basta. Conheço vários casos que a mãe paga escola cara, da tudo que o filho quer mas não da edução em casa, que é MUITO mais importante.

Sim, com 13 mil de salário da para criar 3 filhos com muita facilidade, se você souber educa-los.

Quero deixar claro que de maneira alguma quis atacar ninguém pessoalmente com meus comentários.

Apenas tomei alguns casos como exemplo. Não quero acabar sendo taxado de puritano aqui, como se tivesse dizendo que não me dou ao luxo de comprar umas besteirinhas de vez em quando.´

Existe um pensamento que levo como conduta pra minha vida, que diz mais ou menos assim: “Não concordo com o que dizes, mas luto até a morte pelo direito de dizeres”. Entende?

Acho que a discussão acabou indo pra outro lado naturalmente, mas que não convém ficar discutindo aqui, o fórum não comporta esse teor de assunto.

Gostaria muito de continuar discutindo esse assunto, que me interessa muito, mas acho melhor parar por aqui senão podemos acabar queimando nosso relacionamento de companheirismo e aprendizado com outros assuntos que não tem nada a ver com o fórum…

Não to querendo “botar o tapete em cima da fogueira” de ninguém aqui, mas o rumo central do tópico a gente destoou faz tempo…

Abraços! :wink:

Onde moro…com 13 K dá pra deitar e rolar he he he…minha cidade é pequena… e por consequencia…o custo de vida aqui é bem inferior ao custo de vida em uma capital ou cidade satélite…e pra azar…os salários também são inferiores…

Se eu ganhasse 13k…estava feito… construia minha casinha financiada… viajava nas férias … pagaria uma pos graduação…especialização… certificações…terminava de pagar meu carrinho… e viajava nas férias denovo…depois viajava denovo… e por fim…comprava uma bicicleta…

[quote=giovanni_dalfre][quote]alguns comentários…

Acho que quando se leva para o lado pessoal, a coisa esta fugindo do tópico. Falar de alimentação, escola particular, carro, não é “luxo” para quem mora em São Paulo.
Meus filhos também consomem muitas frutas… gasto R$ 100,00 por semana na feira… as vezes R$ 150,00… uma pêra de qualidade na feira do lado de casa custa R$ 5,00 (uma unica pêra)… até no mercado é mais barato mas não se acha a mesma qualidade! Na feira tem a duzia também por R$ 5,00 mas tem uma diferença gigante de qualidade… Vejo que tudo na vida em excesso faz mal, mas não moderado… não vejo problemas meus filhos consumirem iogurtes, chocolates e afim, desde que de forma moderada!

Meus filhos também não estudam na escola do Eike Batista, pelo contrário… conheço quem gaste em torno de R$ 3 mil de mensalidade, mas ai sim pode-se dizer as melhores escolas de são paulo.
Dar o melhor pros filhos, ainda mais quando se trata de educação, não é estar dando tudo de mão beijada. Pelo contrário, se ele souber valorizar isso.
Se seu filho escolhe ser um neurocirugião, sua vida profissional irá começar quando tiver em torno de 30 anos… antes disso ele terá que “ralar” muito mais se não tiver estrutura. Minha prima é médica, sendo que passou na USP com 17 anos. Seu pai lhe deu um carro aos 18 anos pq ela demorava 2 horas de onibus para chegar la todos os dias… uma coisa é “dar de mão beijada” e a pessoa não valorizar. Outra é dar a estrutura, a pessoa dar valor, e conseguir ir mais longe por causa disso… por mais esforçado que você seja, se tiver estrutura e saber valorizar as coisas são mais faceis sim! Eu só entrei na área de TI em 1996 com 14 anos pois meu pai pode me dar um computador em 1990 quando eu tinha 8 anos… mesmo com muito esforço. A realidade era bem diferente de hoje onde qualquer um compra computador no super mercado, mas se ele considerasse que fosse uma coisa superflua, provavelmente não teria iniciado nessa area tão cedo! Óbvio que se for esforçado você consegue de qualquer jeito, mas o caminho é mais dificil…

Não estou querendo dizer que R$ 13 mil é pouco… inclusive falei que é acima da média… só estou querendo dizer que também não é tanto assim como algumas pessoas por ai falaram! E isso depende de uma série de fatores… não citei nos exemplos comprar um performe de R$ 600,00 mas sim ter um bom carro, educação, moradia e alimentação… o minimo que uma familia que mora em SÃO PAULO precisa ter!

Você pode pagar aluguel de R$ 400,00 na favela do heliópolis… comer churrasco grego de R$ 2,00… andar de moto cabrita (que é mais barato que andar de transporte publico)… e viver muito bem com R$ 1.500,00 por mês… se você acha que isso é BOM![/quote]

Não vai adiantar muito discutir isso.

Você provavelmente deve ser um profissional bem empregado no momento, com um padrão de vida bem diferente.

Eu venho de uma família onde meus pais ralaram, e MUITO, para pagar uma escola (apenas fundamental) particular pros filhos. Não, não pagava 4mil reais. Mensalidade por volta de 500 reais cada, se bem me lembro, com desconto por ter 2 filhos juntos.
Fome? nunca passei. Luxos? bom, não. Sempre fui incentivado a estudar e comer bem, apenas.

Sou do interior de SP, cerca de 130km da Capital.

Resultado:
-Comecei a trabalhar aos 14 anos, por vontade própria.
-Consegui curso entrar em um Curso técnico de informatica + médio, da Unicamp.
-Consegui bolsa de estudos em uma faculdade.
-Aprendi bastante sobre inglês, sem mesmo fazer cursinhos.

Meus pais não podem me dar carro, nem pagar uma casa para mim morar em outra cidade, onde estudo e trabalho. Eles não podem me dar uma “Estrutura”, mas sim educação e valores pessoais, para que assim eu consiga

Tenho amigos que os pais pagaram escolas caríssimas, que hoje estão ai fazendo cursinho. Não trabalham, nem faculdade. Provavelmente vão ficar encostados por um bom tempo com os pais…

Onde quero chegar?

Pagar uma escola caríssima, comida cara, cursos e “brinquedos caros” (carros, tecnologia) Não é necessidade básica.

Necessidade básica é Educar seu filho com oque você tem, ensina-lo a correr atrás de seus sonhos, a estudar com os recursos que têm.

Claro que uma pessoa esforçada, com recursos vai longe, mais só isso não basta. Conheço vários casos que a mãe paga escola cara, da tudo que o filho quer mas não da edução em casa, que é MUITO mais importante.

Sim, com 13 mil de salário da para criar 3 filhos com muita facilidade, se você souber educa-los.
[/quote]

sim… da mesma forma que tem quem “banque” tudo e os filhos se tornem encostado… tem aqueles que viram criminosos com a desculpa de que nasceram pobres!

Realmente discutir isso não vai levar a nada!

Sem dizer que eu nunca disse que 13 mil era ruim e não dava para criar 3 filhos com facilidade… apenas que não é tanto dinheiro assim como alguns falaram! E acho que sempre temos de buscar o melhor, sem pensar em limites! Tem muito gerente de TI ganhando 20K por mês… e nesse caso, já começa a ser um valor considerável, mas ainda longe de um negócio próprio onde facilmente você chega nesse falor… veja que inclusive citei sobre negócio próprio no meu primeiro comentário!

Boa sorte a todos aqui!

[quote=Gabriel]Minha filha tem 4 anos e está matriculada em uma escola particular de ensino infantil que é boa, mas não é “a melhor” da região que eu moro. Eu pago quase 400 reais de mensalidade pra ela ficar lá meio período(4 horas) e fazer uma aula de ballet por semana.

Daqui a 3 anos vou estar pagando 1k de escola fácil.

13 mil reais pelo menos onde eu moro(São Bernardo do Campo) dá pra se ter uma vida confortável. Pagar uma escola boa, ter um carro, viajar nas férias e alguns outros luxos. Mas também não é algo assim absurdo.[/quote]

Meus filhos entram na escola de manhã e saem a tarde! A escola não é a melhor de são paulo, mas esta entre as melhores da região… só a refeição mensal custa R$ 500,00 pois eles almoçam e tomam lanche da tarde na escola… tem escolas na região que custam R$ 200,00 mas não são muito diferentes de uma creche! Vai de cada um… eu penso que pagar 1k de escola não é despesa e sim investimento, óbvio, se o filho aproveitar!

[quote=leopoldof]Onde moro…com 13 K dá pra deitar e rolar he he he…minha cidade é pequena… e por consequencia…o custo de vida aqui é bem inferior ao custo de vida em uma capital ou cidade satélite…e pra azar…os salários também são inferiores…

Se eu ganhasse 13k…estava feito… construia minha casinha financiada… viajava nas férias … pagaria uma pos graduação…especialização… certificações…terminava de pagar meu carrinho… e viajava nas férias denovo…depois viajava denovo… e por fim…comprava uma bicicleta…

[/quote]
:thumbup:

Difícil é achar esse salário em uma cidade dita como pequena. Mas mesmo em um capital como POA, Rio, BH, SP, Floripa… 13k é uma grana muito boa. É só comparar com a grande maioria da população que ganha algo em torno de 1 mil.

[quote=romarcio][quote=leopoldof]Onde moro…com 13 K dá pra deitar e rolar he he he…minha cidade é pequena… e por consequencia…o custo de vida aqui é bem inferior ao custo de vida em uma capital ou cidade satélite…e pra azar…os salários também são inferiores…

Se eu ganhasse 13k…estava feito… construia minha casinha financiada… viajava nas férias … pagaria uma pos graduação…especialização… certificações…terminava de pagar meu carrinho… e viajava nas férias denovo…depois viajava denovo… e por fim…comprava uma bicicleta…

[/quote]
:thumbup:

Difícil é achar esse salário em uma cidade dita como pequena. Mas mesmo em um capital como POA, Rio, BH, SP, Floripa… 13k é uma grana muito boa. É só comparar com a grande maioria da população que ganha algo em torno de 1 mil.[/quote]

Sim… mas ninguem fica rico com um salario desses…
nem mesmo de 20k…

mas se considerar a média no nosso mercado TI… qualquer coisa acima de 8k já é um salario bom… e bem fora da média, dificil de se conseguir!

[quote=jmmenezes]
Sim… mas ninguem fica rico com um salario desses…
nem mesmo de 20k…
[/quote] Eu acho que ninguém fica rico com salário nenhum, com exceção de altos executivos que ganham fortunas pra nem sequer tentarem ter seus próprios negócios, pois os mesmos teriam condições.

Hoje ganho 5,5 k limpo. Vivo com uns 4k aqui em minha região, com um padrão bom, com carro, morando e comendo bem, 1,5 está indo pra caixa todo mês…

Com 13 k eu subiria meu padrão de vida um pouco, mas com certeza ainda ia mais de 6 - 7 k pro caixa numa boa.

Com 6k no Caixa, em 1 ano eu teria 72k para serem investidos… Todo e qualquer RICO, não adianta, tem que saber investir e salário é só o começo da história. Quem não sabe investir, pode ter o maior salário do mundo, mas sempre chegará no final do mês e não vai ter dinheiro pra nada… Isso é chamado pelo autor de “Pai Rico, Pai Pobre” de “Corrida dos ratos”.

Aliás, recomendo a leitura do livro pra quem ainda não teve a oportunidade.

Sobre o tópico, realmente o cargo é a exceção.

A pergunta que faço é a mesma do fantomas… Vão dar o ouro, mas será que vão cobrar o couro ??? Afinal, com 13 k trabalhando feito um condenado, fico com meus 5,5 tendo tempo de passear com minha família e praticar meu esporte.

Enfim, vai de cada um mesmo.

Abs []

Um profissional formado há 11 anos em universidade de ponta já ganha muito mais que isso.
Primeiro pq aqui no Brasil a carreira técnica é curta. Com 5 anos o peão já tá migrando pra coordenação, liderança técnica, etc…
Segundo, o tal do MBA virou moda. Todo mundo tem, todo mundo faz. Mais um incentivo para profissionais de TI abandonarem carreira a técnica.
By the way, conheço pessoas com esse perfil. São diretores de tecnologia, gerentes gerais de TI ou donos dos seus próprios negócios. Todos ganham acima de 15k com certeza.