E-commerce em Java: ainda é possível?

Olá a todos.

Tenho um projeto de e-commerce, e gostaria de programá-lo em Java.

Para isto, fiz uma breve pesquisa na Amazon a procura de livros que pudessem me auxiliar nesta empreitada.

Para minha surpresa - na verdade, desapontamento… - NÃO EXISTEM LIVROS ATUALIZADOS SOBRE E-COMMERCE EM JAVA!

E agora, o que eu faço? Será que posso ler um livro velho e usar as ferramentas novas? Ou será que vou precisar programar meu sistema em ASP.Net? :roll:

O que eu faço?

Podes fazer qualquer coisa em qualquer linguagem. As “regras” de e-commerce mudam de linguagem para linguagem? Será que tem que ter uma literatura de para cada coisa específica? O ideal que o negócio independa de linguagem/arquitetura.
Se fores fazer em PHP, ASP, Java, COBOL, Clipper, não importa, o que importa mesmo é como vai o negócio vai ser modelado e conduzido.
Poucos livros de aplicação de linguagem são aproveitáveis.

Até!

Ta…
Mas o que que tu quer, um passo a passo de como fazer?

Se queres algo atualizado e que seja em java que te dê um bom início, tem a apostila do curso FJ-28 da Caelum.

Eu ainda acho inútil procurar um livro tipo: “Aprenda fazer um e-commerce em Java em 7 dias”. Tem 80 desses livros para PHP, ASP, Algol etc. É só aproveitar a lógica e fazer.

Até!

Olá.

Então, quais são os livro “aproveitáveis”, independente de linguagem? :roll:

Pode ser, mas se não tiver, não tem problema.

Apesar de saber que dá pra implementar algumas coisas em AJAX PHP, gostaria de implementar todo o sistema em Java, e posteriormente algumas coisas em AJAX Java. Penso em alguns recursos para o futuro que temo não poder implementar em PHP.

Alguém discorda? Há tempos li uma thread aqui onde a maioria dizia que, frente ao Java, o PHP ficava “no chinelo”.

E agora? :roll:

Se é “só isso”, então tá. Vou ver se aproveito algo para meu projeto :wink:

Porém minha maior preocupação é com o todo, tipo, penso em usar uma boa linguagem/plataforma (pensei em Java), ferramentas/frameworks open source, um bom servidor etc.

Apesar de saber que o mundo não é perfeito, gostaria de padronizar ao máximo o que puder. :roll:

Forte abraço,

Qual seu negocio para o E-COMMERCE?

Se quer algo fácil e rápido de desenvolver procure Asp.net
Se quer algo que vai lhe dar total controle da sua aplicação procure Java.

Um passo a passo não vai lhe dar suporte a fazer nada kra. Somente aquilo. Se você fizer um e-commerce com um passo a passo não vai conseguir nem fazer outro sem esse passo a passo. Recomendo que antes de começar a desenvolver seu projeto estude a linguagem/ferramenta que pretende utilizar e depois parta para seu projeto. A única coisa que esses passo a passo podem lhe ajudar na sua aplicação e lhe dando noções da lógica da aplicação.

[quote=pcassiano]…
Alguém discorda? Há tempos li uma thread aqui onde a maioria dizia que, frente ao Java, o PHP ficava “no chinelo”.

[/quote]

Cara, se você quer começar um flamewar, avise logo. Fazer esses comentários desnecessários e infundamentados é assaz desagradável visto que o “ficava no chinelo” é estupidamente relativo. Tem muita coisa implementada em PHP que não tem um em pé de igualdade em Java.

Procurar na mesma amazon não é difícil.
http://www.amazon.com/PHP-MySQL-Dynamic-Web-Sites/dp/0321336577/ref=pd_bbs_sr_3/103-2738542-8379848?ie=UTF8&s=books&qid=1185196986&sr=8-3
http://www.amazon.com/PHP-5-Recipes-Problem-Solution-Approach/dp/1590595092/ref=pd_sim_b_3_img/103-2738542-8379848?ie=UTF8&qid=1185197342&sr=8-4

Até!

[quote=pcassiano]…
Porém minha maior preocupação é com o todo, tipo, penso em usar uma boa linguagem/plataforma (pensei em Java), ferramentas/frameworks open source, um bom servidor etc.
…[/quote]
Se preocupar com arquitetura se não sabes nem como o negócio funciona é um dos piores caminhos. Assim poderás superestimar ou subestimar a arquitetura e ter resultados extremamente desagradáveis.
Java é bom? É. PHP é bom? Também é. Perl, Ruby, ASP, ColdFusion mais N linguagens, também são.
Primeiro dimensione seu projeto, depois pense na arquitetura. Vais cair no problema do tentar matar mosca com canhão de navio.

Até!

[quote=ACDias]Se quer algo fácil e rápido de desenvolver procure Asp.net
Se quer algo que vai lhe dar total controle da sua aplicação procure Java.[/quote]

Foi isso mesmo que eu entendi? Se você usa .net não tem controle da sua aplicação?

maquiavelbona,

Achei seus cometários meio “pesados”. Vamos com calma. O motivo pelo qual postei aqui minha dúvida é justamente para coletar opiniões antes de partir para o projeto em si.

Não gostaria de perder tempo modelando, projetando, programando e, lá pelas tantas, descobrir que tal ou qual recurso “não está disponível” na linguagem X… Além disso, penso em alguns recursos em AJAX. Não sei como é o suporte ao AJAX das outras linguagens…

Mais uma vez, pensei em debater antes de iniciar qualquer coisa. De fato, estou pesquisando, conversando, debatendo. Ainda não sei o que fazer, ou o que usar.

Aceito sugestões.

Galera, sem flamewars aqui.

Estão colocando e retirando princípios de linguagens que não procedem. Daqui a pouco vão falar que PHP é só para internet.

Até!

[quote=pcassiano]Além disso, penso em alguns recursos em AJAX. Não sei como é o suporte ao AJAX das outras linguagens…
[/quote]

Só complementando.
As pessoas fazem do ajax um monstro de sete cabeças.

Ajax não tem ligação alguma com a tecnologia a ser utilizada.

O suporte a ajax deve ser observado junto a interface do sistema, ou seja, quem suporta ajax é o browser, não a tecnologia/plataforma/application server.

Até.

é, mas deve-se atentar que dependendo da plataforma existem ferramentas interessantes e DEPENDENTES da plataforma utilizada… (no caso de frameworks que utilizam AJAX)

???
frameworks são frameworks…
não vamos confundir as coisas…

não, rs eu digo que por exemplo… É mais facil utilizar DWR do que fazer o mecanismo do AJAx à mão. Ou que seja assim também com o antigo Atlas da microsoft… Não vou achar tão facilmente algo que torne transparente o mecanismo do Ajax quanto esse atlas… E atlas só existe para .NET. Por isso postei a msg anterior… ( OBS: não estou instigando o flame rs )

O problema é que a questão não é tão simples, é que costumamos a simplificar com uma diretriz já pré-estabelecida.
Poderia dar 20 melhores opções para isso mas qual dessas seria a melhor das melhores? Não sei. O cara nem sabe o que vai fazer direito e quer basear toda uma arquitetura de aplicação sem saber o que vai ter/fazer/necessitar…

Até!

Um e-commerce pode ser desde a www.lojinhadaesquina.com.br até a Amazon, os requisitos, padrões, estrutura vão ser muito diferentes. Estimar um e fazer o outro é muito comum e tem resultados desagradáveis, tanto para você quanto para o cliente.

Até!

Sou mais de criar o código ajax na mão para ser mais flexivel as minhas necessidades, podendo ou não usar um framework JS para ser mais produtivo, vide Dojo,Prototype etc, ou seja, depende o framework, se você optar por um framework JS é independente de plataforma