Olá, pessoal! Estou desenvolvendo um projeto de sistema para gerenciamento de pedidos e tenho 5 dúvidas em relação à documentação em UML:
1 - Emissão e impressão de relatórios são documentados no Diagrama de Sequência? Li alguns artigos que diziam que não é correto fazer isso.
2 - No Diagrama de Sequência, as mensagens de objeto para objeto e de ator para objeto obrigatoriamente precisam disparar métodos? É que no meu projeto algumas instruções serão feitas diretamente por SQL, sem disparar métodos, como consultar o cliente por exemplo (Select * from cliente where codcliente = ?").
3 - Tenho um caso de uso pai (“Cadastrar Pessoa Jurídica”) e duas classes que herdam dele (“Cadastrar Cliente” e “Cadastrar Fornecedor”). Como ficará a lista de Casos de Uso nessa situação? É correto colocar na lista somente o caso de uso “Cadastrar Pessoa Jurídica” ou tenho que colocar os casos de uso herdados também?
4 - Ter um caso de uso pai “Cadastrar Pessoa Jurídica” também implica existir casos de uso pai para outras operações relacionadas, por exemplo, “Localizar Pessoa Jurídica” e “Emitir Relatório de Pessoas Jurídicas”? Ou para essas operações eu posso separar por “Localizar Cliente” e “Localizar Fornecedor”?
5 - No meu projeto, acontece o seguinte: por exemplo, se o usuário tentar cadastrar um cliente e esse cliente já existir, o sistema busca os dados do cliente para possível alterações ou exclusão dele. O mesmo acontece quando o usuário localiza o cliente: o sistema exibe os dados para possíveis alterações ou para excluir o cliente. Como o processo de alterar e excluir ocorre tanto no “Cadastrar Cliente” quanto no “Localizar Cliente”, é necessário documentá-lo 2 vezes? Isso não fica meio redundante? Eu pensei em documentar somente no “Localizar Cliente”, já que ao cadastrar o cliente o sistema faz uma localização primeiro pra ver se ele existe…
Pessoal, eu não sou nada bom pra explicar cenários, mas tentei detalhar o máximo que pude!
Qualquer coisa eu monto os diagramas pra tentar representar melhor.
Qualquer tipo de ajuda em uma das dúvidas acima será muito bem-vinda.
Obrigado desde já!