Dúvidas sobre Cursos e Certificações SAP

Olá pessoal,

Estive pensando em fazer uma academia SAP, porém o preço é um pouco proibitivo. São vários módulos, e cada um sai por 6 mil reais em média. Se eu fizer todos vão ser uns 40 mil reais, o preço de uma faculdade.

Queria saber se alguém já fez estes cursos, e se eu posso me certificar apenas nos módulos que eu quiser.

Obrigado!
[]'s
Eduardo

Eu acredito que sim, ao menos com o Netweaver é desta forma, você tem diversas ‘carreiras’ para se certificar no Netweaver.

Aliás, se for fazer um curso de SAP e gostar de Java, eu sugeriria o Netweaver.

Rafael, por que SAP está tão valorizado assim no mercado? Seria devido a falta de profissionais com cursos, certificações e exp nessa área?

Valeu pela resposta Rafael!

Grinvon, acho com um preço desses, não é qualquer um que pode fazer esse tipo de curso… Acho que grande parte são patrocinados pelas empresas que têm necessidade.

Olá a todos,

Eu sou programador ABAP(A linguagem utilizada no SAP) . Na minha visão o mercado SAP enfrenta o mesmo problema de Java. Faltam profissionais qualificados, com inglês e experiência.

Já li casos em fórums de SAP de pessoas que fizeram a academia ABAP por exemplo( dura 3 semanas e custas uns 9k atualmente) e não conseguiram emprego. Acho difícil uma vez que toda semana tem propostas de trabalho pra todos os níveis. Mas é bem disputado. Quanto a salários não se iluda. A realidade é a mesmo do “Universo Java”. No caso de um curso você tem que decidir qual carreira você quer seguir. EM SAP são basicamente 3:
ABAP – Programador. Salário bom. Na mesma faixa de Java.
Basis – Infra. Ótimo salário mas, entenda que em um projeto com 10 ABAP’s só é necessário um Basis … logo é mais disputado.
Funcionais – Negócio. Tem que saber bem de alguma área de negócio(Logistica, Financeiro …). Paga-se muito bem também. Melhor que ABAP e dependendo do desespero tão bem ou mais que Basis.

Ainda tem áreas de BI, CRM, pequenas empresas…enfim é um mundinho que eu espero que dure uns 7 anos do jeito que está. É o tempo que preciso pra fazer um bom pé de meia :lol:
Portanto saiam do meu mercado!! hehehe Brincadeira! Tem espaço pra todo mundo …

SAP valorizado ou a mão de obra?
Eu particularmente acredito que o profissional tá bastante valorizado principalmente pela falta de mão de obra qualificada nos produtos da SAP. Um dos motivos creio é este que o esb citou, um curso é beeeeem caro e nem todo mundo esta disposto a pagar se não for bancado pela empresa.

_rafael,

Legal as informações que postou. Sabe mais a respeito das certificações, se elas são por módulo ou para a plataforma inteira? Por exemplo, posso me certificar apenas em MM ou apenas em SD?

[quote=_rafael]
Ainda tem áreas de BI, CRM, pequenas empresas…enfim é um mundinho que eu espero que dure uns 7 anos do jeito que está. É o tempo que preciso pra fazer um bom pé de meia :lol:
Portanto saiam do meu mercado!! hehehe Brincadeira! Tem espaço pra todo mundo …[/quote]

Netweaver ao menos é uma área que eu estou vendo como bastante promissora, a SAP percebeu que se continuasse fechada como estava, ia ser um tiro no pé, e a abertura que Netweaver proporciona ja traz uma porrada de possibilidades, hoje eles já sofrem de escassez de mão de obra com a ferramenta.

Obrigado a todos pelas respostas, e a todos aqueles que também estavam com dúvida.

O que seria o Netweaver mais especificamente?

[quote=Grinvon]Obrigado a todos pelas respostas, e a todos aqueles que também estavam com dúvida.

O que seria o Netweaver mais especificamente?[/quote]

Um Servidor de integração entre aplicações não-SAP com SAP via serviços(webservices), por exemplo integrar uma aplicação Java/.NET com o SAP ERP via webservice.
Ele é também um servidor JEE 5.0 completo(aprovado a pouco tempo pela Sun) e ainda possui uma porrada de outras ferramentas nele(Portal, BI, CRM…)

Não tive o prazer de conhecer o SAP implantado e funcionando. Por isso mesmo, pergunto: O que o SAP tem de tão diferente pra ser tão falado?
Escuto muitas pessoas falarem que é bom mas quando pergunto “por que” ninguém sabe me responder. Vale salientar que não são usários do SAP.

Ps: Não estou duvidando, apenas tentando entender, já que não conheço nada dele.

.

Fiquei mais motivado agora :smiley:
Sabe quais são os módulos para a área de Logística?

Valeu!

[quote=Rafael Nunes]
Netweaver ao menos é uma área que eu estou vendo como bastante promissora, a SAP percebeu que se continuasse fechada como estava, ia ser um tiro no pé, e a abertura que Netweaver proporciona ja traz uma porrada de possibilidades, hoje eles já sofrem de escassez de mão de obra com a ferramenta.[/quote]

infelizmente ainda falamos de um app server Java EE 1.3… ele ja ate foi certificado java ee 5 mas ainda esta em beta.

Curso SAP R/3 dos seguintes módulos com inicio no dia 01/09/2007:

• Introdução do SAP R/3
  • QM
  • PM
  • Abap
  • BW
  • MM
  • SD
  • FI
  • CO

Local: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
Mandar email para tax-brasil@bol.com.br com o módulo desejado e local.

[quote=esb]Olá pessoal,

Estive pensando em fazer uma academia SAP, porém o preço é um pouco proibitivo. São vários módulos, e cada um sai por 6 mil reais em média. Se eu fizer todos vão ser uns 40 mil reais, o preço de uma faculdade.

Queria saber se alguém já fez estes cursos, e se eu posso me certificar apenas nos módulos que eu quiser.

Obrigado!
[]'s
Eduardo[/quote]

Uma perguntinha para os ABAPeiros.

Sempre rola o boato que o SAP vai abandonar o ABAP para ir para o Java. O que existe de concreto nisso?

Bom,
Sou programador ABAP a pouco tempo, e posso relatar algumas dificuldades que desanimam um pouco, por exemplo:
O mercado High End ja esta praticamente todo preenchido com ERP’s de diversas empresas(maioria SAP), sendo assim é dificil o surgimento de novas implementações, entao os ABAPS de hoje praticamente consertam BUXAS.

NeTweaver tem diversas segmentações e é realmente muito interessante pois as empresas estão começando a adotar devido a grande possibilidade de integrações entre o SAP e os diversos legados, e podemos traalhar com JAVA, muito BOM!!! tendo em vista que ABAP é muito fraca, java OO bem melhor, eu estou procurando aprender para cair no netweaver, webdynpro, XI. Caso alguém tenha algum conselho por favor comente…

No caso das academias de funcionais é interessante tbm, mas aconselho a procurar uma area na qual ja tenha experiencia, pois caso contrario é bem dificil entender todas as transações.Fazer todas as academias é impossivel no meu ponto de vista,pois, ninguem consegue dominar uma grande organização detalhadamente por completo.

[]'s

.

e sobre essa meta da SAP de formar 10.000 novos consultores NetWeaver nos proximos 2 anos, que é a demanda que a SAP espera ter de profissionais para o mercado.
não seria esse um indicio que esse mercado pode ser promissor?

[]´s

.