Dúvida quanto a registro profissional para programadores

Boa tarde pessoal…

Estou estagiando na área, e obviamente em minha carteira de trabalho estou registrado como estagiário…

Ouço o pessoal dizendo que as profissões relacionadas a TI ainda não são regularizadas, certo?

Então como geralmente vocês são registrados em carteira?

:roll:

Rapaz…

Estou registrado como ‘Codificador de Dados’ e até hoje não sei o que isso quer dizer exatamente…

Eu estou como analista sênior (pelo menos assim estava no meu exame adimissional). O.o

Depois posso conferir o nome correto ao chegar em casa.

Sou estagiário mas não tenho registro em carteira ‘-’

Estou registrado como “Auxiliar de Desenvolvimento II” :lol:

No meu casso estou registrado com “Programador Júnior”…

Nem registrado eu sou e tbm não fui registrado na carteira quando eu estagiei.

achei uma sacanagem isso!

(só lembrando agora eu sou PJ)

Mas então Hebert, se puderes dar uma olhada na sua carteira, seria interessante saber…

:smiley:

E codificador de dados é tenso, fico imaginando aqueles nerds espinhentos pegando textos e codificando direto pra binário…

:lol:

Não assinasse nenhum contrato de estágio nem nada?

É que na real não é registro igual a registro de trabalho, é apenas uma anotação na carteira. Apesar de ser só isso te assegura direitos…

Eu assinei contrato com a empresa, um outro contrato que é entre a empresa, o estagiário e a escola e ainda tive essa anotação em carteira…

Quando comecei fizeram uma anotação como estagiário, porém agora que fui efetivado, me registraram como Programador Java Jr.

Lendo esse tópico deu pra perceber que não é regularizado e sequer minimamente padronizado, mas eu amo a área, fazer oque haha.

[quote=Bruno M Gasparotto]Lendo esse tópico deu pra perceber que não é regularizado e sequer minimamente padronizado, mas eu amo a área, fazer oque haha.[/quote]+1 total! :lol: :lol: :lol:

O meu está como Analista de Sistemas Trainee.

[quote]Não assinasse nenhum contrato de estágio nem nada?

É que na real não é registro igual a registro de trabalho, é apenas uma anotação na carteira. Apesar de ser só isso te assegura direitos…

Eu assinei contrato com a empresa, um outro contrato que é entre a empresa, o estagiário e a escola e ainda tive essa anotação em carteira…[/quote]

Sim, eu tenho um “Contrato”. 3 vias, sendo 1 para a escola, 1 para a empresa e 1 para mim…

Eu imaginava que o registro de “estagio” na carteira fosse relevante, mas pelo que me falaram, é quase um “nada”.

O detalhe é que eu programo sistemas em java !

O meu está Programador Java

Mas o que importa realmente é o código da CBO da sua profissão.

[quote=giovanni_dalfre][quote]Não assinasse nenhum contrato de estágio nem nada?

Eu assinei contrato com a empresa, um outro contrato que é entre a empresa, o estagiário e a escola e ainda tive essa anotação em carteira…[/quote]

Sim, eu tenho um “Contrato”. 3 vias, sendo 1 para a escola, 1 para a empresa e 1 para mim…

Eu imaginava que o registro de “estagio” na carteira fosse relevante, mas pelo que me falaram, é quase um “nada”.[/quote]

Eu já tenho um ponto de vista diferente, antes de começar com Java, estagiei 1 ano e meio com telecomunicações, e foi bem visto nas entrevistas e até um pouco útil no dia-a-dia.

Posso estar errado, mas estágio é a principal ponte entre o “nada” e a área que quer seguir, nem consigo imaginar como eu entraria no mercado de desenvolvimento se não fossem as oportunidades de estágio. Chovem vagas para desenvolvedor na apinfo e outros sites, porém quantas delas não requerem experiência? Quase nenhuma, com exceção dos estágios…

Eu sempre quis codificador mestre dos cinco cortes, mas nunca quiseram me registrar assim. =(

Já tive os cargos de Analista de Desenvolvimento, Desenvolvedor e Engenheiro de Software.

[quote=Bruno M Gasparotto][quote=giovanni_dalfre][quote]Não assinasse nenhum contrato de estágio nem nada?

Eu imaginava que o registro de “estagio” na carteira fosse relevante, mas pelo que me falaram, é quase um “nada”.[/quote]

Eu já tenho um ponto de vista diferente, antes de começar com Java, estagiei 1 ano e meio com telecomunicações, e foi bem visto nas entrevistas e até um pouco útil no dia-a-dia.

Posso estar errado, mas estágio é a principal ponte entre o “nada” e a área que quer seguir, nem consigo imaginar como eu entraria no mercado de desenvolvimento se não fossem as oportunidades de estágio. Chovem vagas para desenvolvedor na apinfo e outros sites, porém quantas delas não requerem experiência? Quase nenhuma, com exceção dos estágios…[/quote]

Realmente, tenho que concordar com você…

São praticamente 3 alternativas(salvam-se as exceções que existem): Ou o cara já fez estágio, ou o cara é indicado por alguém(difícil) ou então o cara é um autodidata com portfólio e muito papo pra convencer o entrevistador…

:lol:

Me esforcei bastante e consegui um estágio. Talvez eu nem seja efetivado aqui dentro(tenho esperanças que sim), mas pelo menos vai ser um grande aprendizado, e que vai me ajudar muito a continuar na área…

:smiley:

[quote=Ruttmann]
Me esforcei bastante e consegui um estágio. Talvez eu nem seja efetivado aqui dentro(tenho esperanças que sim), mas pelo menos vai ser um grande aprendizado, e que vai me ajudar muito a continuar na área…

:smiley: [/quote]

Vou torcer para que seja :slight_smile:

Ruttmann e Bruno M Gasparotto

Vocês não entenderam oque eu disse…

Eu disse que o Registro de Estágio na Carteira não é relevante.

Com certeza o estágio em si é fundamental ‘-’, e não tem nem como argumentar contra…

O registro é importante para você provar que fez estágio.

Muitos RHs, em especial os das grandes empresas, não vão simplesmente acreditar nos seus belos olhos…