Duvida para pegar valor componente JSF

Preciso saber como pegar o valor selecionado no combo e enviar como parametro p/ chamar o relatorio jasper reporte. Ja tentei enviando p/ o MB mas ai o relatorio jasper não abre. Então preciso passar por parametro como mostro abaixo:

<rich:comboBox id="tipo"
                                       defaultLabel="Tipo"
                                       width="125"                                     
                                       enableManualInput="false">
                           <f:selectItem itemValue="01"/>
                           <f:selectItem itemValue="02"/>                         
                        </rich:comboBox>

<h:commandButton id="chave2"
                                         value="Gerar"                                       
                                         onclick="window.open('../rel?parametro1=relatorio1.jasper&tipo=COMO PEGAR O VALOR DO COMBO ??','meio3','null')"
                                         styleClass="inputsForms">                               
                        </h:commandButton>

Ve se te ajuda

private byte[] pdfMediaVelocidade;

public void showReportMediaVelocidade(ActionEvent event) {

FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
    HttpServletResponse response =
            (HttpServletResponse) context.getExternalContext().getResponse();
    response.setContentType("application/pdf");
    response.setHeader("Content-disposition", "attachment;filename=relatorio.pdf");
    try {
        ServletOutputStream writer = response.getOutputStream();
        writer.write(pdfMediaVelocidade);
        writer.flush();
        writer.close();
    } catch (Exception e) {
        e.printStackTrace();
    } finally {
        context.responseComplete();
    }
}

<h:commandButton rendered="#{controllerRelatorio.showDialogPdf}" id=“cmPdf” value=“Exibir pdf !” action="#{controllerRelatorio.showReport}" style=“margin: 10px 0px 0px 0px;” />

Estou fazendo semelhante esse seu codigo para gerar o relatorio, gero em pdf mesmo!
Mas não consigo enviar o valor selecionado em um combo de uma pagina JSF como parametro.
Se eu conseguisse pegar o valor selecionado no combo p/ passar aqui >>

<h:commandButton id="chave2"
onclick=“window.open(’…/rel?tipo=COMO PEGAR O VALOR DO COMBO ??’,‘meio3’,‘null’)”
</h:commandButton>

eu faço em duas partes, primeiro o usuário escolher as opções de relatório e gera o arquivo com bytes ai depois eu gero um link o
<h:commandButton rendered="#{controllerRelatorio.showDialogPdf}" id=“cmPdf” value=“Exibir pdf !” action="#{controllerRelatorio.showReport}" style=“margin: 10px 0px 0px 0px;” />
para ele aparecer para o usuário.

Consegui gerar em dois metodos diferentes, um para gerar e outro para mostrar porem não estou conseguindo configurar a chamada no facesconfig.xml ou web.xml

Mas o seu sistema não ta funcionando ? O managedBean …, você não sabe como chamar um método ?

sim esta. mas qdo eu chamo informando o MB.metodo aparece a msg deseja abrir o arquivo… e pelo que vi vc usou command, não foi?

tentando simplificar minha duvida:
como vc chamou o metodo public void showReportMediaVelocidade no action="#{controllerRelatorio.showReport}"
ja que se for direto pelo mb.metodo não da pq esse metodo é void e teria que retornar string

Sei la e estou usando Primefaces, retorn null para ver se funciona

Consegui, foi só tirar do codigo:
//response.setHeader(“Content-disposition”, “attachment;filename=relatorio.pdf”);

que passou a abrir certo.

valeu!

Massa.