Por exemplo:
LIVRO (LOSANGULO) -------> PAGINAS
1 - Um livro é composto por varias paginas correto ?
2 - Entao quer dizer se eu deletar o lado onde está o LOSANGULO (Livro) vou deletar as paginas também?
3 - E se eu deletar o lado que NAO esta o LOSANGULO (Paginas), a classe livro nao será deletada ???
Muito obrigado!
diegofss11, você está misturando dois conceitos diferentes: composição e integridade referencial.
Quando você fala “deletar”, imagino que esteja se referindo a um banco de dados e, portanto, a questão é sobre integridade referencial. Nesse caso, a resposta é: depende. Depende de como seu mecanismo de persistências está configurado e do que seu banco permite fazer. Por exemplo, se as classes tiverem cascading=all, apagar o livro, apagará as páginas também, mas o contrário não é verdadeiro.
Agora, imaginando que você está falando da questão conceitual (imagino que o losando que você escreveu é da imagem de um DER), então a resposta é sim. Apagar o livro apaga as páginas e o contrário não (em alguns bancos você nem pode apagar o livro se as páginas não forem apagadas primeiro)
Espero ter ajudado
[quote=mtakeda]diegofss11, você está misturando dois conceitos diferentes: composição e integridade referencial.
Quando você fala “deletar”, imagino que esteja se referindo a um banco de dados e, portanto, a questão é sobre integridade referencial. Nesse caso, a resposta é: depende. Depende de como seu mecanismo de persistências está configurado e do que seu banco permite fazer. Por exemplo, se as classes tiverem cascading=all, apagar o livro, apagará as páginas também, mas o contrário não é verdadeiro.
Agora, imaginando que você está falando da questão conceitual (imagino que o losando que você escreveu é da imagem de um DER), então a resposta é sim. Apagar o livro apaga as páginas e o contrário não (em alguns bancos você nem pode apagar o livro se as páginas não forem apagadas primeiro)
Espero ter ajudado
[/quote]
É a respeito do losangulo de um diagrama de classe (UML) …
Está correto entao né ?
Exemplo: (NESTE LINK ABAIXO)
http://www.publicjoe.f9.co.uk/csharp/tut/images/04-car.jpg
Se eu apagar a classe Car, Engine e Battery irão ser apagadas juntamente, e a classe Door não será apagada pois é um relacionamento de Agregação e nao composição.
Se eu apagar Engine e Batterey, não acontecerá nada há classe Car.
Meu pensamento está correto? …
Obrigado