Diagrama de classe, não declara-se as chaves primárias e estrangeiras?

Oi,

Estou começando a estudar UML e percebi que no diagrama de classe não se define a chave primária e estrangeira nas classes. É assim mesmo?
Porque acho estranho não haver esta identificação, pois ajuda a compreender as relações.

Diagrama uml não tem nada a ver com entidade / relacionamento ou modelo físico apesar de quase sempre haver uma semelhança se falando em atributos. Uma classe pode ser distribuida em várias tabelas do banco de dados por exemplo (ou o contrário).

Valeu pela resposta.
Então pelo que entendi, se no meu sistema haverá uma classe para validação de datas, esta deverá aparecer no diagrama de classes? Pois o diagrama de classes, não tem somente as classes que armazenam dados. É isso?

Um diagrama de classes não deve se restringir apenas aos elementos de dados que serão persistidos (entidades). Um Diagrama ER serve para modelar as entidades do BD, os diagramas de classes serve para modelar as classes mais significativas do seu sistema ou subsistema. Você pode criar um diagrama de classes para entidades de persistência, outro para classes da camada visual, etc.

Pode ter sim cara, sem problema! Quanto mais claro e completo o diagrama, será mais fácil o entendimento. Lembre que nem sempre o diagrama é feito só pra você.

1 curtida