Galera
Nosso colega realmente tem razão quando disse que estão julgando a revista “Engenharia de Software” com base apenas na primeira matéria.
A propósito, já deram uma olhada no artigo “Agilidade ou Controle Operacional? Os dois!” Onde o Autor comenta bastante sobre CMMI e faz algumas críticas sobre a modelagem ágil, como sendo uma alternativa das pequenas empresas que não podem/conseguem implementar um processo de desenvolvimento mais robusto. Traz críticas à modelagem ágil em:
“Os pontos fracos dos Modelos Ágeis:
O modelo ágil possui algumas fraquezas que impedem sua adoção de forma corporativa e podem comprometer sua credibilidade e implementação no mercado mundial.”
Mais no fim ele incentiva a adoção de um processo misto, com “Modelo Controlada” e “Modelo Ágil” gerando o “Modelo Combinado”
Eu particularmente ainda tenho uma visão de processo de desenvolvimento mais tedencioso para o processo mais robusto, com modelagem e documentação e tudo mais, na minha formação tive muito de RUP, UML e onde trabalhei por alguns anos, implementaram um processo baseado no RUP, participei de alguns treinamentos desse processo, onde se provava que era uma boa solução para o desenvolvimento de software, porém comparando o processo (baseado no RUP) com o ad-hoc que se fazia antes do processo… obviamente o processo é bem melhor…
Porém não sou vidrado como vejo algumas pessoas em algumas discussões, e que até mesmo ao tentar defender o processo organizado e robusto, acabam até mesmo piorando a imagem do processo por falta de experiência ou má interpretação, e muitas vezes preferem criticar a modelagem ágil sem ao menos conhecê-la.
Eu ainda estou estudando a modelagem ágil e pretendo me aprofundar mais, mesmo porque a empresa em que trabalho agora não segue nenhum padrão para desenvolvimento, e pretendo estudar e implementar um padrão de desenvolvimento ágil aqui.
Enfim, o que eu queria com isso tudo é realmente alimentar esta discussão, pois penso como os antigos mais quero mais conhecimento sobre a modelagem ágil. Acho este tipo de discussão saudável e muito válida para a disseminação de novos paradigmas.
O que me dizem sobre a matéria que comentei?
um abraço a todos…