DevMedia Engenharia de Software Magazine (ESMAG)... WTF? [era Ai... ai... ai... tá difícil...]

Eu fiz pós na UFV e fiz um trabalho utilizando Praxis. O mais engraçado foi que o professor nos obrigou a utilizar todos os artefatos. Só posso falar para vcs, é complicado demais utilizar isso…rssrsr

Essa vai ser uma guerra legal!!!
Ei, alguem da DevMidia se apresenta?!?

P.S.: Yoshima e Shoes, tá parecendo um chat isso, hein!!!

Bom, já que deram nomes aos bois, não quero só deixar tudo jogado sem antes apresentar as críticas. Espero que as coisas por aqui seja uma discussão saudável, não a baixaria que ficou lá na UML-BR@yahoogrupos.com.br.

Vou postar aqui as críticas que postei lá na UML-BR, especificamente ao artigo “Alguns Fundamentos da Engenharia de Software” do Dr. Wilson de Pádua Paula Filho. Quero ressaltar grandemente que não é crítica pessoal, só ao que foi escrito.

1. O texto explica coisas elementares como definições básicas de
    engenharia, arte e etc… Presume-se que seja um artigo para
    iniciantes, o problema disso são as divergências dos próximos itens. O
    termo Engenharia é no mínimo questionável entre vários outros Autores.
    O Fowler expressou isso muito bem no célebre artigo “The New
    Methodology”.

2. Gantt Chart. Já citei aqui várias vezes e escreví que o maior
    engodo que um projeto de software pode ter é ser controlado por Gantt
    Charts. As razões já foram citadas no meu artigo “Entregue Software
    Funcionando! Gerenciamento de Projetos Ágeis”, MJ #26, em concordância
    com o Sutherland e o Schwaber. No meu artigo coloquei alguns pontos de
    observação pessoal, como a potencialização da Sindrome do Estudante
    [Goldratt]. Software é um objeto de um meio de produção atômico, isto
    é, as tarefas intermediárias para se obter o software não agregam
    qualquer valor de negócio.

3. “Investimento em processos ao invés de pessoas e tecnologias”: É
    outro erro gravíssimo. Primeiro porque é completamente contrário ao
    primeiro valor do Manifesto Ágil, que considero o mais importante.
    Escreví no meu artigo “Mapeamento Objeto Relacional ? Tecnologia,
    Herança e Impedância” (MundoJava #24) exatamente o contrário. Invista
    em pessoas e em tecnologia e não em processos, bons processos são
    resultados de boas pessoas (treinadas) com boas tecnologias. Isso é
    baseado no Booch, Ambler, Cockburn, Schwaber.

4. Visão do CMMi: A última coisa que o CMMi prega é que ele é um
    caminho das pedras ou mapa da mina. O fato de ter um processo maduro
    não necessariamente te faz melhor que os outros e nem te diz que você
    é eficiente. É só um modelo de maturidade baseado em checkpoints. Para
    o CMMi não interessa o como. De qualquer forma, concordo muito com o
    Jacobson quando ele fala “é fácil que um bom processo seja mensurável,
    porém, é difícil um processo mensurável ser bom.” Eu geralmente
    comento sobre CMMi que nada adianta ser maduro num processo que é ruim
    (experiência de quem já passou por 2 implementações que envolviam mais
    de 200 pessoas).

5. Relevância: Fora isso, o artigo não apresentou nada de novo. O
    autor não correu risco nenhum e nem emitiu uma opinião própria firme,
    apesar de seu currículo. É algo que não colaborou em nada para o que o
    mercado vive atualmente.

Resumindo, o artigo fala contra exatamente tudo que escreví na minha coluna da MundoJava desde 2006. Desta forma, tinha que me manifestar, pois acredito no meu ponto de vista. Não quero que vire essa guerra que o Rodrigo Allemand falou. Dei esse alerta aqui e na UML-BR pois são as listas que participo mais ativamente (considero como meus alunos, assim, quero manter na linha, he he he).

É só isso.

Sem querer defender ninguém, mas agora entendo porque a revista é de teste e foi aberta a todos. Se eu fosse editor da revista, faria o mesmo. O objetivo realmente é esse, atingir pessoas que entendam do assunto e possam colocar seus pontos de vista.
rodrigoy , já que sabe bem sobre o assunto, porque não propõe um artigo para essa revista?
O mais importante é surgirem mais pessoas com conhecimentos sólidos sobre o assunto e começar a criar um material de qualidade.

Abraços

Já sou colunista da MundoJava. Isso já me toma um bom tempo e já tenho um relacionamento com os leitores da revista. Além disso, a MundoJava é mais alinhada com a minha visão de ensino, é mais conceitual, mais aprofundada. Nós que escrevemos para a MJ sabemos que eles são exigentes, os artigos tem que ter mais de 20 páginas! A revisão técnica é muito profunda e se você escreve besteira leva paulada. Dá uma olhada no editorial e vc vai ver que o corpo técnico só tem feras.

De qualquer forma, deixo uma sugestão a todos vocês. ESCREVAM! Se vocês gostam de estudar, gostam de explorar, publiquem suas idéias. Eu acho que a ciência está crescendo mais através de revistas comerciais, revistas on-line e fóruns de discussão do que no meio acadêmico propriamente dito. Muita gente já me falou que aprende mais em fórum do que em sala de aula (é triste mas é a realidade).

Meu trabalho já está sendo feito. Sou um adepto do livre mercado. O leitor escolhe o que quer ler.

[quote]Já sou colunista da MundoJava. Isso já me toma um bom tempo e já tenho um relacionamento com os leitores da revista. Além disso, a MundoJava é mais alinhada com a minha visão de ensino, é mais conceitual, mais aprofundada. Nós que escrevemos para a MJ sabemos que eles são exigentes, os artigos tem que ter mais de 20 páginas! A revisão técnica é muito profunda e se você escreve besteira leva paulada. Dá uma olhada no editorial e vc vai ver que o corpo técnico só tem feras.

De qualquer forma, deixo uma sugestão a todos vocês. ESCREVAM! Se vocês gostam de estudar, gostam de explorar, publiquem suas idéias. Eu acho que a ciência está crescendo mais através de revistas comerciais, revistas on-line e fóruns de discussão do que no meio acadêmico propriamente dito. Muita gente já me falou que aprende mais em fórum do que em sala de aula (é triste mas é a realidade).

Meu trabalho já está sendo feito. Sou um adepto do livre mercado. O leitor escolhe o que quer ler. [/quote]

Nem todos os artigos de ambas as revistas são boas. Algumas vezes uma revista tem artigos melhores que outra. Então discordo do que disse. Quanto aos “feras” amigo, num leva mal, mas tem caras bons na Java Magazine também, ou Vinicius Senger é ruim? Edgar Silva é ruim?
A questão é que outra revista foi feita, focando em um determinado assunto e não fazer um monte de vai e volta com vários assuntos diversificados. Acho que esse é o propósito.
Eu acho que está levantando mais uma visão pessoal neste caso e está levando uma situação que dá a entender, pode não ser, que uma revista é extremamente ruim e a outra é extremamente boa, o que equivoca demais um iniciante.
Pode ser que o artigo tenha sido horrível, mas não generalize. Por isso eu sou contra assinar revistas, nem sempre estão boas e o melhor mesmo é ir a banca e verificar.

Abraços

Onde o Rodrigo falou que SÓ E SOMENTE SÓ na Mundo Java se tem “feras”?
Não sei pq ficou todo dolorido com uma frase tão clara e simples que ele disse.

A revista cidada aqui nesse tópico (baseando-se por essa primeira edição) é sim ruim, vc gostando ou não!

Onde o Rodrigo falou que SÓ E SOMENTE SÓ na Mundo Java se tem “feras”?
Não sei pq ficou todo dolorido com uma frase tão clara e simples que ele disse.

A revista cidada aqui nesse tópico (baseando-se por essa primeira edição) é sim ruim, vc gostando ou não!
[/quote]
Não fiquei dodoi tá :smiley:

[quote=Luiz Aguiar]Onde o Rodrigo falou que SÓ E SOMENTE SÓ na Mundo Java se tem “feras”?[/quote] AQUI:

Apenas dei uma sugestão quanto a fazer um artigo pra revista.
Aliás, se doeu por ele porque?

Há, e não interpretem mal. O que entendi de uma revista focada em metodologia de desenvolvimento é uma melhor idéia do que uma revista que fala de Java, metodologia e etc. Aliás, Java não é a única linguagem que usa metodologia de desenvolvimento.
E também não falei que a revista tá boa, aliás, tá horrível, mas que pode melhorar, porque não?

[quote=djemacao]

[quote=Luiz Aguiar]Onde o Rodrigo falou que SÓ E SOMENTE SÓ na Mundo Java se tem “feras”?[/quote] AQUI:

Você nem sabe ler o que os outros escrevem. Faça-me um favor. Claramente ele falou que a Mundo Java só tem feras mas em nenhum momento falou que a Java Magazine não tem.

PS: Ninguém ta se doendo pelos outros, é somente insano o que você escreveu.

[quote=djemacao]Não fiquei dodoi tá :smiley:

[/quote]
Acho que o problema nosso aqui é interpretação de texto rsrs

O Rodrigo apenas afirmou que na Mundo Java o corpo técnico só tem feras (alguém tem dúvidas disso rs), e ponto!
Essa frase não diz em momento algum que APENAS lá só tem feras e em nenhuma outras revista não possa ter, mais alguém NÃO esta lendo isso, porque é isso que esta escrito ali?!

:thumbup:

Colega, tu tá mal de interpretação de texto hein! :lol:

complicado ver alguem com um curriculo impressionante como esses estar na contra mao de tudo que falamos e pregamos aqui no GUJ, atraves do shows, rodrigo yoshima e tantos outros…

[quote=emerleite][quote=djemacao]

Você nem sabe ler o que os outros escrevem. Faça-me um favor. Claramente ele falou que a Mundo Java só tem feras mas em nenhum momento falou que a Java Magazine não tem.

PS: Ninguém ta se doendo pelos outros, é somente insano o que você escreveu.[/quote]
Deixa escrever melhor, já que está me chamando de insano:

Isso deu a entender que a revista alheia não possui revisão alguma e que não há pessoas com conhecimento suficiente para dar uma paulada quando se escreve uma besteira, entendeu melhor cara ou que que eu desenhe. Se eu interpretei mal, desculpa, mas foi o que entendi.
PS: Editei para falar que o texto me levou a entender de forma generalizada e não focada no assunto metodologia, antes que um outro espertinho diga que eu sou insano.

[quote]Wilson de Pádua Paula Filho
Engenheiro Mecânico pelo ITA, Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, Professor Titular aposentado do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Autor dos Livros ?Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões? e ?Multimídia: Conceitos e Aplicações? Atualmente é consultor em Engenharia de Software e trabalha no Synergia ? Laboratório de Engenharia
[/quote]

Nao e por nada nao, mas me atentei para uma única palavra no CV: aposentado.

Além do mais, deve ser daqueles professores que vivem no utópico e hermético mundo acadêmico.

[quote=Luiz Aguiar][quote=djemacao]Não fiquei dodoi tá :smiley:

[/quote]
Acho que o problema nosso aqui é interpretação de texto rsrs

O Rodrigo apenas afirmou que na Mundo Java o corpo técnico só tem feras (alguém tem dúvidas disso rs), e ponto!
Essa frase não diz em momento algum que APENAS lá só tem feras e em nenhuma outras revista não possa ter, mais alguém NÃO esta lendo isso, porque é isso que esta escrito ali?!

:thumbup: [/quote]

Valeu, pelo menos você entendeu que eu entendi mal :thumbup:

pois é…
me sinto como um rebelde… porque quando aparecem pessoas assim no dia dia e conversamos com elas ficamos com esse rotulo ai de “rebeldes”

agilidade… só consegui utilizar em freelas… nas empresas em que trabalhei nunca… mas continuo tentando… hehe

Paulo, é um padrão que tenho visto no meio acadêmico, salvo raras exceções… Quando falamos de UML a coisa piora muito. Até hoje nenhum aluno meu disse que aprendeu direito UML na universidade.

[quote=djemacao][quote=emerleite][quote=djemacao]

PS: Ninguém ta se doendo pelos outros, é somente insano o que você escreveu.[/quote]
Deixa escrever melhor, já que está me chamando de insano:

Isso deu a entender que a revista alheia não possui revisão alguma e que não há pessoas com conhecimento suficiente para dar uma paulada quando se escreve uma besteira, entendeu melhor cara ou que que eu desenhe. Se eu interpretei mal, desculpa, mas foi o que entendi.
PS: Editei para falar que o texto me levou a entender de forma generalizada e não focada no assunto metodologia, antes que um outro espertinho diga que eu sou insano.[/quote]
Descupe amigo, não deveria ter escrito a palavra insano. Paz :smiley:

[quote=emerleite]
Descupe amigo, não deveria ter escrito a palavra insano. Paz :smiley: [/quote]
Foi tudo um tremendo mal entendido :oops: . Paz pra vc tb :thumbup: