Desenvolvimento sem fio: Java ME e .Net são as mais usadas

link da materia

Interessante os valores!

Para os preguiçosos ou para os que não gostam de ver notícia sem conteúdo (como eu):

[quote]O framework compacto .Net e o Java ME estão no topo da lista de plataformas usadas por desenvolvedores de aplicações wireless, segundo levantamento da Evans Data. A lista foi elaborada a partir de entrevistas com 384 profissionais do setor.

De acordo com 42% dos entrevistados, seus projetos focam exclusivamente Java ME e .Net. Enquanto isso, o Google Android e o Mac OS foram apontados como plataformas alvo para apenas 7% dos respondentes.

?O Android tem menos de um ano de idade e o interesse no Mac OS para aplicações sem fio só começou com o iPhone. Ou seja, essas plataformas não têm o mesmo tempo de mercado do que as outras. Mas, ainda assim, com a força do .Net Compact Framework e do Java ME, é difícil imaginar alguma outra plataforma ameaçando essas duas em curto prazo?, disse em comunicado oficial John Andrews, presidente do Evans Data Corp.

Nos dispositivos móveis, os desenvolvedores estavam focando suas aplicações para a Nokia, com 56% das respostas, seguido por Motorola e Sony/Ericsson, respectivamente 33% e 29% das respostas.[/quote/

E agora pode ser feito programas NATIVOS para Symbian usando .NET.

Resultado obvio, já que Android e Mac OS são novos na plataforma.

Se em 1 ano Android e Mac OS conseguiram 7%, a tendencia é que eles em breve cheguem bem perto dos que lideram.

[]'s.

[quote=mcbarsotti]Resultado obvio, já que Android e Mac OS são novos na plataforma.

Se em 1 ano Android e Mac OS conseguiram 7%, a tendencia é que eles em breve cheguem bem perto dos que lideram.

[]'s.[/quote]
é verdade! E levando em que JME está a “séculos” no mercado… tb o que ajudou na questao do Android a consquistar os 7% é que vivemos outra era hj com dispositivos moveis…

Só falta um pequeno detalhezinho para que isso aconteça: o aparelho!!! Em matéria de aparelhos móveis, a esmagadora maioria dos usuários tá pouco se lixando pra qual sistema ele roda. O que importa é que seja funcional, e faça o que o usuário espera.

Além do que, desculpem pela ignorância, mas não estão confundindo as bolas??? Java e .Net são uma coisa, Android e MacOS são outra. Os primeiros são linguagens e frameworks de programação, enquanto que os segundos são sistemas operacionais. Os primeiros (programas, qualquer que seja a linguagem) não existem sem os segundos, e os segundos (sistemas operacionais) fazem absolutamente nada sem os primeiros. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…

E tem mais:

JME é usado para alcançar a maior base de usuários possiveis. São programas genéricos que não concorrem com .NET, C, ou qualquer outra. Nenhuma plataforma tem a base de usuários que o JME tem.

.NET só funciona em Windows Mobile e Symbian.

O Mac OS tem uma linguagem para programar para iPhone. Segue é a mesma coisa do .NET, só roda em um determinado aparelho. Nesse caso, somente em UM aparelho.

O Android é vapor. E por enquanto não existe.

…apesar que as JSR´s JCP não andam tãoooo rapidamente. Fico com JME.
.Net? falando sério bicho, soh no RuiWindows.

Android? prefiro esperar…claro, existem pessoas que são “adolescentes” : Olham a menina e diz: Nooossa, o amor da minha vida ! hehehe
perah neh…fala sério !
iPhone? nahhhhh…sem palavras.

Symbian? ahh sim, agora podemos conversar…rs rs

[]´s

A unica questao do .net e relacao que so funciona em ambiente windows é o que o colega falou:

E isso reflete diretamente no uso da tecnologia a M$ é muito boa em colocar seus produtos no mercado, fazer parcerias com as empresas de celular etc… e por ai vai… o sistema de mkt da M$ é muito forte nesse caso… por exemplo tirar o msn hoje de uma pessoa dificil ne? Mesma coisa com outros produtos dela…
Nos desenvolvedores sabemos do beneficio do JME diante o .NET mais o usuario final… nem sabe que isso existe!
hehe!! e esse usuario final q me refiro é o que mais compra e troca de aparelho e gera faturamento…

Nem sei o que j2me faz nessa lista, praticamente só sai joguinho j2me…

Só?? Tem symbian d+ por ai…

iPhone acabou de ser lançado, tem que saber sobre a compatibilidade do SDK do iphone 2 com o iphone1

E poucas pessoas apostam que saia esse ano.

Botando o papo de riponga de sobre opensource e ter ferramentas livres (pq empresas tem sim $$ para comprar as ferramentas) me fala uma vantagem de j2me em relacao ao .net compact.

Nem sei o que j2me faz nessa lista, praticamente só sai joguinho j2me…[/quote]
Só vou citar o Opera Mini e o Gmail Mobile.

Só essas duas aplicações permitem que uma ótima experiência na Internet com qualquer aparelho celular. To falando em celularzinho, e não smartphone. Tem celular de 200 reais no pré pago, que tem suporte a essas duas aplicações e é tudo que a maioria das pessoas precisam.

Meu celular tem browser nativo, mas eu uso muito mais o Opera Mini, que permite que eu utilize pouca banda da Internet. Isso faz toda diferença.

E vou te dizer, eu uso MUITO o Opera Mini, e por acaso, É EM JAVA MICRO EDITION, e não é joguinho…

Posso citar a plataforma dos Sony Ericsson, que tem uma boa base no Brasil, e a UNICA maneira de expandir a capacidade é por programas em JME. Igual para a motorola e assim por diante.

JME ainda é imbativel em aplicativos móveis.

São aplicações ótimas, sem dúvida. Agora vai em http://www.handango.com e ve se tem alguma aplicação j2me pra comprar…
Agora me fala, que desenvolvedor pode ficar criando aplicativos j2me apenas pela diversão de fazer? Muitos tem contas pra pagar, e se o op. nao vende, vou ganhar $ como?

Beleza, pode ter j2me a vontade no mundo, mas é muito dificil ganhar $$ com a tecnologia. E isso é importante.

[quote=roberto.teixeira]…apesar que as JSR´s JCP não andam tãoooo rapidamente. Fico com JME.
[/quote]

Deixa o louds ver isto… se ta querendo briga… nem imagina o q te espera :twisted:

Bem o q me preocupa nesta história toda é, o futuro, programas q só rodam naquilo outros q só rodam nisto, q salada, vai parecer o mundo das consoles, então quem lançar um aparelho q consiga rodar tudo isto ai vai ser lider de mercado!? Talvez blackberry? lol

"

eduveks calma rapaz…hehe
menos, menos…
Abraço

tb acho! a sun tem um bom tempo que nao dar um update na tecnologia!

Outro dia eu li (não lembro onde) que a Sun iria descontinuar o JME, isso é verdade?

"

Bom,

Para aplicações comerciais, eu utilizo superwaba, e não troco.

[quote=eduveks][quote=roberto.teixeira]…apesar que as JSR´s JCP não andam tãoooo rapidamente. Fico com JME.
[/quote]

Deixa o louds ver isto… se ta querendo briga… nem imagina o q te espera :twisted:

Bem o q me preocupa nesta história toda é, o futuro, programas q só rodam naquilo outros q só rodam nisto, q salada, vai parecer o mundo das consoles, então quem lançar um aparelho q consiga rodar tudo isto ai vai ser lider de mercado!? Talvez blackberry? lol

[/quote]

O mono não tem ports para Symbian ou windows mobile. Já trabalhei com JME e só tenho história ruim p/ contar. O compact framework é atolado de limitações bestas. C++ com Symbian doi só de ler.

Moral da história? Não importa a plataforma, desenvolver p/ dispositivos móveis é muita dor e sofrimento.