Desabafo

Nada como ler o post de alguém realmente interessado em aprender!

O povo brasileiro no geral é muito mal preparado para lidar com pessoas deficientes e etc, por isso sou totalmente a favor de todas as escolas do Brasil obrigatoriamente serem preparadas para receberem alunos com qualquer tipo de deficiência, dessa forma as crianças crescem sabendo como se comunicar e etc, além de saberem, entenderem e respeitara coisas como a vaga de deficiente por exemplo.

Admiro muito a atitude da nossa colega e no que puder ajudar nesta fase de aprendizagem estarei a disposição.

[i]johnny quest,

Mas faz parte…fazer o quê… no meu caso, joguei o preconceito de lado e segui para frente, porque se ficar deparando com o preconceito o tempo todo nunca vou sair da toca!!

É realmente libras é complicado, mas lembrando que sou deficiente auditiva oralizada, ou seja, sou igual a você , falo super bem, compreendo muito bem as palavras, e a minha dicção é perfeita!

Só não sei libras, porque não necessito da comunicação em gestos, pois não necessito porque não sou muda. Nunca em hipótese alguma quero te ofender, só apenas estou dizendo ok ?

Mesmo assim , é difícil o acesso das explicações e o acesso , e da propria barreira da linguagem de programação…

todos dias leio o GUj.

Fui alocada de projeto, vamos ver se vai mudar … se continuar assim, não é legal.

[/i]

[i]deniswsrosa,

Estou realmente muito a fim de aprender!!

Mas, muito mesmo!! e MUITO obrigada pelo post!!

=]
[/i]

:slight_smile: Fica assim não, a GUJ é bem grande e com certeza seus verdadeiros amigos vão te dar o apoio necessário nas horas mais precisa…
Abraços e de uma pesquisada no forum, é um acervo…

[i]LucasMartinho,

Estou confiante!! Se acontece isso comigo é sinal que tenho que acordar e estudar mais!!

=]

[/i]

Oi! Tudo bom?
Olha, não sou novo nesse fórum, porém sou novo em Java, embora tenha conhecimentos em outras linguagens de programação (Delphi e C). Estou estudando muito essa maravilhosa linguagem e estou gostando muito a ponto de acha-la a melhor linguagem que já estudei. Eu sei muito bem do que você está falando, realmente é dificil se adaptar aos conceitos de uma empresa, seus métodos de trabalho, suas bibliotecas de código etc… Como você disse que tem um certo problema de lógica na hora de colocar o projeto em ação, sugiro que você faça projetos paralelos, pode ser alguma coisa open source que ajude a comunidade ou algum software para seus amigos, e sim, você terá que usar um pouco do seu tempo fora do trabalho pra fazer isso, mas pode ter certeza que valerá a pena no seu presente e futuro como programacadora. Ainda mais que estamos falando de Java, em que você tem todo um ambiente livre de custos, você pode instalar Apache, MySQL, etc no seu micro e recriar toda uma infraestrutura para testes facilmente.
Boa sorte pra você em sua vida profissional e parabéns pela franquesa do tópico.
Flws

Boa noite Rachel.

Voce já leu as dicas de Max Gehringer, cronista da Globo, sobre como se comportar até mesmo no momento de se candidatar a um emprego ou se portar no trabalho :?:

Então acesse esse link: http://www.simplescoisasdavida.com/tag/max-gehringer/

Além das dicas dele, o que tenho a te passar como experiência profissional são os seguintes:

1º) A nossa amiga Lina já te explicou um dos meus conselhos, ou seja não misture sua vida pessoal com a profissional, e isto também implica em lhe dizer que voce jamais deve mudar voce mesma para se adaptar ao ambiente de trabalho, ou seja, seja voce mesma em qualquer lugar que voce esteja. Sua adaptação ao ambiente de trabalho, dependerá de sua qualificação profissional e de seu relacionamento com o chefe e toda a equipe, e isto não implica em fazer parte de uma panelinha, e sim mostrar o seu pontencial em desenvolver certas tarefas, o que voce tem que fazer e parte da equipe e não de panelinhas, creio eu que voce é inteligente para discernir o que é fazer parte da equipe e fazer parte de panelinhas.

2º) Procure nunca se sentir insegura quando estiver desenvolvendo qualquer trabalho, se voce não entendeu, então pergunte novamente a quem lhe atribui o trabalho, se o chefe ou sub-chefe, ou até mesmo aqui no Guj, e siga as orientações de Max Gehringer.

3º) Quando voce disse lá no seu post inicial:

Muitas das vezes, para trazer os inimigos bem próximo, só precisa de se aproximar dos amigos. Os que são seus inimigos declarados, mais tarde podem se tornar seus verdadeiros amigos, enquanto que os verdadeiros amigos podem até falar mal de voce com seus inimigos ou querer até de puxar o seu tapete. Voce não deve confiar em ninguém, principalmente aqueles que tentam se aproximar de voce mais intensamente, confie sempre desconfiando, principalmente daquelas pessoas que estão sempre no gabinete do chefe. Na Bíblia Sagrada, está escrito em Jeremias 17:05, o seguinte: “Maldito é o homem que confia em outro homem…” e isto é claro, inclui-se também a mulher, e não se esqueça das dicas do Max Gehringer.

4º) Sempre existiu e sempre existirá o maldito ciúme dentro de uma repartição Empresarial, se muita das vezes não lhe dão trabalho pra fazer, as vezes é porque não quer que voce aprenda, isto porque eles temem perder o lugar deles pra voce, e isto as vezes pode até acontecer com o seu chefe, se ele perceber que é menos graduado do que voce. Contudo não sei se este é o caso da empresa onde voce trabalha, apenas estou lhe passando o que já passei por onde trabalhei. As vezes, a ausência de trabalho não quer dizer um boicote a você, pode significar que a empresa não possui contratações de projetos. Contudo continue sempre assim, mostrando-se solicita, sem querer aparecer, e um dia voce descobrirá o porque da ausência de tarefas incubidas a você, pois voce está no caminho certo, e não se esqueça das dicas de Max Gehringer.

5º) Nunca se ofereça para fazer o trabalho dos outros, a menos que o seu chefe lhe delegue isto, pois podem ocorrer dois fatores: 1- A pessoa a quem voce ofeceu seus préstimos, pode pensar exatamente aquilo que relatei no ítem anterior, ou seja, que voce quer tomar o lugar dela; 2 - A pessoa pode se aproveitar de sua boa fé, e delegar sempre o trabalho dela a voce sem que o seu chefe saiba, e isto poderá lhe acarretar uma sobrecarga de trabalho quando o chefe lhe delegar trabalhos depois, e ai aquele serviço que era da pessoa passa a ser seu, e não se esqueça das dicas de Max Gehringer.

6º) Nunca se menospreze a si própria diante das pessoas e nem tente se elevar mais do elas, isto é uma forte dica de um bom relacionamento em qualquer lugar que voce esteja, não só no trabalho, mas em qualquer ambiente social.

7º) Por fim procure ficar longe de fofocas. A pessoa que vende o peixe podre dos outros a voce, certamente vai tentar descobrir qualquer peixe podre seu para vender aos outros, principalmente pra aquelas de quem falou mal, com relação a este fato, sempre diga a elas a Profecia das Tres Peneiras, o qual passo abaixo.

Por fim, este são as dicas que tem a lhe passar.

Um abraço.
Jorge da Silva Abreu

[i]

vinians,

Obrigada pelo post!!

Precisei relatar aqui no fórum de java, pois afinal precisava de uma orientação profissional, afinal sei que tem experientes que acredito que alguns devem ter passado algo parecido com a minha situação, e outros não.

É muito relativo porque depende muito do projeto, tem projeto bom e propjeto ruim, e depende de empresa, enfim.

Andei pensando em fazer algo fora da empresa também…

Não se decide e resolve da noite pro dia…

Obrigada mesmo pela força e dica!!!

[]s
[/i]

[i]discorpio,

Boa noite!!

Sim, já li muitas dicas de Max Gehringer, que aliás são dicas valiosas como as suas.

Nao esqueço de que quando estou em ambiente de trabalho que:

• Em um ambiente de trabalho não deve fazer coisas pessoais, afinal ninguem não esta em suas casas :
  • Não acessar páginas na internet para uso pessoal;

Sempre procuro agir:

• Com transparência (no primeiro dia em que fui entrevistada pelo meu gestor, falei na maior transparência que não tenho experiência com java, e que estava muito a fim de aprender, sempre coisas novas, que tenho habilidade para aprender as coisas rápido);

• Sempre que alguém me pedir para fazer alguma coisa, SEMPRE tenho em minhas mãos um caderno de anotações, anoto tudo que me passam, e outras pessoas possam me pedir, SEMPRE ANOTO, não confio na memória.

• Nunca mentir ou omitir uma informação, sempre clara, objetiva quando falo, Chego sempre no horário;

• Sempre que alguém me pedir algo faço bem feito e se possível faço algo a mais, mais completo, mais caprichado

• Não esqueço das minhas atividades, ANOTO tudo!!

Obrigada pelas suas dicas são valiosíssimas, e aprecio e prezo muito !!

Vou carregá-las para o resto de minha vida profissional !!

Forte Abraço!!

Rachel

=]

[/i]

Rachel,

Poucos tem coragem para dar uma virada de 360º como a sua… Acredite, você já é uma vencedora!

Fiz um treinamento em Java para me atualizar, pois ainda desenvolvo produtos em DELPHI. Confesso que também me sentia inseguro no início, mas essa insegurança tende a diminuir com o tempo. Tenha em mente que bons cursos são importantes para nos dar base teórica, mas somente a prática (e você já está fazendo isso), fará com que você realmente cresça e consiga atingir seus objetivos.

Lendo seu relato me lembrei de uma frase do filme “Homens de Honra”, de 2000 (Robert DeNiro e Cuba Gooding Jr), e acredite, se encaixa como uma luva… é mais ou menos assim:
“Porque você quer tanto isso? - Porque me disseram que eu não conseguiria”

Mesmo sendo novo no GUJ e considerando-me “engatinhando em Java”, pode contar comigo.

Um grande abraço.

[i]leonardo.vizagre,

Obrigada pelo post!!

Poucos tem coragem de fazer o que fiz, se não arriscar como vou imaginar se vou conseguir? É tentando e arriscando para saber… e valeu a pena!! Não arrependo nem um pouco de ter mudado para TI.

Estou passando por algo parecido com o que você passou, passando por por uma situação de insegurança, e concordo com você que esta insegurança tende a diminuir com o tempo… não é tão simples memorizar tudo e abraçar de tudo uma vez só…

Eh, acabei de “nascer”, aos poucos vou engatinhando como você…rs

Obrigada mesmo!!!

Um grande abraço,

=]
[/i]

Oi Rachel, eu sei que é meio tarde pra responder ao seu tópico rs, mas eu te parabenizo pela coragem do desabafo, pode contar conosco pra qqualquer coisa que pudermos ajudar, e me ajudar também hehe, pois sou iniciante no imenso universo java.

Abraços.

Rapaz! Li seu desabafo e cada vez mais percebo que a frase que muitos dizem, “pessoas com necessidades especiais” deve mudar para “pessoas especiais”…há muita gente que nem se quer pensa e age como vc… Muito bom e coerente o seu texto. Continue buscando o conhecimento…futuca, futuca e futuca que tu acha…Parabéns!

:wink: Tamos aê! E Let’s Rock!

Você é uma lutadora mesmo, eu tenho tudo p aprender e é dificil p mim assimilar tudo :S
Continue, buscando sempre ir além. Se um ser humano consegue todos conseguem ^^ !

[quote=champs]Oi Rachel, eu sei que é meio tarde pra responder ao seu tópico rs, mas eu te parabenizo pela coragem do desabafo, pode contar conosco pra qqualquer coisa que pudermos ajudar, e me ajudar também hehe, pois sou iniciante no imenso universo java.

Abraços.[/quote]

[i]
champs,

Bom dia!!

Obrigada pelo post!! É realmente precisava compartilhar, precisava desabafar pois estava angustiada, naquela agonia, naquela insegurança pelo fato de dar 360º graus em minha mudança de profissão, arrisquei muito, muitos não tem a mesma coragem que tenho e acho que você sabe do que estou falando … sente o drama?
Sei que posso contar com vocês, o que eu puder ajudá-lo na medida do possível, ajudarei!!

Abraços!!

Rachel

[/i]

[quote=bobfroes]Rapaz! Li seu desabafo e cada vez mais percebo que a frase que muitos dizem, “pessoas com necessidades especiais” deve mudar para “pessoas especiais”…há muita gente que nem se quer pensa e age como vc… Muito bom e coerente o seu texto. Continue buscando o conhecimento…futuca, futuca e futuca que tu acha…Parabéns!

:wink: Tamos aê! E Let’s Rock![/quote]

[i]bobfroes,

Bom dia!!

Sabe o que acho? A deficiência está na cabeça das pessoas…

Deixei o preconceito de lado, e segui meus passos. Até porque se não tirasse o preconceito de minha frente, não iria sair da toca.

Continuo buscando conhecimento, perguntando para colegas de trabalho, pros feras daqui do GUJ, e todos eles tem sido muito legais em ajudar o próximo!! É assim que funciona, se um não se doar com o outro, a “crise” não vai superar nunca… claro que não tem como o próximo ajudar se o alheio não se auto ajudar… aí fica difícil…

Obrigada pelo comentário e pelo elogio!! Pode deixar que vou futuca , futuca e futuca …

Thank u!!

Abraços,

Rachel

[/i]

[quote=rafaelaalves]Você é uma lutadora mesmo, eu tenho tudo p aprender e é dificil p mim assimilar tudo :S
Continue, buscando sempre ir além. Se um ser humano consegue todos conseguem ^^ ![/quote]

[i]Olá rafaelaalves,

Bom dia!!

Obrigada pelo post!!

Com certeza que temos tudo para aprender e não dá para abraçar o mundo de uma vez só… se bem que queria rs…

A cada dia que passa vou juntando todas as informações que busco, que leio, que troco de idéias, enfim muitas coisas…

Claro, todos conseguem, vai depender de: dedicação, disposição, força de vontade, querer mesmo aprender java…

No começo não entendia nada, nada nadinha… mesmo… demorou meses para entender alguns conceitos…

Tive que ler, ler e reler do começo do começo…se é que me entende?! rs

MAS, vamos que vamos …

Um abraço,

Rachel[/i]

Oi Rachel. Sei bem como é o drama, também dei uma guinada na vida profissional, pois também não estava feliz na minha outra função. Era ligado com tecnologia, mas era um ramo completamente diferente de desenvolvimento, eu era tester. E como tal, não via nada de código. Mas não estava feliz e resolvi mudar.

Obrigado por compartilhar isso conosco Rachel.

Até.

Força ai Rachel , eu entendo o quanto deve ser dificil estar nesta vida de IT e estando a enfrentar problemas porcausa de ser deficiente …

Mas o que posso aconselhar é força , determinação e preseverança que tudo vai dar certo…

Se precisares de qualquer coisa podes contar comigo, tanto conselhos como no mundo Java e afins…

Meu email / messenger: rubenmmanhica@hotmail.com
facebook : ruben.manhica (Ruben Manhiça)

[quote=ruben_m]Força ai Rachel , eu entendo o quanto deve ser dificil estar nesta vida de IT e estando a enfrentar problemas porcausa de ser deficiente …

Mas o que posso aconselhar é força , determinação e preseverança que tudo vai dar certo…

Se precisares de qualquer coisa podes contar comigo, tanto conselhos como no mundo Java e afins…

Meu email / messenger: rubenmmanhica@hotmail.com
facebook : ruben.manhica (Ruben Manhiça)[/quote]

[i]Ruben, boa tarde!!

Agradeço pelo post…

É trabalhar em empresa grande é difícil mesmo…

Pode deixar que vou adicioná-lo!! Obrigada !!

[]´s

Rachel Silveira

[/i]