De Delphi para JAVA

Caros colegas,
este ano botei como objetivo, aprender JAVA e posteriormente migrar o meu ERP que foi desenvolvido em Delphi para JAVA.
Tenho estudado toda noite. O caminho não é fácil, mas é fascinante…

O que gostria de saber dos colegas que ja são experientes em JAVA, é se tem alguma forma de fazer uma aplicação em JAVA colocar algum SKIN, tendo em vista que meu ERP em Delphi tem todo um estilo, usando
menus do tipo Ribbon e mais alguns recursos.

Aqui na região NORTE mas exato em Porto Velho / Rondonia, não existem cursos de JAVA, então tenho que aprender sozinho mesmo.

Agradeço pela atenção dedicada, e quem quiser me ajudar nessa caminha, serei muito grato…

Atenciosamente

Antonio Marcos Chaves
VISTA Tecnologia

Eu aconselharia vc a manter seu ERP em Delphi mesmo…
Me lembro que o Delphi é muito bom para aplicações desktop…
Acho que se vc fosse migrar para uma aplicação Web, compensaria pensar no JAVA.

Não sei quais são seus objetivos com essa migração, mas não consigo ver tanta vantagem em manter um mesmo tipo de aplicação(Desktop) trocando a tecnologia.

Caso queira integrar o seu ERP, com outras aplicações, pense em WebService.

Sucesso aee…

Falows.

[quote]O que gostria de saber dos colegas que ja são experientes em JAVA, é se tem alguma forma de fazer uma aplicação em JAVA colocar algum SKIN, tendo em vista que meu ERP em Delphi tem todo um estilo, usando
menus do tipo Ribbon e mais alguns recursos. [/quote]
Sim, no java isso é chamado de look and feel. Não é tão simples de se trabalhar isso caso queira montar o seu próprio laf, mas é a maneira de se mudar a aparência dos componentes swing.

Voçê pode começar a dar uma olhada no Synth!
http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/lookandfeel/synth.html
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-synth/

As constantes dos componentes swing:
http://www.rgagnon.com/javadetails/JavaUIDefaults.txt
http://nadeausoftware.com/node/85#Introduction

Você terá que trabalhar os componentes que não são renderizados pelo Swing na mão, isso porque eles fazem uso do padrão do sistema operacional para renderizar alguns componentes como o JFrame por exemplo.
Aqui no guj tem um tópico com uma JFrame personalizada feita por um dos participantes. É um bom começo para se estudar.
http://www.guj.com.br/java/236747-jframe-personalizada

Como disse antes, não é tão simples assim, você tem que realmente medir a necessidade de migração do Delphi para Java (principalmente se for Desktop).
Já se foi o tempo em que java era considerado “lento” para desktop. Hoje é tão rápido como qualquer outro. Mas para desktop você terá muito mais trabalho de fazer isso do que para uma aplicação web.

Cara,

Tem que existir grandes motivos para trocar um mesmo ERP para Java, pois só trocar por causa do Skin não vejo vantagem, e se o Skin é tão importante existe outras coisas como flex do adobe para deixar aplicações que rodam java mais “bonitas”. Mas acredito que tenha outras coisas a ser analisadas… Desempenho entre as linguagens isso vai depender muito de como você manipula seu atual ERP entre outras milhares de coisas.

Abraços.

[quote=carlos_hen]Eu aconselharia vc a manter seu ERP em Delphi mesmo…

Não sei quais são seus objetivos com essa migração, mas não consigo ver tanta vantagem em manter um mesmo tipo de aplicação(Desktop) trocando a tecnologia.

Sucesso aee…

Falows.[/quote]

Vou citar alguns motivos que eu trocaria para java.
É uma linguagem opensource, diversar libs free na internet, Multiplataforma, e eu acho muito mais fácil que delphi rsrsr

[quote=duduribeiro][quote=carlos_hen]Eu aconselharia vc a manter seu ERP em Delphi mesmo…

Sucesso aee…

Falows.[/quote]

É uma linguagem opensource, diversar libs free na internet, Multiplataforma, e eu acho muito mais fácil que delphi rsrsr

[/quote]

Concordo!!! Porém essa Análise é mais uma comparação entre as linguagens, o problema é migrar algo já pronto para Java… pois aí existem outras coisas a serem analisada…

[quote=FelipeGalli][quote=duduribeiro][quote=carlos_hen]Eu aconselharia vc a manter seu ERP em Delphi mesmo…

Sucesso aee…

Falows.[/quote]

[/quote]

Concordo!!! Porém essa Análise é mais uma comparação entre as linguagens, o problema é migrar algo já pronto para Java… pois aí existem outras coisas a serem analisada…
[/quote]
Concordo com você. Essa estória de multiplataforma também é lenda! Depende muito dos recursos utilizados. É muito dificil que um ERP não utilize nenhuma API do sistema operacional.
Com relação a migrar ou não o sistema para uma nova linguagem tem que ter um forte motivo. Se for só por migrar, pq java é multiplataforma, free, etc é besteira! Não compensa o custo.
Agora se você quiser mudar o conceito de desenvolvimento do seu sistema, modelando ele OO, realmente java pode ser muito indicado. Não que não seja possível fazer isso em Delphi, mas por experiência própria, sei que java é muito melhor para trabalhar OO.
Agora oq você tem que ter em mente é que uma coisa é sua interface gráfica, outra é dominio da sua aplicação. Você até pode ter uma interface gráfica feita em Delphi e utilizar Java para o domínio!
Isso é muito importante, pois se você usa o conceito de interface com usuário inteligente, ou seja, se suas regras de negócios estão dentro do seus Forms, e você deseja manter assim, sinceramente, fique com o Delphi.
Outra coisa, Look and Feel não tem nada haver com skins.

Só esqueci de citar anteriormente, dê uma olhada no Substance look and feel e no Flamingo (que é do mesmo autor). O Flamingo já tem tudo pronto pra se trabalhar com ribbon!

Um exemplo de RibbonButton com o flamingo!
http://www.java2s.com/Open-Source/Java-Document/Swing-Library/substance-look-feel/test/ribbon/SimpleRibbon.java.htm

Agregando isso com o Substance Look And Feel você terá uma aplicação bem legal na aparência!
Inclusive som a aparência igual a do Office 2007 por exemplo!

[quote=x@ndy]Outra coisa, Look and Feel não tem nada haver com skins.
[/quote]
Heim???

Não seria por onde ele começaria pra entender como tudo funciona?! :shock:

[quote=x@ndy][quote=FelipeGalli][quote=duduribeiro][quote=carlos_hen]Eu aconselharia vc a manter seu ERP em Delphi mesmo…

Sucesso aee…

Falows.[/quote]

[/quote]

[/quote]
Concordo com você. Essa estória de multiplataforma também é lenda! Depende muito dos recursos utilizados. É muito dificil que um ERP não utilize nenhuma API do sistema operacional.
Com relação a migrar ou não o sistema para uma nova linguagem tem que ter um forte motivo. Se for só por migrar, pq java é multiplataforma, free, etc é besteira! Não compensa o custo.
Agora se você quiser mudar o conceito de desenvolvimento do seu sistema, modelando ele OO, realmente java pode ser muito indicado. Não que não seja possível fazer isso em Delphi, mas por experiência própria, sei que java é muito melhor para trabalhar OO.
Agora oq você tem que ter em mente é que uma coisa é sua interface gráfica, outra é dominio da sua aplicação. Você até pode ter uma interface gráfica feita em Delphi e utilizar Java para o domínio!
Isso é muito importante, pois se você usa o conceito de interface com usuário inteligente, ou seja, se suas regras de negócios estão dentro do seus Forms, e você deseja manter assim, sinceramente, fique com o Delphi.
Outra coisa, Look and Feel não tem nada haver com skins.
[/quote]

Concordo que a migração é dificil, mas já estive em projetos que foi necessário a migração de um software Delphi 7 para Java, para poder rodar em linux. E antes o software Delphi 7 se conectava somente com Microsoft SQL Server, ou seja, ficava muito caro.
Agora o software roda em linux e tem a possibilidade de conexão com PostgreSQL, MySQL, Oracle e Oracle Express.

[quote=joyle][quote=x@ndy]Outra coisa, Look and Feel não tem nada haver com skins.
[/quote]
Heim???

Não seria por onde ele começaria pra entender como tudo funciona?! :shock: [/quote]

Skins (no delphi) são diferentes de Look and Feel. Skins usava alguns componentes que “mascaravam” o sistema. Um bem simples era colocar uma imagem em um Form.
Quando o form era criado, ele exibia a imagem. mas os componentes não eram alterados. Existem alguns componentes que alteram a imagem de alguns componentes padrão.
O que tem que se ter em mente é que o delphi usa api do windows para montar seus componentes graficos. Uma caixa de texto do delphi é a mesma que uma caixa de texto do windows. Isso é diferente da forma como o java (swing) faz.

Claro, que Look and Feel pode ser um caminho, para ter uma aplicação diferenciada, só é para esclarecer que uma coisa diferente de skins.

[quote=x@ndy][quote=joyle][quote=x@ndy]Outra coisa, Look and Feel não tem nada haver com skins.
[/quote]
Heim???

Não seria por onde ele começaria pra entender como tudo funciona?! :shock: [/quote]

Skins (no delphi) são diferentes de Look and Feel. Skins usava alguns componentes que “mascaravam” o sistema. Um bem simples era colocar uma imagem em um Form.
Quando o form era criado, ele exibia a imagem. mas os componentes não eram alterados. Existem alguns componentes que alteram a imagem de alguns componentes padrão.
O que tem que se ter em mente é que o delphi usa api do windows para montar seus componentes graficos. Uma caixa de texto do delphi é a mesma que uma caixa de texto do windows. Isso é diferente da forma como o java (swing) faz.

Claro, que Look and Feel pode ser um caminho, para ter uma aplicação diferenciada, só é para esclarecer que uma coisa diferente de skins.[/quote]

Claro, claro. Por isso indiquei o Synth também. Assim ele pode trabalhar com um xml para “mascarar” os componentes também indicando imagens a serem mostradas em cada evento, mas se ele quiser personalizar uma JFrame por exemplo…

Só pra complementar ainda mais a informação:
http://blog.frankel.ch/flamingo-tutorial

Um ótimo exemplo pra começar com o flamingo.

Boa tarde a todos.

Amnchaves, é fundamental que a análise de migração do seu ERP, seja para qual linguagem deseja fazer isso, seja executada com muita calma, atenção e seja levantado todos os requisitos. Uma migração pode envolver diversos problemas e um esforço muito grande, que talvez, não compense o esforço.

Se tens um ERP em Delphi, significa que já tens experiência nisso e aprender outra linguagem, nesse caso Java, é excelente para você!!!
Só pense com calma se realmente é válido isso, talvez possa fazê-lo apenas como um “treinamento” para futuros ERP´s.

Concordo quando citaram para sistemas WEB, ai sim, talvez seja muito válido você construir com a utilização do Java.
E citaram Java como opensource, não esqueçam de algo muito importante, a dona do Java agora é a Oracle.

A Oracle não é uma empresa filantrópica, tem como exclusivo objetivo a maximização dos lucros. Se eles chegarem a conclusão que cobrar pela utilização do Java é válido, comecem a migrar para outras linguagens e/ou a “coçar seus bolsos”, porque licensas de uso virão por ai.
E aqueles que acham que isso é impossível, saiam de suas bolhas e acompanhem o mercado, é importante.

Abraços.

Você já esteve em projetos assim, possivelmente alguém estudou as necessidades de seus Projetos e o custo valia a pena a migração…

Foi o que pediram pra ele fazer aqui, avaliar se o tempo gasto e os custos envolvidos pra migrar um Sistema, que já está pronto e que de repente atende perfeitamente bem a necessidade dele, só pra que ele seja multiplataforma e se conecte com 200 bancos diferentes, sendo que ele sempre vai usar o mesmo BD, o mesmo SO, etc…

Se chegar a conclusão que sim, que vale a pena migrar, aí tudo bem, Java é uma boa pedida.

Abs []

[quote=adriano_si][quote=duduribeiro]
Concordo que a migração é dificil, mas já estive em projetos que foi necessário a migração de um software Delphi 7 para Java, para poder rodar em linux. E antes o software Delphi 7 se conectava somente com Microsoft SQL Server, ou seja, ficava muito caro.
Agora o software roda em linux e tem a possibilidade de conexão com PostgreSQL, MySQL, Oracle e Oracle Express.
[/quote]

Você já esteve em projetos assim, possivelmente alguém estudou as necessidades de seus Projetos e o custo valia a pena a migração…

Foi o que pediram pra ele fazer aqui, avaliar se o tempo gasto e os custos envolvidos pra migrar um Sistema, que já está pronto e que de repente atende perfeitamente bem a necessidade dele, só pra que ele seja multiplataforma e se conecte com 200 bancos diferentes, sendo que ele sempre vai usar o mesmo BD, o mesmo SO, etc…

Se chegar a conclusão que sim, que vale a pena migrar, aí tudo bem, Java é uma boa pedida.

Abs [][/quote]

Concordo. Migrar um software envolve uma série de custos, não é simplesmente chegar e sair fazendo. Tem que ser muito bem avaliado.
E outra coisa, dizer que o software feito em delphi só acessava SQL Server e colocar isso como argumento para uma migração demonstra falta de conhecimento da tecnologia Delphi. Já fiz aplicativos em delphi para acessar todos os bancos que ele mencionou utilizando um componente free open source. Ou seja se fosse por isso era mais fácil alterar o programa. Já fiz aplicativos em delphi rodando também sobre wine em Linux. Ou seja sempre existem alternativas. A questão da migração deve ser sempre muito bem avalida.

Como disse antes uma migração vale muito a pena quando se vai mudar de paradigma de programação ou de “padrão de desenvolvimento”! Isso ocorre norlmamente quando o custo de alteração de um sistema começa a se tornar muito alto, então o custo para se fazer do 0 se torna menor.
O problema é que muitos projetos são migrados usando o mesmo paradigma ou padrão do projeto antigo, ganha-se algumas vantagens mas na verdade se está trocando 6 por 1/2 duzia

[quote=nel]
A Oracle não é uma empresa filantrópica, tem como exclusivo objetivo a maximização dos lucros. Se eles chegarem a conclusão que cobrar pela utilização do Java é válido, comecem a migrar para outras linguagens e/ou a “coçar seus bolsos”, porque licensas de uso virão por ai.
E aqueles que acham que isso é impossível, saiam de suas bolhas e acompanhem o mercado, é importante.
Abraços.[/quote]
Se eu me lembro bem, a antiga dona do Delphi e/ou a atual (sei lá) também não são “filantrópicas”…

Não to querendo defender a Oracle, mas se você tem algum software por aí no mercado, porque não abre ele e deixa free também? :wink:

[quote=joyle][quote=nel]
Abraços.[/quote]
Se eu me lembro bem, a antiga dona do Delphi e/ou a atual (sei lá) também não são “filantrópicas”…

Não to querendo defender a Oracle, mas se você tem algum software por aí no mercado, porque não abre ele e deixa free também? Se é que você tem… :wink: [/quote]

Qual a relação disso com o que eu disse?
Não é necessário possuir algum software no mercado para ter esse tipo de pensamento. Basta acompanhar o que acontece, há empresas que estão buscando alternativas em relação ao Java após o processo que a Oracle abriu contra a Google. Quis apenas dizer que o Java é OpenSource por agora, mas após a aquisição da Oracle, não podemos pensar que isso não possa vir a ser mudado, ou seja, em um dado momento a Oracle exigir licensa para o uso.

Repetindo, não estou afirmando que isso venha a ocorrer, mas passou a existir uma possibilidade.

[quote=nel][quote=joyle][quote=nel]
Abraços.[/quote]

Não to querendo defender a Oracle, mas se você tem algum software por aí no mercado, porque não abre ele e deixa free também? Se é que você tem… :wink: [/quote]

Não é necessário possuir algum software no mercado para ter esse tipo de pensamento. Basta acompanhar o que acontece, há empresas que estão buscando alternativas em relação ao Java após o processo que a Oracle abriu contra a Google. Quis apenas dizer que o Java é OpenSource por agora, mas após a aquisição da Oracle, não podemos pensar que isso não possa vir a ser mudado, ou seja, em um dado momento a Oracle exigir licensa para o uso.

Repetindo, não estou afirmando que isso venha a ocorrer, mas passou a existir uma possibilidade.[/quote]
Algumas…
É que geralmente os que mais reclamam do fato de possivelmente a Oracle cobrar pelo java, são os que mais cobram pelas suas aplicações!
Como falei, não estou defendendo a Oracle, mas o fato é que até agora não vejo nada dos flames que espalharam-se pelo GUJ.
Alias, desculpe-me pelos modos da ultima mensagem. :wink:

[quote=joyle][quote=nel][quote=joyle][quote=nel]
Abraços.[/quote]

Repetindo, não estou afirmando que isso venha a ocorrer, mas passou a existir uma possibilidade.[/quote]
Algumas…
É que geralmente os que mais reclamam do fato de possivelmente a Oracle cobrar pelo java, são os que mais cobram pelas suas aplicações!
Como falei, não estou defendendo a Oracle, mas o fato é que até agora não vejo nada dos flames que espalharam-se pelo GUJ.
Alias, desculpe-me pelos modos da ultima mensagem. :wink: [/quote]

Não há nada a se desculpar.
Sobre os flames, concordo contigo.

Bom, espero que o nosso amigo analise com calma, pois migrar um ERP não é tarefa simples.

Abraços!!!