DAO e UML.[Resolvido]

Estou implantando DAO.
Tenho uma classe Vaga, VagaDAO e Conexao.
Na modelagem da VagaDAO com UML, eu coloco a instancia da Conexao como atributo,
sabendo que vou usá-la?

Boa noite galera !

Do meu ponto de vista: não.

[]s

Cara aqui na empresa não representamos classes tecnicas no UML somente entidade relacionadas ou negocio …

Então eu não deveria nem representar a classe DAO?

Isso varia muito do lugar onde vc trabalha… aqui na empresa … definimos que não é necessario … visto que o uml modela o negocio e conceitos do sistema … e essas classes DAO Controller e blabla bla … são soluções tecnicas.

Boa noite Galera !

Foi isso que eu quis dizer com não… pelo menos é o meu ponto de vista.
Se formos representar no diagrama UML todos os detalhes técnicos da implementação não teríamos que chegar a representação de interfaces, enum’s, etc, etc, etc… ???

Bom não sei, acho que tudo depende de como o projeto será desenvolvido, quanto maior o distanciamento entre o desenhista e o desenvolvedor, maior terá que ser o nivel de detalhes do desenho para que a coisa saia como desejada.

[]s

vai depender de como vc ta implementado…mas eu faria um relacionamento entre as classes…

Boa noite Galera !

Mas e se você não tiver uma classe classe Conexão e sim uma Factory ? Ou uma implementação de um Pool ?

[]s

Mesmo com pool entre outros UML no meu ponto de vista deve modelar o negocio … não todas as classes do seu sistema …

Compreendido.
Modelar o necessário para funcionar.
Nesse caso, vou especificar um pouco mais graças a umas peculiaridades
do projeto.

Mas obrigado a todos.