qualquer faculdade decente aqui em SP é 1K também, com exceção da FIAP (que não é tão cara e é uma facul boa)
mack é uns 1.2k
puc também
FIAP acho que é 600-700
qualquer faculdade decente aqui em SP é 1K também, com exceção da FIAP (que não é tão cara e é uma facul boa)
mack é uns 1.2k
puc também
FIAP acho que é 600-700
que absurdo esses preços… sendo um curso dificilimo e com uma remuneração não tao alta…
a minha pago 860,00 e ja acho um absurdo…
Alguém pode me informar o custo de vida em Maceió-AL?
Gostaria de ressucitar estes tópico, ele é interessante e ajuda muita gente.
Sou de SP, gostaria muito de morar no Sul, mas nem tenho idéia de quanto seja o custo de vida por lá. Algumas pessoas dizem que é tudo a mesma coisa, mas isso é mais banal do que a mediocridade dela ao falar isso.
Como disse, queria saber se alguém pode me informar, da mesma forma como foi postado acima pelos nossos amigos e colaboradores do Forum, quando é o custo de Vida de Blumenau, Camburiú, Floripa, também gostaria de saber sobre PR e RS,
Ficaria muito grato, pois essa dúvida não é somente minha, eu procurei no forum pra ver se tinha algo, pois amigos e eu discutimos sempre esses assuntos, pois quem é consultor de T.I. e viaja sempre, sabe do que estou falando, ou cidadão do mundo como nosso amigo Grego/Italiano Proteu Alcebidiano que pode ser chato nesse tópico mas sempre colaborou com o Forum de forma muito produtiva e útil.
Também foi uma ótima idéia do criador do tópico.
Bom se alguém puder me ajudar … grato. T+
[quote=terra.jr]Gostaria de ressucitar estes tópico, ele é interessante e ajuda muita gente.
Sou de SP, gostaria muito de morar no Sul, mas nem tenho idéia de quanto seja o custo de vida por lá. Algumas pessoas dizem que é tudo a mesma coisa, mas isso é mais banal do que a mediocridade dela ao falar isso.
Como disse, queria saber se alguém pode me informar, da mesma forma como foi postado acima pelos nossos amigos e colaboradores do Forum, quando é o custo de Vida de Blumenau, Camburiú, Floripa, também gostaria de saber sobre PR e RS[/quote]
E eu sou do Sul e moro em SP. E acho que a mediocridade é tua, porque estás aparentando ser o dono da verdade, sendo que você nunca viveu no sul pra poder ter tanta certeza da “banalidade” que estão falando
Eu moro no Jardins em SP e sou de uma cidade do interior de Santa Catarina. Teoricamente, lugar mais barato não há! Concorda? Lá não é “grande centro” (se é que podemos dizer que Blumenau ou Joinville são) mas uma coisa eu posso afirmar: As coisas não são TÃO mais baratas assim quanto você imagina, e olha que alí no jardins as coisas não são as mais baratas de SP.
No final das contas você vai sair perdendo, mas depende muito do tipo de pessoa que você é, ou seja, se você quer ir pra “viver” ou “crescer prossionalmente”. Por exemplo, no sul, você ganha 1/3 (ou menos) do que se ganha em SP, mas o teu gasto é no máximo 20% menos do que você gastaria em SP. Tá, algumas coisas são realmente mais baratas (como lanches haha) mas por exemplo, imóveis não são tão diferentes não. Um aluguel em qualquer lugar “mais ou menos” de floripa é o mesmo preço de um aluguel em Moema. Joinville não é diferente disso também.
Mas lá você vai ter um pouco mais de qualidade de vida. Lá, ao contrário de SP, não existe fila pra qualquer coisa, não existe tanto trânsito, essas coisas. Mas lá também não há a diversidade cultural/gastronomica/musical que há em SP e, muito menos experiência em grandes empresas como tem em SP (se você for desenvolvedor no caso). E também o emprego é escasso, então se você ver uma oferta pra sênior por 2.5k não se assuste.
Agora se você tem família e quer estabilidade, acho que lá é um lugar bom. É bom pra criar os filhos, você vai ter mais tempo pra fazer as coisas (porque geralmente não vai pegar trânsito), além de ser um pouco mais seguro e assim por diante. Se você gosta de praia também, mas não quer morar numa cidade tão cara e tão grande quanto o Rio de Janeiro, também é uma ótima opção.
O pessoal daqui de SP tem uma visão muito distorcida do sul. Uns acham que lá é o paraíso, outros ainda dizem que lá não existe mendigo (…) e que tudo é quase de graça. Não é bem assim não, os poucos pé-no-chão sabem que são poucas vantagens que existem no sul comparadas a SP, mas as vantagens que SP tem, na minha opinião, são maiores ainda. Todas as cidades que você citou de Santa Catarina são mais cidades turísticas do que pólos tecnológicos, ainda por cima Balneário Camboriú. Por mais linda que seja a cidade, se tu quiser trabalhar com TI lá, você pode abrir uma lan house, acho que é o que chega mais perto disso Tem até um usuário daqui do fórum que é de lá, ele pode te dizer mais sobre o mercado da cidade.
Se você quer realmente morar lá, vai com calma hehe passe uns 2 dias na cidade que tu pretende ir, tente ver as vagas de emprego que lá existem, conheça a cidade em sí e assim por diante.
Vamos lá:
Mendigos: São poucos, mas tem.
Trânsito: Há um pouco nas horas do “rush”, mas vejo que já estão sendo tomadas medidas para diminuir isso (leia-se: obras). No mais não há trânsito. Há também o transporte público, que é um dos melhores do país. Você praticamente vai de um ponto a outro do município com apenas uma passagem…
Imóveis: São caros (Ou iguais a SP, mas eu não sei a média de SP).
Blumenau acho que só é cidade turística na época da Oktoberfest.
Violência: fora alguns lugares (dos quais eu me envergonho como morador da cidade), é tranqüilo. Mas é óbvio que estamos no Brasil, então também não dar para dar mole. Mas você poderá passear tranqüilamente com seu “hiper mega fodastique” celular sem medo de um arrastão. O crime mais comum é o furto de casas, principalmente no verão. Nada do que não pode ser solucionado (Não estou falando em colocar grades e mais grades, apenas alarmes já está bom). A minha casa por exemplo, nem tem isso. Para nós, SP é terrivelmente violento. Rio é zona de guerra.
Eu diria que uma das poucas vantagens daqui em relação a SP por exemplo, é a qualidade de vida. Muito superior.
Trabalho: Há emprego te esperando no “Quarteto Fantástico”: Benner, Fácil, Senior, WK. Não pagam muito bem. (Em relação a SP), mas dá para se virar tranqüilo. Tem também a T-Systems instalada recentemente, que está abocanhando vários profissionais e aumentando o salário médio da região. Se você não se importar em trabalhar numa empresa pequena, há chances de você ganhar um salário de uns 2,5k a 3k (programador pleno ou senior).
Falando sério, o que mais tem nas cidades do litoral é lan houses… kakakakaka Bombinhas, por exemplo, deve ter mais, na média por habitantes, do que Blumenau!
¿ En brasil no son gratis las universidades ?.
Minha namorada é do sul, Herval d´oeste…vagas em ti lah ? no chance, você pode ganha a vida lah sendo apadrinhado de vereador, ou conseguindo um cargo publico.
Conheci Balneario Camboriu, Bombinhas e Mariscal e realmente achei as cidades lindas, mas, vagas para ti, é como disseram acima, é mais facil abrir uma lan house…
Se quer qualidade de vida e ganhar um pouco menos, vá para o sul…
Natal/RN
Aluguel: Casa R$350 / Apto: R$ 500,00
Onibus: R$ 1,85
Almoço: Depende do lugar, mais pra almoçar no shopping a media eh entre R$ 15-25 (carrissimo)
Segurança: Acho que não precisa nem falar, umas das menos violentas do Brasil. Cidade linda. Mais enfrenta problemas como qualquer outra cidade brasileira.
Transito (Tem congestionamentos nos horarios de pico)
Empregos JAVA:
Quase inexiste, salvo algumas excessões. Mais o cenario ta mudando.
Pra quem se interessar: http://www.hirix.com.br/hirix-engenharia-de-software-ltda-oferece-oportunidade-de-contratacao-de-profissionais-para-fabrica-de-software-em-natal/
No mais, temos otimas faculdades/universidades (leia-se UFRN), carnatal, otimas baladas. (…) e qualidade de vida.
Olá…to precisando de informações do Rio, principalmente e outras cidades tb. Então decidi contribuir tb pra ajuda outros como eu.
Já vivi em Cuiabá, Porto Alegre e agora to em João Pessoa…nasci do Rio de JAneiro.
Bom aqui em João Pessoa:
aluguel: RS 400 a 550 (3 qts - apto de 70 a 80 mts2)
mercado: igual a Cuiabá e POA…e Rio tb…depende de o q vai comer e sua dieta (fica em torno de R$ 700,00) LEMBRANDO!!! isto é o mês todo…se for só a aquela compra do inicio do mes…fica em torno de R$300,00…pra uma familia de 4 pessoas…700,00 inclui tudo mesmo…do limpeza a cervejinha pra ver o jogos na TV.
Bus: 1,95 - tem integração
escola criança: 150 a 250 depedendo da escola - são muito boas
almoço fora: Kg 13 a 19 reais no shopping…mas no centro…PF por 4,00 reais com suco
internet de 200 kbps = 60 reais
energia = 120 a 150 reais (com maq de lavar, 7 horas/dia de ar cond., 3 tvs e chuveiro)
Custo total de uma familia de 4 pessoas/mes (telefone, alimentação, lazer basico, aluguel, energia) = R$ 1800,00
abç
Ressucitando o tópico…
Vi que algumas pessoas postaram o custo de vida em Campinas aqui.
Na opinião de quem mora lá, ou em regiões próximas, compensa mais morar em Campinas do que nas cidades vizinhas (Hortolandia, Paulinia, Valinhas, etc)?
Pelo que vi, nessas cidades menores o valor de aluguel é bem mais em conta, qualidade de vida é melhor, mas muitas pessoas quando têm que fazer alguma coisa vão para Campinas (mesmo trabalhando nessas cidades menores).
Algumas cidades até têm ônibus circular para Campinas.
Mas… compensa?
E a média salarial para recém formado nessa região, alguém tem alguma idéia?
Obrigada
Loiane,
Como já disse em outros posts deste tópico, eu moro em Campinas e trabalho em SP. Antes que você fique assustada, isso é algo normal e tem N fretados que fazem este trajeto.
Até onde sei, Campinas e região é um pólo de tecnologia, tendo grandes empresas de TI, tais como IBM, BRQ, CNPQ, CIT, entre outras. O problema, ao meu ver, é salario, se comparado com SP. Não adianta, se vc quer ganhar $$ tem de ser em SP. Para quem está começando vejo a região de Campinas como a ideal, pois algumas grandes empresas tem programas interessantes para os iniciantes na area e em geral empresas grandes investem em formação de profissionais iniciantes.
Média salarial eu não sei lhe precisar, mas como disse, mercado tem. Dica: Como está começando pense em entrar numa grande empresa e pegar “curriculo”. Deixe pra ganhar dinheiro quando estiver com mais experiência e tiver bons argumentos e conhecimentos pra brigar por melhores remunerações.
ate mais…
[quote=richardpeder]Loiane,
Como já disse em outros posts deste tópico, eu moro em Campinas e trabalho em SP. Antes que você fique assustada, isso é algo normal e tem N fretados que fazem este trajeto.
[/quote]
Havia um tempo em que você trabalhava em BSB (se não me engano). Como era o esquema por lá?
[quote=richardpeder]Loiane,
Até onde sei, Campinas e região é um pólo de tecnologia, tendo grandes empresas de TI, tais como IBM, BRQ, CNPQ, CIT, entre outras. O problema, ao meu ver, é salario, se comparado com SP. Não adianta, se vc quer ganhar $$ tem de ser em SP. Para quem está começando vejo a região de Campinas como a ideal, pois algumas grandes empresas tem programas interessantes para os iniciantes na area e em geral empresas grandes investem em formação de profissionais iniciantes.
Média salarial eu não sei lhe precisar, mas como disse, mercado tem. Dica: Como está começando pense em entrar numa grande empresa e pegar “curriculo”. Deixe pra ganhar dinheiro quando estiver com mais experiência e tiver bons argumentos e conhecimentos pra brigar por melhores remunerações.
ate mais…[/quote]
A minha idéia é justamente essa, melhorar meu currículo. Ganhar bem agora sei que não dá, pois tenho pouca experiência (apenas 3 anos, contando com estágio) e meus skills ainda não são avançados, portanto, tenho muito o que aprender ainda.
Eu estava pensando em talvez mudar para essa região, trabalhar por lá mesmo.
Vejo que várias pessoas moram nas cidades menores, justamente pelo custo de vida ser um pouco menor que em Campinas, e a distância entre as cidades é bem pequena, cerca de 15 a 20 min. Isso não seria problema para mim, já que aqui em Vitória gasto em média 40min até 1hora (de ônibus) para fazer um percurso de 15Km (trânsito é fogo).
Aproveitando que você mencionou que trabalha em sampa…
É tranquilo morar em Campinas e trabalhar na capital?
Meu noivo trabalha na área aeroviária, e apesar de Campinas ter aeroporto internacional, em SP as oportunidades para ele são bem melhores (e tem bastante diferença no salário, em SP chega a ser o triplo do que ele ganharia em Campinas) e não se restringe apenas ao aeroporto, ele teria mais opções lá.
[quote=thingol][quote=richardpeder]Loiane,
[/quote]
Havia um tempo em que você trabalhava em BSB (se não me engano). Como era o esquema por lá?[/quote]
Sim, trabalhei em BSB. O mercado lá é muito ligado a projetos do governo. Trabalhei lá 3 anos e só trampei em projetos de governo (Ministérios, CAIXA, BB, etc). Acredito que hoje em dia Brasília deve estar se desligando um pouco desta dependência de governo, pois depender só de projetos dele não dá. Tem várias pessoas de BSB aqui e pode dizer melhor sobre isso. É claro que, a essencia, ao meu ver, sempre será projetos do governo, mas vejo que as empresas devem variar um pouco porque depender só de governo acaba que as empresas ficam dependentes demais de projetos deles. Um exemplo disto é a Politec, que tinha gigantescos contratos com CAIXA e BB. Houve a licitação e outras empresas ganharam…isso é ruim pois gera demissões e uma grande perda de $$, então, variar é a melhor solução.
ate mais…
Loiane,
Vamos primeiro ao seu caso. Cuidado ao escolher a cidade que irá morar nos arredores de Campinas. Algumas tem fama de ser violentas demais, como é o caso de Hortolandia…eu não moraria lá por nada. Realmente existe muito acesso das cidades menores para Campinas e vice-versa. Existem os onibus EMTU que circulam pela região. Cidades como Valinhos, Vinhedo, que são pequenas, vejo que são inviáveis de morar, pois o custo de vida é até maior do que Campinas. Se eu fosse você, escolheria um bairro legal em Campinas e ficaria por lá mesmo, pois ao morar numa cidade da região você terá o tempo de deslocamento e também dificil acesso a muitas coisas, pois as cidades não tem quase nada. Exemplos: Monte Mor, Capivari, Rafard…são cidades pequenas demais…Hortolandia, como lhe disse, aconselho a não morar lá. Campinas tem muitos bairros legais e o custo de vida não é alto em toda a cidade não…existem bairros mais caros, mais baratos…faça uma pesquisa, verifique, acho mais viável ficar em Campinas mesmo. Eu não conheço tannnto assim os bairros…me viro bem lá, mas como fico muito tempo em SP não conheço tão bem quanto poderia, mas compensa você ficar na cidade mesmo.
Quanto a ‘vida de fretado’, depende muito dos hábitos da pessoa. Vejo como desvantagens:
Não vou listar vantagens porque isso é de cada um. Eu moro em Campinas porque a cidade tem um “ar” de interior e eu gosto disso. Não curto a correria e a cidade de SP, no entanto, como já foi dito, o salário aqui é muito bom. A rotina desta vida, do dia a dia, você acaba acostumando. Eu acostumei…faço isso a 2 anos. Tem pessoas que desistem, pois é dificil todo dia acordar super cedo. A vantagem, como eu disse, vai de cada um. eu prefiro fazer esta vida que faço e morar em Campinas…é um gosto pessoal e acho que vale a pena, pelo menos por enquanto.
ate mais…
Obrigada por responder!
Vou dar uma pesquisada em Campinas!
Valeu pelas dicas!
Olá, gostaria de informações sobre o custo e a qualidade de vida em Vitória/ES. Sou de Salvador e devo ir sozinha para lá. Agradeço des de já.
Moro em Natal, região nordeste, Rio Grande do Norte:
Cidade muito boa para morar, lindas praias, natureza, amor a primeira vista, segundo melhor ar do mundo, quase nenhuma violência. Contudo, o padrão de vida é muito caro! O mercado de trabalho é pequeno, existem vagas de trabalho para pessoas que falam fluentemente inglês pois é uma cidade que tem sua economia girando em torno de 90% em cima da turismo, mas, trabalhar em hoteis é um regime praticamente escravo e nem pagam muito bem, alias todo mundo paga mal em Natal. Um ramo bom e em pleno crescimento, onde consegue se ganhar bem, é o imobiliário, como a cidade está crescendo tem muitos prédios e condomínios sendo construídos. Uma alternativa é o funcionalismo público, sempre abre muitas vagas e são poucas candidatos, mas, como já se sabe funcionário público em em Natal ganha muito mal, eu como professor por exemplo, ganho 868 para 30hs de trabalho sem direito a passagem! Vamos aos meus custos:
Aluguel - 500 reais no centro da cidade, ótima localização, apartamente bem velho, caindo aos pedaços, mas, são três quartos e da para dividir com colegas. Um apartamento mais novo no mesmo lugar pode ser alugado por cerca de 800 a 1500 reais!
Condomínio (água e luz do prédio) - 50 reais. Em apartamentos mais novos o valor varia de 300 a 1500 reais.
Energia - eu gasto muito porque tenho ar condicionado, aqui faz muito calor e tem dias que fica impossível dormir sem o ar esta ligado, eu gasto em média 100 reais de energia, tenho também dois computadores ligados o dia todos e duas televisões. Aqui não tem necessidade de chuveiro elétrico, faz muito calor! Se você for econômico pode gastar de 50 a 80 reais de energia.
Internet a cabo - para quem gosta de internet vale apena utilizar a da TV a cabo, eu pago 59 reais por mês e tenho internet com boa velocidade.
Telefone - eu só pago 14 reais e posso ligar apenas para telefones locais, mas, recebo de todo mundo, é um plano especial da operadora de telefones locais daqui a OI.
Alimentação - ai está o itém mais caro, supermercado é caro aqui, o tomate é 4 reais o kg, o feijão chega a 5, e por ai vai, se você for comer fora poderá gastar individualmente de 07 (tem um lugar aqui que você paga isso e come a vontade de ótima qualidade) até uns 20 dependendo do lugar.
Passagem - gasolina é 2,69 o litro, e, passagem é 1,90 para qualquer lugar, a cidade é pequena o transito é infernal nos horários de pico, melhor comprar um moto que com no máximo 15 minutos chega em qualquer lugar da cidade e gasta até menos que ônibus.
Total em média para sobreviver minimamente em Natal - 1100 reais! Isto para se ter um padrão baixo, não chega a ser probre miseravel, mas, não da para ter regalias de classe média. Digamos que um solteiro ganhando 1200 em Natal vive minimamente ou sobrevive em padrão de classe média baixa. Para viver bem aqui como solteiro, padrão de classe média A e B, o ideal é ganhar uns 5000 mil! Fazer o que, é um cidade turística para extrangeiros.
Ainda bem que tenho dois empregos públicos como professor, se fosse só o Estado eu estaria passando fome, pois eu sustento mais uma pessoa! Com os dois cargos públicos que ocupo eu consegui sobreviver, além do estado sou professor do IFRN!
FLW.
[quote=Leozin]
O pessoal daqui de SP tem uma visão muito distorcida do sul. Uns acham que lá é o paraíso, outros ainda dizem que lá não existe mendigo (…) e que tudo é quase de graça. Não é bem assim não, os poucos pé-no-chão sabem que são poucas vantagens que existem no sul comparadas a SP, mas as vantagens que SP tem, na minha opinião, são maiores ainda. Todas as cidades que você citou de Santa Catarina são mais cidades turísticas do que pólos tecnológicos, ainda por cima Balneário Camboriú. Por mais linda que seja a cidade, se tu quiser trabalhar com TI lá, você pode abrir uma lan house, acho que é o que chega mais perto disso Tem até um usuário daqui do fórum que é de lá, ele pode te dizer mais sobre o mercado da cidade.
Se você quer realmente morar lá, vai com calma hehe passe uns 2 dias na cidade que tu pretende ir, tente ver as vagas de emprego que lá existem, conheça a cidade em sí e assim por diante.[/quote]
Eh verdade eu ja ouvi gente falando isso, que no sul nao tem criminalidade e nem mendigo, falam de la como se fosse outro pais (de primeiro mundo), mas se esquecem que o sul infelizmente ta dentro do nosso brasilzao zuado.
Ate aqui na Suecia tem criminalidade e gente morando nas ruas, pendindo dinheiro no metro etc.
Sou paulista e vivi, estudei e trabalhei em sampa e vida toda e tive amigos trabalhando e vivendo no Sul na area de TI o que eles me dizem eh exatamente o que vc falou, qualidade de vida melhor, menos estressante, vc tem mais tempo pra fazer suas coisas e nao perde tanto tempo em transito etc. Porem os salarios e as oportunidade de emprego sao menores. Nao que isso seja uma coisa ruim, pelo menos pra mim, pode ser interessante, porque eu prefiro ganhar menos e viver de boa do que ganhar bastante e nao ter tempo pra fazer nada fora o trabalho ou ficar preso no transito ou ter que ficar em fila pra assistir um filme no cinema.
Fora que em no Sul tem uma mulherada mais bonita e em SP cada dia que passa fica pior (ou eu estou mudando os meus conceitos heheh).
Vale bastante das prioridades tb, talvez seja uma boa mudar mas nao definitivamente de inicio, ir la somente pela experiencia de viver num outro lugar (eu garanto que eh uma experiencia otima) e se vc gostar mudar definitivamente, eu nao acho que eh taoooo problematico mudar de estado ainda mais SP e alguma cidade no Sul.
//Daniel