poderiam colocar como ta o mercado e media salarial, junto com o custo de vida… =)
Manaus -AM
ALUGUEL DE 2 QUARTOS:
ALUGUEL R$350-500 - PERIFERIA
ALUGUEL R$700,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - CENTRO
ALUGUEL R$1.200,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - ÁREAS NOBRE
SUPERMERCADO R$500,00
BUSÃO R$2,00 (NÃO TEM METRÔ, TEM MOTOTÁXI E ÔNIBUS ALTERNATIVOS MAS SÃO R$2,5)
FACULDADE: ADM R$300,00 E OUTROS CURSOS ACIMA R$400,00
FACULDADE BOA: R$ ACIMA DE R$ 500,00(2 ANOS) R$700,00 NORMAL
INTERNET A CABO R$ 100,00
CINEMA R$15,00 (DIAS COMERCIAIS) E R$ 20,00 (FDS)
FESTAS: R$ 5-10 FORRÓS E R$15-25,00 CASAS NOTURNAS
PF: R$5,00, QUILO R$17,90-35,00
CONCLUSÃO É UM DOS CUSTOS MAIS ALTO DO PAÍS. :!:
[quote=vavita]Manaus -AM
ALUGUEL DE 2 QUARTOS:
ALUGUEL R$350-500 - PERIFERIA
ALUGUEL R$700,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - CENTRO
ALUGUEL R$1.200,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - ÁREAS NOBRE
SUPERMERCADO R$500,00
BUSÃO R$2,00 (NÃO TEM METRÔ, TEM MOTOTÁXI E ÔNIBUS ALTERNATIVOS MAS SÃO R$2,5)
FACULDADE: ADM R$300,00 E OUTROS CURSOS ACIMA R$400,00
FACULDADE BOA: R$ ACIMA DE R$ 500,00(2 ANOS) R$700,00 NORMAL
INTERNET A CABO R$ 100,00
CINEMA R$15,00 (DIAS COMERCIAIS) E R$ 20,00 (FDS)
FESTAS: R$ 5-10 FORRÓS E R$15-25,00 CASAS NOTURNAS
PF: R$5,00, QUILO R$17,90-35,00
CONCLUSÃO É UM DOS CUSTOS MAIS ALTO DO PAÍS. :!:
[/quote]
você esqueceu de citar o isolamenteo geográfico e a falta de opções gerais da cidade.
[quote=RodrigoValentim]Salvador:
Aluguel de um apt quarto e sala, cozinha e varanda, apt grande com garagem coberta, 2 elevadores, bem localizado, 3km da orla: R$ 450,00
Aluguel R$ 200,00
Feira na faixa de R$ 150,00 (eu e a patroa)
Luz R$ 80,00 (pc ligado 24hrs praticamente)
abraço[/quote]
Alegal aqui é 450 reais quando for “barato”, na orla de SSA chega a custar até mais de 700 um dois quarto, ta um absurdo.
Florianópolis-SC
Aluguel: R$ 750,00 (/2) Apto 2 quartos com suíte no bairro Trindade (Classe média e Estudantes)
Condomínio: R$ 160,00 (/2)
Luz: R$ 160,00 (/2)
ADSL: R$ 99,00 (/2)
TV Cabo: R$ 180,00 (/2) (com o brasileirão) 8)
Telefone: R$ 42,00 (/2) (taxa mínima)
Celular: R$ 80,00
Prestação do Carro: R$ 400,00
Seguro do Carro mês: R$ 142,00
Fulia Fim de semana: R$ 100,00 * 4
Almoço: R$ 7,50 * 30 (restaurante com convênio com a empresa)
Janta: R$ 5,00 * 30
Lanches: R$ 5,00 * 30
Academia: R$ 65,00
Passe de ônibus: R$ 1,90 * 2 * 25
Custo descrito acima: R$ 2.410.50
Sem contar a gasolina, mercado, estacionamento, ração da cachorra…
Pooo o cara descreveu as despesas mensais dele !!! rsssssssss.
Aqui em Salvador, eu pago …
Casa 2 quartos = 350,00 na boca do rio . Que é um bairro mediano e muito perto perto da orla.
Almoco = em média 14.00 Kg +/- … apesar de variar muito.
Mercado = 200.00
Buzu = 2.00
Facul = 700,00 - 800,00
Net - 100.00
Fora a praia e os corpos semi-nus que não tem preço !!!
O problema é que o mercado de TI em salvador é pequeno, sendo monopolizado por empresas como a Unitech, Netra, DBA entre outras …
Os salários variam muito. Mas já vi analistas formados na Unitech ganhando 1400 reais. Ganhar 3000 como programador aqui é luxo acreditem … a maioria dos salários varia de 1000 - 2700 em média.
Beijos.
Mas … to querendo ir pra Porto Alegre … Alguém daí poderia informar a faixa salarial ???
Campinas - SP
aluguel centro kit net 300 reais
buzu - 2,25 alternativo 2,50
gasolina - 2,40 alcool 1,24
faculdade - 374(desconto de 20 conto que pago em dia)
cinema - 20
balada: dia de semana eh facil achar na faixa final de semana varia de 20 a 100
cerva nos bares 4,90 skol garrafa
quem tiver duvida sobre cps so falar , o custo aki pode ser alto ou baixo depende da frescura do homem, minha facul eh a mais barata pois so penso no diploma , tenho amigos que paga quase 2 k por mes e nao aprende oq eu aprendo na minha …
mercado de TI é bem grande, porem injusto
ja vi colega sem nunca ter contato com informatica cata vaga na ibm de DBA 5 barão por mes, e outros que manjam ganhar 800
aki quem manda é a ibm tendo ingles se passa bem
PQP 5 CONTO A CERVA !!! que ROBO… AAAAAAAAA
Aqui em Bh é 3,00 a BOHEMIA
Goiânia - GO
Aluguel: entre 300 e 400 uma casa legal. Em setores melhores localizados este preço pode ir até 700. A minha tem 3 quartos, 2 salas, cozinha, um quintal legal, 2 banheiros e sai por 380 (enquanto a minha não fica pronta, hehehe).
Supermercado: sou casado e não gasto mais que 300.
Ônibus: 1,80 (linhas normais) e 0,50 eixo anhanguera (corta a cidade). Não tem metrô e nem acho q a cidade comporte um rasgo por baixo. Mas tem muito mototaxi.
Álcool: R$ 1.35
Gasolina: R$ 2.59
Faculdade: Na Objetivo, tem um curso de Sistema de Informação por 200 reais (tem um colega de trabalho que vai cursar lá). Aqui em Goiânia tem trocentas faculdades… Mas no geral cursos de informática variam de 350 até 500.
MBA: Em torno de 800 reais. Se fosse mais barato eu tava fazendo este ano.
ADSL: 60 reais 250K. Pra mim tá bom…
Cinema: Varia de 8 até 20 (no Flamboyant, o maior shopping do centro-oeste, blagh! Estão até cobrando o estacionamento, tem meses que nem passo perto).
Festas: Sou casado e desatualizado…
Almoço: PF = 3,50 no morte lenta. entre 10 e 12 num restaurante médio.
Goiânia é uma cidade onde tudo tem fácil acesso, as coisas não são tão caras quanto em SP e DF. Em contra-partida, achar os salários de SP e DF aqui em GO é muito difícil.
Valença - interior da Bahia
- kit net - 150,00
- condominio - 55,00 ~ 60,00(conta de agua ja incluido)
- luz - 30,00 ~ 40,00 - 0.59 kw/h
- alimentação - 150,00
- padaria 30,00
- internet 44,00 - 155 kb ou 64,00 - 180kb
- faculdade - 480,00
- transporte(p/ facul) - 20,00
- gas - 30,00
- um relaxamento na praia - 15,00(c/ transporte)
R$ 1.500,00 dar para viver tranquilo sem stress e sobre uma boa grana para comprar aquele livro que vc tanto quer… e fazer uma poupança para comprar um voucher (promocao) hehe, um curso de ingles.
Hola, soy español y estoy pensando en irme a vivir a Brasil.
Pero el problema es a qué ciudad o población.
He estado leyendo todos vuestros post sobre los costos de vida en las diferentes regiones y hay muchas cosas que no me cuadran con todo lo que he leído en internet sobre Brasil.
El 80 % del país está con el sueldo mínimo. Por tanto deduzco que vosotros sois de los medio/altos o élite del país. No obstante, tenéis todos internet.
Otra cosa que me resulta curiosa es que en los gastos del mes no incluís seguro del coche, averías del coche, desamortización del coche, tabaco, ropa, zapatos, peluquería, regalos de cumpleaños, gastos extra de bodas, seguro médico, desamortización de ordenador, reposición de muebles, etc, etc, etc.
Qusiera que me informáseis sobre cuanto dinero necesito al mes o al año para vivir allí y qué zona/población me recomendáis.
Os pongo unos datos generales para que tengáis en cuenta.
1.- Tengo muy claro que no quiero una ciudad grande. Máximo 150.000 habitantes y mejor que sea de 20.000. No quiero el problema del tráfico ni de las distancias.
2.- No busco trabajo en Brasil. Tengo mi pensión y mis ingresos aparte. Así que no necesito trabajar para vivir.
3.- De momento, viviría de alquiler, pero posteriormente me compraría una casa o la construiría. Con lo cual los gastos de casa me los evito, incluido el condominio. Veo que en vuestros números la casa supone el 50 % o más del costo de la vida.
4.- Quiero vivir a la orilla de la playa o como máximo separado 500 metros.
5.- Quiero siempre buena temperatura. Ni demasiado calor ni demasiado frío. Actualmente vivo en un microclima de entre 18 a 31 grados todo el año.
6.- Soy soltero y sin hijos ni complicaciones, lo cual facilita mucho el traslado.
7.- Quiero una población que tenga servicio médico, al menos 3 supermercados para poder elegir la compra y algunos restaurantes para poder salir y elegir. Si tiene discoteca o sala de fiestas, mejor que mejor.
8.- Busco una población pequeña y tranquila, pero que esté a máximo 30 kilómetros de una ciudad grande o media, para que pueda ir en un momento a una urgencia de hospital, a una gran superficie a comprar, al abogado, al banco, al cine, etc.
9.- Quiero vivir en una casa propia, con terreno propio, con un coche en la puerta (utilitario me vale), haciendo dos o tres viajes a la gran ciudad para comprar o divertimento, con teléfono e internet en casa ( no me importa velocidad ), salir un par de veces por semana a cenar o de fiesta el fin de semana.
10.- Vivir tranquilo.
¿ Cuantos reales necesito al mes y donde me recomendáis y porqué ?
Gracias. Un saludo.
Datos de España :
Aluguel = Alquiler = 950 euros (2.470 reais) en zona media (no existe zona pobre) y unos 2.500 a 10.000 en zona muy buena.
Comida en restaurante de menú/obrero/trabajador mínimo 9 euros (23,4 reais) y buscando mucho mucho.
Comida en restaurante normal 25 euros (65 reales).
Comida en buen restaurante 60 euros (156 reales).
Electricidad (incluye vitrocerámica para cocinar).- 26 euros/mes (67.6 reales). Pero mi hermana viviendo en un chalet con piscina, paga 400 euros (1.040 reales).
Teléfono y adsl 1 mega=61,33 euros (159,45 reales).
Comunidad=Condominio= 112 euros (291,2 reales).
Salir de fiesta.- Un refresco 4 euros (10,4 reales), una consumición con alcochol 9 euros (23,4 reales). Sala de fiestas o discoteca 50 euros (130 reales).
Club de señoritas.- 70 euros (182 reales). Puedes optar entre 180 señoritas de 18 a 25 años de casi todas las nacionalidades del mundo, incluida habitación, preservativo, limpieza y con garantía de control médico y sanitario diario.
Móvil .- 30 euros (78 reales).
Seguro anual del coche.- 550 euros (1.430 reales).
Seguro anual de la casa.- 500 euros (1.300 reales).
Gasoil.- 1 euro (2,6 reales). Gasolina un poco más. (El alcohol lo usamos en España para la bebida. je je=rsrs).
Autobus o metro.- 1,3 euros (3,38 reales).
Taxi.- Por las nubes.
Barra de pan.- de 0,70 a 1,30 euros dependiendo de la calidad del pan.
2 kg. de patatas.- Los he visto hoy a 5 euros.
1 lechuga.- 1 euro.
1 Kg. naranjas.- 1,8 euros.
1 Kg. platanos.- 1,2 euros.
1 Kg. sal.- 0,20 euros.
1 Kg. azúcar.- 0,95 euros.
1 Kg. harina.- 0,80 euros.
1 lata Coca Cola en supermercado.- 0,50 euros.
Ver jugar a Ronaldinho en el Barcelona … no tiene precio.
Creio q a mensagem anterior à sua se encaixa nos seus requesitos.
¿ No queda nadie vivo por aquí ?.
[quote=manucher]Hola, soy español y estoy pensando en irme a vivir a Brasil.
Pero el problema es a qué ciudad o población.
He estado leyendo todos vuestros post sobre los costos de vida en las diferentes regiones y hay muchas cosas que no me cuadran con todo lo que he leído en internet sobre Brasil.
El 80 % del país está con el sueldo mínimo. Por tanto deduzco que vosotros sois de los medio/altos o élite del país. No obstante, tenéis todos internet.
Otra cosa que me resulta curiosa es que en los gastos del mes no incluís seguro del coche, averías del coche, desamortización del coche, tabaco, ropa, zapatos, peluquería, regalos de cumpleaños, gastos extra de bodas, seguro médico, desamortización de ordenador, reposición de muebles, etc, etc, etc.
Qusiera que me informáseis sobre cuanto dinero necesito al mes o al año para vivir allí y qué zona/población me recomendáis.
Os pongo unos datos generales para que tengáis en cuenta.
1.- Tengo muy claro que no quiero una ciudad grande. Máximo 150.000 habitantes y mejor que sea de 20.000. No quiero el problema del tráfico ni de las distancias.
2.- No busco trabajo en Brasil. Tengo mi pensión y mis ingresos aparte. Así que no necesito trabajar para vivir.
3.- De momento, viviría de alquiler, pero posteriormente me compraría una casa o la construiría. Con lo cual los gastos de casa me los evito, incluido el condominio. Veo que en vuestros números la casa supone el 50 % o más del costo de la vida.
4.- Quiero vivir a la orilla de la playa o como máximo separado 500 metros.
5.- Quiero siempre buena temperatura. Ni demasiado calor ni demasiado frío. Actualmente vivo en un microclima de entre 18 a 31 grados todo el año.
6.- Soy soltero y sin hijos ni complicaciones, lo cual facilita mucho el traslado.
7.- Quiero una población que tenga servicio médico, al menos 3 supermercados para poder elegir la compra y algunos restaurantes para poder salir y elegir. Si tiene discoteca o sala de fiestas, mejor que mejor.
8.- Busco una población pequeña y tranquila, pero que esté a máximo 30 kilómetros de una ciudad grande o media, para que pueda ir en un momento a una urgencia de hospital, a una gran superficie a comprar, al abogado, al banco, al cine, etc.
9.- Quiero vivir en una casa propia, con terreno propio, con un coche en la puerta (utilitario me vale), haciendo dos o tres viajes a la gran ciudad para comprar o divertimento, con teléfono e internet en casa ( no me importa velocidad ), salir un par de veces por semana a cenar o de fiesta el fin de semana.
10.- Vivir tranquilo.
¿ Cuantos reales necesito al mes y donde me recomendáis y porqué ?
Gracias. Un saludo.
Datos de España :
Aluguel = Alquiler = 950 euros (2.470 reais) en zona media (no existe zona pobre) y unos 2.500 a 10.000 en zona muy buena.
Comida en restaurante de menú/obrero/trabajador mínimo 9 euros (23,4 reais) y buscando mucho mucho.
Comida en restaurante normal 25 euros (65 reales).
Comida en buen restaurante 60 euros (156 reales).
Electricidad (incluye vitrocerámica para cocinar).- 26 euros/mes (67.6 reales). Pero mi hermana viviendo en un chalet con piscina, paga 400 euros (1.040 reales).
Teléfono y adsl 1 mega=61,33 euros (159,45 reales).
Comunidad=Condominio= 112 euros (291,2 reales).
Salir de fiesta.- Un refresco 4 euros (10,4 reales), una consumición con alcochol 9 euros (23,4 reales). Sala de fiestas o discoteca 50 euros (130 reales).
Club de señoritas.- 70 euros (182 reales). Puedes optar entre 180 señoritas de 18 a 25 años de casi todas las nacionalidades del mundo, incluida habitación, preservativo, limpieza y con garantía de control médico y sanitario diario.
Móvil .- 30 euros (78 reales).
Seguro anual del coche.- 550 euros (1.430 reales).
Seguro anual de la casa.- 500 euros (1.300 reales).
Gasoil.- 1 euro (2,6 reales). Gasolina un poco más. (El alcohol lo usamos en España para la bebida. je je=rsrs).
Autobus o metro.- 1,3 euros (3,38 reales).
Taxi.- Por las nubes.
Barra de pan.- de 0,70 a 1,30 euros dependiendo de la calidad del pan.
2 kg. de patatas.- Los he visto hoy a 5 euros.
1 lechuga.- 1 euro.
1 Kg. naranjas.- 1,8 euros.
1 Kg. platanos.- 1,2 euros.
1 Kg. sal.- 0,20 euros.
1 Kg. azúcar.- 0,95 euros.
1 Kg. harina.- 0,80 euros.
1 lata Coca Cola en supermercado.- 0,50 euros.
Ver jugar a Ronaldinho en el Barcelona … no tiene precio.
[/quote]
Já que você está tão interessado em vir ao Brasil seria bom tentar escrever em português, para ir praticando. Muita gente talvez não tenha entendido suas dúvidas, por isso não foram respondidas
Por exemplo, o que é um clube de señoritas?
[quote]Club de señoritas.- 70 euros (182 reales). Puedes optar entre 180 señoritas de 18 a 25 años de casi todas las nacionalidades del mundo, incluida habitación, preservativo, limpieza y con garantía de control médico y sanitario diario.
[/quote]
Seria o que eu estou pensando? :twisted: Tem muita brasileira (guapa) que faz justamente o caminho contrário, sai do Brasil pra ir pra Europa.
Se quer viver tranqüilo aconselho a não ir para os grandes centros, como São Paulo, onde o trânsito é infernal, sem falar no transporte metroviário, que está cada dia mais entuchado de gente.
almoço = 1 real restaurante popular, mais um pf 2,50 ou 3,50 pode comer todo restaurante = 300
AP= eu pago 150, com banda larga velox agua energia.
Onibus = 1,80, eu vo andando e 5 minutos
serveja= 50
ração dos meus Kurumin(cadelo) e da Suse(cadela) = 50
total= 550
FORTALEZA - CEARÁ, o problema e que aqui toca forro em todo lugar isso me mata.
Gostaria que vocês me dessem uma noção do custo de vida na Zona Sul do Rio de Janeiro, bairros como:
-Copacabana, Leme, Botafogo e Flamengo.
Moro na zona sul de belo horizonte, mais especificamente no bairro santo antonio;
- Aluguel para apartamentos de 2qtos. Variam de 600,00 à 850,00 reais;
- condomínio fica na média de 200,00 à 500,00 reais, depende do que o predio oferece;
- iptu é na faxa de 70,00 reais/ mês;
- luz é uns 150,00 reais;
- almoço em restalrante varia de 6,00 à 15,00 reais;
- supermercado com alimentação diária 400,00 reais;
- internet é +/- 80,00 reais;
- tv plano básico tbm uns 80,00 reais;
- bar:
* skol é 3,20 + 10%
* fritas 9,00 + 10%
* caipvodicka 9,00 + 10% - boate:
* boate boa:
entrada 15,00 + 20,00 cons( masc ) entrada 10,00 + 15,00 cons (femin)
* boate meia boca:
entrada 5,00 + 10,00 cons + disposição ( masc ) offoff ( femin ) - cinema é 14,00 inteira fds, dia de semana é de 9,00 à 12,00
- ônibus é 2,00 reais
- se vc pretende viver no básico ak é +/- 900,00 reais por pessoa, agora se vc pretende sair fds, adiciona mais pelo menos 200,00 reais/ mês, porque ak a conta de balada sempre acaba cara, o povo bebe pacas e no final ninguem quer pagar. rsrsrs
- obs: ( a zona sul é a região mais cara de belo horizonte, regiões leste e central, são de facil acesso e bem mais barata, mas tudo que acontece na cidade está basicamente na zona sul, então calcule direto porque as vezes não compensa oque irá gastar com ônibus. )
O custo de vida varia de uma região para outra, em estados com maior desenvolvimento este custo é bem mais elevado. O que pode inibir investimentos e o crescimento sustentável.
Em SP/SP
Aluguel por r$200,00 com 2 quartos:
Zona Sul - Capão Redondo / Grajau,
Zona Leste - Cidade Tiradentes,
Zona Norte - Capela / Capelinha,
Zona Oeste - Itapecerica da Cerra.
Seguro de carro = preço de SP + 22% nesses bairros.
PF - 4,00
Luz / Agua - Pode ser de graça
www.primeiramao.com.br
duplicidade, apagado