Custo de vida - Regiões do Brasil

Alguem de Goiania-GO? Poderia falar do mercado por ai?

/*
* Foz do Iguaçu/PR
* Aluguel, no mínimo: 200 (ruimzinho), bom: 400+
* Almoço: Da pra comer bem, serve-serve por R$ 6,50 (com direito à suco livre), mas tem os mais humildes por até R$ 3,00 com um copo d’agua
* Telefone+Adsl tu vai pular com no mínimo: R$ 170,00
* Transporte: R$ 2,00
* Outros gastos mensais: R$ 130,00
* Média: R$ 800,00 mensais
*/

[quote=Sami Koivu]Complementando sobre Curitiba:
-Ônibus entre R$ 1.00 e R$ 1.80
-Almoço à vontade R$ 9.00, no shopping entre R$ 9.00 e R$ 15.00[/quote]

Atualizando: :wink: o preço de ônibus acabou de subir ontém. Agora é R$ 1.90

[quote=lucao]Só para complementar, alguem sabe sobre Floripa ?
E como anda a área por lá ?[/quote]

A área de desenvolvimento em Floripa é muito boa. O problema é que a cidade tá na moda e tem crescido MUITO nos últimos anos, e isso tende a continuar. Hoje em dia ela está com os mesmos problemas de grandes cidades (transito, segurança, custo de vida alto), coisa que há 5 anos era muito menor.

Ou seja, embora seja um lugar muito bom pra se morar, a tendência é que só piore daqui uns anos…

[quote=peerless] /*
* Foz do Iguaçu/PR
* Aluguel, no mínimo: 200 (ruimzinho), bom: 400+
* Almoço: Da pra comer bem, serve-serve por R$ 6,50 (com direito à suco livre), mas tem os mais humildes por até R$ 3,00 com um copo d’agua
* Telefone+Adsl tu vai pular com no mínimo: R$ 170,00
* Transporte: R$ 2,00
* Outros gastos mensais: R$ 130,00
* Média: R$ 800,00 mensais
*/[/quote]

Estou morando em Foz de Iguaçu agora e realmente o custo de vida aqui é muito baixo. Dá pra fazer compras no Paraguai e na Argentina que tem produtos mais baratos, e o aluguel aqui é bem mais barato que Floripa, por exemplo.

O problema é que tirando o Parque Tecnológico Itaipu, me parece que não existe muito mercado para desenvolvimento de software (eu mesmo trabalho em home office) e o calor que faz aqui é insuportável (se comparado a São Paulo e Santa Catarina, pelo menos).

Ou seja, nesses R$800,00 pode incluir os custos de um ar condicionado também, que aqui não é artigo de luxo. É necessidade mesmo.

Mercado de ciencias da computação? Nao sei exatamente, mas acho que nao ultrapassa 3.000 os salários…

Cara, existem muitas empresas de software em Goiânia. Os salários variam muito. Já na área do Java, eu não conheço empresas comerciais que trabalham com a Tecnologia, com exceção da Politec. Nós aqui na Santri ainda estamos começando na linguagem comercialmente falando.

Acho que pro mercado Java, Brasília é bem melhor. E é aqui do lado, hehehe. O problema lá é o custo de vida… Quando eu fazia faculdade lá (isso tem 8 anos) o aluguel de um apartamento minúsculo era 500 reais. Andava cerca de 30km do serviço para a faculdade. Mas dependendo do salário compensa.

PS: Bons programadores, analistas, gerentes de projetos não tem problemas de emprego. É só olhar a quantidade de anúncios.

Cara, existem muitas empresas de software em Goiânia. Os salários variam muito. Já na área do Java, eu não conheço empresas comerciais que trabalham com a Tecnologia, com exceção da Politec. Nós aqui na Santri ainda estamos começando na linguagem comercialmente falando.

Acho que pro mercado Java, Brasília é bem melhor. E é aqui do lado, hehehe. O problema lá é o custo de vida… Quando eu fazia faculdade lá (isso tem 8 anos) o aluguel de um apartamento minúsculo era 500 reais. Andava cerca de 30km do serviço para a faculdade. Mas dependendo do salário compensa.

PS: Bons programadores, analistas, gerentes de projetos não tem problemas de emprego. É só olhar a quantidade de anúncios.[/quote]

Marcio,

Qual a faixa salarial média ai?

[quote=s4nchez][quote=lucao]Só para complementar, alguem sabe sobre Floripa ?
E como anda a área por lá ?[/quote]

A área de desenvolvimento em Floripa é muito boa. O problema é que a cidade tá na moda e tem crescido MUITO nos últimos anos, e isso tende a continuar. Hoje em dia ela está com os mesmos problemas de grandes cidades (transito, segurança, custo de vida alto), coisa que há 5 anos era muito menor.

Ou seja, embora seja um lugar muito bom pra se morar, a tendência é que só piore daqui uns anos…

[/quote]

Eu discordo. A área de desenvolvimento em floripa é boa só pra quem é catarinense mesmo e “cresceu” em floripa principalmente, que está acostumado a ter custo de vida baixo. Em floripa, o custo de vida é altíssimo e IMHO paga-se super mal um desenvolvedor Java, quase que nem Curitiba. Ontem eu ví uma empresa que tava pagando até que “nos conformes” (3.4k pra pleno e 4.8k pra senior, ambos CLT) mas foi a excessão, tem empresa em floripa que quer cara certificado + 3 anos de exp + superior completo por 1.5K/mes. Isso é bem preocupante

EDIT:

em compensação, floripa é um dos lugares mais lindos do mundo, onde praticamente só tem deusa :slight_smile: e claro, queria que balneário camboriú fosse forte na área de TI, o que “equilibra” é isso, ou você ganha pouco e mora no paraíso ou tu ganha bem e mora no stress total (A.K.A. São Paulo, mas tem ótimos lugares aqui rs)

[quote=cv]Sei que o topico eh sobre regioes do Brasil, mas so pra dar uma ideia:

West London:

Aluguel, ap 2 quartos: £1200 a £2400
Almoco: £4 a £10
Taxi: £6 a £80
Metro, trem, onibus: £80/mes, mesmo ticket valido em qualquer um deles
Mercado: depende, mas eu gasto entre £200 e £500
Cinema: £8 a £10
Balada: £0 a £30
Banda larga (24mbps): £20/mes[/quote]

Cara, comentou isso numa hora boa.
Talvez eu vá praí mês que vem, queria saber quanto custa o plano de saúde aí e despesas com lavanderia.

valeu.

Uberlandia - MG, estou falando por mim:

-Aluguel: 430/2 = 215.
-Alimentacao: ± 300
-Agua, luz, condominio, internet: 40,00
-Conducao: 1,90

Ou seja , o basico em torno de 600,00. Eu divido ap, moro perto do trabalho, e aqui o custo de vida é medio eu diria. Mas eu to vendo ai nos foruns o pessoal se preocupando em sobreviver. Teve um ai que falou que com 1600-2000 em SP vive bem , tendo um gasto de 1200 … q isso velho , vc é estagiario e mora com sua avó ???

Eu sou profissional java, tenho 3 anos de formado, 3 anos de experiencia em empresa, certificado, eu nunca iria pra SP por menos de 5000 nem fudendo…

Vc tem q pensar q nossa profissao, na maioria PJ como somos tratados, recursos, vc precisa poupar, investir em uma previdencia privada e outras coisas… principalmente em adquirir novos conhecimentos !!!

Mas pense em qualidade de vida ! As vezes uma cidade como uberlandia com um salario metade de SP vale o dobro em qualidade, e em termos de custo de vida mesmo.

Abraco !

fala pra onde q manda o cv. :slight_smile:

flw.

Me expressei mal. Quando disse que é boa é porque oportunidades não faltam. Quanto a pagar mal isso é verdade, só que cabe ao profissional se valorizar, justamente porque as empresas estão sofrendo para conseguir bons profissionais por aí.

[quote=s4nchez]
Me expressei mal. Quando disse que é boa é porque oportunidades não faltam. Quanto a pagar mal isso é verdade, só que cabe ao profissional se valorizar, justamente porque as empresas estão sofrendo para conseguir bons profissionais por aí. [/quote]

Tudo que eu queria era voltar pra SC ganhando o que eu ganho aqui em sampa =~

E o melhor mercado de TI do Brasil é mesmo a cidade de SP ou tem lugares melhores?

ate mais…

PS: Bons programadores, analistas, gerentes de projetos não tem problemas de emprego. É só olhar a quantidade de anúncios.[/quote]

Marcio,

Qual a faixa salarial média ai?[/quote]

Cara, esta é uma pergunta muito (mas muito mesmo) complicada se tratando de Goiânia. Já vi salários variando entre 500 e 5000 dentro da mesma empresa (para programadores - programalistas). O que pega aqui em Goiânia, pelo menos o que eu vejo, é o acumulo de funções. Dificilmente vc acha uma cara “só” programador ou “só” analista, como tem em Brasília. Tem exceções de grandes empresas, mas a maioria não tem bem um limite entre suporte-programador-analista. Já trabalhei numa empresa onde era os 3! E é normal. :shock:
A cultura ainda está mudando.

Em outras palavras, depende de onde vc está disputando a vaga. Mais até do que “média” salarial. :smiley:

Alguem sabe o custo de vida em Blumenau? Lah eh bom para nossa area?

Como que ta a vida em Porto Alegre? digo, com um salario liquido de aproximadamente 2500 - 3000 da pra viver bem sozinho? digo, aluguel, luz, agua, internet, faculdade.

Abraços

Salvador:

Aluguel de um apt quarto e sala, cozinha e varanda, apt grande com garagem coberta, 2 elevadores, bem localizado, 3km da orla: R$ 450,00
Aluguel R$ 200,00
Feira na faixa de R$ 150,00 (eu e a patroa)
Luz R$ 80,00 (pc ligado 24hrs praticamente)

abraço

RodrigoValentim vc mora aonde ai assim? uhuha ta otimo nesse custo ai… ta melhor do que aqui no interior nem dar para acreditar…agora me diz 200,00 é o condominio? uhauh… se eu fosse morar ai em ssa… ia para o lado da sao rafael no maximo ali em colinas de pituacu é um barrio bem legal… class media que o aluguel eh bom e tem otimos apartamento… e dar para ir ate patamares andando…alais eu ia sempre qdo morava… porem era 50 minutos na canela… mais acordar de manha cedo e dar essa caminhada tudo de bom… :smiley: eu acho ap ali em colinas de pituaçu… de 250,00 no maior conforto… so nao tem elevador nos predios… pq nao passa de 5 andares… mas dar bem legal… 2 quartos, banheiro, sala, cozinha e uma area no predio… hehe praticamente e predio com segurança eletronica normalmente.