Curso para minhas necessidades

Boa tarde pessoal,

Dada minha necessidade e a falta de tempo dos meus amigos que programam em Java, resolvi encarar esse desafio.

Cenário:

Quero desenvolver um sistema modular para minha empresa que seja acessado via browser, tanto internamente ou externamente através de VPN, acho que pode ser considerado ERP, certo?
A linguagem que eu gostaria de usar seria Java e banco de dados PostgreSQL, pelo que pesquisei o PostgreSQL é semelhante ao Oracle mas gratuito, me corrijam se eu estiver errado.
Vou precisar também fazer a análise dos processos para adequar ao sistema (seria isso arquitetura?)

Acredito que basicamente seria isso, como não tem curso na minha cidade eu teria que fazer online, dei uma olhada na Softblue, mas não sei por onde começar, quero fazer isso direito e nunca “programei” por assim dizer, sei editar códigos e fiz um mes de C# quando estava na faculdade.

Então deixo a pergunta: Quais os cursos vocês consideram interessantes para tudo isso que eu preciso fazer? Java Web?

Conto com a ajuda e sugestões de vocês!

Comece acessando o site da Caelum e da uma lida na FJ-11 e FJ21 depois na apostila de Ajax+hibernate+VRaptor , ao conseguir assimilar todo o conteudo , ai sim , podera começar a desenvolver este Projeto mesmo assim te exigira muitas noites em claro , mas lhe agregara muito conhecimento.

Qualquer coisa estamos ai :smiley:

e Parabens , é um tanto arrojado este projeto para quem nunca programou em nada , mas não é impossivel , com muito esforço e dedicação tu chega lá

Grande mause!

Obrigado pela força! Também li seu tópico com relação a FATEC, boa sorte na sua empreitada também.

Vou dar uma lida nas apostilas, mas pergunto: Você não acha que fazendo um curso online a curva de aprendizado é mais rápida? Costumo ficar entediado com muita leitura sem “tarefas” por assim dizer.

Então cara , quando se trata sobre cursos online prefiro video-aulas , posso te indicar estes sites www.informaticon.com.br que é com o professor Neri ,são otimas e valem cada centavo , porem te indico também ir no site da DEVMEDIA que disponibiliza formações completas em JAVA WEB , Desktop , Frameworks e uma porrada de coisa e para ter acesso a maioria do material basta ser assinante de alguma revista deles , eu assinei este mes a JAVA Magazine e levei todo o conteudo do site na faixa , olha aqui as formações http://www.devmedia.com.br/cursos/java tanto no devmedia quanto as aulas do Neri voce ve varios exemplos de aplicações reais com geração de relatorios , estoques e tudo mais.

porem as apostilas da Caelum tbm aplicam exercicios e tenta utilizar uma forma menos formal , pelo menos foi oque achei quando li , é uma leitura bem legal e interessante onde não se tem aquele cansaço e assuntos muitas vezes cruciais que passam batidos , sao vistos com muito detalhe , recomendaria para qualquer um que quer aprender JAVA , pois o caminho das pedras é menos dolorido xD…

Boa Sorte

Então vamos lá:

Na Informaticon vi o Java SE I Estoque Atualizado 2011, seria esse?

Já na Devmedia fiquei meio confuso, talvez esse? http://www.devmedia.com.br/cursos/java/229-Formacao-Java-web-Developer.html

O estoque do neri é bem legal , mas é desktop , eu recomendaria as apostilas e depois voce mesmo vai ver qual é sua necessiade exemplo , quero gravar os dados dos meus cliente no BD como faço isso , ai tu ve lá no DEVMEDIA persistencia de dados , ± isso intende , é muita coisa para aprender em um só lugar , vai ter que sair garimpando , eu iria ler as apostilas e depois escolher os cursos do DEVMEDIA que mostram aplicações simples feitas passo a passo.

Maravilha!

Leitura ai vou eu hehe

Não deixe de fazer todos os exercicios propostos , e surgindo as duvidas e erros quer dizer que tu ta aprendendo , vai postando aqui que a galera ajuda; (:

Bons estudos

Acha que devo criar um novo tópico para ir postando meus exercicios?

Eu acabei de fazer um da página 29 da apostila FJ11, queria ver se eu entendi direito.

aham eu faria isto (:

fggs,

pelo que eu li no seu histórico, você está querendo desenvolver um sistema para sua empresa. Você já fez cotações de sistemas prontos ?

Afinal de contas, como você pode perceber, desenvolver sistemas não é tão simples assim: o levantamento e a análise de requisitos deve ser bem feita, você precisa de bons programadores, etc.
À primeira vista, internalizar o desenvolvimento pode parecer mais barato, mas não é: você vai precisar manter uma equipe de desenvolvedores (incluindo analistas, programadores e testers). Além disso, se você partir para a análise do sistema, isso vai te consumir tanto tempo que você vai ter que deixar de gerir sua empresa. Não fosse isso suficiente, você ainda corre o risco do sistema não ficar bom ou simplesmente não atender.

@rmendes08:

Desculpe pela demora em responder, não sei porque a notificação deste tópico caiu no Spam.

Então, eu avaliei tudo isso, um sistema pronto tem funções que eu nunca vou usar e não tem funções que eu gostaria de ter.

Tempo eu tenho, pois não cuido sozinho da empresa e a ideia é fazer as coisas aos poucos e com módulos, assim posso ajustar o custo com a produtividade que isso me dará.

Tenho um amigo que é muito bom mesmo, ele tem uma fábrica de software, para ajudá-lo e para também “acelerar” o processo de análise, pensei em tentar chegar pelo menos num documento UML ou então diagrama de classes, só não estou sendo muito feliz na hora de modelar e é por isso que fui atrás no outro tópico em “Arquitetura de Sistemas”.

Se a empresa fosse nova seria mais fácil, agora fica mais difícil enxergar os padrões, pelo menos na minha visão.

Talvez tenha um pouco de orgulho nisso também, de conseguir implementar uma coisa que eu idealizei do zero.

Como eu disse várias vezes, qualquer sugestão, até mesmo critica, são bem-vindas. Semana passada passei perto de me matricular no curso de formação Java da Caelum, mas sinceramente, acho que não iria me ajudar muito no momento, somente em muitas etapas seguintes, enquanto isso vou buscando o caminho de tornar realidade.

[quote=fggs]@rmendes08:

Desculpe pela demora em responder, não sei porque a notificação deste tópico caiu no Spam.

Então, eu avaliei tudo isso, um sistema pronto tem funções que eu nunca vou usar e não tem funções que eu gostaria de ter.

Tempo eu tenho, pois não cuido sozinho da empresa e a ideia é fazer as coisas aos poucos e com módulos, assim posso ajustar o custo com a produtividade que isso me dará.

Tenho um amigo que é muito bom mesmo, ele tem uma fábrica de software, para ajudá-lo e para também “acelerar” o processo de análise, pensei em tentar chegar pelo menos num documento UML ou então diagrama de classes, só não estou sendo muito feliz na hora de modelar e é por isso que fui atrás no outro tópico em “Arquitetura de Sistemas”.

Se a empresa fosse nova seria mais fácil, agora fica mais difícil enxergar os padrões, pelo menos na minha visão.

Talvez tenha um pouco de orgulho nisso também, de conseguir implementar uma coisa que eu idealizei do zero.

Como eu disse várias vezes, qualquer sugestão, até mesmo critica, são bem-vindas. Semana passada passei perto de me matricular no curso de formação Java da Caelum, mas sinceramente, acho que não iria me ajudar muito no momento, somente em muitas etapas seguintes, enquanto isso vou buscando o caminho de tornar realidade.[/quote]

Veja bem rggs, acho que como investidor a sua preocupação é garantir o retorno do investimento, e não se o framework do projeto deve ser JSF ou GWT (a não ser que isso tenha impacto no ROI).

Como você mesmo disse, se você como dono da empresa está tendo dificuldades em enxergar padrões nos seus processos, imagina os programadores, que provavelmente nem conhecem o seu negócio! Durante um tempo, foi defendido que uma maneira de resolver esse problema seria documentar os requisitos em termos de diagramas e documentos, mas essa não é a solução. Casos de uso, diagramas de UML, diagramas de ER são ferramentas de desenvolvimento, tanto quanto uma linguagem de programação. Ou seja, técnicas de modelagem ou documentação são internas à equipe de desenvolvimento, e impor uma ferramenta (como um diagrama de classes) pode ser extremamente prejudicial ao processo. O resultado desse pensamento, durante um tempo foi um foco exagerado em documentação e modelagem e o esquecimento das disciplinas mais importantes no desenvolvimento: a implementação e a análise de negócios.

A análise de negócios, ao contrário do que muitos pensam, não é análise de requisitos. Fazer uma entrevista e desenhar um UML qualquer bacharel mediano faz. O problema da análise de negócios é resolver o problema do ponto de vista do cliente, do investidor. Hoje, já se sabe que tentar levantar todos os requisitos e implementar tudo de uma vez é problemático, pois o risco é muito grande. Uma das maneiras de mitigar esse risco é dividir o sistema em lotes menores e entregar aos poucos. Mas isso por si não resolve o problema do ROI, pois é preciso saber o que tem que ser feito antes. É nesse ponto que entra a análise de negócios: priorizar as entregas, identificar os processos mais importantes, propor melhorias aos processos, e comunicar isso à equipe de desenvolvimento.

Enfim, espero não estar ensinando o Pai-Nosso ao vigário. Alguns links que eu acho interessante sobre o assunto:

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/15/quando-eu-crescer-quero-ser-analista-de-sistemas/

http://blog.claudiobr.com/tag/análisedenegócios

http://www.iiba.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43:babok

Sobre ensinar o Pai-Nosso ao vigário, de jeito nenhum! Eu sou totalmente grato por pessoas como você, que postam links, querem ajudar, tentam explicar. Para mim é muito interessante entender essas diferenças, já fui mais resistente em “andar para trás”, hoje eu vejo que quanto mais eu gasto tempo na essência das coisas, mais eu ganho lá na frente, pois a base foi bem feita e é onde, na minha opinião, aparece o ganho de produtividade. Eu vou ler esses links com atenção. Se eu entendi direito tudo que me passou e não estou enganado, a “ordem correta” para “desenhar” meu sistema seria: Análise de Negócio, Casos de Uso, Diagrama de Classe, Programação, Teste, Implementação. Mais ou menos isso?

Mais uma vez, muito obrigado!

[quote=fggs]Sobre ensinar o Pai-Nosso ao vigário, de jeito nenhum! Eu sou totalmente grato por pessoas como você, que postam links, querem ajudar, tentam explicar. Para mim é muito interessante entender essas diferenças, já fui mais resistente em “andar para trás”, hoje eu vejo que quanto mais eu gasto tempo na essência das coisas, mais eu ganho lá na frente, pois a base foi bem feita e é onde, na minha opinião, aparece o ganho de produtividade. Eu vou ler esses links com atenção. Se eu entendi direito tudo que me passou e não estou enganado, a “ordem correta” para “desenhar” meu sistema seria: Análise de Negócio, Casos de Uso, Diagrama de Classe, Programação, Teste, Implementação. Mais ou menos isso?

Mais uma vez, muito obrigado!
[/quote]

Didaticamente sim. Na prática não. Como eu disse, casos de uso, diagramas de classe, etc. são ferramentas de desenvolvimento (análise+programação) e cada equipe escolhe as ferramentas que mais lhe convém. Algumas equipes gostam de trocar os diagramas por uma bateria de testes de aceitação por exemplo. De fato, as técnicas utilizadas por cada equipe podem variar bastante, e muitas delas funcionam. Sendo assim, é difícil definir uma maneira “correta” de desenvolver. O mesmo vale para o ciclo de vida do projeto. A Análise de Negócio por exemplo, deve acontecer durante toda a vida do projeto, prioridades são alteradas, funcionalidades são descartadas, funcionalidades são incluídas, etc. E isso faz parte da natureza dos negócios, pois eles são dinâmicos: um novo ramo, uma nova regra contábil, uma nova lei, são todas situações que acontecem sem aviso prévio, e as equipes, assim como o sistema devem ser flexíveis o suficientes para acomodar essas mudanças:

Dado o seu papel de cliente/investidor do sistema, a minha opinião é de que você está muito preocupado sobre o “como” o sistema será construído, quando na verdade o seu foco deveria ser no “o quê” vai ser construído. Se você tem algum profissional/empresa na qual você confia na competência, então você deve confiar que as decisões dele sobre o “como” vai ser construído serão as melhores possíveis, afinal de contas ele estudou o assunto e tem experiência. Por outro lado, o “jeito de fazer” da sua empresa pode parecer bastante óbvio para você e seus funcionários, mas dificilmente o desenvolvedor vai conhecer os detalhes da sua empresa.

Talvez a sua intenção seja boa em querer entregar um diagrama de classes pronto, para que os desenvolvedores simplesmente o coloquem em código. Mas eu posso adiantar que, mesmo que sua intenção seja das melhores, na prática você vai mais atrapalhar do que ajudar. Isso porque diagramas, modelos, etc. são simplificações da realidade. O diagrama de classes por exemplo, omite as regras de negócio para destacar a estrutura das classes. Ou seja, cada diagrama, cada ferramenta de análise omite algum aspecto da realidade para destacar outro. Sendo assim, os diagramas são úteis dentro da equipe de desenvolvimento quando algum aspecto precisa ser comunicado entre os membros do time.

Mais uma vez desculpe pela demora em responder, tava assimilando a enxurrada de informação.

Ok, vamos ver se eu consegui captar ALGUMA COISA de tudo que você me passou:

  • Para o meu perfil, Análise de Negócio se encaixa mais do que Análise de Sistema, mesmo porque, se a ideia é utilizar Java que é OO, pode-se modelar diretamente no código, agilizando o desenvolvimento

  • Para me tornar um Analista de Negócio, sua sugestão seria destrinchar o Guia Babok, que aparentemente daria um bom inicio

  • Um Analista de Negócio pode se tornar futuramente um desenvolvedor, se a pessoa tem essa intenção

De tudo que você me passou, não entendi muito bem o blog do Cláudio, algum post específico que eu devo ler ou é apenas uma fonte de informação para acompanhar?

Mais uma vez agradeço as dicas.

Cara, desculpe te desencorajar, mas se teu unico objetivo é ter o sistema para sua loja, contrate um freelancer. Se isso não será sua profissão nem nada do tipo, esqueça, pq é realmente MUITO caro essa profissão e ser bom nela.

Não desencorajou, meu objetivo vai além de ter um sistema para a minha empresa, mesmo porque muito do conhecimento necessário para essa tarefa eu posso empregar na própria empresa. Na minha opinião, vai ser um legado para a empresa e para minha própria vida.

Você chegou na conclusão certa, mas pelo motivo errado. Eu sugeri você estudar Análise de Negócios porque eu presumo que você e seus sócios esperam algum retorno do investimento feito no sistema. Sendo assim, é preciso que exista alguém que detenha conhecimento do negócio para saber priorizar as entregas da equipe de desenvolvimento. Esse é o papel do Analista de Negócios, é trabalhar para que a equipe de desenvolvimento entregue valor o mais cedo possível. Esse link aqui ilustra bastante a idéia:

http://blog.claudiobr.com/cruds-cruzes-fuja-da-armadilha-de-comecar-pel#more

E como eu havia dito, você não tem que se preocupar se o sistema vai ser feito em Java, .NET, quais diagrams serão utiizados ou seja lá o que for. Isso é uma decisão da equipe de desenvolvimento. Talvez faça alguma diferença se você tiver interesse em manter o código-fonte, mas eu não acho que essa deva ser sua preocupação primária.

É um dos caminhos, como eu não sou especialista em análise de negócios o máximo que eu posso oferecer são alguns pontos iniciais.

Qualquer um pode ser tornar um desenvolvedor. Basta estudar e praticar. Agora, se a sua intenção é se tornar um desenvolvedor então eu acho que é mais prudente você separar o seu aprendizado do desenvolvimento do sistema da sua empresa. Quando se fala em projeto de software, uma infantilidade pode amargar um prejuízo de R$ 50.000,00 fácil fácil. Então, eu sugiro que você reflita bem sobre o que você pretende: tornar-se um desenvolvedor ou melhorar a gestão da sua empresa;

Tenha como fonte de informação. Já li posts muito bons sobre o assunto nesse blog.

Perfeito! Acredite se quiser, voltei ao meu ponto de partida, quando iniciei essa ideia me sugeriram BPM. Além do livro estou tentando achar um curso on-line ou presencial aqui na minha cidade, para ver se absorvo mais rápido as coisas, se conhecer algum ou tiver algum pra sugerir, eu agradeço.