Cronograma de lançamento do JDK8

[quote=paulohbmetal][quote=marcosalex]
3 - Cadê o botão de limpar na janela de output? Aceitaram o pedido de solicitação lá na versão 6.1 e até agora, nada.
[/quote]

CTRL+L? Ou não entendi…[/quote]

Sim, pelo teclado é Ctrl + l, mas deveria ter um botão. Ou todo mundo acha decorar um atalho intuitivo?

Bom, eu prefiro. Mas também já me acostumei. :slight_smile:

[quote=giulianocosta]Não sei como tem gente que fala mal do java. Basta parar um pouco e olhar para a plataforma que o java nos proporciona. Me diz alguma outra plataforma que esteja no nível do java em termos de abrangência?

Claro que nada é perfeito, é preciso melhorar algumas coisas. Como falaram ai acima, USB, Serial, comunicação com hardware em geral já deveria ter sido melhorado há muito tempo.

As IDEs que temos, não esqueçam, são FREE! Qual outra linguagem tem IDE´s FREE no mesmo patamar que temos no java? Querem uma IDE de verdade, testem o Intellij. Muito boa ferramenta e vale cada centavo que cobram.

Dinamicidade na linguagem? Pluga na JVM e um abrassssss… Temos Groovy, JRuby, Scala, Rhino, etc… Tem linguagem pra todo gosto…

Outra coisa que poderia melhorar é a centralização dos frameworks. A Oracle poderia fazer algo que centralizasse as informações referentes a frameworks para facilitar o acesso à documentação, download, referências, opiniões, etc… Algo como uma rede social para a plataforma.
Imaginem termos um repositório centralizado maven, gradle, sbt, etc? Ou até mesmo algo já integrado na linguagem?[/quote]

questão não é o que proporciona, e sim se manter ativo no mercado. Trabalho com java em uma empresa em que agora todos os novos projetos são em .Net, nóis programadores java apenas fazemos manutenção.

tipo… gerar diagramas.
ter um debugger N vezes melhor que aquela mudança de tela do eclipse.
melhor acabado.
muito rápido e ainda consome menos memória que o eclipse (nem se fala do netbeans)
todo tipo de solução proposta homologada
atualizações e novidades freqüentes.

ah, e os plugins funcionam!
diferentes do eclipse que eu ainda não encontrei um humano se quer que tenha conseguido fazer funcionar o TPTP ¬¬

[quote=Elizeu_Santos]ah, e os plugins funcionam!
diferentes do eclipse que eu ainda não encontrei um humano se quer que tenha conseguido fazer funcionar o TPTP ¬¬[/quote]

Os plugins do eclipse são zoneados. O Netbeans gerencia bem melhor plugins, mas usa RAM demais e tem muita tarefa que é lento. IntelliJ e JDeveloper têm plugins visuais bons, mas também tem suas deficiências.

Mas vamos aguardar pra ver no que dá, pelo menos o Java voltou a andar, e na hora que as IDEs passarem a usar os recursos novos da linguagem, muita coisa pode vir.

também gostaria de saber… na época que usei, que cheguei a usar o vs 2008 achei o editor de código dele bem inferior tanto ao netbeans quanto ao eclipse, o tingol me indicou inclusive um plugin em um tópico que abr aqui no guj para melhorar isso… a unica coisa que gostei mais no vs é a ferramenta RAD para fazer ambiente gráfico (inclusive web com asp.net), que achei boa (sou da opinião de que ambiente gráfico é melhor ser feito com RADs do tipo mesmo e só codificar o realmente necessário nessa camada).

então eu pergunto aos que citaram isso (ou a quem quiser responder), não como desafio ou algo do tipo, não entendam como algo assim, mas como dúvida mesmo, o que o vs tem de tão bom, que falta nas IDEs de java?[/quote]

Uma coisa que eu acho fantástico do VS é o debug, nunca vi igual, agora como editor de código eu prefiro o Eclipse. O editor de código do VS só é bom para vb.net, para o C# eu acho péssimo, ele não ajuda muito para “identar” o código como no vb.net, entre outras coisas mais… Agora o RAD do VS tb é ótimo…

[quote=Elizeu_Santos]
questão não é o que proporciona, e sim se manter ativo no mercado. Trabalho com java em uma empresa em que agora todos os novos projetos são em .Net, nóis programadores java apenas fazemos manutenção.[/quote]

Pois é Elizeu, mas até aonde sabemos se essa migração foi em função da linguagem/plataforma ou simplesmente porque a empresa é Microsoft Partner?
Eu trabalho há onze anos no mercado e não vi ainda o java desaquecer como falam. Pintou outras tecnologias mas não vi outras plataformas ameaçarem o java como andam falando por ai.

Outra coisa que aconteceu também foi essa transição da SUN para Oracle, muitas empresas ficaram com pé atrás com relação ao rumo que o java teria. Sabe-se lá se isso também não esta influênciando um pouco.

tipo… gerar diagramas.
melhor acabado.
muito rápido e ainda consome menos memória que o eclipse (nem se fala do netbeans)
atualizações e novidades freqüentes.[/quote]

Olha, sem querer criar um flame, mas voce não falou quase nada de concreto das features que deixam o VS tão bom!
Vamos ver:

tipo… gerar diagramas. Acho que tanto Eclipse quanto Netbeans tem plugins para isto, mas realmente a do VS é bem bacana!
ter um debugger N vezes melhor que aquela mudança de tela do eclipse. Bem subjetivo né? :stuck_out_tongue: Eu tambem não gosto do debugger do Eclipse, prefiro o do Netbeans. Agora simplesmente dizer que é N vezes melhor não ajuda, queremos saber o que afinal o debugger do VS faz que os outros não fazem?
melhor acabado. ???
muito rápido e ainda consome menos memória que o eclipse (nem se fala do netbeans) Não achei nada rápido não, pra mim isto é um mito, o mesmo mito que cobre o EclipsexNetbeans, coloca um projeto web grande no Eclipse JEE e veja o monstrinho que vira, mesma coisa do VS. Agora fala sério, ainda com este negócio de memória em pleno 2012? quando memória custa menos que um litro de leite e qualquer pc chinfrin vem com 3GB no minimo??
todo tipo de solução proposta homologada Pode ser bom, como pode ser ruim
atualizações e novidades freqüentes. Isto é bom

Olha repedindo mais uma vez, não estou querendo levantar a velha guerra IDE X versus IDE Y, mas ainda não consegui enchergar o que o VS tem de tão especial que os outros não conseguem fazer. O drag & drop eu concordo que ele mata a pau, mas o editor de código e outras coisas não vi nada de tão especial. Alias um add-in muito usado no VS, é o reSharper, que se eu não estiver muito enganado, traz para o VS exatamente as features do Intellij IDEA.

Mas ta bom, acho que ja estamos desvirtuando o tópico!

tipo… gerar diagramas.
melhor acabado.
atualizações e novidades freqüentes.[/quote]

Olha, sem querer criar um flame, mas voce não falou quase nada de concreto das features que deixam o VS tão bom!
Vamos ver:

tipo… gerar diagramas. Acho que tanto Eclipse quanto Netbeans tem plugins para isto, mas realmente a do VS é bem bacana!
ter um debugger N vezes melhor que aquela mudança de tela do eclipse. Bem subjetivo né? :stuck_out_tongue: Eu tambem não gosto do debugger do Eclipse, prefiro o do Netbeans. Agora simplesmente dizer que é N vezes melhor não ajuda, queremos saber o que afinal o debugger do VS faz que os outros não fazem?
melhor acabado. ???
muito rápido e ainda consome menos memória que o eclipse (nem se fala do netbeans) Não achei nada rápido não, pra mim isto é um mito, o mesmo mito que cobre o EclipsexNetbeans, coloca um projeto web grande no Eclipse JEE e veja o monstrinho que vira, mesma coisa do VS. Agora fala sério, ainda com este negócio de memória em pleno 2012? quando memória custa menos que um litro de leite e qualquer pc chinfrin vem com 3GB no minimo??
todo tipo de solução proposta homologada Pode ser bom, como pode ser ruim
atualizações e novidades freqüentes. Isto é bom

Olha repedindo mais uma vez, não estou querendo levantar a velha guerra IDE X versus IDE Y, mas ainda não consegui enchergar o que o VS tem de tão especial que os outros não conseguem fazer. O drag & drop eu concordo que ele mata a pau, mas o editor de código e outras coisas não vi nada de tão especial. Alias um add-in muito usado no VS, é o reSharper, que se eu não estiver muito enganado, traz para o VS exatamente as features do Intellij IDEA.

Mas ta bom, acho que ja estamos desvirtuando o tópico![/quote]

Em relação ao Debug, no VS ele permite você arrastar o cursor e voltar ao ponto que já passou, “debugando” novamente… Tem tb uma função no VS 2010 que quando o desenvolvedor usa duas telas, ele pode ir olhando o sistema em uma tela e “debugar” o código em outra tela, isso é muito bom…

Quanto custa a licença do VS?

Java virando cobol ???, programei cobol por um bom tempo e trata-se de uma linguagem bem feita,
no entanto java é melhor, eu deveria estar preocupado se java estivesse virando o VB.

Nem tudo é perfeito, agora cá entre nós, coisas pra windows é pra quem gosta de enganação, travação e virus, gente séria usa linux, mac, solaris, freebsd entre outros, com java.

[quote]
5 - swing, swt e awt deveria ser simplismente BANIDO do jdk. não sei a quantas anda o JFX e qual sua capacidade para gerar interfaces com o usuario, mas isso precisa ser levado a sério.[/quote]

Banido por que ?? - Eu uso e tenho ótimos projetos desenvolvidos no swing e to satisfeito.

[quote]
alias, netbeans 7.2, relatei dezenas de bugs e agora ele quase fritou meu processador.[/quote]

A liberdade de netbeans permite que você mesmo desenvolva plugins a seu gosto, eu mesmo já fiz isso.

Fico pensando, como seriam as coisas sem a existência do java ?

Net, essa coisa horrivel da microsoft, somente veio a existir porque o java incomodou os caras.

Java tem por proposta o progresso da plataforma, tenho rotinas vovozinhas em java e se comparar o desempenho
numa jvm de 10 anos atras com o de hoje ele roda mais rapido. sem que eu tenha alterado o codigo. Isso é incrível.

[quote=lucas_carvalho100]
Em relação ao Debug, no VS ele permite você arrastar o cursor e voltar ao ponto que já passou, “debugando” novamente… Tem tb uma função no VS 2010 que quando o desenvolvedor usa duas telas, ele pode ir olhando o sistema em uma tela e “debugar” o código em outra tela, isso é muito bom…[/quote]

Ai sim uma feature, acho que ja vi um amigo usando esta feature de arrastar o cursor no debug, nunca vi em IDE’s java, alguem sabe se existe em alguma?

Uu já usei o visual studio em alguns projetos e ele realmente é muito bom. Quem fala que é ruim é porque não ainda não trabalhou com essa ferramenta. O problema é que é muito caro, o que me faz usar todos os meus esforços em ferramentas como eclipse e netbeans, que são muito boas e gratuitas.

O netbeans como editor de interfaces não é tão bom quanto o visual studio. O matisse deixa a desejar nesse quesito com aqueles problemas de ancoragem. Mas o melhor de todos na minha opinião é o qtdesigner do qt creator. Esse sim é uma senhora ferramenta para desktop:

Apesar do preço “padrão” do VS ser realmente muito caro, estava R$ 11.000 a versão Ultimate do 2010 da última vez que vi, há várias formas de driblar este custo. E não estou falando de pirataria.

A Microsoft faz parceria com várias faculdades, que permitem aos alunos instalarem vários produtos de graça. (Incluindo VS e Sql Server)

A pessoa pode adquirir certificações Microsoft (algumas são de graça) que permitem também acesso grátis a esses produtos.

Apesar do preço “padrão” do VS ser realmente muito caro, estava R$ 11.000 a versão Ultimate do 2010 da última vez que vi, há várias formas de driblar este custo. E não estou falando de pirataria.

A Microsoft faz parceria com várias faculdades, que permitem aos alunos instalarem vários produtos de graça. (Incluindo VS e Sql Server)

A pessoa pode adquirir certificações Microsoft (algumas são de graça) que permitem também acesso grátis a esses produtos.

[/quote]

Bom !!!, eu não quero nem de graça o VS. ( rs )

É desleal compara uma IDE paga (E bem paga) com uma free…

A grande feature é criação de interfaces e o fato de poder ser usado com uma linguagem mais moderna como C#.

[quote=fredferrao][quote=lucas_carvalho100]
Em relação ao Debug, no VS ele permite você arrastar o cursor e voltar ao ponto que já passou, “debugando” novamente… Tem tb uma função no VS 2010 que quando o desenvolvedor usa duas telas, ele pode ir olhando o sistema em uma tela e “debugar” o código em outra tela, isso é muito bom…[/quote]

Ai sim uma feature, acho que ja vi um amigo usando esta feature de arrastar o cursor no debug, nunca vi em IDE’s java, alguem sabe se existe em alguma?[/quote]

Você pode depurar dentro do vmware em uma máquina virtual. Essa para mim é uma das melhores funcionalidades.

Concordo com você…