Cronograma de lançamento do JDK8

A Oracle liberou o cronograma do JDK8.
http://mail.openjdk.java.net/pipermail/jdk8-dev/2012-April/000942.html

• M1: August 2011 - April 24, 2012
  • M2: Ends June 14, 2012
  • M3: Ends July 30, 2012
  • M4: Ends September 11, 2012
  • M5: Ends November 26, 2012
  • M6: Ends January 30, 2013

Agora em abril deve sair o primeiro milestone, e a versão final prevista pra setembro de 2013. Outro ponto interessante é que vão aumentar o tempo de testes depois das features completas pra evitar um erro grave de última hora, como o descoberto pela fundação Apache com o Lucene, que acabou atrapalhando a adoção inicial do JDK7 (que nos meus testes está mais rápido e menos guloso de memória).

Muito tem se falado do jdk8, mas enfim, qual será a grande novidade desta versão ?

E pra dizer a verdade, a oracle tá me surpreendendo, os caras tão mostrando serviço.

A principal, na minha opinião, é a inclusão do lambda:

Dê uma olhada no tutorial indicado aqui: http://www.javac.info/

A sintaxe final não ficará idêntica, mas vc já pode ter uma boa noção do que a funcionalidade se trata.

[quote=ViniGodoy]A principal, na minha opinião, é a inclusão do lambda:

A sintaxe final não ficará idêntica, mas vc já pode ter uma boa noção do que a funcionalidade se trata.[/quote]

Obrigado pela dica, dei uma lida e penso que o ponto forte do java sempre foi uma programação boa pra
ler, a exemplo disso dou manutenção em programas que fiz a quase 10 anos sem nenhum problema.

Expressões em Lambda pode ter suas vantagens, mas tá ruim pra ler.

Códigos pequenas podem ser bons pra escrever, mas quando o programa torna-se complexo e grande
pode se tornar um inferno dar manutenção.

Penso que java deveria se preocupar mais com inteligencia artificial, suporte a hardware, tais como
melhorias na javacomm ( incluindo serial e usb), webcams, sensores e por aí vai.

Como linguagem pra mim tá ótima.

Sinceramente sou contra esta visão que impera no desenvolvimento da linguagem Java do tipo “os outros tem eu tenho de ter também”.
A consequencia disto é termos uma linguagem muito mais difícil de manter.

Muito mais interessante pra mim são coisas como melhorias na JVM que permitam a outras linguagens que não sejam Java poderem ser escritas.

++ :slight_smile:

[quote=j-menezes][quote=ViniGodoy]A principal, na minha opinião, é a inclusão do lambda:

A sintaxe final não ficará idêntica, mas vc já pode ter uma boa noção do que a funcionalidade se trata.[/quote]

Obrigado pela dica, dei uma lida e penso que o ponto forte do java sempre foi uma programação boa pra
ler, a exemplo disso dou manutenção em programas que fiz a quase 10 anos sem nenhum problema.

Expressões em Lambda pode ter suas vantagens, mas tá ruim pra ler.

Códigos pequenas podem ser bons pra escrever, mas quando o programa torna-se complexo e grande
pode se tornar um inferno dar manutenção.

Penso que java deveria se preocupar mais com inteligencia artificial, suporte a hardware, tais como
melhorias na javacomm ( incluindo serial e usb), webcams, sensores e por aí vai.

Como linguagem pra mim tá ótima.

[/quote]

Acho muito importante a evolução da plataforma Java. A plataforma ficará mais interessante com a expressão lambda.

Concordo também que deveriam se preocupar na integração com hardware, realmente esta fazendo muito falta isso.

Também seria importante a possibilidade de compilar o executável em código nativo.

São uma serie de features que gostaria de ver na plataforma, que já deveriam existir a muito tempo; já que o Java esta a bastante tempo no mercado.

[quote=kicolobo]Sinceramente sou contra esta visão que impera no desenvolvimento da linguagem Java do tipo “os outros tem eu tenho de ter também”.
A consequencia disto é termos uma linguagem muito mais difícil de manter.

Muito mais interessante pra mim são coisas como melhorias na JVM que permitam a outras linguagens que não sejam Java poderem ser escritas. [/quote]

Também penso assim. MS é que gosta dessa tática: enche a ferramenta de tranqueiras pra fazer o marketing ‘eu tenho, voce não tem’. Mas o pior é que funciona.

também apoio a simplicidade… porém precisamos correr atras. Java esta perdendo mercado, ao menos no que se diz numero de vagas para a maldita tecnologia da M$.
Queria que eles melhorassem o netbeans… não temos ide ATUAL.

[quote=Elizeu_Santos]também apoio a simplicidade… porém precisamos correr atras. Java esta perdendo mercado, ao menos no que se diz numero de vagas para a maldita tecnologia da M$.
Queria que eles melhorassem o netbeans… não temos ide ATUAL.[/quote]

Concordo. Era absurdo até hoje o Java não aceitar string no comando switch, por exemplo. O operador diamante também ajudou a simplificar a sintaxe dos generics. Mas tem muita classe ainda faltando:
1 - Só eu que sinto falta de uma classe pra se criar um serviço no SO? Acho isso uma coisa muito trivial e quando preciso tem de recorrer à implementações de terceiros que usam JNDI.
2 - Como o pessoal disse, o acesso a hardware do Java também precisa melhorar bastante.
3 - Nunca consegui enxergar grande vantagem no lambda e acho os exemplos postados muito específicos pra poucas situações onde você vai economizar algumas linhas, e ainda prejudica a legibilidade do código. Mas se tanta gente quer, o recurso vai ser bem vindo.

Agora, IDE pra mim, tanto o Eclipse quanto o Netbeans precisam melhorar em bastante coisa. Inacreditável até hoje o Java não ter um plugin RAD descente. E o Netbeans peca em coisa simples:
1 - por que o default de um projeto Ant é o JDK5?
2 - Não seria possível liberar adapter dos servidores de aplicação mais novos sem precisar atualizar a IDE?
3 - Cadê o botão de limpar na janela de output? Aceitaram o pedido de solicitação lá na versão 6.1 e até agora, nada.

[quote=Elizeu_Santos]também apoio a simplicidade… porém precisamos correr atras. Java esta perdendo mercado, ao menos no que se diz numero de vagas para a maldita tecnologia da M$.

E tem que se preocupar mesmo, novamente como dito que os número de Java estão caindo, olhando os índices mês a mês, neste mês a linguagem C superou Java em popularidade http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html, foram mais de 2% em queda, mas isso não indica o declínio do Java, mas assustam.

Knowledge

[quote=knowledgebr][quote=Elizeu_Santos]também apoio a simplicidade… porém precisamos correr atras. Java esta perdendo mercado, ao menos no que se diz numero de vagas para a maldita tecnologia da M$.

E tem que se preocupar mesmo, novamente como dito que os número de Java estão caindo, olhando os índices mês a mês, neste mês a linguagem C superou Java em popularidade http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html, foram mais de 2% em queda, mas isso não indica o declínio do Java, mas assustam.

Knowledge[/quote]

exato, os numeros estão caindo. java esta virando um cobol =(

acho que precisamos para ONTEM de soluções que agrade o publico.

1 - uma ide atual (que seja o netbeans ou o eclipse, to nem ai! mas que tenha recursos atuais e avançados como o VS).
2 - String como class? affx! estamos em 2012!
3 - JNDI? p q la vai fumaça! enrolação do DIABO.
4 - Algo que realmente funcione com praticidade para as com’s e usb’s (e o BlueT).
5 - swing, swt e awt deveria ser simplismente BANIDO do jdk. não sei a quantas anda o JFX e qual sua capacidade para gerar interfaces com o usuario, mas isso precisa ser levado a sério.

e outras mil coisas.

alias, netbeans 7.2, relatei dezenas de bugs e agora ele quase fritou meu processador.

[quote=Elizeu_Santos][quote=knowledgebr][quote=Elizeu_Santos]também apoio a simplicidade… porém precisamos correr atras. Java esta perdendo mercado, ao menos no que se diz numero de vagas para a maldita tecnologia da M$.

Knowledge[/quote]

exato, os numeros estão caindo. java esta virando um cobol =(

acho que precisamos para ONTEM de soluções que agrade o publico.

1 - uma ide atual (que seja o netbeans ou o eclipse, to nem ai! mas que tenha recursos atuais e avançados como o VS).
2 - String como class? affx! estamos em 2012!
3 - JNDI? p q la vai fumaça! enrolação do DIABO.
4 - Algo que realmente funcione com praticidade para as com’s e usb’s (e o BlueT).
5 - swing, swt e awt deveria ser simplismente BANIDO do jdk. não sei a quantas anda o JFX e qual sua capacidade para gerar interfaces com o usuario, mas isso precisa ser levado a sério.

e outras mil coisas.

alias, netbeans 7.2, relatei dezenas de bugs e agora ele quase fritou meu processador.[/quote]

Mas o Cobol ainda vive e vem de décadas e é muito forte, há quem não troque Cobol por Java.

Não sei como tem gente que fala mal do java. Basta parar um pouco e olhar para a plataforma que o java nos proporciona. Me diz alguma outra plataforma que esteja no nível do java em termos de abrangência?

Claro que nada é perfeito, é preciso melhorar algumas coisas. Como falaram ai acima, USB, Serial, comunicação com hardware em geral já deveria ter sido melhorado há muito tempo.

As IDEs que temos, não esqueçam, são FREE! Qual outra linguagem tem IDE´s FREE no mesmo patamar que temos no java? Querem uma IDE de verdade, testem o Intellij. Muito boa ferramenta e vale cada centavo que cobram.

Dinamicidade na linguagem? Pluga na JVM e um abrassssss… Temos Groovy, JRuby, Scala, Rhino, etc… Tem linguagem pra todo gosto…

Outra coisa que poderia melhorar é a centralização dos frameworks. A Oracle poderia fazer algo que centralizasse as informações referentes a frameworks para facilitar o acesso à documentação, download, referências, opiniões, etc… Algo como uma rede social para a plataforma.
Imaginem termos um repositório centralizado maven, gradle, sbt, etc? Ou até mesmo algo já integrado na linguagem?

[quote=marcosalex]A Oracle liberou o cronograma do JDK8.
http://mail.openjdk.java.net/pipermail/jdk8-dev/2012-April/000942.html

• M1: August 2011 - April 24, 2012
  • M2: Ends June 14, 2012
  • M3: Ends July 30, 2012
  • M4: Ends September 11, 2012
  • M5: Ends November 26, 2012
  • M6: Ends January 30, 2013

Agora em abril deve sair o primeiro milestone, e a versão final prevista pra setembro de 2013. Outro ponto interessante é que vão aumentar o tempo de testes depois das features completas pra evitar um erro grave de última hora, como o descoberto pela fundação Apache com o Lucene, que acabou atrapalhando a adoção inicial do JDK7 (que nos meus testes está mais rápido e menos guloso de memória).[/quote]

Não está menos guloso, na verdade é o contrário. Eles carregam mais recursos na ram para ganhar desempenho. Tem mais de ano que venho estudando isso com a jrockit.

Espero que com as closures conseguiam fazer uma API de criteria melhor para o JPA. Escrever 200 Linhas só pra ser type-safe é meio complicado. :lol:

Quanto a IDEs temos o IntelliJ IDEA, excelente e na minha modesta opinião não perde em nada para o VS.

Mas afinal, qual é a GRANDE feature do Visual Studio? Na epoca que usei, não vi grandes coisas! Na verdade eu ficava pensando, puts no netbeans eu fazia isso tão fácil, talvez eu não tenha estudado a IDE direito!

também gostaria de saber… na época que usei, que cheguei a usar o vs 2008 achei o editor de código dele bem inferior tanto ao netbeans quanto ao eclipse, o tingol me indicou inclusive um plugin em um tópico que abr aqui no guj para melhorar isso… a unica coisa que gostei mais no vs é a ferramenta RAD para fazer ambiente gráfico (inclusive web com asp.net), que achei boa (sou da opinião de que ambiente gráfico é melhor ser feito com RADs do tipo mesmo e só codificar o realmente necessário nessa camada).

então eu pergunto aos que citaram isso (ou a quem quiser responder), não como desafio ou algo do tipo, não entendam como algo assim, mas como dúvida mesmo, o que o vs tem de tão bom, que falta nas IDEs de java?

CTRL+L? Ou não entendi…