Criar Servidor

Pessoal, estou querendo ter um servidor para instalar um bando de dados SQL.
Minha dúvida é o seguinte:

Vou ter um computador que irei instalar o banco de dados com a liberação de uma porta: OK
Vou precisar ter uma internet com IP Fixo para não precisar ficar fazendo gambiarra: OK

Agora quado eu tiver tudo isso basta na hora da conexao no banco, eu colocar o ip junto com a porta, e ele localiza perfeito, ou precisarei fazer alguma configuração?

Aguardo as dicas para conseguir fazer isso

1 - Depende onde teu servidor vai estar, em casa? Talvez tenha que fazer NAT no roteador.

2 - Nao faca isto! Conexao direta pra DB via internet.

Obrigado pelas colaborações iniciais

1- blz, isso eu vou correr atras para resolver…
2- como assim? poderia ser mais especifico? ou qual o nome do que eu preciso estudar para fazer da maneira correta?

[quote=himorrivel]Obrigado pelas colaborações iniciais

1- blz, isso eu vou correr atras para resolver…
2- como assim? poderia ser mais especifico? ou qual o nome do que eu preciso estudar para fazer da maneira correta?[/quote]

Definitivamente nao eh aconselhavel fazer conexoes diretamente de um aplicativo a um bd via internet, mais lento, se oscilar ja era, BD exposto na internet, e etc,.

a forma indicada eh ter um webservice no servidor, e este sim acessa o BD localmente e retorna os dados para o aplicativo via JSON/XML ou outro formato desejado(JSON eh comum e mais indicado).

App <—internet—> (Servidor WebService <—local—> BD) BD poderia ate mesmo ficar em outra maquina na rede local.