Bom pessoal depois de ler vários tópicos aqui resolvi me registrar. Sou formado em Direito mas desde a época da faculdade comecei a trabalhar com desenvolvimento de websites e posteriormente com otimização para motores de busca ou SEO. Hoje tenho 30 anos e acumulei conhecimentos básicos como html, css, javascript, php, mysql, ajax, python e o mais importante adquiri conhecimentos otimizando sites e blogs. Depois de Python resolvi aprender java e C# e tinha bastante vontade de trabalhar na área mas pelo que andei lendo aqui acabei desanimando. Sinceramente o salário inicial não chega perto de ser compatível com o nível de conhecimento exigido pelas empresas. Sinceramente não fazia idéia que era tanta exploração e desvalorização. Pelo que vi aqui e comparando com a minha situação quando comecei a trabalhar com otimização em menos de um ano trabalhando por conta própria já ganhava mais que um programador junior. Posso estar enganado mas lendo alguns posts percebi que até para arrumar estágio tá difícil. Vou continuar aprendendo java mas não tenho mais vontade de trabalhar como desenvolvedor visto que já estou com 30 anos não tenho experiência em java e não tenho como largar meus projetos para percorrer este longo caminho e correr o risco de não arrumar nada por falta de experiência. Vontade não me falta mas parece que tá complicado. De qualquer forma gostaria de parabenizar todos aqui pelo vasto conhecimento e vontade de compartilhar e desejo melhoras no mercado pricipalmente para os iniciantes. Por favor me corrijam se me equivoquei em alguma parte do comentário.
Uma curiosidade: você prestou OAB? Está trabalhando com algo relacionado ao seu curso?
Prestei e passei mas nunca trabalhei na área pois realmente não gosto. Comecei a desenvolver sites para pagar a faculdade e acabei descobrindo o que realmente gosto de fazer. Desde essa época lia bastante coisas sobre otimização e fui fazendo testes até descobrir a melhor forma de colocar um site nas primeiras posições do google. A partir daí começou a entrar um bom dinheiro e nunca mais tive vontade de voltar pro Direito. Depois disso percebi que precisava automatizar as coisas para melhorar meus projetos então comecei a usar curl e posteriormento python. Agora resolvi me aprofundar em java e c# pois conheço pessoas dispostas a pagar muito bem (inclusive assinaturas mensais $$$) por aplicativos desktops relacionados a essa área de SEO e SEM que se tornou quase uma febre nos Estados Unidos. Portanto não me vejo mais atuando como advogado. E pelo excelente nível de programadores aqui no Brasil vejo que tem muita gente desperdiçando esforços sendo que la fora o mercado paga muito bem, basta você se adaptar as necessidades de determinadas comunidades que estão dispostas a pagar por um simples aplicativo que resolva seus problemas.
Bom dia,
Programação é basicamente uma história de paixão inteligente e não de Euros (O Dollar ja acabou não ! ).
Aqui fora o mercado paga muito bem, sim senhore ! e um Euro vale mais que um $Dollar (de 35 000 - 70 000 Euros pour um programadore até arquiteto)
Filosofia Javanês :
A qualidade é melhor do que quantidade.
Nunca é tarde demais para fazer bem.
Há sempre pelo menos uma solução, nos devemos saber, qual é a melhor.
Abraços
Mas conta ai seu custo de vida, ohh francês! Conheci dois que foram pra França e voltaram, ganhavam cerca de 3.000 euros, porém, o custo ai não é barato. No fim das contas, se ganhar aqui no Brasil R$ 6.000,00, limpos, tirando os impostos, é um bom salário. Só não será fácil comprar uma casa, que está caro, mas de resto, vai numa boa.
ao criador do tópico… te do todo apoio, se você está fazendo o que gosta, ta lucrando com isso, não vá para uma outra linguagem, coisa que pode ser arriscado e… linguagem passa, daqui alguns anos teremos novos javas e novos C#s… você ta certo sim…
Bom dia javamaniaco,
A coisa mais importante não é o dinheiro.
Mas o lugar e ambiente e mentalidade das pessoas ...
[b]Justiça[/b], liberdade, fraternidade, paz ... todos têm igualdade de oportunidades... a [b]corrupção é proibida[/b]...
Um funcionário tem os mesmos direitos que todos etc.
Isso é o que o bom e velho continente da [b]EUROPA [/b]cheio de experiencia está a tentar.
Abraços
Nunca faça o que você não gosta. É uma frustração que te consome todos os dias.
Acredito que trabalhar com Java com CLT e tal é privilégio de poucos…como na maioria das áreas de TI a vaga esta nas grandes capitais…e o salário para quem não tem experiência não condiz com o tempo e o gasto do aprendizado.Sou Instrutor de treinamento há 10 anos ensino Excel VBA, Excel avançado, Html, Css entre outros…
Acredito que as Faculdades sérias com cursos de TI terão que ensinar Java daqui a uns anos e espero estar preparado…onde eu me formei por exemplo, tive aula o ano passado de DELPHI e banco era o INTERBASE!!
(tudo bem aprender lógica com Pascal e C mas ficar só nisso é perca de tempo)
Isso é formar o aluno para o mercado? Só se for o mercado de 10 anos atrás…
[quote=Jrmanzini]Acredito que trabalhar com Java com CLT e tal é privilégio de poucos…como na maioria das áreas de TI a vaga esta nas grandes capitais…e o salário para quem não tem experiência não condiz com o tempo e o gasto do aprendizado.Sou Instrutor de treinamento há 10 anos ensino Excel VBA, Excel avançado, Html, Css entre outros…
Acredito que as Faculdades sérias com cursos de TI terão que ensinar Java daqui a uns anos e espero estar preparado…onde eu me formei por exemplo, tive aula o ano passado de DELPHI e banco era o INTERBASE!!
(tudo bem aprender lógica com Pascal e C mas ficar só nisso é perca de tempo)
Isso é formar o aluno para o mercado? Só se for o mercado de 10 anos atrás…
[/quote]
Quando me formei, a história que ouvia quando me formava era: você é um cientista e não um programador (beeeeeeem diferente da propaganda que fazem em cartazes e na televisão quando aparecem). Logo, estamos preparando você a pesquisar e não a aprender tudo que tem no mercado.
Tudo bem que não vou aprender tudo que tem no mercado, mas poxa, é me chamar de trouxa mesmo. Aprender a pesquisar aprendi na 1ª série quando tinha trabalhos pra fazer na biblioteca (é, depois da internet isso desapareceu). Conheci bons professores que, infelizmente, viviam uma realidade alternativa, falo sério. Pensavam como doidos e eram de certa forma doidos. Mas que no mercado de trabalho, aquilo que vai trazer $$$, eles não tinham muita noção.
Tenho amigos que seguiram a vida acadêmica, fazendo mestrado e um ou outro doutorado. Pior que ficam todos iguais, fora da realidade da grande e massiva maioria.
Isso já muda e muito em uma pós. Na pós, os professores são pessoas de mercado e vivem num mundo real e capitalista. A realidade é a que vivemos. Só queria que fosse o contrário, na faculdade tivéssemos ensino de pós e na pós, pra quem quisesse, essa tal “realidade alternativa”.
[quote=javamaniaco]
Quando me formei, a história que ouvia quando me formava era: você é um cientista e não um programador (beeeeeeem diferente da propaganda que fazem em cartazes e na televisão quando aparecem). Logo, estamos preparando você a pesquisar e não a aprender tudo que tem no mercado.
Tudo bem que não vou aprender tudo que tem no mercado, mas poxa, é me chamar de trouxa mesmo. Aprender a pesquisar aprendi na 1ª série quando tinha trabalhos pra fazer na biblioteca (é, depois da internet isso desapareceu). Conheci bons professores que, infelizmente, viviam uma realidade alternativa, falo sério. Pensavam como doidos e eram de certa forma doidos. Mas que no mercado de trabalho, aquilo que vai trazer $$$, eles não tinham muita noção.
Tenho amigos que seguiram a vida acadêmica, fazendo mestrado e um ou outro doutorado. Pior que ficam todos iguais, fora da realidade da grande e massiva maioria.
Isso já muda e muito em uma pós. Na pós, os professores são pessoas de mercado e vivem num mundo real e capitalista. A realidade é a que vivemos. Só queria que fosse o contrário, na faculdade tivéssemos ensino de pós e na pós, pra quem quisesse, essa tal “realidade alternativa”.[/quote]
Javamaniaco disse tudo agora. A faculdade não prepara ninguém para o mercado de trabalho, quando muito prepara para a vida acadêmica. Sempre fui da opnião de que mais da metade do que nos ensinam na facul não iremos utilizar para nada, porém quando entrei na facul percebi que estava enganado, não utilizamos nem 20% do que ensinam na faculdade.
O impressionante é que faculdades de Ciência da Computação são as que mais existem relacionada a TI, mas não é o que o mercado precisa. É preciso acabar com essa demagogia de que todos que trabalham com informática devem ser cientistas, ou tem que ter estudos equivalentes a engenheiros. Hoje em dia a maioria dos que se formam serão desenvolvedores ou administradores de sistemas/redes. Deveria existir um curso mais específico para o mercado de trabalho, mas que não seja tecnologo, e deixar a faculdade de ciência da computação para quem realmente quer seguir uma carreira de pesquisas ou acadêmica.
Cara, se você está se dando bem como autonomo, para que parar de trabalhar dessa forma? Estude java, fique bom em java, e ofereça seus serviços como programador java para seus clientes. Como você citou, tem muita gente querendo programas desktop para a área de SEO, aproveite essa oportunidade e explore esse mercado. Você está com a faca e com o queijo não mão.
Por que não? Na minha opinião, os cursos para técnicos e tecnólogos são exatamente o que o mercado precisa.
Oi,
Muitas pessoas estão reclamando do salario de programador jr. Pense bem, existem pessoas
que nem salario tem. Existem pessoas de outras areas que recebem um salario minimo.
De graças a Deus por um programador jr ganhar esse salario!
Isso é tudo culpa do sistema. Tudo culpa da maconha rsrs…
Tchauzin!
[quote=lina]Oi,
Muitas pessoas estão reclamando do salario de programador jr. Pense bem, existem pessoas
que nem salario tem. Existem pessoas de outras areas que recebem um salario minimo.
De graças a Deus por um programador jr ganhar esse salario!
Isso é tudo culpa do sistema. Tudo culpa da maconha rsrs…
Tchauzin![/quote]
Lina,
Discordo da sua política de “agradeça pelo salário”. Isso torna a coisa muito “Obrigado pelo salário que você me dá, chefe”. E não é assim, não estamos fazendo um favor. E esse tipo de pensamento sempre desvaloriza o mercado. Porquê vai um cara pra Java Jr. e oferecem 900 reais, ele aceita porquê pensa “Fulano que faz administração ganha 700, tô no lucro”.
Isso normalmente ocorre muito em consultoria 3 letrinhas.
[]'s.
Por que não? Na minha opinião, os cursos para técnicos e tecnólogos são exatamente o que o mercado precisa.[/quote]
Pode ser só impressão minha, mas existe um pouco de preconceito em relação a cursos tecnologos, tanto de algumas empresas quanto, e principalmente, de alunos. Muitos acham que um curso de tecnólogo não tem o mesmo valor que um bacharelado. Eu mesmo já tive esse preconceito, e infelizmente eu percebi que o melhor seria ter ingressado num curso de tecnologo somente depois que comecei a fazer ciência da computação.
Ok, tudo bem, me expressei mau, talvez o melhor mesmo seja acabar com esse preconceito tolo relacionados aos cursos tecnologos.
Tiago,
Acho que esse preconceito existe mas está sendo desfeito rapidamente. Eu faço bacharelado, mas vou mudar ano que vem pra tecnólogo e vejo isso, o preconceito está sendo desfeito. Vi um curso tecnológico em análise e desenvolvimento de sistemas, só de engenharia de software existia 1 matéria em 3 períodos. No bacharelado eu tenho 2. Gerencia de projetos lá tem 2, no bacharelado, 1. Entre outras coisas…
[]'s!!!
Bom galera, acho que não basta a faculdade ensinar a linguagem ou banco da “moda”, tem que ter muito esforço por parte do acadêmico, por exemplo,
me formo mês que vem em Sistemas de Informação pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina),
Olha, considero uma boa universidade, tem 4 matérias de programação voltada para Java, e as diciplinas de banco é com Oracle.
Cara, essa semana é semana de apresentação de TCC aqui, o meu já terminei semestre passado, só que tem camarada meu
ainda programando pra apresentar amanha! e detalhe, mal sabe programar em java.
Então não adianta a universidade ter os melhores métodos de ensino se o aluno não se esforça.
Conheço gente que se formou ali no tempo que era só pascal e vc, e hoje são “monstros” no java.
Voce desanimou pelo que andou lendo? Brou desiste muito fácil, não vai dar certo na carreira de programador…
Exploração existe mas cabe ao profissional saber escolher aonde quer trabalhar, existe empresas boas para o profissional em inicio de carreira, agora programador junior tem que ganhar pouco mesmo senão seria outra coisa que não junior certo?
Talvez isso te anime…emprego em Java não falta, faltam pessoas QUALIFICADAS,CRIATIVAS e DETERMINADAS…
www.x25.com.br/empregos
Acho que nunca devemos desanimar com nada...se pensarmos no pior e sermos pessimistas, nunca conseguiremos nada..!!