Bom, eu faço um curso de Tecnologia. Minha Faculdade é muito boa, talvez pelo fato de ser pública. Eu não me arrependo nenhum pouquinho não viu. Estou terminando o 4º período agora, comecei o ano passado, e só vai faltar mais 1 ano e meio de Faculdade. Mesmo assim, já tenho quase um ano de Java. Meu amigo, que está no 6º período de um Bacharelado, se forma ano que vem e só foi arranjar estágio em Java esse mês. As Faculdades públicas oferecem ótimos cursos de Tecnologia. Perigosas continuam a ser as Uniesquinas, que vêem com olhos bem gordos os cursos de Tecnologia: mais gente com pressa + menos tempo de curso = grana pra “nóis”. Aqui na empresa já são 4 tecnólogos. Aliás, tirando o meu chefe, que é Engenheiro, só tem tecnólogo. Esse preconceito está acabando. O Conhecimento é seu, você é quem o conquista. Uma boa instituição só vai somar.
Quanto a ser Jr ou não, penso que seja uma questão de tempo. Ninguém vai ser Jr pra sempre (a não ser que tenha alguém aqui que queira ser ou seja assim, rssr). Mas essa fase de Júnior vai contar muito pra você. É a época de aprender o máximo possível sem que haja uma cobrança exacerbada em cima de você (se há empresas que fazem isso com quem é Jr, imagine o que fazem com quem é Sr.)
Mas se você estiver bem como consultor, fique tranquilo. Estude Java, C#, aprenda bem e quem sabe você não começa a empregar esses novos conhecimentos em seus projetos? Já pensou nessa possibilidade? Se você ganha mais do que Júnior, então não seria uma boa pra você sair, afinal de contas, em time que tá ganhando, não se mexe. E trabalhar por conta em JAVA também conta tempo. Quem sabe trabalhando um tempo sozinho, se desenvolvendo, você pode pegar uma vaga de Sr, direto? Com certeza não é impossível. Sucesso.