Continuo com java mas desisto do mercado

Bom, eu faço um curso de Tecnologia. Minha Faculdade é muito boa, talvez pelo fato de ser pública. Eu não me arrependo nenhum pouquinho não viu. Estou terminando o 4º período agora, comecei o ano passado, e só vai faltar mais 1 ano e meio de Faculdade. Mesmo assim, já tenho quase um ano de Java. Meu amigo, que está no 6º período de um Bacharelado, se forma ano que vem e só foi arranjar estágio em Java esse mês. As Faculdades públicas oferecem ótimos cursos de Tecnologia. Perigosas continuam a ser as Uniesquinas, que vêem com olhos bem gordos os cursos de Tecnologia: mais gente com pressa + menos tempo de curso = grana pra “nóis”. Aqui na empresa já são 4 tecnólogos. Aliás, tirando o meu chefe, que é Engenheiro, só tem tecnólogo. Esse preconceito está acabando. O Conhecimento é seu, você é quem o conquista. Uma boa instituição só vai somar.

Quanto a ser Jr ou não, penso que seja uma questão de tempo. Ninguém vai ser Jr pra sempre (a não ser que tenha alguém aqui que queira ser ou seja assim, rssr). Mas essa fase de Júnior vai contar muito pra você. É a época de aprender o máximo possível sem que haja uma cobrança exacerbada em cima de você (se há empresas que fazem isso com quem é Jr, imagine o que fazem com quem é Sr.)

Mas se você estiver bem como consultor, fique tranquilo. Estude Java, C#, aprenda bem e quem sabe você não começa a empregar esses novos conhecimentos em seus projetos? Já pensou nessa possibilidade? Se você ganha mais do que Júnior, então não seria uma boa pra você sair, afinal de contas, em time que tá ganhando, não se mexe. E trabalhar por conta em JAVA também conta tempo. Quem sabe trabalhando um tempo sozinho, se desenvolvendo, você pode pegar uma vaga de Sr, direto? Com certeza não é impossível. Sucesso.

A verdade é depois que aprendi python e comecei no java me deu muita vontade de trabalhar na área. Não desanimei em continuar aprendendo java, estudo todos os dias e com gosto. Eu disse que desanimei com o mercado pois pelo que andei pesquisando, como não tenho experiência teria que começar fazendo estágio para depois de mais ou menos um ano me tornar junior, pelo menos foi isso que entendi. Não me importaria de dar esses passos mas fica muito difícil pois teria que abandonar boa parte dos meus projetos e minha renda cairia significativamente já que vivo com o que ganho desenvolvendo sites, blogs, lojas virtuais e principalmente otimizando. E pra complicar ainda sou casado e minha esposa está só estudando e depende de mim. Portanto acho que é praticamente impossível abandonar o que eu faço para começar do zero como programador. Mas saibam que cada dia mais, mesmo ganhando bem, invejo o trabalho de muitos aqui envolvidos em projetos. Também li bastante coisas aqui que me deixaram revoltado vendo como algumas empresas desvalorizam o trabalho de gente que estuda, trabalha muito e gosta do que faz. Pude perceber em comparação com outras áreas essa é uma das que mais exige e a que menos está disposta a pagar por profissionais qualificados. Portanto não ligo em ser estagiário, junior tanto faz, pra mim o legal seria trabalhar com java mas como disse entrar no mercado de trabalho agora ficaria complicado.

Quanto ao salário acho que todos devem lutar pela melhor remuneração possível e nunca achar que tudo está perfeito. Dinheiro não é tudo, mas é importante e server como incentivo e valorização profissional. Vejo pessoas trabalhando em outras áreas, inclusive na qual eu sou formado, que trabalham pouco, ganham bem, não estudam mais depois de formar e ainda são tratados como doutores. Acho que a área de TI precisa e deve ser muito mais valorizada do que é atualmente.

Em relação ao que foi dito acima pelo amigo gostaria de saber se desenvolver programas em java contaria para o mercado de trabalho como experiência. Se alguém puder me dar uma luz nesse sentido ficaria grato.

Abraço a todos aqui e continuem adquirindo conhecimento que na minha visão é a única coisa que a gente consegue levar desse mundo.

[quote=Raulen Rodrigues da Cunha]Talvez isso te anime…emprego em Java não falta, faltam pessoas QUALIFICADAS,CRIATIVAS e DETERMINADAS…
www.x25.com.br/empregos

Acho que nunca devemos desanimar com nada...se pensarmos no pior e sermos pessimistas, nunca conseguiremos nada..!!

[/quote]

[quote=mochuara]
Voce desanimou pelo que andou lendo? Brou desiste muito fácil, não vai dar certo na carreira de programador…

Exploração existe mas cabe ao profissional saber escolher aonde quer trabalhar, existe empresas boas para o profissional em inicio de carreira, agora programador junior tem que ganhar pouco mesmo senão seria outra coisa que não junior certo?[/quote]

quanto é ganhar pouco pra vocês? quanto é “profissional qualificado”?

infelizmente estão exigindo muito dos juniors e estagiarios sim… claro que tem as vagas que esploram esses profissionais, mais essa não é a excessão, a excessão são vagas que pagam o que essas pessoas merecem por seu estudo e dedicação…

quando eu digo o que merecem, eu me refiro a 2 K clt e SP… a maioria das vagas para junior que vi a uns meses atras quando tava procurando emprego não ofereciam nem isso, a maioria das vagas ofereciam 1, 5 K CLT, 2, 2,5 K como pj, tiveram outras 2 empresas também que tinham uns contratos absurdos como PJ (um delas inclusive vieram pergunta aqui no forum e eu avisei do contrato que eles tinha…).

e quanto a profissional qualificado, é comum pedirem varios frameworks para um cara que esta começando, certificação, inglês e tudo mais, e por um salario que deveriam pagar para um programador que conhece 1 framework web, um MVC e conhece java SE e um pouco de Web…

não é jr que tem que ganhar pouco, é todos que devem ganhar o que merecem… e se o cara ta mais feliz (e ainda por cima ganhando mais e com mais segurança) programando em qualquer linguagem do que com java ou .net, o melhor pro cara é ficar onde ele estiver melhor mesmo…

claro que a opção que citaram ai em cima de aprender java e começar a oferecer os serviços dele, mais quando for mais viavel usando java também é bem valida, contanto que ele não tenha que perder dinheiro por isso…

É possível sim viu, desde que você tenha como comprovar o que foi feito e provar que o que você fez é algo realmente bom e criado de maneira sensata. Conheço algumas pessoas que começaram assim. Por exemplo, já pensou em desenvolver alguma ferramenta, portal, rede de relacionamento? Se você tiver tempo pra isso, faça. Talvez um dia você até possa vendê-lo por alguns milhares ou centenas de milhares de Dólares. Isso é possível sim, vai da imaginação de cada um. Ou então, de repente, você mostra seu projeto a um entrevistador, ele se interessa por seu projeto e te chama pra ser sócio. Geralmente as empresas que fazem isso são as médias, que estão de olho em novas oportunidades pra crescer mais. As empresas gigantes tendem a ser conservadoras mesmo.
Mas, caso propostas mirabolantes não te apareçam, com certeza você terá uma ótima chance de mostrar as pessoas de que você é capaz. Força na peruca aí amigo. Estude, estude e, antes que eu esqueça, estude. Tem quem ganhe mal, mas as pessoas que ganham bem são feitas de carne e osso, igual a gente, e acredite se quiser, elas existem. Não desanime. Eu aprendi Java sozinho, sem ajuda de nenhuma escola e antes que a Faculdade me apresentasse o Java. Se eu, um cara altamente voado, aprendi, qualquer pessoa pode aprender e crescer nessa área.

[quote=lina]Oi,

Muitas pessoas estão reclamando do salario de programador jr. Pense bem, existem pessoas
que nem salario tem. Existem pessoas de outras areas que recebem um salario minimo.

De graças a Deus por um programador jr ganhar esse salario!

Isso é tudo culpa do sistema. Tudo culpa da maconha rsrs…

Tchauzin![/quote]

bem vc tem que ver ao longo de sua vida… quantas noites de sono perdeu estudando? quanto dinheiro gastou com estudos? quanta dor de cabeça teve?
quanto ralou? se vc por no papel e ver bem o custo de cada coisa vc vai ver se o salario que te oferecem e justo ou não… vc vai ver se o que vc gastou na sua vida inteira foi lucro ou prejuizo no que esta ganhando agora ou vá a ganhar futuramente… e claro que isto é em todas as areas… tem doutor por ai com 30 anos de estudo que gastou uma fortuna e hj vende espetinho de gato na esquina… mas pense… isto é justo? será que o doutor deverá estar feliz pq ao menos ganha um trocado com seus espetinhos e tem gente que não ganha nada? todo investimento qualquer que seja ele vc tem que esperar que o mesmo de lucro e não prejuizo… o estudo e dedicação é um grande investimento porem se vc ve que seu investimento na verdade foi por agua abaixo e vc perdeu só o seu dinheiro, seu tempo e sua vida… vc não ira se conformar com isto… vc não ira querer este tipo de coisas para os outros… então jamas devera aceitar tal prejuizo… se todos pensarem desta forma… quantos terão que virar doutor para vender espetinho de gato na esquina??? ou seja… aquele que não é doutor não ira mais nem prestar pra vender um mero espetinho de gato… pois a desvalorização profissional estará tão grande que chegaremos ao cumulo do caos…