Computador para desenvolvedor (RESOLVIDO)

Pessoal estou querendo montar um pc para rodar o NETBEANS ou Eclipse + HIBERNET + STRUTS entre outros frameworks.
Preciso de uma máquina que não me deixe na mão. Um dos componentes que andei pensando em colocar seria

-Processador Intel Core 2 Duo E6750 ou E6850
-4 GB Memória 667 MHZ
-HD SATA 120

Agora placa mãe estou na dúvida. Alguém me orienta a comprar alguma configuração legal.
Seguinte NÃO vou utilizar para jogos a máquina. E sim somente para desenvolvimento

valw

Olha, existe uma placa mãe que, pra mim, é a melhor custo-benefício.

Tem a ECS GF8200A (com chipset NVidia e com uma GeForce 8200 onboard) e a ECS A780GM-A, que é com chipset da ATI e uma Radeon OnBoard (me esqueci do modelo).

A vantagem dela é que, além de ser consideravelmente barata, ela é bem expansível. Vai até 8gb de memória, suporta memórias até 1066mhz e suporta AM2+, além de Sata II e tem porta HDMI.

De fato eu não sei o modelo para Intel, eu sempre fui AMD, pra mim Intel morreu nos Pentium II. Depois disso, pra mim, só saiu coisas ruins.

Eu to terminando de montar um pra desenvolver também (e pra dar ums tiros rs)

Quad Core Phenom 9650
2x 2gb OCZ Reaper @ 1066mhz
2x 500gb raid 0
Fonte Coolermaster ExtremePower @ 650w

usando a ECS GF8200A. E tá ficando legal.

nossa que exageiro Core 2 Duo com 4GB de memoria… chutou o pau da barraca mesmo… não precisa exagerar tanto não… 2GB ja é mais do que suficiente… mas caso vc queira economizar na placa-mãe e ja que vc devidamente não a utilizara para jogos pode comprar uma full onboard… com td onboard… eu prefiro placas asus mas a varias outras com um bom custo beneficio como as da gigabyte… qdo for comprar uma placa mãe só fique atento na velocidade de barramento interna (FBS se não me falte a memoria…) dela uma dica é pegar um modelo e ver no site do fabricante… mas uma full onboard com uma placa de video basica integrada sairia uma boa… ja que não utilizara para jogos…

Não acho que seja um exagero tão grande, especialmente se for rodar o Win Vista. Conheço algumas pessoas que tem máquinas com o Vista e falam que chegam sem grande dificuldade aos 2GB de memória alocada. Acho que os 4GB de ram vão aumentar a vida útil do sistema. Uma sugestão é você procurar por memória DDR2 800 ao invés de 667. Outra sugestão é você procurar pelas placas mãe com chipset nVidia e vídeo on-board. Estas placas mais recentes costumam ter GPUs de qualidade razoável integrada, o que vai reduzir o consumo de recursos do processador principal.

A máquina tá excelente, procure por uma placa mãe da ASUS, se quiser troque o processador por um quadcore da AMD e use uma fonte boa :slight_smile:

[quote=Leozin]

Quad Core Phenom 9650
2x 500gb raid 0

usando a ECS GF8200A. E tá ficando legal.[/quote]

:shock: :shock: :shock: exagerado o pessoal poraqui heim… :shock: :shock: :shock:

pelo jeito o porquinho deve tar bem gordo…

Legal pessoal…

Mas gostaria que me listassem os componentes para eu ver…

valw

Se eu fosse montar uma máquina para meu próprio uso, não seria nada modesta:
Processador Intel Core 2 Quad
8GB de memória
Placa de vídeo Off Board Geforce 8400
HD 500 GB
Monitor 24" AOC
Nobreack
Mouse e Teclado sem fio.
:wink:

[quote=luistiagos][quote=Leozin]

Quad Core Phenom 9650
2x 500gb raid 0

usando a ECS GF8200A. E tá ficando legal.[/quote]

:shock: :shock: :shock: exagerado o pessoal poraqui heim… :shock: :shock: :shock:

pelo jeito o porquinho deve tar bem gordo…[/quote]

Pois é. O porquinho deve tá BEEM gordo.
Eu lido com um Celeron 2.3 com 512 de RAM usando Linux e sou muito feliz. E digo: eu me divirto (jogando poker… mas me divirto).

Abraço.

[quote=Marcio_Nogueira]Se eu fosse montar uma máquina para meu próprio uso, não seria nada modesta:
Processador Intel Core 2 Quad
8GB de memória
Placa de vídeo Off Board Geforce 8400
HD 500 GB
Monitor 24" AOC
Nobreack
Mouse e Teclado sem fio.
:wink:[/quote]

Ótima configuração, perfeito

[quote=davidtiagoconceicao][quote]
nossa que exageiro Core 2 Duo com 4GB de memoria…
[/quote]

Não acho que seja um exagero tão grande, especialmente se for rodar o Win Vista. Conheço algumas pessoas que tem máquinas com o Vista e falam que chegam sem grande dificuldade aos 2GB de memória alocada. Acho que os 4GB de ram vão aumentar a vida útil do sistema. Uma sugestão é você procurar por memória DDR2 800 ao invés de 667. Outra sugestão é você procurar pelas placas mãe com chipset nVidia e vídeo on-board. Estas placas mais recentes costumam ter GPUs de qualidade razoável integrada, o que vai reduzir o consumo de recursos do processador principal.[/quote]

bom… se vc for usar windows vista, netbeans full, mais antivirus e antispyware (a enorme maioria, qualquer um q seja razoavel), além das outras tranqueirinhas tipo o msn, ao mesmo tempo, ja vai ter passado de 1,5 giga de memoria usada numa boa… se vc tiver ouvindo musica… acho que vai estar beirando os 2 giga sim… (assim mesmo vc precisa usar varias coisas sendo todas elas pesadas…)

2 giga (ddr2 800) da conta do recado sim… com certo esforço vc chega nos 2 giga mais muito, muito dificilmente mesmo vc vai passar… com isso disconfio que vc consiga ter na maquina o nb “e” o eclipse… mais claro q não é mto bom manter os dois rodando ao mesmo tempo (antivirus e antispy comem uma memoria desgraçada, somando com isso…)

na pratica acaba sendo mais, porém vamos chutar…

seu nb ocupando 400 mega na memoria (o meu aki ta ocupando 240 mais é o netbeans com j2EE, que vem com uns frameworks… ja vem com bastante coisa, ta sem mobile, a parte de C q eu me lembre)

o vista com mais uns 500 (acredito ter chutado um pouco alto)

seu antivirus e antispy mais uns 300 juntos(acredito ter chutado alto denovo…)

seu browser mais uns 100 mega com algumas abas abertas (menos do que 10, o opera ta com 10 paginas aki abertas ocupando 79 mega, entre globo.com, guj e esse blog)

seu player de audio preferido ai rodando com uns 100 mega tb,

msn mais uns 50 pro msn…

mais 50 pro tomcat… sei la

ja deu 1500, com mais uns 300 pro eclipse com uns plugins, 1800… vc estaria com tudo isso aberto e ainda estaria com uns 200 mega livre… 2 giga de memoria da sim… e se vc não for colocar o vista, se for colocar o xp por exemplo, a versão 32 bits só reconhece 2 giga do mesmo jeito…

eu concordo com o cara ali em cima de q 4 giga pode ser desnecessario (e caso vc sentir necessidade do segundo pente de memoria não vai ser dificil de fazer o upgrade…)

claro q eu só falei de memoria, tem ainda processador (eu gosto dos amd…mais ai é igual ide… não vo discutir isso) e placa mãe para se considerar…

ó…só pra se ter uma ideia do que eu tenho aqui aberto, eu to com o opera, o moozila, o tomcat (aberto externamente, não foi pelo netbeans), o netbeans, o mysql, umas pastas, o avast, e o daemon tools e o avast que eu me lembre abertos num windows xp com um tema q eu instalei… isso dai ta ocupando 892 MB (eu desativei uns servicinhos do windows tb desnecessarios quando eu mesmo instalei esse pc)

p4 2giga com 2 de memoria ram… (guentando o tranco)

é com o vista é foda… mas não vejo nenhuma vantagem no vista… só aquele monte de frescurada grafica ja consome uma porrada de recurso de hardware… prefiro o XP ou o Ubuntu… gasta bm menos de memoria e não tem tanta frescurada como o vista…
SOs são usa-los e não para ficar vendo seus graficos bonitinhos…

é brabo mesmo, se é para desconsiderar a questão da grana, então vai de quad core, com 8 de RAM, com 500 de HD, com placa de vídeo de 1Gb, uma placa de audio boa também é legal pra você escutar o Toolkit.getDefaltToolKit().beep() com efeciência.

Estou de acordo com o luistiagos.

Eu desenvolvo em um celeron1.8 com 512 de RAM e HD de 80. Nunca fiquei na mão. O PC que citei acima eu deixo pra jogar Lineage II, Oblivion essas coisas.

Abraços.

acho que depende o que seu bolso pode pagar…

[quote=luistiagos]é com o vista é foda… mas não vejo nenhuma vantagem no vista… só aquele monte de frescurada grafica ja consome uma porrada de recurso de hardware… prefiro o XP ou o Ubuntu… gasta bm menos de memoria e não tem tanta frescurada como o vista…
SOs são usa-los e não para ficar vendo seus graficos bonitinhos… [/quote]

é…concordo quanto ao vista, xp ou algum linux… apesar de que a distro do linux varia de pessoa pra pessoa… eu gosto do mandriva (dificuldade em fazer as coisas sem o mcc…) mais não é só pelo peso do ambiente grafico do vista… ele ainda tem uns bug e o xp esta estavel…

Pra escrever java tem que ter alguns giga msm. Pra nativo qlqr 512 tá ótimo.

Pra nativo, qualquer 486 com 8mb de ram já tá ótimo

Besteira; se for usar o Visual Studio 2005 ou 2008, C++ e a biblioteca Boost, você precisa de uma configuração semelhante ou melhor que a do Java (porque os tempos de compilação de programas ficam indecentes).

seguinte atualmente estou com um pentium 4 2,80 GHz com 2 gb ram.
Abro net beans, firefox, gtalk, plSQL ORacle, antivirus, dbvisualizer.
No netebans estou com um projeto grande então para compilação e execução demora, até ai é normal.
Mas se eu abro 3 arquivos java ou jsp ou xml no nb ai pronto o nb já trava e não deixa clicar em nada.
Tenho que matar ele e reinicia-lo. As vezes preciso reiniciar a maquina.